Enquete

Qual seu sistema móvel?

Apple IOS
4 (12.5%)
Google android
18 (56.3%)
RIM blacberry
0 (0%)
Symbian
0 (0%)
Microsoft Mobile
0 (0%)
Nao uso smartphone
10 (31.3%)
Outro
0 (0%)

Votos Totais: 31

Autor Tópico: O fim do PC está chegando. Faça aqui sua conjectura.  (Lida 10036 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O fim do PC está chegando. Faça aqui sua conjectura.
« Resposta #100 Online: 09 de Janeiro de 2018, 22:29:17 »
Concordo que as empresas não trocam m tão cedo. Quis focar mais no uso do doméstico mesmo. Eu não uso mais PC para uso doméstico

Eu só uso PC e tenho um pouco de "aversão" a tablets e smartphones. Acho que é porque viajo e me desloco relativamente pouco, e gosto mais da ergonomia dos pcs e notes. E mais, só tenho um note na minha casa e me recuso a comprar outro...

...mas já fui intimado a comprar um tablet, até quando será que resisto à pressão? :P

Como essa caralhada muda em pouco tempo. Agora estou escrevendo do celular, e em 90% das vezes acesso a internet dele ou do iPad/tablet. Mas o PC está longe de acabar.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #101 Online: 10 de Janeiro de 2018, 09:13:18 »
Acho que o problema não é a capacidade de processamento, é a interface com o usuário. A grande revolução, acredito, será uma nova forma de interagir com toda essa tecnologia. No momento em que isso acontecer tanto o smartphone quanto o PC vão ceder lugar, imagino, a um tipo de "very small wearable box" que vai unir o melhor desses dois mundos. Até lá, o smartphone vai continuar a ser um excelente quebra-galho travestido de telefone e o PC uma caixa grande que oferece capacidade de processamento e conforto que justifica a necessidade da presença física do usuário num escritório.

Pra mim o grande entrave mesmo é a autonmia de bateria. De nada adianta aumentar capacidade de processamento, tela, etc, se vc nao consegue ficar nem um dia longe de uma tomada. De nada serve um portatil se vc nao tiver autonomia. E, fundamentalmente, julgo q a ciencia usada hj para fazer baterias é a mesma de 50, talvez 100, anos atras. So evoluiu-se na parte de engenharia (miniaturizacao, novos materiais).

Basta ver a industria de carros eletricos, cada vez mais estao aumentando a autonomia, potencia e ate diminuindo tempo de carga, obq esta tornando oa carros mais viaveis.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 10 de Janeiro de 2018, 09:21:52 »
Conceito da Razer transforma smartphone em um notebook

A Razer quer transformar um smartphone em um PC, e para isso apresentou um conceito chamado Project Linda durante a CES 2018. Ele é basicamente uma carcaça de PC com uma entrada para o smartphone que serve como "cérebro" da máquina.
A ideia da Razer é que o smartphone Razer Phone, lançado no fim do ano passado, seja usado para dar potência a um notebook. A empresa criou um conceito que usa um notebook com uma tela 4K sensível ao toque de 13,3 polegadas, bateria interna própria e mais 200 GB de armazenamento interno em conjunto com o smartphone.
https://olhardigital.com.br/ces-2018/noticia/conceito-da-razer-transforma-smartphone-em-um-notebook/73341

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 10 de Janeiro de 2018, 09:51:01 »
Conceito da Razer transforma smartphone em um notebook

A Razer quer transformar um smartphone em um PC, e para isso apresentou um conceito chamado Project Linda durante a CES 2018. Ele é basicamente uma carcaça de PC com uma entrada para o smartphone que serve como "cérebro" da máquina.
A ideia da Razer é que o smartphone Razer Phone, lançado no fim do ano passado, seja usado para dar potência a um notebook. A empresa criou um conceito que usa um notebook com uma tela 4K sensível ao toque de 13,3 polegadas, bateria interna própria e mais 200 GB de armazenamento interno em conjunto com o smartphone.
https://olhardigital.com.br/ces-2018/noticia/conceito-da-razer-transforma-smartphone-em-um-notebook/73341

