Autor Tópico: Vantagens das empresas estatais em relação às empresas privadas  (Lida 11163 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Vantagens das empresas estatais em relação às empresas privadas
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:49:03 »
O que tem a ver a quantidade de impostos pagos com subsídios?

Responda você mesmo, uai !?

A PBR vende gasolina cara subisdiada com impostos que...

E poderia aproveitar também e responder minha pergunta objetivamente.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:56:43 »

A relação entre quantidade de impostos pagos e subsídios é inexistente. Suas perguntas foram respondidas com objetividade, vide links contidos na resposta 21:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121008_petrobras_ft_ru.shtml
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1300139&tit=Subsidio-provoca-efeito-domino-nos-combustiveis
http://www.datatransp.com/noticias_mostra_mostra.php?idnoticia=239
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/06/miriam-leitao-isto-e-um-subsidio-ao-combustivel-fossil.html
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:58:51 »
A PBR vende gasolina cara subisdiada com impostos que deveriam ir para outros setores e o BB e Caixa baixam os juros e expandem o crédito deseperadamente para manter o consumo alto endividando a população e aumentando a inadimplência e os calotes.

Realmente, faz todo sentido manter essas empresas.
Mas a Petrobrás não é a maior pagadora de impostos do país?
[...]

Em termos absolutos, "sim".

Em termos relativos, nem fod...!!!

Estamos falando só de empresas? Em termos relativos, eu acho que quem mais paga é a indústria tabagista e de bebidas alcoólicas, certo?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:15:00 »

A relação entre quantidade de impostos pagos e subsídios é inexistente. Suas perguntas foram respondidas com objetividade, vide links contidos na resposta 21:

Você disse que a BR é subsidiada com impostos, ou li errado? Gostaria que você demonstrasse onde o governo está aplicando esses impostos no subsídio que a empresa promove? Até onde eu sei não há renuncia fiscal do governo favorecendo os preços dos combustíveis e tampouco aportes do tesouro com essa finalidade. Há recursos do BNDES, que são praticamente iguais para todas as empresas nacionais...

Eu entendo que o subsídio praticado é totalmente absorvido pela empresa, que ainda dá imensos lucros. E entendo que esse subsídio é totalmente favorável à economia brasileira, e até justificável pela ótica de uma empresa como a BR, estratégica para a economia e para todos os setores produtivos, e que vendeu por bastante tempo combustíveis a preços mais caros do que os praticados lá fora, gerando imensos dividendos para seus acionistas.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #29 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:21:17 »
A PBR vende gasolina cara subisdiada com impostos que deveriam ir para outros setores e o BB e Caixa baixam os juros e expandem o crédito deseperadamente para manter o consumo alto endividando a população e aumentando a inadimplência e os calotes.

Realmente, faz todo sentido manter essas empresas.
Mas a Petrobrás não é a maior pagadora de impostos do país?
[...]

Em termos absolutos, "sim".

Em termos relativos, nem fod...!!!

Estamos falando só de empresas? Em termos relativos, eu acho que quem mais paga é a indústria tabagista e de bebidas alcoólicas, certo?

As que mais pagaram em 2011:

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/as-15-empresas-que-mais-pagaram-impostos-no-brasil-em-2011

Quanto ao negrito, eu diria em termos proporcionais. Proporcionalmente, são empresas que produzem/comercializam estes produtos:

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1334595-9356,00-VEJA+QUAIS+SAO+OS+DEZ+PRODUTOS+EM+QUE+O+BRASILEIRO+MAIS+PAGA+IMPOSTO.html
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #30 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:28:05 »

Você disse que a BR é subsidiada com impostos, ou li errado? Gostaria que você demonstrasse onde o governo está aplicando esses impostos no subsídio que a empresa promove? Até onde eu sei não há renuncia fiscal do governo favorecendo os preços dos combustíveis e tampouco aportes do tesouro com essa finalidade. Há recursos do BNDES, que são praticamente iguais para todas as empresas nacionais...

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/06/miriam-leitao-isto-e-um-subsidio-ao-combustivel-fossil.html
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1300139&tit=Subsidio-provoca-efeito-domino-nos-combustiveis

Eu entendo que o subsídio praticado é totalmente absorvido pela empresa, que ainda dá imensos lucros.
Baseados no infligimento da livre-concorrência e no degrenimento da imagem da PBR para o mercado externo.

