Enquete

Qual seu sistema móvel?

Apple IOS
4 (12.5%)
Google android
18 (56.3%)
RIM blacberry
0 (0%)
Symbian
0 (0%)
Microsoft Mobile
0 (0%)
Nao uso smartphone
10 (31.3%)
Outro
0 (0%)

Votos Totais: 31

Autor Tópico: O fim do PC está chegando. Faça aqui sua conjectura.  (Lida 10035 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:O fim do PC está chegando. Faça aqui sua conjectura.
« Resposta #75 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:22:28 »
Os dois. A TV já está ligada à internet e pode sevir de monitor para ser um tablet gigante com sensores de movimento substituindo a touch screen. Um servidor de mídia já se encarrega de downloads (inclusive através de torrents) de todo tipo de filme, música ou fotos e se comunica com a TV, equipamentos de som, smartphones e tablets de com tecnologia wireless, cada um deles com seu próprio acesso wifi. A internet já chegou aos refrigeradores com aplicativos de gerência de estoque e de automação de pedidos. Centrais inteligentes controlam a temperatura da água, a temperatura do ar, a iluminação e segurança da casa e já estão na internet com aplicativos para smartphones e tablets.

Até pouco tempo, todo esse controle estava no PC, centralizado no interior do gabinete. Hoje o PC começa a perder sentido considerando esse aspecto e tende a desaparecer pulverizado numa infinidade de pequenos gadgets inteligentes e interligados.

Edit

"Estava" no sentido que só um PC poderia fazer o processamento e controlar isso tudo, apesar que esse cenário ser irreal para a maioria da população.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 13:27:32 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #76 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:27:03 »
Numa análise temporal, estamos falando de quantas décadas para o povão brasuca ter acesso a tudo isto a preços quase acessíveis?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:40:22 »
Numa análise temporal, estamos falando de quantas décadas para o povão brasuca ter acesso a tudo isto a preços quase acessíveis?

Aqui em casa, a TV está na internet com Youtube, Netflix, redes socias, etc,  conectada por DLNA com um servidor de mídia que também é um network drive com 2 TB. O notebook se comunica com o network drive wireless onde faço upload de torrents que baixam filmes que são acessados pela TV num diretório específico. Ele também é um servidor de iTunes, o que garante diversos players independentes acessem músicas diferentes simultaneamente. Estou chegando lá...

A TV se compra na Casas Bahia em 24x sem juros. O servidor de mídia (Western Digital) saiu por volta de U$ 400,00, não lembro.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 13:44:54 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:43:18 »
Estou animado em desenvolver um projeto de automação doméstica que ví num livro baseado em Arduíno. Vai ser uma diversão por vários meses.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 17 de Janeiro de 2013, 17:13:40 »
Logo os PCs serão muito mais potentes e integrados às nossas vidas, e eventualmente estaremos vivendo em uma "matrix"... se é que já não estamos....

[/tecnomisticismo]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 17 de Janeiro de 2013, 19:56:56 »

Aqui em casa, a TV está na internet com Youtube, Netflix, redes socias, etc,  conectada por DLNA com um servidor de mídia que também é um network drive com 2 TB. O notebook se comunica com o network drive wireless onde faço upload de torrents que baixam filmes que são acessados pela TV num diretório específico. Ele também é um servidor de iTunes, o que garante diversos players independentes acessem músicas diferentes simultaneamente. Estou chegando lá...

A TV se compra na Casas Bahia em 24x sem juros. O servidor de mídia (Western Digital) saiu por volta de U$ 400,00, não lembro.

My book? Aqui em casa ja coloquei também, entre TVs, câmeras, jogos, sensores, notebooks, telefones, NAS, etc.. já tenho mais de trinta pontos na minha rede Wifi.

E realmente o PC não é o centro da rede.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:00:26 »

My book? Aqui em casa ja coloquei também, entre TVs, câmeras, jogos, sensores, notebooks, telefones, NAS, etc.. já tenho mais de trinta pontos na minha rede Wifi.

