Se realmente tal fato ocorreu eu pergunto:
Todas as fazendas eram de "coronéis"? Não havia nenhuma, uma só que seja, de algum produtor rural sem envolvimento político?
E mesmo assim não foi um ato ilegal?
Completamente ilegal e condenável SE tiver ocorrido como descrito.
Estou sendo completamente pragmático na análise. Não foi bom para a região, foi ÓTIMO.
Já ouviu uma parábola de um sábio e seu discípulo que passaram por um sítio onde todos eram miseráveis e viviam do que uma vaquinha dava? De vender e consumir seu produto. Não tinham esperança para mais nada.
O sábio empurrou a vaquinha para um precipício e disse ao discípulo que aguardasse. Algum tempo mais tarde passaram lá e eles todos haviam prosperado. O pessoal descobriu que existia possibilidade de vida sem a vaquinha.
Isso foi o que aconteceu. Ou se trabalhava para os produtores ou se vendia para eles. Mais nada. O trabalho era em regime de escravidão pois os "contratados" faziam suas compras nas vendas das fazendas e magicamente sua dívida aumentava mês a mês, mesmo ele deixando todo o salário por lá.
Contam que se perguntassem para algum trabalhador do cacau na época em quem ele havia votado a resposta era: Não sei!
O coronel simplesmente pegava os títulos de eleitores da galera, ia votar e depois os devolvia. Eles não ligavam, a vida deles não melhorava mesmo.
A intenção era manter o pessoal o mais ignorante possível. Se os coronéis precisassem de mão-de-obra especializada, traziam de outro estado. Nada de qualificar a mão-de-obra loca. E a família dos coronéis, óbvio, ou moravam em alguma capital do país ou no exterior.
E corria tanto, mas tanto dinheiro por lá, que uma cidade chamada "Camacan", que hoje ainda não possui 30 mil habitantes, na época do cacau contava com mais de 7 agências bancárias. Rio Claro, no centro do coração econômico e financeiro da américa latina, somente há pouco ultrapassou essa marca. Mas visite Camacan, ela parece uma grande favela.
A vida pós cacau trouxe especialização, estudo e consciência política para muito gente. Certamente na época foi uma tragédia mas hoje o desenvolvimento do local é de dar gosto.
Se foi o PT, se foi trazida por um navio cargueiro vinda da África (isso eu ouvi lá), se foi a família do ACM puta por ter perdido o estado para o PT (isso também ouvi lá), ouvi até que foi vingança de caso de amor. NÃO IMPORTA.
O importante é que fez muito bem para a região que eu aprendi a amar de todo o coração.