Se é pra transformar um celular num notebook, é mais vantajoso comprar o notebook tradicional. Não vejo vantagem que não seja jogar joguinho de celular numa tela maior.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 10 de Janeiro de 2018, 10:23:32 »
Se é pra transformar um celular num notebook, é mais vantajoso comprar o notebook tradicional. Não vejo vantagem que não seja jogar joguinho de celular numa tela maior.
A menos que seja tão barato que possa ser visto como um acessório do celular.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Janeiro de 2018, 10:54:53 »
A menos que seja tão barato que possa ser visto como um acessório do celular.

O que eu duvido. A única coisa que esse acessório não tem é a CPU. Ele precisa ter bateria, tela, teclado, mouse pad (edit: queria dizer touch pad), componentes eletrônicos, o dock, audio, etc.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2018, 10:58:27 por Lorentz »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #106 Online: 10 de Janeiro de 2018, 22:53:13 »
Dizia-se que a televisão ia acabar com o cinema. O cinema continua firme e forte.

O vinil ressurgiu das cinzas, suas vendas ao que parece estão aumentando, e a Sony voltou a
fabricá-los ano passado depois de cancelar a produção há quase 30 anos atrás.

Mesmo se o uso geral do PC diminuir, ele deve continuar firme e forte em vários nichos (Ex: como servidor, ou como cluster)

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2018, 22:58:52 por Sdelareza »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 10 de Janeiro de 2018, 23:12:56 »
Dizia-se que a televisão ia acabar com o cinema. O cinema continua firme e forte.

O vinil ressurgiu das cinzas, suas vendas ao que parece estão aumentando, e a Sony voltou a

Mesmo se o uso geral do PC diminuir, ele deve continuar firme e forte em vários nichos (Ex: como servidor, ou como cluster)

Esse povo que vive dizendo que "o fim da invenção antiga X está chegando" sofre de um mal chamado de Neomania (mania de novidades). O tratamento para esse mal é entender o Efeito Lindy.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 11 de Janeiro de 2018, 09:04:18 »

O PC era a única opção para uma série de coisas que hoje são feitas no celular, portanto hoje ele não tem mais utilidade para muita gente, mas ainda é necessário para profissionais de vídeo, arquitetura e engenharia, design gráfico etc., além de ser bem melhor jogar nele que num celular.

Não consigo imaginar alguém usando CAD ou editando um filme no celular, por exemplo.

Já a volta do vinil é apenas modinha e saudosismo. No máximo, deve ser melhor para os DJs. Aposentei os meus e não sinto nenhuma falta.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 26 de Abril de 2018, 11:29:10 »
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/tv-passa-tablet-como-meio-de-acesso-a-internet-por-brasileiros.shtml

Caramba, pensaram no tablet como substituto, e o que está acontecendo é que computadores ainda tipicamente maiores do que o PC estão superando a venda dos tablets.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 26 de Abril de 2018, 17:54:11 »
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/tv-passa-tablet-como-meio-de-acesso-a-internet-por-brasileiros.shtml

Caramba, pensaram no tablet como substituto, e o que está acontecendo é que computadores ainda tipicamente maiores do que o PC estão superando a venda dos tablets.

Dá para entender o motivo.

Meu computador queimou, comprei o tablet que era bem mais barato e serve muito bem, depois assinei a Netflix e abandonei a TV a cabo.

Ligo o vídeo game e tenho acesso a internet, Netflix, YouTube em tela de 29"...

Dá até para postar no CC.

Computador de novo só se precisar de algo que valha a pena porque minha dificuldade é apenas imprimir em papel.

Com uma impressora com Wifi nem isso seria problema porque com o tablet quebra o galho.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #111 Online: 16 de Dezembro de 2018, 09:43:02 »
Primeiro me expliquem o que seria PC.

