Autor Tópico: Desmontando o Budismo  (Lida 8177 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Desmontando o Budismo
« Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2012, 18:06:10 »
No one saves us but ourselves, no one can and no one may. We ourselves must walk the path but Buddhas clearly show the way.

O budismo é bem menos dogmático e obscurantista em relação a esse tema do que as demais religiões. Basta ver um dos aforismas do budismo, atribuído ao Buda:

http://en.wikipedia.org/wiki/Relic_of_the_tooth_of_the_Buddha

Tá. Mas o que essa crendice específica tem a ver com a minha resposta? Eu disse que o budismo é bem menos dogmático e obscurantista em relação ao estudo da ciência - mostrando que mesmo em seus primórdios havia aforismas de incentivo a razão e a crítica - não que os budistas fossem automaticamente imunes a crendice e superstição, só por serem budistas.

Quem defendia esse escocês particular era o Dantas, não eu.

Maomé disse que a busca pelo conhecimento é obrigação de todo muçulmano. Aforismas isolados não são o bastante para resumir se uma religião é ou não mais ou menos dogmática do que as outras.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:01:32 »
No one saves us but ourselves, no one can and no one may. We ourselves must walk the path but Buddhas clearly show the way.

O budismo é bem menos dogmático e obscurantista em relação a esse tema do que as demais religiões. Basta ver um dos aforismas do budismo, atribuído ao Buda:

Tá. Mas o que essa crendice específica tem a ver com a minha resposta? Eu disse que o budismo é bem menos dogmático e obscurantista em relação ao estudo da ciência - mostrando que mesmo em seus primórdios havia aforismas de incentivo a razão e a crítica - não que os budistas fossem automaticamente imunes a crendice e superstição, só por serem budistas.

Maomé disse que a busca pelo conhecimento é obrigação de todo muçulmano. Aforismas isolados não são o bastante para resumir se uma religião é ou não mais ou menos dogmática do que as outras.

Buda afirmava que a busca de conhecimento passava pelo da Natureza. Maomé recomendou a mesma coisa?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:13:47 »

Buda afirmava que a busca de conhecimento passava pelo da Natureza. Maomé recomendou a mesma coisa?

Sim.

http://www.islamawareness.net/Nature/view.html

e a comparação do islamismo com o budismo fica ainda mais evidente se considerarmos a visão sufi:

http://www.universel.net/lessons/200306_lesson.cfm?Selected=Lessons&CFID=4786105&CFTOKEN=21716930
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:21:48 »
O problema é que é praticamente impossível para a maioria dos ocidentais considerar qualquer coisa do Islã sem passar pela cabeça os extremismos religiosos e homens bombas explodindo por aí. Veja, não estou negando que existam esses extremos perigosos mas que os extremos ofuscam qualquer tentativa de se considerar uma comparação ao menos justa com religiões que não possuem esse estigma de violência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #29 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:25:33 »
O problema é que é praticamente impossível para a maioria dos ocidentais considerar qualquer coisa do Islã sem passar pela cabeça os extremismos religiosos e homens bombas explodindo por aí. Veja, não estou negando que existam esses extremos perigosos mas que os extremos ofuscam qualquer tentativa de se considerar uma comparação ao menos justa com religiões que não possuem esse estigma de violência.

E fanáticos tem em quase todas...
Ta certo que o acesso a bombas das outras é restrito...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:32:22 »

Buda afirmava que a busca de conhecimento passava pelo da Natureza.

Sério? O mesmo cara que disse:
"Conjecture about [the origin, etc., of] the world is an unconjecturable that is not to be conjectured about, that would bring madness & vexation to anyone who conjectured about it."

http://www.slate.com/articles/arts/culturebox/2003/02/buddhist_retreat.html

Maomé recomendou a mesma coisa?
[/quote]

Não sei. Como o do Angelo, foi um aforisma solto. Mas o Buddha tem algumas passagens interessantes com diálogos com espíritos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:37:18 »

"Conjecture about [the origin, etc., of] the world is an unconjecturable that is not to be conjectured about, that would bring madness & vexation to anyone who conjectured about it."

[...]

Sim, ele mesmo, porque o conhecimento que ele recomendava buscar não era primordialmente o que hoje chamamos de científico e sim o que a Natureza podia nos "ensinar" para o aprimoramento pessoal.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:39:50 »

Restrito? E o que dizer das bombas do IRA na Irlanda? do LRA em Uganda? Dos ativistas do BJP na Índia? Do JHU do Sri Lanka? Do Kiryat-Arba em Israel?

Bombas explodiram e explodem em todos os locais, mas parece que algumas fazem mais barulho.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:45:20 »

[...]

Sim, ele mesmo, porque o conhecimento que ele recomendava buscar não era primordialmente o que hoje chamamos de científico e sim o que a Natureza podia nos "ensinar" para o aprimoramento pessoal.

