Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23450 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #125 Online: 18 de Abril de 2013, 22:50:59 »
Não, de maneira alguma. Por exemplo, se você pega o impacto nas ações que a IBM teve na AR há 20 anos atrás com o banco nacion.. é brutal. O governo multa as empresas pesadamente, existe SOX, existe novo mercado. Claro que haverá sempre possibilidade de desvios, mas não como na administração pública, que acontece um escândalo do porte IBM/AR por semana!

Se dá para comparar a corrupção do governo com algo privado é exatamente nas pequenas empresas, não sujeitas às mesmas restrições que as maiores.

Quando eu disse comum, é que para o empresário, não poucas vezes, é mais vantajoso pagar a propina; isso quando ele não prefere. Sem contar que a sonegação por aqui é alta. Quando eu disse instucionalizada, é que na iniciativa privada eu posso trocar favores, dar um jeitinho, pagar alguém, contratar um irmão. Eu posso pagar pra que meu pedido saia antes, numa compra, por exemplo; se eu pagar um juiz a coisa complica. Quando eu disse disfarçada, é que não poucas vezes, pra manter a imagem da empresa, a turma esconde as merdas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 18 de Abril de 2013, 22:57:58 »
acho seu cenário mais comum nas pequenas e médias empresas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 18 de Abril de 2013, 23:12:01 »
por isso que pedi um exemplo de estatais que competem com empresa privada, tem algum? Disse inclusive que poderia ser uma contraprova para mim

Leu o post do Derfel onde ele confirma que os gestores do sus não são gestores e sim técnicos e que não se importam com coisas mundanas como.. finanças?
Talvez aqui eu deva dar um esclarecimento. O problema que eu acho é justamente que os gestores NÃO são técnicos, mas escolhas políticas (que, no entanto, não veria problema se fosse político E técnico). Assim, são gestores que não compreendem gestão pública, saúde pública, administração de recursos e finanças. Apesar de haver técnicos que compreendem tudo isso, as suas opiniões simplesmente não são levadas em conta (vide o exemplo de hospitais de pequeno porte que citei). Porém, existem gestores com perfil de, bem, gestores. O secretário atual de Natal é um exemplo, mas tenho pena dele.

se parar de proteger suas crenças e conseguir pensar talvez possa sugerir algo.

Citação de: Derfel
Você tem razão em dizer que médicos não são gestores (a maioria não, pelo menos) e também (a maioria) não entendem o que é o sus ou saúde pública, porém os médicos são a classe mais poderosa dentro do SUS e não aceitam outro profissional que não seja um médico como gestor (digo como classe e não como médicos individuais). Eles também (e aqui não só gestores médicos) não dão valor ao que é produzido pelo planejamento ou outro setor dentro da secretaria (que muitas vezes executam ações apesar da gestão), se restringindo a questões políticas. Você acha que não existem estudos internos que mostram que determinado hospital é inviável em determinado município ou que deveria ser fechada uma maternidade onde só nascem uma meia dúzia de crianças a cada seis meses para que os recursos sejam otimizados em um hospital de maior porte regional? Acho que agora já estou desabafando.

Pode explicar melhor? Por exemplo, os gestores do judiciário são juizes, que não entendem de gestão. E porque tem pena do gestor de natal?

Exatamente o que está lá: médicos, geralmente, não são gestores. Como também não possuem o menor conhecimento de saúde pública, de administração de recursos, de finanças... podem ser excelentes cardiologistas, pediatras, reumatologistas, urologistas, tratando diretamente com seus pacientes. Um gestor, médico (que não posso dizer qual seja ::) ), recentemente em um discurso resumiu a Atenção Básica como simplesmente prevenção... e só. Porém, médico não é o único tipo de técnico de uma secretaria, existem administradores, arquitetos, engenheiros, analistas de sistemas, sanitaristas, epidemiologistas e diversos outros técnicos, muitos envolvidos diretamente na gestão. Você ficaria  surpreso com a qualidade técnica de alguns e com a sua formação (mestres, doutores...), mas que não ocupam posições-chave porque essas posições são, normalmente, políticas.

Mas veja, nem todo médico é uma espécie de peão que cai de para-quedas na cadeira do diretor executivo, o secretário de Natal é uma médico sanitarista muito conceituado nacionalmente, porém ele está assumindo em um momento muito delicado: após uma gestão que dizimou o sistema de saúde do município. Para botar as coisas nos eixos (e ele tem uma excelente noção dos problemas e do que precisa ser feito) está tendo de tomar atitudes que não são populares entre os servidores, por exemplo. Prevejo que será uma espécie de FHC, que realizará as medidas necessárias para a ocasião, deixará um sistema melhor que o que ele encontrou e com as bases fortalecidas para uma nova gestão (que terá uma agenda muito mais fácil) e será muito criticado justamente por isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 18 de Abril de 2013, 23:18:40 »
Sim, de acordo. Não envolver custos foi mais uma licença poética (pois fazemos isso também) mas o trabalho pode ser cobrado.

Não há interesse em começar o processo, tampouco. Não querem mexer.. não querem colocar dedo em ferida.. têm medo..

Sei que empresas já foram contratadas para realizar esse diagnóstico e diversas ocasiões, mas ter o documento e não atacar as fragilidades apontadas não adianta muito.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 18 de Abril de 2013, 23:35:53 »
Já passei por essa do Club Penguin. Meu conselho, compra um computador para sua filha que só vai piorar :-)

Sobre o parágrafo citado, então ficou mais forte a questão da gestão ineficiente. Sobre as tarefas que você está desempenhando para otimização de um órgão público, uma dica: Não se regojize enquanto não for entregue o que foi prometido.
Infelizmente, vi dezenas de funcionários públicos contentes em planejar uma mudança radical em algo para depois ver que nada foi para frente, mesmo depois de ter gasto milhões.
Tem uma coisa que não faço é regozijar sobre isso... acho que pelo contrário, existe um senso de realidade muito grande na minha equipe.

