Não me referia à vaidade, que aliás considero até saudável, inclusive nos homens, mas paranóia mesmo - um excesso de preocupação com a aparência, que parece ocupar o centro das atenções femininas na maior parte do tempo (em média). Essa é minha impressão. Outra é que a vaidade masculina está mais ligada à aparência do que se supõe, embora sem comparações.
DOUBT, estou há dias querendo te responder, mas estava bem ocupada… finalmente consegui.
Penso que a paranóia estética é um dos graus da vaidade, possivelmente o último. As mulheres são induzidas desde muito cedo a acreditar que a boa aparênia será o seu melhor atributo.
Laura, agora quem pede desculpas sou eu. Não tinha visto sua resposta.
Cortei seu post apenas para não criar um megapost, mas concordo com tudo que foi descrito. Eu entendo e noto essas cobranças, desde um simples "menina bonita não faz isso". A pressão começa cedo.
Não foi nesse sentido que fiz o comentário, como se fosse algo impressionante, é bastante compreensível, mas para ressaltar que de todas as diferenças que eu, particularmente, enxergo nos dois sexos, essa é a que mais me chama atenção nas mulheres. E nos homens, a mania de serem bitolados (*). Quero dizer, se eu fosse apontar a principal característica de cada um, seriam estas, porque, para mim, honestamente, as diferenças são mais aparentes do que reais. Exatamente como você disse sobre a vaidade masculina. A vaidade é a mesma, as formas é que mudam. O mesmo parece se aplicar quase sempre. Peneirando, vira tudo farinha do mesmo saco.
(*) Não sei vocês, mas todo amigo meu (exagero, mas a maioria esmagadora é) adora ser "especialista" em alguma coisa.
Se deixar a conversa chegar no tema preferido, meu deus
nada consegue fazer o cara parar, pouco importando se tem alguém prestando atenção.