Autor Tópico: Ateus declaram 'guerra ao Natal' nos EUA  (Lida 3437 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Ateus declaram 'guerra ao Natal' nos EUA
« Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:25:55 »
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/ateus-declaram-guerra-ao-natal-nos-eua.html

Grupos de ateus estão se mobilizando para impedir decoração natalina em locais públicos nos Estados Unidos, em um movimento batizado por jornais americanos de 'Guerra ao Natal'.
Os ateus formam um grupo pequeno no país - em que 73% da população é cristã -, mas que tem crescido ao longo dos últimos anos. Segundo dados de 2012 do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, 2,4% dos americanos são ateus - em 2007 eram 1,6 %.
Mesmo sendo minoria, eles têm conseguido vitórias importantes em tribunais americanos - e é na época do Natal que a briga entre religiosos e secularistas fica mais feroz, com cada um deles querendo marcar presença nas propriedades públicas.
Em novembro, uma juíza de Santa Mônica, comunidade costeira de 90 mil habitantes próxima a Los Angeles, na Califórnia, proibiu toda e qualquer manifestação natalina em um parque da cidade, quebrando uma tradição de mais de 60 anos.
Na cidade de Leesburg, no Estado da Virgínia, em uma tentativa de apaziguar os dois lados, as autoridades decidiram patrocinar uma exibição no gramado do fórum local durante a época de festas de final deste ano com símbolos seculares e religiosos.
O objetivo da exigência de solicitação formal é evitar que as exibições fiquem fora de controle e possam se tornar ofensivas. Desde 2009 até este ano, qualquer grupo podia montar a apresentação que quisesse no gramado do fórum.
Mas as exposições dos grupos ateístas começaram a ser consideradas pela comunidade como muito ofensivas, pois supostamente debochavam das religiões ao promover 'entidades' como a Igreja do Monstro do Espagueti Voador ou exibir um esqueleto vestido de Papai Noel preso a uma cruz.
Para a exposição deste ano, o grupo American Atheist preparou uma exposição focada em ciência, chamada de Science on the Lawn (Ciência no Gramado, em tradução livre).

Nova estratégia
Os grupos ateístas dizem que, embora não tenha havido uma grande vitória judicial definitiva em favor de sua causa, cada vez mais tribunais locais têm aceito o argumento de direito à igualdade no tratamento e respeito dados à sua convicção secular.
'Ter um presépio em uma propriedade do governo dá a impressão de que esse promove o cristianismo, e isso é ilegal, segundo a Constituição', disse à BBC Brasil Hemant Mehta, diretor da Foundation Beyond Belief (Fundação Além da Crença, em tradução livre), organização que promove atividades caritativas baseadas no humanismo e livres de vínculos religiosos.
'O governo não deve tomar lados quando se trata de crenças religiosas. Lutamos por patriotismo', diz ele, que contou que o sucesso recente de grupos ateus talvez se deva a uma mudança de estratégia nas suas reivindicações na Justiça.
'Nos últimos anos, houve uma mudança na maneira pela qual os ateístas lidam com a exibição de presépios em espaços públicos. Em vez de fazer o que sempre fazíamos e processar os governos locais, algo que exige tempo e dinheiro, agora exigimos nossas próprias exibições nos mesmo espaços'.
Mehta também acredita que a internet teve um papel importante para aumentar a fileira dos ateus no país. Ela ajudou aos ateístas a 'saírem do armário' e se sentirem menos intimidados pela tradicionalmente religiosa sociedade americana.
'Graças à internet, hoje as pessoas podem descobrir a verdade mais rapidamente do que nunca. É possível pesquisar fatos sobre seu pastor na web mesmo enquanto você está sentado no banco da igreja assistindo à missa', disse Mehta à BBC Brasil.
As pequenas vitórias dos ateus têm obtido destaque - e críticas - na imprensa americana. William Becker, advogado de um grupo de igrejas cristãs, disse ao Los Angeles que a decisão da juíza de Santa Mônica foi 'uma vergonha para o Natal'. 'Pôncio Pilatos era exatamente o mesmo tipo de administrador'.
Em uma recente coluna para o Washington Post, Charles C. Haynes, diretor do Religious Freedom Education Project (Projeto de Ensino sobre Liberdade Religiosa, em tradução livre), defende estar na hora de os ateístas 'aceitarem a vitória e ficarem em casa para dar espaço às celebrações de Natal'.
'Entendo o porquê de os ateístas quererem assegurar que a religião não seja privilegiada pelo governo em praça pública. Mas, em um certo ponto (e Santa Mônica, sem dúvida, chegou a esse ponto) táticas agressivas se tornam contraprodutivas e desnecessariamente divisivas', diz Haynes.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Ateus declaram 'guerra ao Natal' nos EUA
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:52:15 »
Viva o Natal..., o que é preciso é retornar ao sentido pagão de celebração do solstício de inverno e do recomeço dos dias com mais luz solar... e prendas a todos pela alegria do "regresso do Sol" e recuo das trevas. :D
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:00:51 »
Já fizemos um debate sobre esta mesma noticia em outro tópico:

../forum/topic=26045.75.html

Mantenho a mesma opinião que eu postei lá.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2012, 17:23:46 »
Putz... Gente chata... Chata e xiita...
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Squire

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:32:54 »
Olá pessoas,

Bem, pelo meu apelido no fórum já sabem que provavelmente seri contra as afirmações aqui descritas. :smartass:

Meu objetivo não é chegar chutando a porta e dizendo que todo mundo vai pro inferno. É somente questionar pois, acho que é fácil falar mal de quem não está presente.

Então, essa notícia me leva a seguinte dúvida: Atitudes como essas, mostram quem é ateu (sem generalizações, que normalmente não funcionam) está mais preocupado em convencer quem não é ateu a ser ateu? Porque eu imagino o seguinte: eu acredito em algo, ponto. Porque, eu preciso me incomodar com o que os outros acreditam? Porque ter raiva quando vejo alguém acreditando em outra coisa? Porque não passo direto e sigo meu caminho acreditando no que acredito?

Com relação ao apoio do governo, bem, ACHO que isso é resultado do modelo de política que resulta no apoio a maioria - assim como aqui no Brasil apoiam tudo que tem relação com a igreja católica, até como uma peça fundamental na política.

Até mais

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:29:04 »
Seja bem vindo MuitoCrente!

Se você quiser se apresentar visite essa página:

../forum/topic=198.6650.html

Você é mais um dos vários crentes do fórum e tenho certeza que veio para somar.

Às vezes sou ateu, outras vezes sou crente. Também achei chato essa guerrinha e muitos ateus também acham!

:ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:29:18 »
Seja bem vindo MuitoCrente.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:36:27 »
Bem vindo MuitoCrente.

É sempre uma honra que um forista se apresente onde o Pasteur indicou.  :)

Sobre sua afirmação, acho que as vezes (as vezes) pode ser reflexo da opressão e do preconceito por parte dos religiosos.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:51:50 »
Viva o Natal..., o que é preciso é retornar ao sentido pagão de celebração do solstício de inverno e do recomeço dos dias com mais luz solar... e prendas a todos pela alegria do "regresso do Sol" e recuo das trevas. :D

Aqui é solstício de verão. No RJ estamos na faixa dos 40 graus C. Por enquanto, nem sinal das trevas. :lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2012, 20:59:27 »
Querem acabar com o natal... :nao3:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2012, 09:27:37 »

Aqui é solstício de verão. No RJ estamos na faixa dos 40 graus C. Por enquanto, nem sinal das trevas. :lol:

Sempre acusado de eurocentrismo. :vergonha:... :biglol:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2012, 18:01:47 »

Se for pra nunca mais ouvir "então é natal" com a Simone, eu apoio. :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:29:53 »

Ou aquela p... de 'especial' com o Roberto Carlos.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:32:43 »

Ah não, desse você não se livra porque o tema é o fim de ano. Teriam que acabar com o ano-novo neste caso  :lol:

- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:33:55 »

Ah não, desse você não se livra porque o tema é o fim de ano. Teriam que acabar com o ano-novo neste caso  :lol:

Então que o ano-novo acabe também.  :biglol:
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:58:31 »

Então que o ano-novo acabe também.  :biglol:

Concordo. O RC também já me encheu.  :histeria:

- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2012, 10:23:36 »
Que babaquice esse negócio de "ateu contra o natal"...

