Autor Tópico: PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder  (Lida 7962 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Online: 26 de Outubro de 2012, 19:59:05 »
Terrorismo biológico

Petistas são acusados de disseminar a praga que destruiu a lavoura de cacau no sul da Bahia

No dia 22 de maio de 1989, durante uma inspeção de rotina, um grupo de técnicos descobriu o primeiro foco de uma infecção devastadora conhecida como vassoura-de-bruxa numa plantação de cacau no sul da Bahia. A praga é mortal para os cacaueiros. Os técnicos, porém, se tranqüilizaram com a suposição de que se tratava apenas de um foco isolado. Engano. Em menos de três anos, de forma espantosamente veloz e estranhamente linear, a vassoura-de-bruxa destruiu as lavouras de cacau na região – e fez surgir um punhado de explicações para o fenômeno, inclusive a de que o Brasil poderia ter sido vítima de uma sabotagem agrícola por parte de países produtores de cacau da África, como Costa do Marfim e Gana. Reforçando, então, as suspeitas de sabotagem, técnicos encontraram ramos infectados com vassoura-de-bruxa amarrados em pés de cacau – algo que só poderia acontecer pela mão do homem, e nunca por ação da própria natureza. A Polícia Federal investigou a hipótese de sabotagem, mas, pouco depois, encerrou o trabalho sem chegar a uma conclusão. Agora, dezessete anos depois, surge a primeira testemunha ocular do caso. Ele conta que houve, sim, sabotagem, só que realizada por brasileiros.

Em quatro entrevistas a VEJA, o técnico em administração Luiz Henrique Franco Timóteo, baiano, 54 anos, contou detalhes de como ele próprio, então ardoroso militante esquerdista do PDT, se juntou a outros cinco militantes do PT para conceber e executar a sabotagem. O grupo, que já atuava em greves e protestos organizados na década de 80 em Itabuna, a principal cidade da região cacaueira da Bahia, pretendia aplicar um golpe mortal nos barões do cacau, cujo vasto poder econômico se desdobrava numa incontrastável influência política na região. O grupo entendeu que a melhor forma de minar o domínio político da elite local seria por meio de um ataque à base de seu poder econômico – as fazendas de cacau. "O imperialismo dos coronéis era muito grande. Só se candidatava a vereador e prefeito quem eles queriam", diz Franco Timóteo. A idéia, diz ele, partiu de Geraldo Simões, figura de proa no PT em Itabuna que trabalhava como técnico da Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura que cuida do cacau. Os outros quatro membros do grupo – Everaldo Anunciação, Wellington Duarte, Eliezer Correia e Jonas Nascimento – tinham perfil idêntico: eram todos membros do PT e todos trabalhavam na Ceplac.

Franco Timóteo conta que, bem ao estilo festivo da esquerda, a primeira reunião em que o assunto foi discutido aconteceu num bar em Itabuna – o Caçuá, que não existe mais. Jonas Nascimento explicou que a idéia era atingir o poder econômico dos barões do cacau. Geraldo Simões sugeriu que a vassoura-de-bruxa fosse trazida do Norte do país, onde a praga era – e ainda é – endêmica. Franco Timóteo, que já morara no Pará em 1976, foi escolhido para transportar os ramos infectados. "Então eu disse: 'Olha, eu conheço, sei como pegar a praga, mas tem um controle grande nas divisas dos estados'." Era fim de 1987, início de 1988. Apesar do risco de ser descoberto no caminho, Franco Timóteo foi escalado para fazer uma primeira viagem até Porto Velho, em Rondônia. Foi de ônibus, a partir de Ilhéus. "Em Rondônia, qualquer fazenda tem vassoura-de-bruxa. Nessa primeira viagem, peguei uns quarenta, cinqüenta ramos. Coloquei num saco plástico e botei no bagageiro do ônibus. Se alguém pegasse, eu abandonava tudo." Nos quatro anos seguintes, repetiria a viagem sete ou oito vezes, com intervalos de quatro a seis meses entre uma e outra. "Mas nas outras viagens trouxe os ramos infectados num saco de arroz umedecido. Era melhor. Nunca me pegaram."

Franco Timóteo conta que, quando voltava para Itabuna, entregava o material ao pessoal encarregado de distribuir a praga pelas plantações. A primeira fazenda escolhida para a operação criminosa chamava-se Conjunto Santana, ficava em Uruçuca e pertencia a Francisco Lima Filho, então presidente local da União Democrática Ruralista (UDR) e partidário da candidatura presidencial de Ronaldo Caiado. Membro de uma tradicional família cacaueira, Chico Lima, como é conhecido, tinha o perfil ideal para os sabotadores: era grande produtor e adversário político. "Chico Lima era questão de honra para nós", diz Franco Timóteo. Foi justamente na fazenda de Chico Lima que foi encontrado o primeiro foco de vassoura-de-bruxa, em 22 de maio de 1989 – e a imagem dos técnicos, no exato momento em que detectam a praga, ficou registrada numa fita de vídeo à qual VEJA teve acesso. Como medida profilática os técnicos decidiram incinerar todos os pés de cacau da fazenda. Chico Lima ficou arruinado. Hoje, arrenda as terras que lhe restam e vive dos lucros de uma distribuidora de bebidas. Informado por VEJA da confissão de Franco Timóteo, ele lembrou que sempre se falou de sabotagem – mas de estrangeiros – e mostrou-se chocado. "Isso é um crime muito grande, rapaz. Os responsáveis têm de pagar", disse.

Os ataques às fazendas, todas situadas ao longo da BR-101, aconteciam sempre nos fins de semana, quando diminui o número de funcionários. O grupo tinha o cuidado de usar um carro com logotipo da Ceplac para criar um álibi: se eles fossem descobertos por alguém, diriam que estavam fazendo um trabalho de campo. "A gente chegava, entrava, amarrava o ramo infectado no pé de cacau e ia embora. O vento se encarregava do resto", conta Franco Timóteo. Para dar mais verossimilhança a uma suposta disseminação natural da vassoura-de-bruxa, o grupo tentou infectar pés de cacau numa lavoura mantida pela própria Ceplac. Não deu certo, devido à presença de um vigia, e o grupo acabou esquecendo, no atropelo da fuga, um saco com ramos infectados sobre a mesa do escritório da Ceplac. A operação criminosa, por eles apelidada de "Cruzeiro do Sul", desenrolou-se por menos de quatro anos – de 1989 a 1992. "No início de 1992, parou. Geraldo Simões disse que a praga estava se propagando de forma assustadora. Não precisava mais."

Os sabotadores nunca foram pegos, mas deixaram muitas pistas. "Encontramos provas de que houve sabotagem em várias fazendas", conta Carlos Viana, que trabalhava como diretor da Ceplac quando a praga começou a se disseminar. Ele se lembra do saco plástico esquecido sobre a mesa do escritório da Ceplac numa das lavouras – e isso o levou, inclusive, a acionar a Polícia Federal para investigar a hipótese de sabotagem. "Uma coisa eu posso garantir: os focos não foram acidentais", diz Viana, que deixou o órgão e tem hoje uma indústria de óleo vegetal. Um relatório técnico e oficial, elaborado pela Ceplac logo no início das investigações, chegou a considerar a hipótese de que produtores do Norte do país teriam levado a vassoura-de-bruxa para as plantações da Bahia – mas movidos por "curiosidade ou ignorância". O relatório afirma que a chegada à Bahia da Crinipellis perniciosa, nome científico do fungo causador da vassoura-de-bruxa, "não pode ser atribuída a agentes naturais de disseminação". VEJA consultou Lucília Marcelino, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Brasília, para saber se a história contada por Franco Timóteo seria viável. "Sob o ponto de vista técnico, sim", diz ela.