E entendo que esse subsídio é totalmente favorável à economia brasileira,
Favorável à PBR. Economia nenhuma é beneficiada por protecionismo, uma prática ultrapassada mesmo antes de ter sido criada.

e até justificável pela ótica de uma empresa como a BR,
Qual é a ótica da PBR?

estratégica para a economia e para todos os setores produtivos,
Todos os setores produtivos? Duvido muito. Nenhuma empresa estatal/mista deve ser considerada estratégica para o governo, ainda mais quando a mesma pode sofrer com seus rendimentos de modo que poderia afetar negativamente os interesses do governo.

e que vendeu por bastante tempo combustíveis a preços mais caros do que os praticados lá fora,
Pois é. Praticas de economistas amadores que resultam em gasolina caríssima com um monte de subsídios.

gerando imensos dividendos para seus acionistas.
E imenso prejuízo para o povo e desvantagens para concorrentes.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:31:11 »
Calma price....Meu monitor não é tao grande assim... :histeria:

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:34:35 »
Por favor Price, diminua o tamanho do fonte para que a sua postagem fique mais agradável.

E, no caso, eu acho que o forista _Juca_ está pedindo que você mesmo explique a questão.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Novembro de 2012, 12:04:15 »

Esses links só estão dizendo que tem subsídios e dão a opinião de seus colunistas, não demonstra onde o o governo está aplicando impostos no subsídio do combustíveis.

Baseados no infligimento da livre-concorrência e no degrenimento da imagem da PBR para o mercado externo.

A BR continua dando lucro, ninguém está vendendo sua participação na empresa e se contabilizar os lucros e dividendos da empresa na última década, vai ser difícil que alguém realmente veja remotamente a BR como um mal negócio. É claro, se você for acionista da empresa sempre vai querer os maiores lucros não importando se o país está se f. por causa dele, então por isso a importância estratégica da BR.

Favorável à PBR. Economia nenhuma é beneficiada por protecionismo, uma prática ultrapassada mesmo antes de ter sido criada.

O subsídio é favorável a BR? Tem certeza? Protecionismo que vende gasolina mais barata não é exatamente protecionismo.

Qual é a ótica da PBR?

Já respondi, na sequência, e mais tarde respondo o resto.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #34 Online: 12 de Novembro de 2012, 12:27:47 »

Esses links só estão dizendo que tem subsídios e dão a opinião de seus colunistas, não demonstra onde o o governo está aplicando impostos no subsídio do combustíveis.
Redução de impostos sobre os combustíveis, se perguntar denovo farei de conta que você não falou nada.

A BR continua dando lucro, ninguém está vendendo sua participação na empresa e se contabilizar os lucros e dividendos da empresa na última década, vai ser difícil que alguém realmente veja remotamente a BR como um mal negócio. É claro, se você for acionista da empresa sempre vai querer os maiores lucros não importando se o país está se f. por causa dele, então por isso a importância estratégica da BR.
Continua sendo uma empresa baseada em atitudes antimercado visando o benefício de seus acionistas e não da população. Inclusive, especulador sabido do setor petrolífero não investe na PBR, e sim em empresas confiáveis e de tradição internacional.

O subsídio é favorável a BR? Tem certeza?
Permite que a empresa venda um produto acima do preço de mercado, sim, é favorável enquanto sustentável.

Protecionismo que vende gasolina mais barata não é exatamente protecionismo.
Não? É o quê?

Qual é a ótica da PBR?

Já respondi, na sequência, e mais tarde respondo o resto.

Respondeu onde?

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2012, 13:25:45 »
Uma empresa estatal só seria vantajosa em relação à privada se permitisse ao menos uma das seguintes situações:
[...]
3- Oferecer seus produtos ou serviços a preços abaixo do mercado, preços de custo ou mesmo preços "subsidiados" (abaixo do custo).
[...]

A partir do momento que ela vender mercadorias e ou serviços abaixo do preço de custo, ela estará prestando um desserviço porque quem cobrirá a diferença certamente será a população via impostos, via aumento da dívida pública ou via inflação.

Nesse caso o subsídio seria para os mais pobres ou menos ricos, e os que cobririam a diferença seriam os mais ricos ou menos pobres.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Novembro de 2012, 17:13:04 »

Todos os setores produtivos? Duvido muito. Nenhuma empresa estatal/mista deve ser considerada estratégica para o governo, ainda mais quando a mesma pode sofrer com seus rendimentos de modo que poderia afetar negativamente os interesses do governo.

Não duvide. O preço do petróleo e dos combustíveis incidem diretamente sobre os preços de toda a cadeia produtiva, praticamente nada escapa, principalmente a cesta básica. Portanto essa empresa e esse setor, não só são estratégicos para o governo em si, e sim para todo o país, para cada empresa e pessoa instalada aqui. Controlando o preço dos combustíveis, é possível escapar do choque de preços e inflação que uma alta repentina e muito grande poderia ter, por exemplo. Não só é estratégico, é vital para controle soberano das finanças públicas e principalmente as privadas. É claro que existe um limite, não se pode manter o preço artificialmente muito baixo ou muito alto, não pode quebrar a empresa, mas eu acho que o governo tem sido muito eficaz na política de preços do petróleo, onde fez a empresa ganhar muito na baixa e agora faz o país perder menos na alta.

