Autor Tópico: Budismo, um caminho para a felicidade  (Lida 3734 vezes)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Budismo, um caminho para a felicidade
« Online: 16 de Dezembro de 2012, 10:58:25 »
ABAIXE SEUS ARGUMENTOS CONTRA AS CRENÇAS DO BUDISMO, é o que digo, pois aqui não levaremos tais em questão, estou aqui para criar uma discussão  sobre a filosofia do budismo, sobre os ensinamentos do Buda, e sobre o jeito budista de pensar.

Filosofia Budista

A salvação não vem lá de cima, vem de si mesmo, do autoconhecimento”, diz a monja budista Yvonette Gonçalves. Afirmações como essa - simples e diretas - explicam por que o budismo atrai hoje gente de todos os credos e até ateus convictos. Mais do que uma religião, os ensinamentos de Buda são encarados como uma filosofia de vida que nos ajuda a perceber a impermanência de tudo o que existe e, desse modo, a lidar melhor com as transformações, doenças e perdas.

Combinando práticas eficazes, como a meditação, com uma ética que engloba o respeito a si mesmo, aos outros e a todos os seres vivos, o budismo oferece a seus seguidores a perspectiva de superação do sofrimento. “O primeiro passo consiste em parar e olhar para si próprio”, ensina a monja Yvonette. Mas o que significa praticar o budismo sem ser devoto? Os principais ensinamentos de

Buda são as "quatro verdades nobres". Em linguagem moderna, elas afirmam que: o sofrimento é inevitável; sua origem vem do apego excessivo aos desejos; para superar o sofrimento, deve-se eliminar o apego; elimina-se o apego por meio de práticas corretas. Tais práticas compõem um amplo leque de opções, que vão da recitação de frases poderosas (mantras) à meditação, do estudo dos textos tradicionais ao trabalho em benefício dos outros. O indivíduo deve buscar as práticas que mais combinem com o seu temperamento. E não é necessário renunciar à religião de origem para tirar proveito delas.

Não acredite, experimente

No budismo, ninguém está preocupado em cultuar uma divindade, mas em vivenciar o aprendizado. Afinal, o próprio Buda não era um deus, e sim um homem, que teria dito aos discípulos: “Não acreditem em nada do que eu digo; testem por si mesmos”. Na visão da psicóloga Bel César, “quando nos tornarmos um exemplo vivo dos ensinamentos, não há necessidade nem mesmo de nos considerarmos budistas”.

Autora de vários livros e mãe do jovem lama Michel Rimpoche, que hoje reside na Itália e difunde as lições pelo mundo todo, Bel dirige a organização Vida de Clara Luz, entidade não-religiosa orientada pela ética budista. Uma de suas principais atividades é ajudar pacientes terminais a enfrentar a perspectiva da morte. “Eles me ensinaram a ver a necessidade dos outros sem confundir compaixão com co-dependência. Quando os acompanho, tenho que abandonar qualquer ilusão de controle e poder. A pessoa que pratica o budismo e não se empenha no autoconhecimento corre o sério risco de fazer essa confusão”, pondera. É bom lembrar que a palavra buda significa “iluminado” - a clareza interna é fundamental
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re:Budismo, um caminho para a felicidade
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2012, 12:39:57 »
Caro "Filosofo Superficial",

Você limitou bastante o escopo da discussão, já que impôs, de modo indireto, que, ao se discutir a filosofia do Budismo, não devemos argumentar, também, sobre os ensinamentos de Buda e o seu modo de pensar, pois, de modo mediato, estes compõem as crenças do Budismo. E, caso haja interesse, já existe um tópico bastante intenso e extenso sobre o assunto, se não me engano, com a participação do Luiz Souto. Se houver interesse, eu procurarei e, posteriormente, colocarei aqui o link. []
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2012, 12:56:53 »
../forum/topic=19100.50.html

Minha opnião de leigo em relação ao budismo é que ele é um espiritismo chic.

Ou melhor colocando, Kardec elaborou uma forma de budismo cristianizado popular.

A grande vantagem do budismo é que ele não apenas enfatiza que a "salvação é pessoal", como ele dá uma diretriz a ser seguida com o caminho octuplo. Eu demorei muito para valorizar a meditação, agora eu penso que o estado meditativo é a forma correta de manter a minha mente. Eu considero, como opnião pessoal, que aquela coisa de mantras e posição de lotus é uma besteira, eu penso que o estado meditativo tem que ser uma constante no dia-a-dia.