A sabotagem produziu um desastre econômico. Derrubou a produção nacional para menos da metade, desempregou cerca de 200.000 trabalhadores e fez com que o Brasil, então o segundo maior produtor mundial de cacau, virasse importador da fruta. Um estudo da Universidade Estadual de Campinas, elaborado em 2002, estima que a devastação do cacau na Bahia provocou, nos últimos quinze anos, um prejuízo que pode chegar à astronômica cifra de 10 bilhões de dólares. Mas, na mesquinharia política dos sabotadores, o plano foi um sucesso. Em 1992, no primeiro pleito depois da devastação, Geraldo Simões elegeu-se prefeito de Itabuna pelo PT – e presenteou os quatro companheiros de sabotagem com cargos em sua gestão. Everaldo Anunciação foi nomeado secretário da Agricultura – cargo que deixaria dois anos depois, sendo substituído por Jonas Nascimento, o outro petista sabotador. Wellington Duarte, também membro do grupo da sabotagem, ficou como chefe-de-gabinete do prefeito. E Eliezer Correia ganhou o cargo de secretário de Administração e Finanças. Como não pertencia ao PT, Franco Timóteo não ganhou cargo algum na prefeitura. Em 1994, com o recrudescimento de suspeitas de que a vassoura-de-bruxa fora uma sabotagem, ele resolveu deixar Itabuna e mudar-se para Rondônia. O prefeito lhe deu um cheque de 250.000 cruzeiros reais (o equivalente a 800 reais hoje) para ajudar nas despesas da viagem – paga, para variar, com dinheiro público. A operação consta da contabilidade da prefeitura, em que está registrada sob o número 2 467, e informa que o beneficiário era mesmo Franco Timóteo, mas, providencialmente, não há processo descrevendo o motivo do pagamento. "É estranho. Se havia algum processo, sumiu", diz o atual prefeito, Fernando Gomes, do PFL.

Nos últimos anos, Franco Timóteo tem sido assaltado pelo remorso do crime que cometeu. Um dos atingidos era seu parente. Silvano Franco Pinheiro, seu primo, tinha uma empresa de exportação de semente de cacau que chegou a faturar 30 milhões de dólares por ano. "Perdi tudo", conta Pinheiro, que, há seis anos, ouviu a confissão de Franco Timóteo. "Falei para ele sumir da cidade porque seria morto", conta o primo. Para expiar sua culpa, Franco Timóteo também fez sua confissão para outro fazendeiro, Ozéas Gomes, que chegou a produzir 80.000 arrobas de cacau e empregar 1.400 funcionários – e hoje mantém ainda um padrão confortável de vida, mas emprega apenas 100 funcionários, A produção caiu para 15.000 arrobas. "Quando ouvi a história, fiquei com muita raiva. Mas, depois, ele explicou que não tinha idéia da dimensão do que fazia..." No fim do ano passado, Franco Timóteo confessou-se ao senador César Borges, do PFL baiano e plantador de cacau. "A história dele tem muitos pontos de veracidade diante do que a gente sempre suspeitou ter acontecido", diz o senador. O governador Paulo Souto, cujos familiares perderam tudo devido à vassoura-de-bruxa, também ouviu uma confissão de Franco Timóteo. O senador e o governador, porém, decidiram ficar em silêncio, segundo eles para evitar a acusação de exploração política.

Os acusados desmentem categoricamente qualquer envolvimento na sabotagem e dizem até que nem sequer conhecem Franco Timóteo. "Nunca vi esse louco", diz Geraldo Simões, que, no governo Lula, ganhou a presidência da Companhia das Docas da Bahia, da qual se afastou agora para concorrer a deputado federal pelo PT. "Essa história toda é fantasiosa", diz Eliezer Correia, que continua cuidando de cacau e hoje é chefe de planejamento da Ceplac, em Itabuna. "É um absurdo", diz Wellington Duarte, que, no atual governo, foi promovido a um dos chefões da Ceplac em Brasília. Everaldo Anunciação, que foi nomeado para o cargo de vice-diretor da Ceplac, diz que não liga o nome à pessoa. Jonas Nascimento – demitido a bem do serviço público na década de 90, voltou numa função comissionada, em 2003, no Centro de Extensão da Ceplac em Itabuna – é o único que admite conhecer Franco Timóteo, mas nega a história. Talvez seja o único a contar um pedaço da verdade. Ouvido por VEJA, o publicitário Ithamar Reis Duarte, ex-secretário de Meio Ambiente na gestão do petista Geraldo Simões, conta que essa turma toda – Franco Timóteo e os petistas – é de velhos conhecidos. "Era um grupo que se reunia sempre para planejar ações", diz ele, que participou de alguns encontros. "Fazíamos reuniões até no meu escritório. Se alguém negar isso, estará mentindo."

~

Fonte: http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2012, 20:58:33 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:


Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2012, 21:27:29 »
A minha família está entre as arruinadas pela vassoura-de-bruxa. Em relação à notícia, não tenho nenhuma razão para acreditar ou desacreditar.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2012, 22:43:34 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:

Porque você não analisa o conteúdo da notícia e o seu significado no contexto histórico e depois verifica se não há algum paralelo com os crimes cometidos em profusão pelo MST que eu já sei, diante mão, que você, é claro, não os reconhece como tais.
Foto USGS

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:08:29 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:

Porque você não analisa o conteúdo da notícia e o seu significado no contexto histórico e depois verifica se não há algum paralelo com os crimes cometidos em profusão pelo MST que eu já sei, diante mão, que você, é claro, não os reconhece como tais.

Geotecton, mesmo não havendo qualquer evidência do fato dessa pessoas terem feito exatamente isso, mesmo uma investigação da PF não chegando a uma conclusão, mesmo sendo uma reportagem da antipetista Veja, e se assim mesmo que eu considerasse o fato de que essas pessoas fizeram realmente isso, é um tanto quanto forçado imputar a culpa ao PT como partido, sugerindo um modus operandi petista,seja através do título do tópico, seja  através de uma reportagem com o título "terrorismo biológico". É pra cair a roda do fusca...antipetista.  :lol:

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:19:52 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:

Porque você não analisa o conteúdo da notícia e o seu significado no contexto histórico e depois verifica se não há algum paralelo com os crimes cometidos em profusão pelo MST que eu já sei, diante mão, que você, é claro, não os reconhece como tais.

Geotecton, mesmo não havendo qualquer evidência do fato dessa pessoas terem feito exatamente isso, mesmo uma investigação da PF não chegando a uma conclusão, mesmo sendo uma reportagem da antipetista Veja, e se assim mesmo que eu considerasse o fato de que essas pessoas fizeram realmente isso, é um tanto quanto forçado imputar a culpa ao PT como partido, sugerindo um modus operandi petista,seja através do título do tópico, seja  através de uma reportagem com o título "terrorismo biológico". É pra cair a roda do fusca...antipetista.  :lol:

Você realmente acha que, se tal fato ocorreu, ele foi um ato isolado e não algo sob o mando de um grupo mais alto na hierarquia partidária, mesmo que somente em nível estadual?
« Última modificação: 26 de Outubro de 2012, 23:22:32 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:20:28 »
E esqueça o título e os subtítulos do tópico.

A propósito. Eu ouvi esta estória (ou narrativa factual?) no início da década de 90, enquanto fazia o mestrado em Rio Claro.
Foto USGS

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:30:17 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:

Porque você não analisa o conteúdo da notícia e o seu significado no contexto histórico e depois verifica se não há algum paralelo com os crimes cometidos em profusão pelo MST que eu já sei, diante mão, que você, é claro, não os reconhece como tais.

Geotecton, mesmo não havendo qualquer evidência do fato dessa pessoas terem feito exatamente isso, mesmo uma investigação da PF não chegando a uma conclusão, mesmo sendo uma reportagem da antipetista Veja, e se assim mesmo que eu considerasse o fato de que essas pessoas fizeram realmente isso, é um tanto quanto forçado imputar a culpa ao PT como partido, sugerindo um modus operandi petista,seja através do título do tópico, seja  através de uma reportagem com o título "terrorismo biológico". É pra cair a roda do fusca...antipetista.  :lol:

Você realmente acha que, se tal fato ocorreu, ele foi um ato isolado e não algo sob o mando de um grupo mais alto na hierarquia partidária, mesmo que somente em nível estadual?

A pergunta deveria ser pra você? A estranheza é dar algum crédito sem nenhuma evidência, diante de uma reportagem de uma revista totalmente parcial e sem nenhuma isenção. É viajar muito na maionese. Se fosse algo recorrente ao partido, se o PT tivesse um grande histórico de sabotagem desse tipo. O partido tem problemas, mas de ordem totalmente diversa. Aff...

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:39:07 »
Já prevejo outras notícias como essa na Veja:

"PT está planejando o holocausto de grandes empresários na Avenida Paulista"

"Descoberto o grande segredo petista de dominação mundial"

"Como o PT é responsável pela seca no Semi-árido"

"Ex-membro do partido expulso revela: O PT tem pacto com o demônio"

 :histeria:

Porque você não analisa o conteúdo da notícia e o seu significado no contexto histórico e depois verifica se não há algum paralelo com os crimes cometidos em profusão pelo MST que eu já sei, diante mão, que você, é claro, não os reconhece como tais.