O que eu compreendo como PC, personal computer, ou computador pessoal, é um computador pessoal mesmo, que é uma traquitana constituída de uma caixa onde vai o computador propriamente dito, uma tela, teclado físico e um mouse físico, de tal modo que mesmo um tablet ou smartphone que faça as vezes do computador, e que tenha uma tela. e que seja conectável a um mouse e teclado físicos, de forma redundante continuem sendo PCs.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 27 de Novembro de 2019, 21:54:53 »
Quando a Apple lançou o iPad Pro 2 em 2018, foi noticiado que o benchmark multiplataforma Geekbench 4 detectou que tal modelo tinha performance superior até a laptop com Core i7, mais especificamente o Dell XPS 13: https://tecnoblog.net/267062/ipad-pro-a12x-bionic-core-i7-desempenho/

Acontece que foi lançado, em 2019, o iPad Mini 5, que já tem desempenho superior ao iPad Pro 2 e ao iPhone XS Max (que tem o mesmo processador), segundo o benchmark do Antutu.

E não é demais lembrar também que o Ipad de entrada de 2019 já tem compatibilidade com o Smart Keyboard.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #113 Online: 29 de Novembro de 2019, 10:26:34 »
Há bastante tempo que não uso desk tops, se é este o conceito de PC aqui. Tenho usado somente tablets, notebooks e smartphones. Não porque ache que o desktop esteja obsoleto, mas porque não tenho tido necessidade. Não tenho jogado em desk tops, que era o que mais pesava nos meus antigos.

Tudo o que faço atualmente é bastante leve e pode ser usado em qualquer dispositivo portátil, como escrever aqui, por exemplo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #114 Online: 30 de Novembro de 2019, 20:21:34 »
O PC vai desaparecer em breve?

O Mainframe é mais antigo e continua existindo (usado por exemplo pelos grandes bancos).

Em TI as coisas antigas não significam necessariamente obsolescência.
A linguagem Cobol e o sistema operacional Unix continuam firmes.

Na área de TI, a técnica é algo que evolui bem devagar (continuamos usando a velha arquitetura de Von Neumann).
A tecnologia tem um maior dinamismo, mas não tanto quanto pensamos. Novas tecnologias
são criadas num espaço curto de tempo, mas a sua adoção é algo que pode demorar.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2019, 20:14:47 por Sdelareza »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 30 de Novembro de 2019, 21:20:30 »
O mainframe continua existindo porque ainda é a melhor solução, desde 1964, no critério RAS (reliability/availability/serviceability) ao mesmo tempo em que oferece segurança e compatibilidade para processar quantidades gigantescas de dados ao mesmo tempo em gerencia bandas enormes de comunicação. Ao seguir as exigências desses critérios muitos avanços tecnológicos foram deixados de lado e isso contribuiu para a imagem antiga e aparentemente obsoleta desses monstros.

Portanto, mainframes é uma outra conversa.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #116 Online: 30 de Novembro de 2019, 21:30:03 »
O PC, que é o computador pessoal, está é ficando cada vez mais onipresente e mais pessoal do que nunca como smartphone fazendo mais que o primeiro conceito de personal computer fazia.

A possibilidade de pessoas incorporarem a computação biologicamente(talvez no céleblo ) deve ser o proximo paradigma informático.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2019, 21:34:01 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 30 de Novembro de 2019, 22:08:46 »
A Apple substituiu o iOS pelo iPadOS, dentre outras mudanças no iPad, para que o seu tablet fosse um substituto ainda mais adequado do notebook:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #118 Online: 30 de Novembro de 2019, 23:54:12 »
Ainda não há substitutos para desktops/notebooks quando se trata de produzir conteúdo.

Seja programação, criar uma planilha, escrever um livro ou uma tese, autocad, um monte e coisas...

Mas um simples smartphone pode fazer tudo isso se for conectado a um teclado e monitor.

Na verdade não, porque precisaria de mais memória secundária para muitas aplicações, mais memória RAM e maior poder de processamento.

Por exemplo, ficaria 'pesado' instalar vários programas desktop em um smartphone. Mas isso pode ser resolvido se o sistema operacional for projetado para instalar programas em um HD externo. Então, na medida em que smartphones acessíveis tiverem mais memória ram e processadores mais poderosos, eles irão substituir os PCs.

Ou seja, você vai usar seu smartphone normalmente quando estiver com ele na rua. Mas quando chegar em casa ou no trabalho, irá se transformar na CPU de um desktop. Quando então o usuário irá acopla-lo a teclado, mouse, monitor e em um HD externo com seus programas de trabalho instalados nele e também os arquivos.

Aí será praticamente o fim do PC.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 01 de Dezembro de 2019, 02:19:16 »
Ainda não há substitutos para desktops/notebooks quando se trata de produzir conteúdo.

Seja programação, criar uma planilha, escrever um livro ou uma tese, autocad, um monte e coisas...

Mas um simples smartphone pode fazer tudo isso se for conectado a um teclado e monitor.

Na verdade não, porque precisaria de mais memória secundária para muitas aplicações, mais memória RAM e maior poder de processamento.

Por exemplo, ficaria 'pesado' instalar vários programas desktop em um smartphone. Mas isso pode ser resolvido se o sistema operacional for projetado para instalar programas em um HD externo. Então, na medida em que smartphones acessíveis tiverem mais memória ram e processadores mais poderosos, eles irão substituir os PCs.

Ou seja, você vai usar seu smartphone normalmente quando estiver com ele na rua. Mas quando chegar em casa ou no trabalho, irá se transformar na CPU de um desktop. Quando então o usuário irá acopla-lo a teclado, mouse, monitor e em um HD externo com seus programas de trabalho instalados nele e também os arquivos.

Notebook/desktop vs smartphone não é o tema deste tópico e sim o "fim do PC", que pode chegar tanto com a evolução dos smartphones como com a evolução dos tablets.

Os iPads mais recentes não são "iPhones esticados", eles já permitem suporte a mouse e outros recursos anteriormente exclusivos de notebooks/desktops, devido ao iPadOS. Os iPads recentes são compatíveis com Smart Keyboard, que não precisam ser pareados e nem configuração de teclas, é só encaixar e pronto.

Quanto a desempenho do hardware, como já pus no link nesta página do tópico, um benchmark multiplataforma (Geekbench 4) já pôs o Dell XPS 13 e o Microsoft Surface Pro 6 abaixo do iPad Pro 3 em performance, renderização de vídeo e vida da bateria.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2019, 02:28:05 por -Huxley- »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 01 de Dezembro de 2019, 09:26:27 »

Notebook/desktop vs smartphone não é o tema deste tópico e sim o "fim do PC", que pode chegar tanto com a evolução dos smartphones como com a evolução dos tablets.

Os iPads mais recentes não são "iPhones esticados", eles já permitem suporte a mouse e outros recursos anteriormente exclusivos de notebooks/desktops, devido ao iPadOS. Os iPads recentes são compatíveis com Smart Keyboard, que não precisam ser pareados e nem configuração de teclas, é só encaixar e pronto.

Quanto a desempenho do hardware, como já pus no link nesta página do tópico, um benchmark multiplataforma (Geekbench 4) já pôs o Dell XPS 13 e o Microsoft Surface Pro 6 abaixo do iPad Pro 3 em performance, renderização de vídeo e vida da bateria.

Sim. Mas a maioria ainda usa um PC (quem realmente  precisa) porque um Ipad é muito caro e os PCs se tornaram muito baratos. O mesmo ocorre com smartphones já que os modelos com boa performance são muito mais caros que um PC. ( No caso de um desktop básico ).

O que eu estou imaginando é o seguinte: todo mundo tem ou quer ter um smartphone, que em algum momento vão se tornar mais comuns que celulares convencionais. Então, quando smartphones com preços de PC tiverem capacidade para instalar e rodar programas para os quais normalmente usamos um PC, estes aparelhos poderão então substituir as CPUs.