Se bem que na parte da Simone e do RC eu concordo. :ok:
"Deus prefere os ateus"

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:45:29 »
Eu não gosto do natal mas gosto da reunião da família nos dias 24 e 25.
O que eu mais odeio é entrar no supermercado nesta época e ouvir aqueles acordes de harpa daquela musiquinha "é natal é natal"...
O cd da Simone de natal talvez só não seja pior do que o do Kenny G.

Pelo menos minha esposa e eu nos entendemos na questão de não dar presentes um para o outro nesta época, assim como minha família , e não preciso sair para comprar presentes.

Mas acho ridículas estas campanhas contra o natal. Não quer comemorar fica quieto e deixa os outros na sua curtição.
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:52:00 »
Mesmo porque o Natal deixou há tempos de ter um sentido estritamente religioso, para se tornar muito mais comercial.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2012, 15:58:23 »
Mesmo porque o Natal deixou há tempos de ter um sentido estritamente religioso, para se tornar muito mais comercial.

A mesma coisa do "Círio de Nazaré" aqui em Belém,PA.Pra mim tem um caráter bem mais de folclore do que de religião.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2012, 21:34:39 »
Não vi nada na reportagem que levasse à interpretação (errada) de que os grupos citados são contra o natal - eles são contra o PATROCÍNIO PÚBLICO OFICIAL do natal.

Achei interessante a mudança de estratégia citada na reportagem: já que não se consegue mesmo impedir o privilégio religioso oficial é justo que se exija igualdade de tratamento aos não religiosos. Se os religiosos têm o direito de defender um "deus seja louvado" nas notas, os ateus também têm de exigir um "deuses não existem" e aí se o argumento para a manutenção do primeiro é o respeito à diversidade, o mesmo pode ser dito do segundo e dessa forma fica difícil a justiça negar o pedido dos ateus.

Esses grupos podem até parecer chatos e tal, mas não devemos esquecer que eles estão exercendo um direito que lhes assiste, da mesma forma que os que acreditam em deus(es), independentemente de o natal ter virada ou não folclore.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2012, 22:14:06 »
Quero esclarecer que sou totalmente contra isso daqui:

Em novembro, uma juíza de Santa Mônica, comunidade costeira de 90 mil habitantes próxima a Los Angeles, na Califórnia, proibiu toda e qualquer manifestação natalina em um parque da cidade, quebrando uma tradição de mais de 60 anos.

Mesmo porque a liberdade de reunião e de manifestação é assegurada a todos, independentemente de religião.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Aisling Dea

• Nível 00
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Dezembro de 2012, 00:31:44 »
Quero esclarecer que sou totalmente contra isso daqui:

Mesmo porque a liberdade de reunião e de manifestação é assegurada a todos, independentemente de religião.

Pelo que li desse caso, os ateus fizeram (ou iriam fazer) uma "área" para louvar o Monstro do Espaguete Voador, pois todos poderiam fazer (igualdade e tals) ai os religiosos ficaram revoltados, e a juíza proibiu todo mundo, se os ateus não podem, ninguém pode. Algo nesse sentido, não foi "do nada" não...
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2012, 00:55:00 »
<a href="http://www.youtube.com/v/IolHgMf_nbw?hl=pt_BR&amp;amp;version=3" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IolHgMf_nbw?hl=pt_BR&amp;amp;version=3</a>

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Dezembro de 2012, 02:03:19 »

No sul/sudeste do Brasil podemos comemorar que o sol finalmente está voltando pro norte e vai nos torturar menos. No norte do Brasil o que dá pra comemorar é que o sol vai finalmente deixar de ficar do lado da janela que incomoda durante o dia pra ficar do outro lado, mas nem todo mundo vai concordar com o lado que incomoda.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!