Geotecton, mesmo não havendo qualquer evidência do fato dessa pessoas terem feito exatamente isso, mesmo uma investigação da PF não chegando a uma conclusão, mesmo sendo uma reportagem da antipetista Veja, e se assim mesmo que eu considerasse o fato de que essas pessoas fizeram realmente isso, é um tanto quanto forçado imputar a culpa ao PT como partido, sugerindo um modus operandi petista,seja através do título do tópico, seja  através de uma reportagem com o título "terrorismo biológico". É pra cair a roda do fusca...antipetista.  :lol:

Você realmente acha que, se tal fato ocorreu, ele foi um ato isolado e não algo sob o mando de um grupo mais alto na hierarquia partidária, mesmo que somente em nível estadual?

A pergunta deveria ser pra você? A estranheza é dar algum crédito sem nenhuma evidência, diante de uma reportagem de uma revista totalmente parcial e sem nenhuma isenção. É viajar muito na maionese. Se fosse algo recorrente ao partido, se o PT tivesse um grande histórico de sabotagem desse tipo. O partido tem problemas, mas de ordem totalmente diversa. Aff...

Por favor repare na preposição condicionante: SE!!

E por favor, pare de alegar que a Veja não tem nenhum crédito somente porque ela se posicionou ideologicamente contra o seu partido. Ela não surgiu ontem a mando de algum grupo de oposição. De fato, antes de você nascer ela já fazia reportagens pertinentes, inclusive contra a Ditadura.

Foto USGS

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:40:31 »
Eu não duvido que o PT ordene algo desse tipo, ainda mais no Nordeste onde sua militância se compara ao fanatismo dos mais radicais xiítas.

Mas uma coisa afirmo como ex cidadão do Sul e sudoeste da Bahia: Esse "terrorismo biológico" foi o que melhor aconteceu por aquelas bandas. O coronelismo se extingue a passos largos por lá.

E a Veja com essas pataquadas cada vez mais vira piada fácil.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:50:18 »
E esqueça o título e os subtítulos do tópico.

A propósito. Eu ouvi esta estória (ou narrativa factual?) no início da década de 90, enquanto fazia o mestrado em Rio Claro.

Já conhecia essa história também. Aliás, ela já não havia sido postada aqui? Mas o Juca nisso tem razão, nada na própria reportagem diz que foi algo causado pelo PT, mas por um grupo de amigos (e aliados políticos) que por acaso eram do PT (é o que informa a própria testemunha). Poderiam ser de quaisquer outros partidos, mas quais, no interior da Bahia dos anos 80, não estavam controlados pela oligarquia cacaueira?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2012, 23:55:06 »
[...]
Mas uma coisa afirmo como ex cidadão do Sul e sudoeste da Bahia: Esse "terrorismo biológico" foi o que melhor aconteceu por aquelas bandas. O coronelismo se extingue a passos largos por lá.
[...]

Se realmente tal fato ocorreu eu pergunto:

Todas as fazendas eram de "coronéis"? Não havia nenhuma, uma só que seja, de algum produtor rural sem envolvimento político?

E mesmo assim não foi um ato ilegal?
Foto USGS

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2012, 00:30:00 »
Então se o PT criar uma filial na África, os chocólatras estarão perdidos.  :D
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 02:05:14 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2012, 01:13:33 »
Fabi, eu já estava com saudades das suas generalizações... :hihi:

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2012, 02:26:56 »
Fabi, eu já estava com saudades das suas generalizações... :hihi:
Bebeu? Não fui eu que escrevi a reportagem, eu só coloquei aqui.

Se tem alguma reclamação:
http://veja.abril.com.br/fale_conosco/escreva_redacao.html

"Fale Conosco
 
Para se corresponder com a redação de VEJA

As cartas para VEJA devem trazer a assinatura, o endereço, o número da cédula de identidade e o telefone do autor. Enviar para:

Diretor de Redação, VEJA
• Caixa Postal: 11079
• CEP: 05422-970, São Paulo, SP
• Fax: (11) 3037-5638
• E-mail: veja@abril.com.br

Por motivos de espaço ou de clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente. Só poderão ser publicadas na edição imediatamente seguinte as cartas que chegarem à redação até a quarta-feira de cada semana.
Para se corresponder com a redação de VEJA.com

Envie aqui sua crítica ou sugestão.

