estratégica para a economia e para todos os setores produtivos,
Todos os setores produtivos? Duvido muito. Nenhuma empresa estatal/mista deve ser considerada estratégica para o governo, ainda mais quando a mesma pode sofrer com seus rendimentos de modo que poderia afetar negativamente os interesses do governo.
Não duvide. O preço do petróleo e dos combustíveis incidem diretamente sobre os preços de toda a cadeia produtiva, praticamente nada escapa, principalmente a cesta básica. Portanto essa empresa e esse setor, não só são estratégicos para o governo em si, e sim para todo o país, para cada empresa e pessoa instalada aqui. Controlando o preço dos combustíveis, é possível escapar do choque de preços e inflação que uma alta repentina e muito grande poderia ter, por exemplo. Não só é estratégico, é vital para controle soberano das finanças públicas e principalmente as privadas. É claro que existe um limite, não se pode manter o preço artificialmente muito baixo ou muito alto, não pode quebrar a empresa, mas eu acho que o governo tem sido muito eficaz na política de preços do petróleo, onde fez a empresa ganhar muito na baixa e agora faz o país perder menos na alta.
Pois é. Praticas de economistas amadores que resultam em gasolina caríssima com um monte de subsídios.
Não há subsídios na gasolina Price, principalmente quando vendia mais caro que o preço internacional. O que é é um subpreço. A estatal subsidia hoje, o que ganhou ontem. O governo não está subsidiando o preço tal qual você está sugerindo.
E imenso prejuízo para o povo e desvantagens para concorrentes.
Por favor, demonstre onde a gasolina sendo vendida mais barata, com a estatal dando lucro, o povo está tendo prejuízos. Menos inflação, custos de frete mais baratos, mais economia para quem abastece. Você confunde as coisas.
Os únicos que estão ganhando menos (e não estão perdendo) são os acionistas, que ainda tem a opção de vender suas ações ( o governo está louco para retomar a maioria das ações preferenciais). Mas vai lá tentar comprar grandes quantidades de ações da empresa pra ver se acha. Ninguém se desfaz da BR, basta ver a rentabilidade da última década, e entender o porque.
Depois que você responder, junto os dois posts que eu divide e respondo tudo, porque na sua resposta já vi que também tem confusão.