Aprimoramento pessoal para alcançar o estado máximo de paz espiritual, com o abandono de todas as coisas "terrenas".

Você leu o artigo que eu linkei?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:47:48 »

Sempre que alguém vem com essa de como o Islã é violento e ignorante, me lembro automaticamente desses 2 posts do Cracked.com:

http://www.cracked.com/article_18510_6-supposedly-ancient-traditions-that-totally-arent.html (nr. 4)
http://www.cracked.com/article_18911_5-ridiculous-things-you-probably-believe-about-islam.html

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Novembro de 2012, 21:48:57 »

Restrito? E o que dizer das bombas do IRA na Irlanda? do LRA em Uganda? Dos ativistas do BJP na Índia? Do JHU do Sri Lanka? Do Kiryat-Arba em Israel?

Bombas explodiram e explodem em todos os locais, mas parece que algumas fazem mais barulho.

Não destas, das outras... :lol: :lol: :lol:

Ta certo...Essa birra de Ocidentais x Islâmicos e Islâmicos x Ocidentais é um saco.  :)

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Novembro de 2012, 22:04:56 »

Sempre que alguém vem com essa de como o Islã é violento e ignorante, me lembro automaticamente desses 2 posts do Cracked.com:

http://www.cracked.com/article_18510_6-supposedly-ancient-traditions-that-totally-arent.html (nr. 4)
http://www.cracked.com/article_18911_5-ridiculous-things-you-probably-believe-about-islam.html

Interessante, mas acho que o Bushido não bem aquilo que está lá não. É bem mais antigo, a tradução é que é recente mas concordo com resto que ele escreveu.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Novembro de 2012, 22:27:07 »
             Que eu saiba a Índia,a China continental e sobretudo a Coréia do norte têm bombas-atômicas, e inclusive a Coréia do norte é o país que usa a maior proporção do seu PIB para bombas atômicas e gastos militares em geral.
             Agora, no caso do Paquistão eu não sei, mas sendo vizinho da Índia, é capaz que a tenha ou pelo que mesmo, que a esteja desenvolvendo.

Agora eu confirmei....O Paquistão também tem a bomba atômica.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 22:32:14 por LaraAS »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Novembro de 2012, 22:32:13 »
             Que eu saiba a Índia,a China continental e sobretudo a Coréia do norte têm bombas-atômicas, e inclusive a Coréia do norte é o país que mais usa a sua proporção do PIB para bombas atômicas.
             Agora, no caso do Paquistão eu não sei, mas sendo vizinho da Índia, é capaz que a tenha ou pelo que mesmo, que a esteja desenvolvendo.

Agora eu confirmei....O Paquistão também tem a bomba atômica.

E?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Novembro de 2012, 23:34:56 »

[...]
Aprimoramento pessoal para alcançar o estado máximo de paz espiritual, com o abandono de todas as coisas "terrenas".

Sim. E foi por isto que eu escrevi que o conhecimento recomendado por Buda não passava pelo campo da Ciência.

Você leu o artigo que eu linkei?

Sim.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Novembro de 2012, 03:34:25 »
Revendo o tópico, me chama a atenção como o budismo é cool  :hihi:... mesmo aqui no CC, onde não há lá muita paciência com religiões em geral, o budismo é tratado com mais suavidade do que as outras religiões.

Será por causa da carequinha simpática do Dalai Lama ou por ser em geral uma religião mais mansinha?
Não só por ser mais mansa, mas eu pessoalmente também concordo com mais preceitos dela do que das outras.

Não vejo sentido em criticar ou "desmontar" algo tão inofensivo. Considero o budismo uma prática saudável. Boas ações devem ser preservadas e as más, combaditas.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Novembro de 2012, 04:59:02 »
Revendo o tópico, me chama a atenção como o budismo é cool  :hihi:... mesmo aqui no CC, onde não há lá muita paciência com religiões em geral, o budismo é tratado com mais suavidade do que as outras religiões.

Será por causa da carequinha simpática do Dalai Lama ou por ser em geral uma religião mais mansinha?
Não só por ser mais mansa, mas eu pessoalmente também concordo com mais preceitos dela do que das outras.

Não vejo sentido em criticar ou "desmontar" algo tão inofensivo. Considero o budismo uma prática saudável. Boas ações devem ser preservadas e as más, combaditas.

