DDV, observo a dificuldade mencionada por você em homens de várias faixas etárias e situações. Baseada em evidencias anedóticas e em minha experiência pessoal como uma, penso que é completamente impossível entender por completo as mulheres, pois nós mesmas não conseguimos entender umas às outras, muitas vezes, e nem entender a nós mesmas por completo (são incontáveis as vezes em que tomei atitudes que eu não compreendi momentaneamente e que só vim a compreender mais tarde, após muita reflexão e com acesso irrestrito às informações
).
Qualquer tentativa de racionalizar as atitudes femininas será perda de tempo, porque em relacionamentos, elas não são tomadas com base na razão. Então, qualquer lógica não se aplicará e nem as explicações com bases em pesquisas sobre questões evolutivas são totalmente certeiras, elas poderão no máximo fornecer pistas sobre o comportamento geral do gênero, mas não explicar logicamente atitudes individuais. Acredito que seja possível aprender a lidar melhor com as mulheres em geral, obtendo melhores resultados ao adotar e abandonar certos comportamentos, mas sem esperar entender profundamente porque e como eles funcionam.
A primeira resposta do Gaúcho não leva em conta que a mesma pessoa cristalina em uma situação pode se tornar turva em outra. E, é claro, os homens não foram completamente desvendados pelas mulheres e nem o serão. Da minha parte, posso dizer que os homens também não são fáceis de entender, mas são fáceis de agradar e é isso o que muitas mulheres devem saber; agradar instintivamente, sem entender racionalmente.
-----
Por fim, duas anedotas;
01 - Um amigo comprou há algum tempo um desses manuais PUA. Desconfiado das estratégias apresentadas, me pediu para dar uma lida no guia e dizer o que pensava. Li em casa, onde pude rir a vontade da leitura… asseguro que eles foram escritos por quem não manja nada de mulher, para tirar um troco de quem manja menos ainda.
02 - Em uma das mais recentes conversas com meu pai, o assunto era esse. Eu perguntei a ele o que ele tinha aprendido sobre as mulheres. Ele respondeu "depois de uma mãe, várias namoradas, duas esposas e duas filhas, em 65 anos, tudo o que sei é que mulher não é para entender, é para apreciar".