Autor Tópico: A lógica da moral contra o suicídio.  (Lida 7962 vezes)

Offline Profano

• Nível 01
  • *
A lógica da moral contra o suicídio.
« Online: 08 de Abril de 2010, 21:18:59 »
O fato de alguém se matar não é errado, da mesma forma como alguém não se matar também não é errado. Isso pode parecer confuso, mas decorre do simples fato de que moral não existe. Isso pode parecer estranho, mas pode ser explicado facilmente da seguinte forma: valores não existem. Isso pode, agora, parecer ilegal, mas não se pode alegar a inexistência das leis, visto que estão devidamente e concretamente registradas – em blocos branquinhos de celulose ecologicamente correta fatiada em dimensões e gramaturas oficiais – na forma de símbolos lingüísticos tradicionais da cultura vigente no espaço geográfico dominado por certa população de hominídeos civilizados. Livros dessa natureza dizem, baseados em valores que não existem, o que não podemos fazer se nós, que não somos livres, quisermos permanecer livres – isto é, obedecer do lado de fora da cadeia. Sua finalidade última é determinar, geralmente em Times New Roman tamanho 12, os parâmetros para a vida em sociedade, ou seja, para a moral, para o bem... [inutilia truncat] O raciocínio circular pára aqui – se alguém quiser continuar rodopiando legalmente em filosofias relativistas até induzir o vômito, nihil obstat. Isso pode parecer estranho, mas podemos negar sua existência com um porém concreto: não existem leis, mas somente comportamentos legislados. Morrer ou se matar, apesar de corresponderem à mesma realidade objetiva, são coisas distintas subjetivamente. Se o suicídio fosse errado em si mesmo, ao cortarmos os pulsos, o sangue, em vez de jorrar, nos daria uma lição de moral. A morte não é moralmente condenável apenas por ser biologicamente inevitável. Portanto, se matar não é errado, mas está errado, e isso basicamente se explica assim: um macaco manda, o outro treme. Que general permitiria que seu exército se matasse antes da guerra? Aquele que não tem poder de sê-lo, visto que é impossível um general sem exército. A lógica da moral contra o suicídio tem duas faces: os líderes o proíbem para poderem continuar no controle, como sempre foi, visto que, mesmo depilados, permanecemos uma macacada hierárquica. Mas por que os controlados, cotidianamente, anonimamente, seguramente, proíbem-se uns aos outros o suicídio? Pelo mesmo motivo que há denúncias anônimas de roubo de chocolate no supermercado. Como são proibidos, mas não podem se vingar da opressão de seus líderes – e essa impotência lhes corrói –, a vingança se desvia para seus iguais: – punam todos os imorais, todos os criminosos de si mesmos, todos os monstros covardes que fizerem o que não posso fazer, que realizam a paz que não posso ter! Formigas orquestradas, dividindo a labuta de carregar folhas de civilização ao formigueiro. Se houvesse três carregando uma folha, mas uma delas a soltasse, aumentando o esforço das outras duas, estas encarnariam prontamente, cheias de rancor e inveja, aquilo que mais detestam: e a oprimiriam até que se tornasse tão desgraçada quanto elas próprias, e continuasse a carregar a folha indefinidamente, rumo a uma morte natural. Essa é a outra face da moral contra o suicídio. Uma miséria de escravos democráticos. Há exceções, mas estão no corredor da morte.

André Díspore Cancian

Fonte: niilismo.net/reflexoes/a_morte_e_o_suicidio.php

Temma

• Visitante
Re: A lógica da moral contra o suicídio.
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2010, 21:40:28 »
niilismo.net 

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2010, 01:27:16 »
Texto confuso! Não entendi essa correlação entre suicídio, moral e lei.
8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 01:40:51 »
As pessoas no poder, proíbem o suicídio porque não podem elas mesmas se matar, é basicamente isso. Assim ao menos tem o gostinho de privar os outros do suicídio, que eles desejam, mas não cometem. :roll:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 02:09:48 »
Que cachaça!
8-)

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 16:35:56 »
Interessante, apesar de confuso, ao meu ver existe sim uma relação entre o suicido e a moral, Durkheim escreveu um livro intutulado "O Suicidio" o qual tenta de maneira geral provar isso...

O fato da moral ser diversa conforme a diversidade social, ao meu ver é um indício que de fato ela não existe em sí mas sim é inventada... meu ponto de discórdia do texto é o ponto de sua criação, ao meu ver a moralidade é uma representação do pensamento coletivo, emana das relações e afinidades sociais, é um dos elementos que dão "liga" à vida social (não que seja absolutamente impossivel viver sem, mas teríamos que procurar outro elemnto), não acho que seja impossível que uma moral seja disseminada por "poderosos", mas necessitáriamos ao menos uma pré-moral similar já difundida socialmente...
/------------------/--------------------/

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2010, 17:28:51 »
Suicídio de poderosos não é tão incomum assim, muitas vezes justificados por motivos morais ou políticos. Foi o caso de Getúlio Vargas, cujo suicídio foi um golpe político em seus adversários. É o caso também de Sócrates que se suicida (com consentimento e como punição da assembleia de Atenas) por um motivo moral. É o caso de generais romanos e orientais, quando ficam desonrados.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2010, 17:47:23 »
Por que ele não se matou, poupando a todos de ler esse texto?

