Autor Tópico: Desmontando o Budismo  (Lida 8178 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Desmontando o Budismo
« Resposta #50 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:15:13 »
           Para Geoctecton:

Sobre essa questão de partes estranhas do espiritismo quanto à questão racial, é um dos motivos pelo qual eu hoje em dia prefiro da Nova Era (excepto em coisas como cristais e horoscopo). No entanto muitas das criticas pesadas e destrutivas demais feitas aqui ao espiritismo poderiam valer também para a Nova Era.
         No entanto que eu saiba os espíritas das Américas nunca fizeram nem participaram de nenhum grupos estilo Ku-Klux-Klan nem partidos do tipo mesmo antes da lei Afonso Arinos (primeira versão de lei estilo a Cao).
         Já os budistas japoneses fizeram enormes massacres racistas contra milhões de chineses e coreanos na segunda guerra mundial, e hoje fazem a maior discriminação contra os imigrantes desses países no Japão e também um pouco contra os dekassakis e nesse caso, já é uma coisa que atinge a brasileiros e inclusive a alguns dekassakis espíritas. E também os preconceitos contra os "etas" (especie de "intocáveis) japoneses que os japoneses ainda têm e que tinham ainda mais no passado. E igualmente isso acontece um pouco para com os habitantes nativos pré-japoneses do norte do Japão, embora nesse caso seja um preconceito menor do que o contra os "etas".
         Também os chineses que têm grande influencia budista são super racistas contra os tibetanos (hoje a liderança do budismo tibetano se refugiou no Nepal) matou a mais de 25% dos tibetanos na década de 1950. Verdade que nesse caso foi feito pelos comunistas, que teoricamente são ateus, mas além de que eles na verdade têm o resíduo cultural de sua cultura, por mais que não percebam, também no século XIX, XVIII, em que eles também ocuparam o Tibet, também faziam discriminações e massacres, um pouco menos, mas também graves.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:53:03 »

Ah....outra coisa, se a Coréia do norte jogar alguma bomba-atômica, isso também pode nos atingir, não diretamente, porque dificilmente ela jogaria uma bomba diretamente no Brasil, mas com efeitos indiretos de vindas de gases e coisas do tipo....
       Está certo que o seu governo oficialmente é ateu e mesmo anti-religioso, mas é claro que há um enorme resíduo cultural.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Novembro de 2012, 20:27:19 »
Já os budistas japoneses fizeram enormes massacres racistas contra milhões de chineses e coreanos na segunda guerra mundial, e hoje fazem a maior discriminação contra os imigrantes desses países no Japão e...

:demente:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 09 de Novembro de 2012, 20:30:54 »

Ah....outra coisa, se a Coréia do norte jogar alguma bomba-atômica, isso também pode nos atingir, não diretamente, porque dificilmente ela jogaria uma bomba diretamente no Brasil, mas com efeitos indiretos de vindas de gases e coisas do tipo....
       Está certo que o seu governo oficialmente é ateu e mesmo anti-religioso, mas é claro que há um enorme resíduo cultural.

Putz... :naao:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #54 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:26:39 »
Tenho a ligeira sensação de que há assuntos meio "off topic" aqui. Preciso analisar direito.  ::)
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #55 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:35:55 »
Tenho a ligeira sensação de que há assuntos meio "off topic" aqui. Preciso analisar direito.  ::)

Não, não há nada off topic. É que você se baseia na teoria (doutrina,etc...) pura, sem nenhuma relação com a prática e eu me baseio na ideia de que é a prática que mostra o que é uma teoria (doutrina,etc...), e não as belas palavras com que ela se descreve. Não só o marxismo que tem essa ideia, o pensamente de Weber por exemplo, também é assim.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #56 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:48:15 »

Eu morro de rir com esse "smiley". Ainda não tive a chance de usá-lo.

E continua o off-topic. Desculpa aê, JohnnyRivers. :)
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:55:03 »

Não foi o JohnnyRivers que criou esse tópico. Acho que quem deveria achar se há off-topic ou não, e o que é off-topic ou não, é o criador do tópico, o Jackbrabkam.
     E depois já houve muitos tópicos aqui que foram derivados para outros ângulos do assunto, e depois para outros assuntos, e continuaram existindo perfeitamente bem, sem nenhum problema.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #58 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:02:31 »
     Não foi o JohnnyRivers que criou esse tópico. Acho que quem deveria achar se há off-topic ou não, e o que é off-topic ou não, é o criador do tópico, o Jackbrabkam.

Desculpa aê, Jackbrabham.

E segue o barco. :)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #59 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:03:09 »

Não, não há nada off topic. É que você se baseia na teoria (doutrina,etc...) pura, sem nenhuma relação com a prática e eu me baseio na ideia de que é a prática que mostra o que é uma teoria (doutrina,etc...), e não as belas palavras com que ela se descreve. Não só o marxismo que tem essa ideia, o pensamente de Weber por exemplo, também é assim.