Como diz os misticóides esquisotéricos: "Viva o momento, o agora é a eternidade".

Eu acho isso uma grande verdade.

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2012, 13:25:08 »

Você limitou bastante o escopo da discussão, já que impôs, de modo indireto, que, ao se discutir a filosofia do Budismo, não devemos argumentar, também, sobre os ensinamentos de Buda e o seu modo de pensar, pois, de modo mediato, estes compõem as crenças do Budismo. E, caso haja interesse, já existe um tópico bastante intenso e extenso sobre o assunto, se não me engano, com a participação do Luiz Souto. Se houver interesse, eu procurarei e, posteriormente, colocarei aqui o link. []

Fique a vontade para trazer o que quiser, eu só não acharia interessante focar nelas, mas, se quiser trazer outras questões... O único problema seria você usar o tom que o "Espiritos Nunca mais" Apresenta.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2012, 13:27:27 »

Ou melhor colocando, Kardec elaborou uma forma de budismo cristianizado popular.

A grande vantagem do budismo é que ele não apenas enfatiza que a "salvação é pessoal", como ele dá uma diretriz a ser seguida com o caminho octuplo. Eu demorei muito para valorizar a meditação, agora eu penso que o estado meditativo é a forma correta de manter a minha mente. Eu considero, como opnião pessoal, que aquela coisa de mantras e posição de lotus é uma besteira, eu penso que o estado meditativo tem que ser uma constante no dia-a-dia.

Como diz os misticóides esquisotéricos: "Viva o momento, o agora é a eternidade".

A função dos mantras seria ter algo para manter a atenção ativa enquanto se mantém a mente limpa, é um "truque" para ajudar, apesar de eu prefirir usar a respiração. E, é possivel meditar em qualquer posição e por quanto tempo se quer... Eu gosto da filosofia "não acredite, experimente" deles.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2012, 13:33:05 »

A função dos mantras seria ter algo para manter a atenção ativa enquanto se mantém a mente limpa, é um "truque" para ajudar, apesar de eu prefirir usar a respiração. E, é possivel meditar em qualquer posição e por quanto tempo se quer... Eu gosto da filosofia "não acredite, experimente" deles.

Durante o dia eu sou obrigado a reprimir os pensamentos, quando eu começo a divagar eu "lembro de parar". De noite eu foco no meu zumbido.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2012, 15:04:48 »

Uma pequena correção: os tópicos sobre Budismo tiveram a participação intensa do Luiz Dantas , o então budista de plantão do CC.

Eu sou o marxista de plantão.  :lol:

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2012, 16:10:27 »

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e uma não tem absolutamente nada a ver com a outra. Até o conceito de reencarnação, que pode parecer igual,  é entendido de forma totalmente diferente.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2012, 16:53:57 »

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e uma não tem absolutamente nada a ver com a outra. Até o conceito de reencarnação, que pode parecer igual,  é entendido de forma totalmente diferente.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Tirando os espiritas, que creem que Kardec psicografou a doutrina diretamente de seres angelicais, acho que é muito claro para todos, não precisa nem ser muito fluente em teologia, que Kardec se inspirou nos ensinamentos budistas para criar o espiritismo.

É um budismo claramente cristianizado, com ideias que os cristãos aceitariam mais fácil do que a complicada noção de reencarnação do buda.

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2012, 17:08:28 »

Concordo o Gigaview, algumas ideias são as mesmas, mas o conceitos são bem diferentes. O budismo prega "Experimente, não aceita", o espiritismo vai mais pro "Aceite e tente experimentar, se não der, continue aceitando, agente sabe como é".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2012, 17:50:36 »

Uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Tirando os espiritas, que creem que Kardec psicografou a doutrina diretamente de seres angelicais, acho que é muito claro para todos, não precisa nem ser muito fluente em teologia, que Kardec se inspirou nos ensinamentos budistas para criar o espiritismo.

É um budismo claramente cristianizado, com ideias que os cristãos aceitariam mais fácil do que a complicada noção de reencarnação do buda.

Bullshit. Kardec não psicografou coisa alguma, não existem seres angelicais (anjos) nessa estória e não tem nada de budismo no espiritismo.