E realmente o PC não é o centro da rede.

Esse mesmo. Já tenho há 2 anos e fica ligado direto. Uma beleza...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 20:10:39 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:04:34 »
Engraçado que o centro da rede, sem contar o roteador, é um servidor de mídia que não tem nem teclado nem monitor mas que pode ser a acessado  por um computador para interagir com ele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:05:46 »
Tenho um de 3TB e um HD acoplado no meu router que prove o serviço de NAS/DLNA. Já lançaram aqui nós EUA o de 6TB por 479 doletas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:14:10 »
Tenho um de 3TB e um HD acoplado no meu router que prove o serviço de NAS/DLNA. Já lançaram aqui nós EUA o de 6TB por 479 doletas.

O meu é My Book Double com 2 Tb, deixo em raid 1. Mas estou querendo fazer um upgrade substituindo os HDs atuais por  similares com uns 4 TB cada um. Isso vai render por uns 3 anos...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:40:28 »
Um PC para o lar soa anacrônico. Você vê filmes e fotos dos seus filhos/viagens/filmes armazenados no servidor em qualquer TV ou tablet, lê notícias e livros em tablets, onde entra o trambolho do notebook nisso?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #86 Online: 17 de Janeiro de 2013, 23:13:36 »
Estou animado em desenvolver um projeto de automação doméstica que ví num livro baseado em Arduíno. Vai ser uma diversão por vários meses.

:lol: Meu arduino chegou hoje! Peguei ele agorinha. Também tenho objetivo de desenvolver um projeto de automação residencial, como varios outros.

Mas por enquanto, eu, jovem Padawan, vou passar a madrugada brincando com leds.

Obs: Em que livro voce leu o projeto?
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 18 de Janeiro de 2013, 01:59:56 »

:lol: Meu arduino chegou hoje! Peguei ele agorinha. Também tenho objetivo de desenvolver um projeto de automação residencial, como varios outros.

Mas por enquanto, eu, jovem Padawan, vou passar a madrugada brincando com leds.

Obs: Em que livro voce leu o projeto?

Baixei vários livros mas por enquanto apenas dei uma olhada por cima. Vão desde o básico até o avançado. É projeto para mais de um ano de estudo que resolvi fazer como hobby.

1. iOS Sensor Apps with Arduino - Alasdair Allan
2. Learn Electronics with Arduino - Don Wilcher
3. Hack this - 24 Incredible Projects from Hackerspace Project from the DIY Movement - John Baichtal
4. Getting Started with Arduino - Massimo Banzi (Co-founder of Arduino)
5. Programming your Home - Automate with Arduino, Android and your computer - Mike Riley
6. Building Wireless Sensor Networks - Robert Faludi

Onde você comprou o seu Arduino? É um kit? Estou querendo comprar também e começar a fazer algumas coisas bem básicas. E também tenho que reestudar um pouco de C/C++ que é a linguagem da interface. Isso vai levar tempo.... :chorao:
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 02:02:44 por Gigaview »

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #88 Online: 18 de Janeiro de 2013, 02:52:46 »
Vou abrir um tópico sobre Arduíno. Estou começando a poluir dois tópicos com meu atual hobby, deve ter gente já bufando por aqui.

Respondendo suas perguntas:
Comprei meu Arduíno na Robocore, mas essa não é a unica loja do Brasil. Apenas gostei mais dos detalhes, explicarei mais a respeito no futuro tópico.
Sim, é um kitzinho de iniciante... veja: http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=105#comentarios
Sobre os estudos, o pessoal mais inteligente falou que coisa pouca já dava para eu inventar o que quisesse: CAD/3D, C/C++, eletrotécnica, eletrônica, mecânica. Diria que sou noob em todas essas áreas do conhecimento.

Tenho um livro chamado Arduíno Básico,  que pedi de presente de amigo oculto, antes de ganhar algum kitzinho de m**** da Avon.