Mas esse negócio de "evitar o desejo" (no sentido amplo, não só sexual) não pode levar à depressão ou piorar a que já existe?
             Eu li um texto sobre isso num desses sites céticos.
             E depois o ideal de pessoa e de melhoria de pessoa do budismo me parece rígido demais e isso pode levar ao seu contrário, com muitos efeitos colaterais (uma das explicações para as violências feitas pelos povos de cultura budista, ou com grandes influencias budistas em sua cultura). Na verdade falam tanto dos muçulmanos, mas há 2 países de grande influencia budista na sua cultura e um da aparentada hinduísta com a bomba atômica, enquanto que o caso do islamismo, só um tem a bomba atômica, que é o Paquistão.
             Em todo caso, já houve criticas pesadas demais aqui nesse fórum a coisas que eu acho pelo menos tão inofensivas quanto o budismo se não mais (a Nova Era, e em parte o espiritismo, se bem que na maioria dos pontos eu prefiro a Nova Era hoje em dia, exceto é claro em cristais, chacras e horóscopo), e eu não vejo tanto gente querendo defender as outras coisas nos outros casos. Confesso que eu fiquei especialmente irritada com esse tal de Dantas, de quem eu já li bastante coisa, que é taliban anti-espiritismo (se bem que agora eu simpatizo mais com a Nova Era, mas grande parte das criticas pesadas dele ao espiritismo também poderiam se aplicar à Nova Era) e ao mesmo tempo era super-puxa-saco com o budismo, não aguentando nem uma criticazinha que seja. E isso também acontecia no caso daquele outro cara, o Eleitor de Oliveira.
             Outra questão é em alguns tipos ocidentais simpatizantes do budismo que insistem em dizer que no budismo só há um renascimento chique, e não uma reencarnação brega como no espiritismo e na Nova Era, no antigo fórum da uol, na sua parte sobre religiões em 2002, 2003 houve um ex-espírita, criado no espiritismo mas que depois se converteu ao budismo com muito ressentimento do espiritismo que também era assim, na comunidade espírita do uol da época, ele fazia as maiores criticas exageradas e destrutivas demais ao espiritismo, mas ficou todo ouriçado quanto um espirita da comunistas espírita foi na comunidade budista e simplesmente falou de pesquisas de supostas memorias de outras vidas, ele ficou super bravo, dizendo que isso é um desrespeito por que, segundo ele, estavam querendo reduzir o chique renascimento budista à brega reencarnação espírita (ou Nova Era), só que isso era especialmente irônico, pois havia muitos pesquisados de países budistas, e seus pais e as autoridades religiosas budistas desses países, não viram nada de errado, nem se sentiram ofendidos por isso....(Mas também não eram só desses países os casos, também havia sim casos em países ocidentais e no Brasil, mas igualmente em países budistas).
           A impressão que dá é que grande parte dos que se dizem budistas no ocidente, só fazem isso para darem uma de chique, não querendo admitir como é o budismo popular da maioria nos verdadeiros países de cultura budista, ou com muita influencia da cultura budista, que podem até serem resíduos xamanistas (no caso dos tibetanos e mongóis por exemplo, eles eram xamanistas  antes de seu conversão (pelo visto parcial) ao budismo) ou resíduos hindus de uma coisa mais estilo reencarnação pessoal de crenças anteriores, mas o fato é que sincretismo impuro ou não, é assim que é o budismo da maioria dos que se dizem budistas dos países maioritários do budismo.
           Querer fazer essa diferenciação entre renascimento chique budista e reencarnação brega espírita e Nova Era é tão sofismatico quanto os que dizem, que os católicos não adoram imagens porque no catolicismo as imagens são só uma representação simbólica enquanto que nas religiões politeístas que têm imagens, eles "acham que os deuses estão lá dentro da imagem". Isso evidentemente não é verdade, os gregos, os romanos, os babilônicos do passado e inclusive os hindus de hoje, também vem a imagem só como uma representação simbólica, estando os deuses nos seus mundos espirituais e inclusive o catolicismo no Brasil levou ao cúmulo a adoração às imagens no caso da estatua de Aparecida do norte...

« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 05:11:38 por LaraAS »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Novembro de 2012, 07:10:54 »
Que paranóia...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Novembro de 2012, 07:58:53 »

Se formos levar por este lado, podemos parar de criticar o cristianismo, espiritismo, islamismo, etc., já que, descontados os radicais e fanáticos, tem uma grande maioria de fiéis inofensivos, que muitas vezes praticam ações saudáveis de ajuda aos mais necessitados.

Não acho que seja nossa função nem intenção "combater" nenhuma religião. O que me deixa admirado é que o budismo tem tantas bobagens como qualquer outra religião, mas existe uma tolerância com ele que não vemos para com outros credos. O maior exemplo é o espiritismo. Todo mundo aqui no CC desce a lenha nos espíritas. E para mim, apesar de  seus óbvios defeitos e xaropadas, o espiritismo é tão "inofensivo" quanto o budismo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Novembro de 2012, 09:22:18 »

Se formos levar por este lado, podemos parar de criticar o cristianismo, espiritismo, islamismo, etc., já que, descontados os radicais e fanáticos, tem uma grande maioria de fiéis inofensivos, que muitas vezes praticam ações saudáveis de ajuda aos mais necessitados.

