Já conhecia essa história também. Aliás, ela já não havia sido postada aqui? Mas o Juca nisso tem razão, nada na própria reportagem diz que foi algo causado pelo PT, mas por um grupo de amigos (e aliados políticos) que por acaso eram do PT (é o que informa a própria testemunha). Poderiam ser de quaisquer outros partidos, mas quais, no interior da Bahia dos anos 80, não estavam controlados pela oligarquia cacaueira?
Eu não conhecia. As pessoas do sul não ficam sabendo sobre as pilantragens dos coronéis do norte(e nem sobre a luta/sabotagem contra esses coronéis), a gente só sabe que existe coronéis e que eles manipulam o povo pobre e ignorante e que todos são condescentes com isso (pelo menos é a impressão que passam).
Eu acho tão bonitinho quando vocês sudestinos fazem generalizações desse tipo. 
Aqui no CE não existem mais coronéis, pelo menos no sentido "clássico" do termo. Por outro lado, as cidades do interior costumam ser dominadas por duas ou três famílias de políticos, cuja proeminência e riqueza pode ter surgido do comércio, do campo, ou até mesmo do trabalho na área médica (conheci um sujeito no colégio que desejava estudar medicina para entrar na política futuramente - felizmente ele não conseguiu passar no vestibular). Seu poder geralmente se restringe a um município e é mantido pelo assistencialimso, corrupção e em boa parte devido ao apoio que dão a um ou outro partido na esfera estadual. Aliás, partidos e ideologias geralmente não signficam nada nessas cidades*. Apoiar um partido é como torcer por um time de futebol. Você apoia porque sim, e porque é divertido brigar com os torcedores do outro partido.
*Existem excessões, que só servem para confirmar a regra.
Não é só no nordeste que existe esse tipo de domínio familiar. Em Sampa existe, já ouvi e vi coisas escabrosas de uma família poderosa de usineiros na regiao de Ribeirão Preto e, apesar de não saber nada tão absurdo quanto, aqui no Sul do País, nas cidadezinhas que eu tenho contato, as coisas são muito parecidas.
Eu ainda não acredito em como funcionam as coisas em período eleitoral por aqui. Aqui partidos significam muito.