Obs: Ainda pode usar palavrão no fórum?
Mais um Obs: Apesar do meu nível de inglês estar passando do nulo para o macarrônico, terei sérios problemas em continuar meus estudos no bichinho quando este livro acabar. Vou ver se consigo traduções em espanhol.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:40:19 »
Vou abrir um tópico sobre Arduíno. Estou começando a poluir dois tópicos com meu atual hobby, deve ter gente já bufando por aqui.

Respondendo suas perguntas:
Comprei meu Arduíno na Robocore, mas essa não é a unica loja do Brasil. Apenas gostei mais dos detalhes, explicarei mais a respeito no futuro tópico.
Sim, é um kitzinho de iniciante... veja: http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=105#comentarios
Sobre os estudos, o pessoal mais inteligente falou que coisa pouca já dava para eu inventar o que quisesse: CAD/3D, C/C++, eletrotécnica, eletrônica, mecânica. Diria que sou noob em todas essas áreas do conhecimento.

Tenho um livro chamado Arduíno Básico,  que pedi de presente de amigo oculto, antes de ganhar algum kitzinho de m**** da Avon.

Obs: Ainda pode usar palavrão no fórum?
Mais um Obs: Apesar do meu nível de inglês estar passando do nulo para o macarrônico, terei sérios problemas em continuar meus estudos no bichinho quando este livro acabar. Vou ver se consigo traduções em espanhol.

Comprei o mesmo kit básico iniciante hoje. Achei legal porque já vem com tudo que é necessário para estudar e fazer testes (inclusive vem com um estojo bastante útil para deixar tudo junto e guardado) e, olhando outros sites, o preço me pareceu bem justo.

Vamos trocar idéias sobre nossos futuros projetos!!!!

Obrigado pela dica.  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:48:33 »
Apesar do meu nível de inglês estar passando do nulo para o macarrônico, terei sérios problemas em continuar meus estudos no bichinho quando este livro acabar. Vou ver se consigo traduções em espanhol.

Dê uma olhada no fórum da robocore. Tem muitos manuais em português lá. O inglês não vai ser problema para você avançar no seu estudo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #91 Online: 19 de Janeiro de 2013, 12:06:36 »
Melhor site para comprar arduino, bugigangas eletrônicas e similares: http://dx.com/?tc=BRL&gclid=CLKZ3cTK9LQCFQeynQod0X8A2A

Incrível a variedade e mesmo em tempos de dolar nas alturas o preço é incomparável.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #92 Online: 19 de Janeiro de 2013, 12:37:39 »
Agora voltando ao tema do tópico: acho que para trabalho (programação, design,texto, edição de imagem, etc..) a tendência é que o desktop ainda sobreviva por algum tempo no ambiente corporativo, sendo aos poucos substituído por ultrabooks/notebooks de grande capacidade de processamento (o que já é realidade), conjugados com telas grandes que possibilitem trabalhar mais confortavelmente. No ambiente doméstico essa substituição já está ocorrendo e rapidamente (mas por notebooks, principalmente).

Já para entretenimento, penso que a tendência deverá ser a convergência de tv, internet e games em um  único aparelho que, para tanto, deverá inovar em termos de interface, o que implicará necessariamente no abandono do teclado e do controle remoto, provavelmente em prol de uma interface que permita você conversar (reconhecimento de voz) literalmente com o aparelho para acessar funcionalidades e navegar na internet (ninguém gosta de ter que usar um teclado no sofá da sala enquanto vê tv). Apesar da atual tendência dos consoles em adotar interfaces de reconhecimento de movimento, acredito que os velhos controles ainda permanecerão na ativa por um bom tempo.

Visualizando um futuro ainda mais distante, eu apostaria que tudo isso (comunicação, recursos para trabalho e entretenimento) convergirá para um único aparelho semelhante aos smartphones atuais, capazes de projetar grandes telas (eventualmente até mesmo holográficas) e teclados virtuais para uso em tarefas mais complexas (design, programação, texto, etc...).
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 29 de Dezembro de 2017, 21:46:06 »
Cinco anos depois da conjectura do Agnóstico, percebe-se que o PC ainda tem 45% do mercado.

