Porque subjetiva? Algo incompleto não pode ser objetivo?
O que você entende por subjetivo? Eu entendo que subjetivo é aquilo que depende, em algum grau pelo menos, de uma mente para existir. Podemos até chegar a conclusão que algumas verdades cientificas e filosóficas PODEM ser verdades objetivas, ou seja, que existiriam para além de nós mesmos... Por exemplo, a matemática, podemos supor que ela seja uma verdade para além de nós, mas jamais poderemos provar sem qualquer dúvida que ela não seja em algum grau uma construção subjetiva nossa. Mas a grande maioria das coisas eu não vejo assim, nem com esse grau de quase certeza...
Um copo é objetivo ou subjetivo?
O que é um copo? Copo é uma ideia de algo que tem determinado formato e serve para determinada função, comportar substancias. Para mim é completamente subjetivo. Uma formiga andando pelo copo vê um copo? Ou para ela é um terreno e horizontal ainda? Um ser das cavernas veria um copo, ao olhar para aquilo saberia de pronto para que serve? Não necessariamente, ele poderia achar bonito e brilhante para usar no pescoço como adereço. Indo mais além. O copo em si existe enquanto objeto no universo? Imagine que você está sentado numa mesa de frente para um copo e que o universo seja hipoteticamente um ser consciente. Ou que exista uma espécie de deus vendo tudo lá de cima. Ele vai necessariamente ver o copo? Ele vai ver você? Qual é a diferença entre você e o copo? Se ele vê tudo, ele sabe que a mesa é um amontoado de atomos e que você é um amontoado de atomos e que o copo é um amontoados de atomos... Alias, não existe sequer um "entre você e o copo", o que para nós é um espaço vazio entre dois "corpos" esse ser só vê um amontoado de atomos também... Entende... Para mim a realidade seria como ver aqueles joguinhos de ligue-o-ponto nos jornais, olhando de "cima" somos um amontoado de pontos (atomos), nós é quem vemos uma separação entre eu e o copo, porque nossos sentidos estão calibrados desta forma... Não sei se ficou claro. Então para mim objetivo é aquilo que fosse uma verdade para além disso tudo o que eu falei. E nós podemos encontrar essas realidades objetivas, que independam de nós? Teoricamente até podemos, mas nunca poderemos ter certeza de ter encontrado uma objetividade, ou ser apenas mais uma "ilusão", mais uma "verdade" dependente de nossa mente e portanto de nossa existência...
Então, sinceramente, para mim a realidade não parece ser mais que uma construção mental. Para mim, o universo é consciência e só. O que chamamos de matéria, são modos desta substancia mental. Mas isso, eu apenas ACHO. Pode ser, pode não ser, não há como provar... Porque para mim, quase nada nós podemos PROVAR de fato tendo 100% de certeza de que equivale a uma verdade objetiva e portanto externa a nós, e independente de nós...