Creio que o fim da era PC já pode ser afirmada. Cada vez mais tablets e smartphones irão dominar a computação. Ficar esperando um PC bootar por 1 minuto, não ter uma loja virtual adequada, usar aquele trambolho que são os notebooks cada vez faz menos sentido. Em casa, não ligo o PC.
Empresas "antigas" como Dell, HP, entre outras já sentem suas vendas despencarem e valem na bolsa uma fração do que valiam antes.
O futuro é movil e integrado. E acho que o Google vais definir o futuro.
Hoje o mercado de smartphones já é dominado pelo android, com mais de 50% do market Share (MS) mundial. O mercado de tablets é largamente dominado pela Apple.
Até três meses atras possuía iPhone 4S e IPad. Mudei ocelular para galaxy note 2 (um grandalhão de 5.5 polegadas) e fiquei impressionado com a superioridade do sistema. Posso ditar emails, ver mais de uma aplicação ao mesmo tempo, usar uma caneta para desenhar e ter a escrita reconhecida, colocar ícones vivos na tela, apresentar PPTs.. E um sem número de outras opções. Vou trocar o IPad pelo Galaxy note já na minha próxima viagem.
A vantagem da Apple é a mesma razão de sua fraqueza. Por exemplo, a passagem da tela do seu IPad para uma TV via Apple TV é perfeita, mas só funciona se seu mundo é apenas Apple (nao acessa outros aparelhos, não consome mídia se servidores padrão DLNA, etc.). Já o Android é aberto, mas sempre rateia quando vai fazer o output para uma Tv, por exemplo.
Aí vai ser a batalha. Padrão aberto contra fechado, mas o PC já era.