Queria abrir uma discussão sobre questões de gênero, se tiverem interesse. O que é gênero? Qual a necessidade de uma identificação por gênero em nossa espécie, ainda hoje?
Porque não podemos nos identificar como humanos? Acho que quando uma sociedade cria um parâmetro de diferenciação entre grupos de humanos (homens e mulheres) isto está sempre a serviço de uma desqualificação de um grupo em detrimento do outro, ou ao menos a serviço de uma desnecessária opressão de ambos. Penso que toda diferenciação visa uma subjugação, ou é uma prisão conceitual desnecessária. Podemos dizer que as mulheres estão alcançando, ou mesmo já alcançaram (como dirão os mais conservadores) uma igualdade de direitos, pode até ser. Mas igualdade de direitos ainda não é uma igualdade plena. Se os gêneros realmente se igualassem eles desapareceriam pois não mais faria diferença ser homem ou mulher, se não faz diferença já não os conseguiríamos os identificar. Se ainda os identificamos e temos em nossa cabeça toda uma simbologia e uma ideia representativa do que DEVE ser uma mulher e do que DEVE ser um homem, então ainda não há igualdade.
Se a própria noção de gênero não desapareceu é porque ainda há imposições tanto num gênero quanto noutro e se há imposições não há liberdade para ninguém.
Qual é a utilidade disso então? Quem de vocês ainda se define num gênero me explica porque sentem essa necessidade, porque precisam se identificar com um signo para conseguirem se expressar no mundo? E se acham que isso é realmente necessário e trás algum bem social?
Esse vídeo é curtinho e é muito bom pra trazer esta discussão: