Enquete

Qual sua posição em relação à poligamia?

Eu sou contra por motivos morais. O homem e a mulher têm que ter apenas um cônjuge e a prática da poligamia tem que continuar sendo considerada criminosa;
3 (11.1%)
Eu sou contra por motivos científicos. O homem e a mulher têm que ter apenas um cônjuge e a prática da poligamia tem que continuar sendo considerada criminosa;
0 (0%)
Eu sou contra, mas entendo que a poligamia tem que ser descriminalizada;
5 (18.5%)
Eu sou a favor somente para o homem, entendo que a poligamia tem que ser descriminalizada e regulamentada;
2 (7.4%)
Eu sou amplamente a favor e recomendo para homens e mulheres, inclusive entendo que a poligamia tem que ser descriminalizada e não precisa de regulamentação.
17 (63%)

Votos Totais: 27

Autor Tópico: Ainda sobre a poligamia  (Lida 9681 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Ainda sobre a poligamia
« Resposta #100 Online: 03 de Março de 2016, 08:38:18 »
Eu votei na opção 4. Sou a favor da poliginia. Pretendo inclusive me mudar esse ano para Fortaleza para fundar uma igreja que fará casamentos religiosos poligâmicos. Só casamentos civis poligàmicos são ilegais. Na igreja não. Seriam classificados como coabitação. Estou pensando em dar o nome de Igreja Evangélica Obras de Deus.

Só por curiosidade, você mesmo já está com quantas acumuladas?

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #101 Online: 06 de Março de 2016, 02:20:42 »
Ouvi num filme que a "explicação" de muitos homens ser mais favoaraveis a poliginia e nao a uma mulher ter varios homens ta no fato de que mulher após ficar grávida se tornava inútil pra procriação por uns 9 meses, enquanto o homem poderia procriar com outras mulheres.
É como se fosse um instinto de preservação das especies. Se seres humanos fossem monogamicos de forma absoluta desde incio do surgimento dele, a população seria menor - hoje pode ser bom, mas no passado o risco de extinção humana era maior (fome, guerras, falta de vacinas, etc.)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #102 Online: 06 de Março de 2016, 02:30:12 »
Citação de: El Elyon

Citação de: Agnoscetico
   Ta insinunando que eu possa ter algum autismo so porque acha minhas argumentações parecem ser autistas? É serio isso ou voce ta de zueira?

Sim, é sério e não estou dizendo isso com intenção de ofendê-lo ou reduzi-lo. Embora eu não tenha de fato formação na área, um sinal comum de alguém que está no espectro autista é a dificuldade de compreensão de linguagem não-literal/figuradas (como "dizer que a água é molhada" que usei em outro tópico ou aqui, "que qualquer não-autista notaria" - ambas são expressões figuradas) e de compreender enunciados de contexto social/interação entre pessoas, algo que notei ao discutir algumas vezes contigo. Por isso fiz a pergunta (e sei que o tópico é delicado, por isso deixei claro que não precisaria responder  :wink:)

Citação de: Agnoscetico
Se acha que sou desviante, eu ja acho que esse assunto de confiança do casal ja se desviou bastante do foco que era Poligamia.

Não, não, longe disso (não me preocupo com 'desvio de tópico", isso é com a Moderação). O termo desviante (ou divergente ou outsider) é usado em psicologia e sociologia para indicar comportamento incomum. Se considera que fui ofensivo ao perguntar isso, peço desculpas.

Nao tem formação, tentando se mostrar um expert apenas se baseando na sua interpretação que voce teve da minha interpretação de textos ou trechos deles? Lamento mas, como tambem, pericia em autismo muito provavelmente nao é uma ciencia exata, voce errou sobre isso. Melhor sorte da proxima vez. E ainda continua com vocabulario muito preciosista (nao tou afirmando, mas dá impressão de querer parecer mais intelectual com palavras mais enefeitadas - isso não me impressiona).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 06 de Março de 2016, 08:07:35 »
Ouvi num filme que a "explicação" de muitos homens ser mais favoaraveis a poliginia e nao a uma mulher ter varios homens ta no fato de que mulher após ficar grávida se tornava inútil pra procriação por uns 9 meses, enquanto o homem poderia procriar com outras mulheres.
É como se fosse um instinto de preservação das especies. Se seres humanos fossem monogamicos de forma absoluta desde incio do surgimento dele, a população seria menor - hoje pode ser bom, mas no passado o risco de extinção humana era maior (fome, guerras, falta de vacinas, etc.)

Não, seria um instinto de reprodução individual, não "da espécie". Poderia até ser -- e não importa se é o caso ou se seria sempre o caso, apenas "poderia ser" -- que através de poliandria a espécie se saísse melhor por ter mais investimento parental por unidade da prole, na população (de certa forma, o homem é a "fêmea" da espécie, em termos de investimento parental). Essa tendência é algo algo melhor para espécies como a nossa do que um maior número de indivíduos, mas mais "pobres" (há tribos em que casais ou indivíduos "praticam" celibato por dois ou três anos entre cada filho, por exemplo).

Mas para cada indivíduo, homem ou mulher, o melhor para a reprodução dos seus próprios genes, pode ser ter "quase" tantos filhos quanto conseguir ter (não necessariamente criar), mesmo que isso não seja o melhor para a espécie. Mas os genes não realmente são determinantes a ponto de fazer com que todos os indivíduos se comportem rigidamente dessa maneira (ou rigidamente de qualquer outra maneira alternativa). Então haverá monogamia, monogamia serial, poligamia, poliginia, e tudo entre essas possibilidades.

A ordem de prevalência de cada uma delas não deverá ter grande implicação quanto ao que é mais "instintivamente adequado", e nem quanto ao que é mais eficiente para perpetuação da espécie. Pode ser que sob uma análise matemática do que seria mais eficiente fosse esperado outra ordenação, mas ter havido na prática outras condições que foram mais determinantes. Um "modo de vida" ser mais comum que outro apenas diz que que não é contraproducente a ponto de ter levado seus praticantes à extinção ou populações menores do que o outro.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #104 Online: 06 de Março de 2016, 18:52:22 »
Que a principal base de sustentação de seu argumento é Bíblica, não me surpreende e foi justamente o que não perguntei. Além do que consta na "Coletânea de Livros Copiados dos Judeus", você tem algum argumento que sustente sua posição pró-poliginia/anti-poliandria que não requeira a aceitação prévia da existência e relevância de Javé das Hostes, do Antigo Testamento e da existência de Jumentas Falantes?  :)
As pessoas têm liberdade de fazer o que quiserem. Se mulheres quiserem praticar a poliandria, podem fazê-lo. Não condeno essas mulheres, como também não condeno quem pratica o poliamor. Eu apenas não praticaria o poliamor -- opção minha. Eu só praticaria e só defendo a poliginia, embora eu não tenha outros argumentos para essa minha posição, que não sejam argumentos religiosos.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!