2

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2010, 21:39:38 »
Politicos japones se suicidam com bastante frequencia......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2010, 00:18:53 »

Não seria a hora de acontecer isto na terra brasilis? :biglol:
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2010, 03:30:10 »

Não seria a hora de acontecer isto na terra brasilis? :biglol:
Ai nao sobra um..... He he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2010, 16:05:19 »

O texto acima foi escrito em 09/07/2007, mas na verdade faz parte de um capítulo chamado “Suicídio”  de um  livro intitulado “O Vazio da Máquina – Niilismo e Outros Abismos” publicado em 2009. Realmente ele parece ser meio confuso, mas inserido  no restante do capítulo é bem interessante.  O livro é esse aqui: http://niilismo.com.br/

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2010, 12:45:06 »

À parte o belo jogo de palavras e o emprego de metáforas relativamente interessantes, achei o texto fraco, destituído de encadeamento - essencial para uma boa compreensão. E dizer que o suicídio não é permitido porque não interessa aos detentores do poder é minimizar demais a complexidade de uma vida. :no:

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2010, 13:01:25 »

O texto acima foi escrito em 09/07/2007, mas na verdade faz parte de um capítulo chamado “Suicídio”  de um  livro intitulado “O Vazio da Máquina – Niilismo e Outros Abismos” publicado em 2009. Realmente ele parece ser meio confuso, mas inserido  no restante do capítulo é bem interessante.  O livro é esse aqui: http://niilismo.com.br/

Interessante a ponto de ser possível fazer uma resenha da idéia básica, ou é algo tão profundo e complexo que não pode ser expresso de forma minimamente significativa se não for na forma do próprio texto, de tão, mais tão profundo e complexo que é?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2010, 20:54:28 »
Não li o texto inteiro não, mas por que moral não existe?
Eu não poderia inventar um valores e abraçá-los?
(Eu deveria ler o texto, mas não vou ler o texto!)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2010, 00:27:01 »
A moral mais natural que existe é a da vida. O prazer de viver é uma condição de saude mental. Tanto que as idéias de suicídio são uns dos sintomas do quadro depressivo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2010, 21:54:03 »

Interessante a ponto de ser possível fazer uma resenha da idéia básica, ou é algo tão profundo e complexo que não pode ser expresso de forma minimamente significativa se não for na forma do próprio texto, de tão, mais tão profundo e complexo que é?

Não é profundo ou complexo, a ideia básica é mostrar que não existe nada de errado em se matar porque o ato de se matar ou morrer por outra causa correspondem a mesma realidade objetiva. Bom, pelo menos para o defunto  :P

A moral mais natural que existe é a da vida. O prazer de viver é uma condição de saude mental. Tanto que as idéias de suicídio são uns dos sintomas do quadro depressivo.

Eu concordo que o quadro depressivo pode levar ao suicídio, mas não entendi esse lance da “moral mais natural que existe é a da vida”.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2010, 21:59:35 »
Não seria uma condição nossa a vontade para a vida em oposto de uma vontade para a morte, o suicídio?

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2010, 23:17:08 »
Eu até concordo com esta ideia de que, pelo menos depois de morto, a forma da morte, o quanto se viveu a o que se fez na vida não importa mais. É por isso que eu desconsidero o suicídio e algumas formas de redução não intencionais da longevidade (álcool, cigarro, gordura saturada...) e dou o maior valor a minha vida: depois de morto tudo deixa de ter sentido inclusive a morte.

Não seria uma condição nossa a vontade para a vida em oposto de uma vontade para a morte, o suicídio?
Acho que uma espécie condicionada ao suicídio estaria fadada à extinção, é natural então que (pelo menos a maioria de) nós tenhamos vontade de viver.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2010, 00:53:39 »
Acho que as vezes outras vontades, desejos ou ideias se tornam maior que a vontade de viver.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2010, 01:25:36 »
Mesmo a vida sendo uma merda, não vou me matar !? Por enquanto!

Difícil saber como vou lidar com isto amanha!!
Não deseje.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2010, 02:41:36 »
Eu concordo que o quadro depressivo pode levar ao suicídio, mas não entendi esse lance da “moral mais natural que existe é a da vida”.
O simples fato de a desistência da vida ser considerado uma doença já mostra o poder dessa moral de valorização da vida. Moral é o bem e o mal. O bem do ser vivo é viver. O mal é morrer. A vida permite a morte. Já a morte não permite a vida (céticamente falando).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2010, 02:44:03 »
O simples fato de a desistência da vida ser considerado uma doença já mostra o poder dessa moral de valorização da vida. Moral é o bem e o mal. O bem do ser vivo é viver. O mal é morrer. A vida permite a morte. Já a morte não permite a vida (céticamente falando).
Alguém que dá a vida por um ideal é doente?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2010, 02:54:58 »
Alguém que dá a vida por um ideal é doente?
Essa época já passou. O ideal de vida atual é mais a família. Tem um ateu francês, Luc Ferry, que escreveu sobre isto. E é disto que o pos-modernismo fala, da falta de histórias de mundo totalizantes e sacralizadas. As pessoas estão mais interessadas em sua felicidade pessoal e com isso sacralizam a família.

Tanto que psiquiatricamente doente é quem não consegue se relacionar satisfatoriamente com a família e com o trabalho, este por motivos óbvios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!