• E-mail: veja@abril.com.br "


PS: As últimas notícias que eu fiquei sabendo sobre os islâmicos pacíficos foi essa:
Evento realiza matança de animais em nome de Alá e teve mais uma outra sobre um grupo de islâmicos querendo que o Egito implante as leis islâmicas, mas não prestei muita atenção (tava num dos títulos no uol, mas nem cliquei pra ver o que era).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2012, 02:33:02 »
Mas uma coisa afirmo como ex cidadão do Sul e sudoeste da Bahia: Esse "terrorismo biológico" foi o que melhor aconteceu por aquelas bandas. O coronelismo se extingue a passos largos por lá.
Verdade, quando eu vi uma reportagem sobre os coronéis que faliram, eu ri.

E a Veja com essas pataquadas cada vez mais vira piada fácil.
Eu acho isso puro preconceito, propagado por esquerdistas pseudo intelectuais. A Veja também fazia reportagens no período do FHC, falando sobre o governo, ministros...essas coisas, igual ela faz hoje. Eu vi numa edição de 199.. e alguma coisa.

E também, os petistas facilitam muito as denúncias que a Veja faz.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2012, 02:40:15 »
Já conhecia essa história também. Aliás, ela já não havia sido postada aqui? Mas o Juca nisso tem razão, nada na própria reportagem diz que foi algo causado pelo PT, mas por um grupo de amigos (e aliados políticos) que por acaso eram do PT (é o que informa a própria testemunha). Poderiam ser de quaisquer outros partidos, mas quais, no interior da Bahia dos anos 80, não estavam controlados pela oligarquia cacaueira?
Eu não conhecia. As pessoas do sul não ficam sabendo sobre as pilantragens dos coronéis do norte(e nem sobre a luta/sabotagem contra esses coronéis), a gente só sabe que existe coronéis e que eles manipulam o povo pobre e ignorante e que todos são condescentes com isso (pelo menos é a impressão que passam).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2012, 09:19:15 »
Já conhecia essa história também. Aliás, ela já não havia sido postada aqui? Mas o Juca nisso tem razão, nada na própria reportagem diz que foi algo causado pelo PT, mas por um grupo de amigos (e aliados políticos) que por acaso eram do PT (é o que informa a própria testemunha). Poderiam ser de quaisquer outros partidos, mas quais, no interior da Bahia dos anos 80, não estavam controlados pela oligarquia cacaueira?
Eu não conhecia. As pessoas do sul não ficam sabendo sobre as pilantragens dos coronéis do norte(e nem sobre a luta/sabotagem contra esses coronéis), a gente só sabe que existe coronéis e que eles manipulam o povo pobre e ignorante e que todos são condescentes com isso (pelo menos é a impressão que passam).

Eu acho tão bonitinho quando vocês sudestinos fazem generalizações desse tipo. :)

Aqui no CE não existem mais coronéis, pelo menos no sentido "clássico" do termo. Por outro lado, as cidades do interior costumam ser dominadas por duas ou três famílias de políticos, cuja proeminência e riqueza pode ter surgido do comércio, do campo, ou até mesmo do trabalho na área médica (conheci um sujeito no colégio que desejava estudar medicina para entrar na política futuramente - felizmente ele não conseguiu passar no vestibular). Seu poder geralmente se restringe a um município e é mantido pelo assistencialimso, corrupção e em boa parte devido ao apoio que dão a um ou outro partido na esfera estadual. Aliás, partidos e ideologias geralmente não signficam nada nessas cidades*. Apoiar um partido é como torcer por um time de futebol. Você apoia porque sim, e porque é divertido brigar com os torcedores do outro partido.