Porque se você já tem seu smartphone e ele pode ser "plugado" em um teclado, mouse, monitor, impressora e HD externo, então o usuário não vai mais precisar comprar um CPU ou um notebook. Os telefones serão as CPUs pessoais do futuro.

Espere e verá.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #121 Online: 01 de Dezembro de 2019, 10:34:19 »

Rezo todos os dias para todas as divindades que existem e já existiram, até para as que ainda estão para ser criadas, para que não ocorra o fim do PC NESTE SENTIDO EMPREGADO POR VOCÊ, porque tenho certeza de que um dia ainda precisarei usá-los.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 01 de Dezembro de 2019, 12:14:52 »

Sim. Mas a maioria ainda usa um PC (quem realmente  precisa) porque um Ipad é muito caro e os PCs se tornaram muito baratos. O mesmo ocorre com smartphones já que os modelos com boa performance são muito mais caros que um PC. ( No caso de um desktop básico ).

O que eu estou imaginando é o seguinte: todo mundo tem ou quer ter um smartphone, que em algum momento vão se tornar mais comuns que celulares convencionais. Então, quando smartphones com preços de PC tiverem capacidade para instalar e rodar programas para os quais normalmente usamos um PC, estes aparelhos poderão então substituir as CPUs.

Porque se você já tem seu smartphone e ele pode ser "plugado" em um teclado, mouse, monitor, impressora e HD externo, então o usuário não vai mais precisar comprar um CPU ou um notebook. Os telefones serão as CPUs pessoais do futuro.

Espere e verá.

Citação de: Anandtech
O que surpreende é o quão próximos estão as CPUS Bionic A11 e A12 da Apple em relação às atuais CPUs de desktop quando se fala de desempenho. Não tivemos a oportunidade de rodas aplicações semelhantes para fazer uma comparação prática, mas ... vemos que o A12 supera uma CPU Skylake (6ª geração de CPUs Intel) com velocidade moderada (frequência de funcionamento) no desempenho single-threaded (quando uma única tarefa é executada por vez). É claro que há considerações de compiladores dos sistemas e detalhes de faixa de frequência que cada arquitetura usa a serem levadas em consideração, mas falta muito pouco para um celular que contém todos os seus componentes em um único chip (SoC, ou system-on-a-chips) da Apple superar as CPUs de desktop mais rápidas em termos de desempenho, ao menos quando se fala em execução de uma tarefa por vez (chamado de single-thread em termo computacional). Fonte: https://www.olhardigital.com.br/noticia/processadores-mobile-ja-sao-tao-rapidos-quanto-a-maioria-dos-chips-de-pc/79610

O iPad Mini 5 é vendido a partir de R$ 2.249 aqui no Brasil (não na Apple Store, é claro) e tem o referido chipset A12 Bionic.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #123 Online: 05 de Dezembro de 2019, 10:26:54 »
Dúvida (pois sou pouco antenado nas novidades tecnológicas): existem agora tablets ou celulares onde seja possível instalar ferramentas
de desenvolvimento (Eclipse, Visual Studio) , bancos de dados (Oracle, SQL Server)  ou máquinas virtuais (para colocar Linux ou outros SO)?

O PC pode até deixar de existir para um usuário leigo, mas para um desenvolvedor ou profissional de TI, vejo de forma diferente.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2019, 10:33:53 por Sdelareza »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #124 Online: 05 de Dezembro de 2019, 10:54:48 »
Dúvida (pois sou pouco antenado nas novidades tecnológicas): existem agora tablets ou celulares onde seja possível instalar ferramentas
de desenvolvimento (Eclipse, Visual Studio) , bancos de dados (Oracle, SQL Server)  ou máquinas virtuais (para colocar Linux ou outros SO)?

O PC pode até deixar de existir para um usuário leigo, mas para um desenvolvedor ou profissional de TI, vejo de forma diferente.

Em tablets sim. Já existem notebooks que funcionam também no modo tablet.

Em smartphone não conheço. Acredito que não.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!