Você está totalmente equivocado.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2012, 18:44:24 »
Ele não disse que Rivail/Kardec psigrafou qualquer coisa, mas que se inspirou no budismo.

Eu não sei se há essa influência, já existiam idéias "espiritualistas" na Europa antes de Rivail, que acho que ele só criou um novo "brand" mais ou menos arbitrário, não sei se precisaria ter ido buscar qualquer coisa significativa no budismo. Se bem que acho que talvez a coisa de carma possivelmente tenha vindo daí mesmo (puro chute), mas não sei se foi introduzido ao espiritualismo europeu por ele, possivelmente também já estava lá antes.

Talvez mais provavelmente do hinduísmo...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:19:42 »
Ele não disse que Rivail/Kardec psigrafou qualquer coisa, mas que se inspirou no budismo.

Eu não sei se há essa influência, já existiam idéias "espiritualistas" na Europa antes de Rivail, que acho que ele só criou um novo "brand" mais ou menos arbitrário, não sei se precisaria ter ido buscar qualquer coisa significativa no budismo. Se bem que acho que talvez a coisa de carma possivelmente tenha vindo daí mesmo (puro chute), mas não sei se foi introduzido ao espiritualismo europeu por ele, possivelmente também já estava lá antes.

Talvez mais provavelmente do hinduísmo...

Toda a Europa foi tomada por uma onda de bullshits orientalistas na época com reflexos nos EUA e também no Brasil. Na época de Kardec a teosofia estava entrando na moda com sua salada de orientalismo, de cabala e de gnosticismo que pretendia sintetizar todas as religiões. Os livros de Blavatski divulgaram os princípios do karma e da transmigração, extraídos das doutrinas hindus, misturados com alguns conceitos do budismo tibetano. Note que essa possível influência da teosofia coincide com a fase da maturidade do espiritismo.

Portanto, acho mais provável que tenha recebido uma leve influência do hinduísmo através dos movimentos orientalistas/ocultistas que também originaram a teosofia.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2012, 22:32:14 »
Os conceitos do espiritismo são completamente opostos aos conceitos do budismo. O espiritismo possui um conceito utilitarista de karma que mais se aproxima do hinduísmo. Fazer boas ações é uma forma de acumular um "bom karma" e ter uma reencarnação mais afortunada, ao mesmo tempo que o espírito "evolui" até não ser necessário mais reencarnar.

No budismo o objetivo não é ficar acumulando karma, mas "cessar" a geração desse, o que só ocorre com a cessação dos desejos e dos apegos. Só assim é possível atingir a libertação do ciclo de renascimento (que é um conceito também diferente da reencarnação espírita, já que no budismo não há uma alma ou espírito que sobreviva à morte, e portanto, reencarne em outro corpo).

Do ponto de vista budista, só o fato de você ter a intenção de fazer boas ações com o objetivo de "melhorar o karma" e conseguir uma melhor reencarnação já constituiu uma forma de apego, o que o mantém preso ao "mundo ilusório" e longe da "libertação final". Portanto a prática conforme os conceitos espíritas o leva mais longe, e não mais perto, da "meta final", pela interpretação budista.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2012, 22:46:05 »
Importante destacar que o lamaísmo tibetano admite a reencarnação de um espírito que sobrevive à morte, em casos especiais, o que não acontece nas demais correntes budistas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2012, 22:49:27 »
Resumindo: Bullshit:P
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2012, 22:55:10 »
Sim, o lamaísmo é uma exceção, devido principalmente a um sincretismo intenso com crenças locais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2012, 23:03:59 »
Sim, o lamaísmo é uma exceção, devido principalmente a um sincretismo intenso com crenças locais.

Em algumas entrevistas com o Dalai Lama se percebe alguma reticência em relação ao conceito de reencarnação tibetana e demonstra muito cuidado na abordagem desse assunto.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2012, 10:49:51 »
É verdade aquele boato de um Lama não pode reencarnar sem autorização do governo chinês?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:03:55 »
É verdade aquele boato de um Lama não pode reencarnar sem autorização do governo chinês?

Pelo que sei a China não tem poder no plano espiritual, apesar de que recentemente consideraram contratar espiritos materializados para trabalhar nas fábricas, como não precisavam de comida, nem água, o salário seria irrisório

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2012, 12:15:57 »

Pelo que sei a China não tem poder no plano espiritual, apesar de que recentemente consideraram contratar espiritos materializados para trabalhar nas fábricas, como não precisavam de comida, nem água, o salário seria irrisório

Ah, os chineses....