O foco do Herr Kaulen está na "mansidão" da doutrina e não no comportamento de seus adeptos.

Eu não conheço o histórico do budismo mas eu tenho certeza que as religiões ditas 'abrâmicas' (judaísmo, cristianismo e islamismo) tem passagens violentas em seus respectivos "livros sagrados" e já incitaram os seguidores à violência em vários momentos de sua história.

Não acho que seja nossa função nem intenção "combater" nenhuma religião.

Certamente que não, porque seria uma demonstração de intolerância. Mas não devemos nos abster de fazer críticas sobre elas.

O que me deixa admirado é que o budismo tem tantas bobagens como qualquer outra religião, mas existe uma tolerância com ele que não vemos para com outros credos. O maior exemplo é o espiritismo. Todo mundo aqui no CC desce a lenha nos espíritas. E para mim, apesar de  seus óbvios defeitos e xaropadas, o espiritismo é tão "inofensivo" quanto o budismo.

As "xaropadas" sobre questões transcendentais e espirituais são semelhantes, mas como escrevi anteriormente, o que pode diferenciar favoravelmente o budismo do espiritismo é que este, por exemplo, já certamente incentivou o preconceito racial.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Novembro de 2012, 16:12:23 »
Não acho que seja nossa função nem intenção "combater" nenhuma religião. O que me deixa admirado é que o budismo tem tantas bobagens como qualquer outra religião, mas existe uma tolerância com ele que não vemos para com outros credos. O maior exemplo é o espiritismo. Todo mundo aqui no CC desce a lenha nos espíritas. E para mim, apesar de  seus óbvios defeitos e xaropadas, o espiritismo é tão "inofensivo" quanto o budismo.

Pelo menos para mim não é questão de maior "tolerância" com as crenças do budismo. Sou da opinião que as pessoas tem o direito de acreditar nas bobagens que quiser e minha maior ou menor "intolerância" com uma religião específica se baseia não nessas crenças, mas em dois pontos: 1) O quanto essa religião quer impor sua visão particular sobre todo o restante da sociedade, interferindo na legislação, ciência e comportamento; 2) Se essa religião clama para si comprovação científica de suas crenças.

Esses dois pontos, para mim, é o que definem o quanto uma religião é "inofensiva" ou não. Não a quantidade das bobagens ou xaropadas. Então, do meu ponto de vista, existe uma clara diferença de "inofensividade" entre religiões (e até mesmo de diferentes sectos de uma mesma religião, como franciscanos e opus dei, por exemplo) e, portanto, meu nível de crítica será diferente para cada caso.

Se você pesquisar nas minhas postagens, vai ver que as únicas vezes que entrei em discussão com espíritas, por exemplo, foi pelas alegações de comprovação científica de suas afirmações, não pelas alegações religiosas em si, que não me importo nem um pouco.

Se não critico o budismo na mesma medida que o cristianismo fundamentalista ou o espiritismo, é simplesmente porque não aparecem por aí sistematicamente budistas tentando colocar criacionismo nas escolas, ou fazendo lobby contra pesquisas com célula tronco, ou querendo legislar sobre o que as pessoas podem ou não fazer com seus orifícios naturais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Novembro de 2012, 16:18:02 »
Resumindo Angelo:

Quando você disse que era mais inofensivo, você queria dizer que os praticantes não tentam se apossar do bem comum. Certo?

- Skid Row

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Novembro de 2012, 16:29:33 »
Se você considerar laicidade e ciência como bem comum, então sim.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Novembro de 2012, 18:33:05 »
O post do Angelo explana bem como eu penso.

Mas também gostaria de acrescentar que, se o budismo também possui crenças mirabolantes, os pratiantes também me parecem ter em geral uma visão mais branda desses mitos, tendem a ter mais facilidade em interpretar como alegorias/metáforas.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:02:00 »
O post do Angelo explana bem como eu penso.

Mas também gostaria de acrescentar que, se o budismo também possui crenças mirabolantes, os pratiantes também me parecem ter em geral uma visão mais branda desses mitos, tendem a ter mais facilidade em interpretar como alegorias/metáforas.

Você está fazendo aquilo que a Agnóstico falou no outro tópico sobre o assunto citado, comparar os piores cristãos com os melhores budistas. Comparar os budistas do budismo brasileiro que é de elite com os cristãos brasileiros que é de um crença popular no Brasil.
           Isso é comparar alhos com bugalhos. É preciso comparar os budistas de um país de cultura budista de um IDH x com os cristãos de um país de cultura cristã do mesmo IDH x, e comparando desse modo, se vê que o budismo não é mais tolerante, os budistas não são  mais tolerantes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!