Pois é. Praticas de economistas amadores que resultam em gasolina caríssima com um monte de subsídios.

Não há subsídios na gasolina Price, principalmente quando vendia mais caro que o preço internacional. O que é é um subpreço. A estatal subsidia hoje, o que ganhou ontem. O governo não está subsidiando o preço tal qual você está sugerindo.

Por favor, demonstre onde a gasolina sendo vendida mais barata, com a estatal dando lucro, o povo está tendo prejuízos. Menos inflação, custos de frete mais baratos, mais economia para quem abastece. Você confunde as coisas.

Os únicos que estão ganhando menos (e não estão perdendo) são os acionistas, que ainda tem a opção de vender suas ações ( o governo está louco para retomar a maioria das ações preferenciais). Mas vai lá tentar comprar grandes quantidades de ações da empresa pra ver se acha. Ninguém se desfaz da BR, basta ver a rentabilidade da última década, e entender o porque.

Depois que você responder, junto os dois posts que eu divide e respondo tudo, porque na sua resposta já vi que também tem confusão.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #37 Online: 12 de Novembro de 2012, 17:26:39 »

Não duvide. O preço do petróleo e dos combustíveis incidem diretamente sobre os preços de toda a cadeia produtiva, praticamente nada escapa, principalmente a cesta básica. Portanto essa empresa e esse setor, não só são estratégicos para o governo em si, e sim para todo o país, para cada empresa e pessoa instalada aqui. Controlando o preço dos combustíveis, é possível escapar do choque de preços e inflação que uma alta repentina e muito grande poderia ter, por exemplo. Não só é estratégico, é vital para controle soberano das finanças públicas e principalmente as privadas. É claro que existe um limite, não se pode manter o preço artificialmente muito baixo ou muito alto, não pode quebrar a empresa, mas eu acho que o governo tem sido muito eficaz na política de preços do petróleo, onde fez a empresa ganhar muito na baixa e agora faz o país perder menos na alta.
Demonstre quando foi a última vez que quando o preço da gasolina abaixou também houve diminuição no preço de todos os outros produtos da cadeia produtiva.

Não há subsídios na gasolina Price, principalmente quando vendia mais caro que o preço internacional. O que é é um subpreço. A estatal subsidia hoje, o que ganhou ontem. O governo não está subsidiando o preço tal qual você está sugerindo.
O governo subsidia a gasolina para manter o preço artificialmente baixo, não vejo discussão aqui.
http://www.saemg.org.br/noticias/511-as-contradicoes-da-area-de-combustiveis
http://www.brasilagro.com.br/noticias/detalhes/6/41732
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2012/05/25/na-contramao-447129.asp

Por favor, demonstre onde a gasolina sendo vendida mais barata, com a estatal dando lucro, o povo está tendo prejuízos. Menos inflação, custos de frete mais baratos, mais economia para quem abastece. Você confunde as coisas.
O imposto que deveria ser utilizado para o bem do povo é utilizado para subsidiar produtos de baixa qualidade de uma empresa que impede a livre-concorrência tornando-se praticamente um monopólio. O custo é muito mais alto que o benefício.
Não confundo nada.

Os únicos que estão ganhando menos (e não estão perdendo) são os acionistas, que ainda tem a opção de vender suas ações ( o governo está louco para retomar a maioria das ações preferenciais). Mas vai lá tentar comprar grandes quantidades de ações da empresa pra ver se acha. Ninguém se desfaz da BR, basta ver a rentabilidade da última década, e entender o porque.
Isso já foi debatido anteriormente, não vejo sentido em continuar falando sobre este ponto.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #38 Online: 12 de Novembro de 2012, 17:28:08 »
Edit: Dupliquei o post, treta.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 18:28:18 por Price »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Novembro de 2012, 17:32:05 »
Calma Price! Já entendi na reposta #37, não precisa repetir tim-tim por tim-tim, palavra-por-palavra, letra-por-letra... :histeria:

- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #40 Online: 12 de Novembro de 2012, 18:28:40 »
Calma Price! Já entendi na reposta #37, não precisa repetir tim-tim por tim-tim, palavra-por-palavra, letra-por-letra... :histeria:

Corrigido. :)

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Março de 2014, 20:40:59 »
O Alaska distribui a receita dos royalties do petróleo entre a sua população.