*Existem excessões, que só servem para confirmar a regra.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2012, 09:36:43 »
Não sou o mais ardoroso defensor do PT, mas achei essa reportagem bem exagerada. A vassoura de bruxa é causada por um fungo de alta capacidade de contágio das plantas de cacau. Uma vez que o fungo estivesse presente, mesmo com um unico foco, sua disseminação é praticamente impossível de evitar. As pesquisas da EMBRAPA vão no sentido de conseguir variedades de cacau resistentes ao fungo, porque impedi-lo de se espalhar é impossível.

Claro, com uma ajudazinha humana ele vai mais rápido, mas acho muito radical jogar isso na conta do PT, mesmo que estes caras que afirmam terem espalhado o fungo sejam petistas.

Não há evidência alguma de que tenha havido uma ordem de dirigentes petistas para que eles fizessem isso. Jogar a disseminação da vassoura de bruxa na conta do PT me parece muita viagem na maionese...
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2012, 09:38:12 »
Fabi, eu já estava com saudades das suas generalizações... :hihi:
Bebeu? Não fui eu que escrevi a reportagem, eu só coloquei aqui.

Se tem alguma reclamação:
http://veja.abril.com.br/fale_conosco/escreva_redacao.html


Não falei da reportagem e sim do título que você inventou. Esse título não está na Veja e portanto não poderei ligar lá reclamando. :stunned:

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2012, 10:06:12 »

Petistas são acusados de disseminar a praga que destruiu a lavoura de cacau no sul da Bahia

Fonte: http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html


Nunca fui fã do PT mas esse subtítulo é realmente ridículo e tendencioso. Puta mau caratismo! :)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 10:50:29 por _tiago »

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2012, 10:15:08 »
Eu acho tão bonitinho quando vocês sudestinos fazem generalizações desse tipo. :)

E tem, viu. Mas essa dos coronéis eu pensava extinta.
A mais comum é que os Nordestinos estão... Fazendo alguma coisa ruim com SP. Em geral, utilizam-se do termo "fodendo".

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2012, 12:34:45 »
[...]
Mas uma coisa afirmo como ex cidadão do Sul e sudoeste da Bahia: Esse "terrorismo biológico" foi o que melhor aconteceu por aquelas bandas. O coronelismo se extingue a passos largos por lá.
[...]

Se realmente tal fato ocorreu eu pergunto:

Todas as fazendas eram de "coronéis"? Não havia nenhuma, uma só que seja, de algum produtor rural sem envolvimento político?

E mesmo assim não foi um ato ilegal?

Se quisessem acabar com o coronéis podiam ter começado com a fazenda daquele ex-presidente que é dono do Maranhão....ah! Peraí, não pode,  o cara é aliado do PT.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2012, 12:44:39 »
Terrorismo biológico

Petistas são acusados de disseminar a praga que destruiu a lavoura de cacau no sul da Bahia

No dia 22 de maio de 1989, durante uma inspeção de rotina, um grupo de técnicos descobriu o primeiro foco de uma infecção devastadora conhecida como vassoura-de-bruxa numa plantação de cacau no sul da Bahia. A praga é mortal para os cacaueiros. Os técnicos, porém, se tranqüilizaram com a suposição de que se tratava apenas de um foco isolado. Engano. Em menos de três anos, de forma espantosamente veloz e estranhamente linear, a vassoura-de-bruxa destruiu as lavouras de cacau na região – e fez surgir um punhado de explicações para o fenômeno, inclusive a de que o Brasil poderia ter sido vítima de uma sabotagem agrícola por parte de países produtores de cacau da África, como Costa do Marfim e Gana. Reforçando, então, as suspeitas de sabotagem, técnicos encontraram ramos infectados com vassoura-de-bruxa amarrados em pés de cacau – algo que só poderia acontecer pela mão do homem, e nunca por ação da própria natureza. A Polícia Federal investigou a hipótese de sabotagem, mas, pouco depois, encerrou o trabalho sem chegar a uma conclusão. Agora, dezessete anos depois, surge a primeira testemunha ocular do caso. Ele conta que houve, sim, sabotagem, só que realizada por brasileiros.

Em quatro entrevistas a VEJA, ...

Parei aqui.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:PT destruiu as plantações de cacau na Bahia para tomar o poder
« Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2012, 12:49:16 »
Pessoal anda pegando meio forte nos ad hominens contra a veja né? Não digo pra acreditar em tudo, mas descartar a priori é tão idiota quanto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!