Smartphones (50.72%)
Desktops/Laptops (44.64%)
Tablets (4.34%)
Game consoles (0.3%)

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems#Desktop_and_laptop_computers

Sobre esse assunto, sem querer dá uma de Galvão Bueno, a brasileira Positivo Informática recentemente deu um passo inovativo decisivo para transformar um smartphone num All-in-One completo:

Na feira Eletrolar Show 2017, a Quantum prometeu uma inovação para o final de agosto, um smartphone com uma função ainda não existente em nenhum lugar do mundo. Nesta terça-feira, 29, a companhia revelou seu segredo: o Quantum V, dispositivo que junta o smartphone a um projetor laser. Não é um acessório acoplado: a função de projeção está integrada ao hardware.

O Quantum V usa um projetor laser integrado com saída de luz na parte superior do aparelho. Não há necessidade de acoplar nenhum acessório aqui, é só apontar para uma superfície lisa e branca e acionar a projeção. De acordo com a companhia, não existe nem mesmo a necessidade de ajustar o foco e nem o trapézio: o aparelho faz tudo sozinho.

Fonte: https://www.tudocelular.com/android/noticias/n99297/quantumv-hands-on-lancamento.html
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2017, 21:48:32 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 07 de Janeiro de 2018, 21:17:56 »
Creio que o fim da era PC já pode ser afirmada. Cada vez mais tablets e smartphones irão dominar a computação. Ficar esperando um PC bootar por 1 minuto, não ter uma loja virtual adequada, usar aquele trambolho que são os notebooks cada vez faz menos sentido. Em casa, não ligo o PC.

Empresas "antigas" como Dell, HP, entre outras já sentem suas vendas despencarem e valem na bolsa uma fração do que valiam antes.

O futuro é movil e integrado. E acho que o Google vais definir o futuro.

Hoje o mercado de smartphones já é dominado pelo android, com mais de 50% do market Share (MS) mundial. O mercado de tablets é largamente dominado pela Apple.

Até três meses atras possuía iPhone 4S e IPad. Mudei ocelular para galaxy note 2 (um grandalhão de 5.5 polegadas) e fiquei impressionado com a superioridade do sistema. Posso ditar emails, ver mais de uma aplicação ao mesmo tempo, usar uma caneta para desenhar e ter a escrita reconhecida, colocar ícones vivos na tela, apresentar PPTs.. E um sem número de outras opções.  Vou trocar o IPad pelo Galaxy note já na minha próxima viagem.

A vantagem da Apple é a mesma razão de sua fraqueza. Por exemplo, a passagem da tela do seu IPad para uma TV via Apple TV é perfeita, mas só funciona se seu mundo é apenas Apple (nao acessa outros aparelhos, não consome mídia se servidores padrão DLNA, etc.). Já o Android é aberto, mas sempre rateia quando vai fazer o output para uma Tv, por exemplo.

Aí vai ser a batalha. Padrão aberto contra fechado, mas o PC já era.

Atualmente, fica claro como é estranho essa história do Agnóstico de categorizar o notebook como PC e o tablet como "não PC". Atualmente, não existe muita diferença entre os dois, ou, quando há, não é porque a tecnologia não permite a semelhança. A existência do notebook 2 em 1 (notebook que é conversível em tablet e vice-versa) é um bom exemplo que ajuda a entender isso. Os smartphones ganharam o destaque previsto no post acima, mas a previsão sobre os tablets se mostrou um tremendo fiasco. Os PCs ganham de 44,61 a 4,34 no market share, como foi mostrado no post anterior.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #95 Online: 08 de Janeiro de 2018, 07:26:08 »
"O fim do PC está chegando" - 30/dez/2012.