A reencarnação é a forma de sucessão do budismo tibetano e as políticas de liberdade religiosa defendidas pela China incluem, naturalmente, um respeito ao tipo de sucessão tradicional. Nunca houve um caso que um antigo "Dalai Lama" determinasse o novo. E o governo chinês já emitiu regras sobre a administração da reencarnação dos "budas vivos" na religião tibetana. A sucessão dos líderes deve respeitar as tradições e as leis de Pequim - afirmou Lei.
http://oglobo.globo.com/mundo/china-acusa-dalai-lama-de-nao-respeitar-reencarnacao-diz-ter-poder-sobre-sucessao-do-lider-2694427

A futura designação de um sucessor pelo líder espiritual dos tibetanos é "ilegal", advertiu o governo da China nesta segunda-feira. "O título de Dalai Lama é atribuído pelo governo central chinês e é ilegal em qualquer outro caso", declarou Hong Lei, porta-voz do ministério das Relações Exteriores. "A reencarnação do Dalai Lama inclui um conjunto de rituais e convenções religiosas. O Dalai Lama nunca teve o costume de identificar o próprio sucessor", enfatizou Hong.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-considera-nomeacao-de-sucessor-pelo-dalai-lama-ilegal

...sempre nos surpreendendo.

:histeria:

Então, queria saber se isso aí é verdade, que existe tais leis do governo chinês mesmo.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

• Nível 14
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Dezembro de 2012, 12:52:37 »

Ah, os chineses....

A reencarnação é a forma de sucessão do budismo tibetano e as políticas de liberdade religiosa defendidas pela China incluem, naturalmente, um respeito ao tipo de sucessão tradicional. Nunca houve um caso que um antigo "Dalai Lama" determinasse o novo. E o governo chinês já emitiu regras sobre a administração da reencarnação dos "budas vivos" na religião tibetana. A sucessão dos líderes deve respeitar as tradições e as leis de Pequim - afirmou Lei.
http://oglobo.globo.com/mundo/china-acusa-dalai-lama-de-nao-respeitar-reencarnacao-diz-ter-poder-sobre-sucessao-do-lider-2694427

A futura designação de um sucessor pelo líder espiritual dos tibetanos é "ilegal", advertiu o governo da China nesta segunda-feira. "O título de Dalai Lama é atribuído pelo governo central chinês e é ilegal em qualquer outro caso", declarou Hong Lei, porta-voz do ministério das Relações Exteriores. "A reencarnação do Dalai Lama inclui um conjunto de rituais e convenções religiosas. O Dalai Lama nunca teve o costume de identificar o próprio sucessor", enfatizou Hong.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-considera-nomeacao-de-sucessor-pelo-dalai-lama-ilegal

...sempre nos surpreendendo.

:histeria:

Então, queria saber se isso aí é verdade, que existe tais leis do governo chinês mesmo.

Se for, é força de besteira...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Dezembro de 2012, 17:25:21 »

Uma pequena correção: os tópicos sobre Budismo tiveram a participação intensa do Luiz Dantas , o então budista de plantão do CC.

Eu sou o marxista de plantão.  :lol:
Já houve uma tentativa de unir o marxismo ao budismo aqui no FCC...
../forum/topic=27043.50.html

:biglol:

- Skid Row

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2012, 11:14:53 »

Kardec não "psicografou a doutrina diretamente de seres angelicais", simplesmente reuniu e codificou várias mensagens psicografadas de diferentes Espíritos em diferentes locais da França. E ele não "criou" o Espiritismo, apenas o codificou.

Eu diria que o Cristianismo que é um Budismo ocidentalizado.

Penso que a essência do Budismo deveria ser a grande religião mundial.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2012, 11:17:22 »
Concordo o Gigaview, algumas ideias são as mesmas, mas o conceitos são bem diferentes. O budismo prega "Experimente, não aceita", o espiritismo vai mais pro "Aceite e tente experimentar, se não der, continue aceitando, agente sabe como é".

O Budismo está mais centrado no homem encarnado, na vida atual, já o Espiritismo está mais centrado na alma eterna, no Espírito.

São pontos de vista diferentes.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!