Em Atenas, os lucros das minas públicas eram distribuídos entre a população.

Não poderia o mesmo ocorrer aqui no Brasil com os royalties do petróleo, mineração e o lucro das estatais? Alguém sabe quanto tocaria pra cada brasileiro? (não acho que seria muito, mas já ajudaria).

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 19 de Março de 2014, 20:45:25 »
O Alaska distribui a receita dos royalties do petróleo entre a sua população.

Em Atenas, os lucros das minas públicas eram distribuídos entre a população.

Não poderia o mesmo ocorrer aqui no Brasil com os royalties do petróleo, mineração e o lucro das estatais? Alguém sabe quanto tocaria pra cada brasileiro? (não acho que seria muito, mas já ajudaria).

Acho que se o o total fosse realmente investido em infra estrutura, educação, etc, ajudaria muito mais que dar uma merreca na mão de cada um. O problema é o que escapa no caminho.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Março de 2014, 22:55:00 »
[...]

[...]

E aí _Juca_?

Você ainda mantém a mesma opinião de há um ano e meio?
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Março de 2014, 19:03:08 »
Acho que uma vantagem de estatais seria atuar em nichos considerados socialmente necessários, mas que não sejam comumente explorados por não serem considerados tão lucrativos.

Mas talvez melhor que isso fosse de alguma forma subsidiar esse nicho, e não administrar diretamente, mais fiscalizar e etc.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Março de 2014, 21:03:44 »
[...]

[...]

E aí _Juca_?

As coisas mudam, mas BR continua dando imensos lucros, não?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Março de 2014, 22:29:42 »
[...]

[...]

E aí _Juca_?

As coisas mudam, mas BR continua dando imensos lucros, não?

Hoje todas as empresas de petróleo, estatais ou não, tem resultado operacional positivo. E a maioria apresenta resultado positivo no item lucro bruto. E isto decorre da natureza da atividade e do elevadíssimo preço médio do barril.

Então, objetivamente, no que a Petrobrás se destaca em termos de gestão do negócio para melhorar os resultados econômicos e contábeis?
Foto USGS

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Dezembro de 2014, 19:20:12 »
Sobe.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Julho de 2015, 19:30:25 »
Um argumento que já ouvi é que as estatais são coisas boas (aqui, os típicos esquerdistas brasileiros geralmente citam os melhores exemplos ou as que já tiveram histórico de boa lucratividade), mas os “políticos de direita” (PSDB, por exemplo, que é considerado de “extrema direita”) sabotam as boas empresas para depois venderem a privatização como solução. Bilionários controlam partidos com financiamento privado de campanha para que, sabotando boas empresas estatais, consigam comprá-las a “preços de banana” para depois lucrarem fabulosamente com o “patrimônio público”:

https://www.facebook.com/MarcusValerioXR/posts/10207213214151666

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Julho de 2015, 19:50:07 »
O fato de o partido trabalhista inglês ter um discurso estatista na era pré-Thatcher não impediu o fato de que as estatais que eles administravam - e que futuramente seriam privatizadas - fossem ineficientes e deficitárias. Se não foi assim, porque o partido trabalhista manteve praticamente intactas todas as realizações econômicas da era Thatcher nesse aspecto privatista?

Outro ponto contra a estatização das empresas é observar a "maravilha" (hehehe) que é o SUS no Brasil e o número de pessoas relativamente pobres que buscam socorro no setor privado da saúde. Citação: 

"Em pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e divulgada em 19 de agosto de 2014, 54% dos entrevistados avaliaram o atendimento em saúde prestado pelo SUS com nota de 0 a 4, 33% com nota entre 5 e 7 e 13% com nota entre 8 e 10. Este fato foi interpretado pelo CFM (e reforçado pela grande mídia) como 87% de reprovação do SUS pelos entrevistados. Ainda na mesma pesquisa, foram obtidas avaliações mais positivas na parcela dos entrevistados que responderam ser usuários do SUS."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_%C3%9Anico_de_Sa%C3%BAde

87% de reprovação do SUS... existe algo similar na média do setor privado? Aliás, certas empresas estatais recorrem a planos de saúde privados para oferecer o que eles acham que o SUS não oferece.

Coisa similar acontece no setor de educação. Gustavo Ioschpe, economista especializado em educação, uma vez citou um estudo acadêmico que dizia que os alunos de escolas privadas tem um desempenho melhor que os das escolas públicas, mesmo levando em conta o fator de que ter maior renda para a infraestrutura de estudar beneficia esses alunos melhores avaliados em notas.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 20:13:43 por -Huxley- »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!