Hoje, em 2018, cadê o fim do PC? "Smart"phones ainda são brinquedos, ainda precisa-se de um PC para qualquer coisa produtiva.
Latebra optima insania est.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #96 Online: 09 de Janeiro de 2018, 10:48:00 »
A tendência é do PC se manter para estações de trabalho. Quando o smartphone tiver a capacidade de processamento de um notebook, basta acoplá-lo a um monitor e ligando num teclado (ou projetando um), aí boa parte dos PCs vão sumir, sobretudo para o usuário doméstico. Mas nas empresas continuarão existindo PCs. Mas num futuro mais distante (mas não tanto), acho que vai ser tudo a mesma coisa, indistinguíveis entre si.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #97 Online: 09 de Janeiro de 2018, 11:25:40 »
Existe também todo um mercado de nicho de PCS para jogos, que já vi a Intel falando ser de mais de 700 milhões de jogadores.(Não sei até que ponto esses números são precisos, ou se são os mesmos hoje)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #98 Online: 09 de Janeiro de 2018, 13:09:33 »
A tendência é do PC se manter para estações de trabalho. Quando o smartphone tiver a capacidade de processamento de um notebook, basta acoplá-lo a um monitor e ligando num teclado (ou projetando um), aí boa parte dos PCs vão sumir, sobretudo para o usuário doméstico. Mas nas empresas continuarão existindo PCs.
Quando um smartphone tiver a capacidade de processamento dum notebook, um notebook da mesma geração terá uma capacidade de processamento muito além. Mesmo por uma questão física - quanto mais espaço numa máquina para colocar componentes, melhor o potencial dessa máquina, e o notebook tem muito mais espaço.

E creio que sempre haverá programadores usando essa diferença de processamento pra fazer programas que rodam OK num desktop, meia-boca num laptop, mas nem a pau num smartphone.

Mas num futuro mais distante (mas não tanto), acho que vai ser tudo a mesma coisa, indistinguíveis entre si.
Eu não diria que se tornem a mesma coisa, mas que desktop, laptop e smartphone tornem-se três pontos dum contínuo entre "poderoso e confortável mas ruim de carregar" versus "fraco e ruim de usar mas portátil". E é bem capaz que esse contínuo inclua servidores, que seriam vistos como uma forma extrema de desktop (extremamente poderosos, mas praticamente fixos).

Outra coisa é que a gente tá falando de smartphone, mas talvez a telefonia não tenha futuro - telefones já são obsoletos, já que a internet pode transmitir áudio ao vivo numa boa. Vai chegar uma hora que ter conta de telefone/chip associado com um smartphone vai tornar-se opcional, e aí o que você tem é só um computador de mão, um mini-tablet.

Disso para querer periféricos (como você mesmo falou, "acoplá-lo a um monitor e ligando num teclado") é um pulo. Logo depois vai ter quem queira trocar essas peças do mini-tablet, pra não ter que atirar a coisa inteira fora a cada nova geração.

Então não é o fim do PC, como o Groselhóstico falou no post inicial. Pelo contrário - é o PC devorando os smartphones, que tornam-se mini PCs de conveniência.

Existe também todo um mercado de nicho de PCS para jogos, que já vi a Intel falando ser de mais de 700 milhões de jogadores.(Não sei até que ponto esses números são precisos, ou se são os mesmos hoje)
Isso acontece porque jogos requerem muito da máquina, em especial do processamento de vídeo/GPU. Meu palpite é que esses PCs de jogador vão convergir um pouco com os consoles e mais tarde devorá-los também.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2018, 13:12:12 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 09 de Janeiro de 2018, 17:47:27 »
Acho que o problema não é a capacidade de processamento, é a interface com o usuário. A grande revolução, acredito, será uma nova forma de interagir com toda essa tecnologia. No momento em que isso acontecer tanto o smartphone quanto o PC vão ceder lugar, imagino, a um tipo de "very small wearable box" que vai unir o melhor desses dois mundos. Até lá, o smartphone vai continuar a ser um excelente quebra-galho travestido de telefone e o PC uma caixa grande que oferece capacidade de processamento e conforto que justifica a necessidade da presença física do usuário num escritório.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!