Ok.  :ok:

Eu também não. Mas nem peça desculpa, acabei de sair do chuveiro: entrei nele rindo depois que vi, continuei rindo no banho, e sai rindo.

E depois já houve muitos tópicos aqui que foram derivados para outros ângulos do assunto, e depois para outros assuntos, e continuaram existindo perfeitamente bem, sem nenhum problema.

Longe de mim julgar. Só queria pegar a linha de raciocínio mesmo.  :)
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:08:34 »
Relaxa Lara.

E aí Lara continua achando que o budismo foi o motivo principal dos conflitos? Não acha que pode ser só uma desculpa para pilhagem, conquistas territoriais, brigas pelo poder? Você como historiadora o que me diz?

Abraço

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #61 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:13:31 »
Agora que LaraAS chamou a atenção para o criador do tópico, Jackbrabham, o cara tem somente uma única mensagem desde que entrou no fórum e é justamente a que deu início ao tópico.

Fazendo minhas as palavras de William Bonner, "Por onde anda você, Jackbrabham?"

(Puxa vida, continuo fora do tópico. Espero que a moderação não pegue no meu pé) :quase-anjo:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:19:56 »

Errado. Quem decide se há off-topic ou não e o que fazer a respeito é a moderação :P
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #63 Online: 09 de Novembro de 2012, 23:59:35 »
Relaxa Lara.

E aí Lara continua achando que o budismo foi o motivo principal dos conflitos? Não acha que pode ser só uma desculpa para pilhagem, conquistas territoriais, brigas pelo poder? Você como historiadora o que me diz?

Abraço

Bom, só espero que não me façam uma punição por "off-topic" por essa resposta que vou dar agora (se bem que o JohnnyRivers também não é moderador, mas às vezes, vá saber para quem vão dar razão).
         Mas eu vou tentar responder. Agora falando sério, não tem tanto a ver o que eu escrevi lá nos posts acima não, não é que tenha sido trollagem, mas foi um pouco de brincadeira, de exagero, em parte porque eu fico magoada com certos budistas ou pró-budistas desse fórum e daquele cara do antigo fórum da uol, que são super destrutivos para com o espiritismo, e algumas de suas destrutividades também atingem à Nova Era (ou pelo menos é assim que eu me sinto) e são super puxa-sacos para com o budismo.
         Mas pensando bem, os outros budistas do mundo, sobretudo os dos seus lugares maioritários não tem nada a ver com isso, não tem culpa disso e inclusive alguns fazem sincretismos com xamanismos anteriores como os tibetanos fazem, que até parecem um pouco com a Nova Era.
         Enfim, falando sério. Na história e nas outras humanidades puras ("ciência" social, cursos e critica de arte,e pedagogia e filosofia) não da fazer causualidades absolutas, não são ciências exatas nem como a maioria das biológicas, querer fazer causualidades absolutas nas humanidades puras acaba sendo dogmático, a mesma coisa que religião, e ainda querendo dar uma de argumento de "autoridade" por ser formado.
         No entanto, agora eu estou pensando que os países de grande influencia de religião budistas até que tem um boa quantidade de democracias, o Japão, a Coreia do sul, Taiwan, e há outros países de cultura budista com uma boa posição no ranking da lista de democracias de 2011 da "wikipédia", uma proporção maior de países do que os islâmicos, só atras dos cristão e hunduístas em democracia e bem melhor do que os islâmicos em democracia, então sem dúvida que era exagero o que eu escrevi acima.
         No entanto, é verdade que tem que olhar um pouco a prática (aliais inclusive esse exemplo que eu dei da proporção de países de cultura budistas que são democráticos, também é olhar a prática).
         Relacionado a isso, há também a questão, de que se um povo, um país se converteu a uma religião, ou uma boa proporção uns 50% da população desse país de converteu a uma religião, no caso de falta de coação física, é porque já antes tinha algumas características afins a ela, então realmente a prática tem alguma coisa a ver sim.
         Se esses povos com essas características um pouco racistas e massacradoras de outras etnias se converteram ao budismo, ou 50% de suas população se converteram é que não interpretaram o budismo como uma crítica a esse racismo, então de qualquer modo é que seus textos (os do budismo) não são tão concludentes assim quanto a isso.
         A visão marxista, é que 70% dos motivos desses massacres são econômicos e que a cultura e a religião pouco ou nada tem a ver com isso, já a visão weberiana é que tem tudo a ver, e eu não sou marxista.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2012, 00:09:13 por LaraAS »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Novembro de 2012, 00:19:38 »
Lara, você elogiou e atribuiu ao budismo o surgimento de razoáveis democracias, mas se você reconhecer que a religião não é geralmente o motivo principal das guerras, não quer dizer que você é marxista. certo? Eu não estou conseguindo aceitar que um grupo ataque o outro exclusivamente por ter um credo diferente. Está difícil de entrar na minha cabeça. Claro sempre tem uma ou outra exceção de algum grupo "pirado", mas estou me referindo à grande maioria das guerras, ou seja, mais de 90% delas.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Novembro de 2012, 00:34:43 »
Lara, você elogiou e atribuiu ao budismo o surgimento de razoáveis democracias, mas se você reconhecer que a religião não é geralmente o motivo principal das guerras, não quer dizer que você é marxista. certo? Eu não estou conseguindo aceitar que um grupo ataque o outro exclusivamente por ter um credo diferente. Está difícil de entrar na minha cabeça. Claro sempre tem uma ou outra exceção de algum grupo "pirado", mas estou me referindo à grande maioria das guerras, ou seja, mais de 90% delas.

A questão não é que a religião seja o motivo das guerras, mas pelo menos, não impedem em nada a guerra nem o racismo e xenofobia (os casos que eu citei são mais de racismo tanto é que tanto japoneses quando os chineses e coreanos aos que os japoneses invadiram são povos com grandes influencia budista e grande proporção de budistas, e isso também acontece tanto com os chineses quanto com seus invadidos tibetanos). Então é claro que não são casos de guerras de religião esses casos
      Agora, uma coisa em que a religião pode influir em belicosidade e em coisas ruins em geral, na minha opinião é quando ela exige demais das pessoas, tem um ideal de pessoa rígido demais, e me parece que isso acontece tanto com o budismo quanto com o cristianismo (catolicismo, Igreja ortodoxa e protestantismo) quanto com o espiritismo (esse foi um dos principais motivos pelo qual eu me mudei para o Nova Era) e o islamismo.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Novembro de 2012, 06:59:10 »

Uma coisa que acontece é que tanto o budismo quanto o cristianismo (o cristianismo um pouco mais, mas o budismo não fica muito atrás) defendem uma ética de subconsumo para a maioria (digo isso porque no caso dos 10% mais ricos ou mais classe média alta dos com essas crenças, eles na verdade, na maioria, exceto alguns excêntricos e os profissionais como os monges, fora esses, os outros entre os 10% mais ricos nunca seguiram isso) e uma ética de julgar que é bom, que dá mais felicidade ter menos prazer físico, há textos budistas que falam praticamente que o prazer é que leva a infelicidade, está certo que falam isso um pouco menos do que ascetismo cristão tradicional, mas também há uma considerável parte assim nos textos budistas.
             O fato deles dizerem que o objetivo é evitar o sofrimento, (deixando de lado agora as variantes pitorescas como o budismo tibetano sincrético com xamanismos anteriores e que tem crenças literais em vida após a morte, e reencarnação do tipo com recompensas pós-mortem) falando agora das versões mais duras e pequeno veículo do budismo, das em que praticamente não há crença na vida após a morte, ou mesmo não há mesmo essa crença, e em que o panteísmo original praticamente se transformou em ateísmo, no caso dessas, o foto de dizerem que o objetivo é evitar o sofrimento não se importando com os prazeres, pensando sempre que tanto os prazeres quanto a dor são passageiros, então não se deve dar tanta importância para a dor, não é claro, no sentido Opus-Dei flagelante, mas no sentido de não encucar muito com isso, na verdade não deixa de ser, embora de um modo mas sútil do que o cristianismo, mas não deixa de ser uma sútil forma de culpabilizar o prazer, sobretudo em relação a jogo de azar ou semi-de-azar (no caso de esse último um exemplo é o bridge) e a banquetes e refeições fartas e sexo fora do casamento e mais que um ou dois dias por semana dentro do casamento. (o tantrismo é outra coisa, e só uma minoria)
               O fato de dizerem para não pensar muito no prazer nem procurar o prazer (mas também não procurar a dor, é nisso que se diferencia do estilo Opus-Dei flagelante), de dizerem para procurar não desejar o prazer, inclusive nesse caso, não desejar demais companhia para conversar e todo esse tipo de coisas, na verdade de um forma mais sútil que o cristianismo, leva a um sentimento de culpa por desejar essas coisas e por sentir falta delas quando não as conseguem mesmo, ou então de tentar se iludir achando de que está feliz sem elas quando não consegue, ou quando nem procura por elas.
               Na verdade, só para pessoas sem mesmo quase nenhuma possibilidade de conseguir prazer e satisfação, é que isso pode ser alguma coisa vagamente consoladora, veio de uma época e lugar em que a maioria da população vivia uma vida miserável e tendo que ser submissa a forças sociais opressoras e num caso desses, se realmente não havia outras possibilidades, até que poderia ter algum lado bom, nessas extravagancias. Mas isso não tem a ver com o mundo de hoje, nem em pessoas mesmo naquela época, dos 10% mais ricos, nem, mesmo entre os fora dos 10% mais ricos do passado, entre os com bons amigos e boa situação familiar, Só que no caso desses, é que os lados destrutivos de no fundo, incentivar remorsos pelo prazer ou por querer companhia de amigos para conversar e se dar bem com a família, sempre puderam se apresentar, pois eles tinham possibilidade de ter coisa melhor.
               Outro problema é falar de mais em perdão e em compreender demais os outros. Na verdade, no nível em que o budismo o exige, isso é impraticável etologia e biologicamente para o ser humano, para a maioria dos seres humanos, só que exigir isso leva a culpabilizações dos que não conseguem (a maioria). É claro que em se tratando do budismo duro, o castigo é o sofrimento nessa vida, mas isso também é um modo sútil de coação e tudo isso (tanto o citado no paragrafo anterior quanto o citado nesse) pode virar para o lado contrário em varias projeções nos outros e que podem levar a violências. Nesse sentido me parece que inclusive uma crença em vida após a morte e em recompensas após a morte e castigos para os maus e para os nossos verdugos  no pós-mortem (como no pitoresco budismo tibetano sincrético com xamanismos anteriores ou no cristianismo ou no espiritismo etc...) podem sublimar mais essas coisas, do que uma coisa duríssima como o budismo pequeno veículo puro, absolutamente anti-etológico. Nesse sentido me parece que o budismo pequeno veículo duro, incentiva mais projeções nos outros, e violências para escapar de todo esse tipo de conflito interno, do que religiões pelo menos com a válvula de escape da crença em castigos ou recompensas pós mortem para sublimar essas coisas de um modo mais etológico.
                Também há um problema de igualar os animais com os seres humanos nos direitos e na sensibilidade que se deve ter para com eles, na verdade, os animalistas que me desculpem, mas para mim, isso só leva é a insensibilidade para com o ser humano, para com os outros seres humanos.
                Agora, no caso do budismo tibetano, ele é muitíssimo parecido com o espiritismo e a Nova Era, e a critica à esse tipo de crenças, os argumentos contra elas, poderiam perfeitamente se aplicar a eles. Só que muitos ocidentais budistas ou simpatizantes do budismo puro, pequeno veículo puro, não gostam de lembrar ou mesmo admitir, que uma grande proporção do budismo realmente aplicado e realmente acreditado nos seus países maioritários é só uma Nova Era vulgar, só que mais antiga, com muitos resíduos xamanistas.
                E ainda há o budismo zen, na verdade ele me parece mais é uma tentativa de tentar neutralizar os lados humanísticos do budismo para tentar compatibilizá-la com a dureza e crueldade samurai, aí inventam aquela história da "lógica do absurdo".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Novembro de 2012, 10:45:57 »
 :stunned:

LaraAS, porque você não tira umas férias? Aproveite para estudar um pouco.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #68 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:25:41 »
Cara, se existe uma religião que se aproxime mais de uma filosofia seria o budismo, e não é besteira falar que budismo é filosofia, e a filosofia budista é demaseiada evoluida, a ponto de não discardar nada, não acusar nada de ser 'bobagem', além disso, o budismo possui poucas "crenças no invisivel", pois oferece a oportunidade de experimentar muito do que eles afirmam através de meditação.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:55:22 »
E ainda há o budismo zen, na verdade ele me parece mais é ...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #70 Online: 10 de Novembro de 2012, 13:02:10 »
Como é que samurais vieram parar esse tópico??!!!
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #71 Online: 10 de Novembro de 2012, 13:04:42 »
:stunned:

LaraAS, porque você não tira umas férias? Aproveite para estudar um pouco.

Não, cara, a Lara sempre me surpreende. Os marxitas conseguem aplicar seus conceitos em todas as áreas do conhecimento humano, a Lara faz uma inversão: consegue criticar o Marximo em todas as áreas do conhecimento.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 10 de Novembro de 2012, 13:07:32 »

Todos sabem que todos os samurais eram japoneses. O budismo é uma religião de gente de olho puxado. Os japoneses são um povo de olho puxado. Portanto, os samurais eram budistas.

O Barata está questionando porque ele, como é descendente de japonês, só pode ser budista também.
"Deus prefere os ateus"

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Novembro de 2012, 13:11:32 »

:biglol:

Todos sabem que todos os samurais eram japoneses. O budismo é uma religião de gente de olho puxado. Os japoneses são um povo de olho puxado. Portanto, os samurais eram budistas.

Uma coisa leva a outra e... : uma conclusão lógica. :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Novembro de 2012, 13:25:33 »

Por que será que os budistas japoneses mataram tantos chineses? Responde aí Barata...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!