Eu truco que vocês tenham capacidade de gestão para fazer a coisa funcionar. Concorda?

Isso deixo para o outro tópico. Como disse lá, temos novidades boas por um lado e preocupantes por outro.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #130 Online: 18 de Abril de 2013, 23:43:31 »
1. A rentabilidade mostrou-se inferior, mas isso pode decorrer de preços subsidiados.
2. Quanto a produtividade, as estatais foram ligeiramente superior. Mas nada muito significativo.
3. Quanto a produtividade do capital (seja lá o que for isso), o desempenho das estatais mostrou-se pouco superior.

Só uma correção: a produtividade do item dois refere-se a produtividade da mão de obra.

Esse critério de "produtividade de mão de obra" é, para início de conversa, altamente questionável. De qualquer modo, o que me espanta nesse discurso rocambulesco é utilizarem estudos publicados em 1992 (!) para especular sobre a realidade atual. Incrível.

Se uma empresa que gera lucro, na mesma proporção que uma privada faria, não significa ser bem gerida, então é difícil saber o que é gerir bem uma empresa.
Seja minimamente honesto na sua fala. Primeiramente, o que deveria ser difícil de entender não é o que a boa gerência faz, ou que esta faz em uma empresa que a torna boa, mas sim, quais condições que proporcionam a eficiência da dita boa gestão da empresa. O que você deveria considerar no seu discurso, mas nunca o faz, é considerar as condições do mercado, a realidade econômica que propicia lucros. Não é somente a boa gestão que gera lucros, se assim fosse, consultorias especializadas em gestão teriam 100% de eficiência.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 19 de Abril de 2013, 00:35:42 »
Não vi a data do estudo. :/

Nem imaginava que fosse ter na internet algo tão "antigo", de material nacional.

O outro é de 2005.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #132 Online: 19 de Abril de 2013, 01:02:15 »
Pra quem não quiser ler todo o texto do Cientista, um resumo:

Eu fico com um pé atrás quando citam esse exemplo do telefone. Pra mim a razão de hoje estar acessível e barato tem muito mais relação com evolução tecnológica e oferta/demanda do que a briguinha estatal vs privado.
Se você voltar e ler bem o terceiro parágrafo após minha citação do Agnóstico, talvez possa perceber o porquê de não ter merecido e recebido uma 'menção oásica'. Para eu não ter que voltar mais a esse ponto, desenho de uma vez: se não fosse seu "pé atrás" e seu "para mim, tem muito mais relação com que com", seria válido você TENTAR dizer que suas palavras seriam um resumo de uma PEQUENA parte de tudo o que eu disse. Mas você é muito filosófico, tem muita dúvida em você (além, claro, de não ter mesmo suficiente conhecimento do que estou falando). Titubeou, dançou, filho. No mundo real, não esse pequenino altar aqui de debates infrutíferos onde indivíduos que não decidem nada nem nunca vão decidir falam como se fossem, sem saber realmente nada a respeito do que falam, no mundo REAL, quando você tem que tomar decisões objetivas, não pode haver pé atrás, dúvida, filosofia enfim. E, no seu caso, sinceramente, acho isso muito lamentável.

Agora, pior que isso ainda é... se você acha que esse conceitinho contem tudo o que eu expus... aí... só o que tenho a dizer é (parece que você gosta desse estilo anglo, para treinar, talvez...) poor you, youngster!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #133 Online: 19 de Abril de 2013, 01:16:37 »
1. A rentabilidade mostrou-se inferior, mas isso pode decorrer de preços subsidiados.
2. Quanto a produtividade, as estatais foram ligeiramente superior. Mas nada muito significativo.
3. Quanto a produtividade do capital (seja lá o que for isso), o desempenho das estatais mostrou-se pouco superior.

Só uma correção: a produtividade do item dois refere-se a produtividade da mão de obra.

Esse critério de "produtividade de mão de obra" é, para início de conversa, altamente questionável. De qualquer modo, o que me espanta nesse discurso rocambulesco é utilizarem estudos publicados em 1992 (!) para especular sobre a realidade atual. Incrível.

Se uma empresa que gera lucro, na mesma proporção que uma privada faria, não significa ser bem gerida, então é difícil saber o que é gerir bem uma empresa.
Seja minimamente honesto na sua fala. Primeiramente, o que deveria ser difícil de entender não é o que a boa gerência faz, ou que esta faz em uma empresa que a torna boa, mas sim, quais condições que proporcionam a eficiência da dita boa gestão da empresa. O que você deveria considerar no seu discurso, mas nunca o faz, é considerar as condições do mercado, a realidade econômica que propicia lucros. Não é somente a boa gestão que gera lucros, se assim fosse, consultorias especializadas em gestão teriam 100% de eficiência.

sem crise, demonstre como as empresas estatais por mim citadas estão sendo mal geridas ao mesmo tempo que geram dividendos recordes para seus acionistas/proprietários, mesmo em uma época não tão propicia ao crescimento, como essa de crise financeira generalizada. Não quero opinião pessoal, quero informação concreta de que as estatais são ineficientes atualmente.

Até mesmo empresas privadas estão sujeitas a terem lucro sendo mal geridas, mas dificilmente uma estatal ou privada mal gerida vai apresentar lucros e ganhos produtivos a médio prazo, bem qual exatamente seja o caso das estatais mais importantes, faz muitos anos que ganham expressivo valor de mercado, justamente pelo seu desempenho benéfico.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #134 Online: 19 de Abril de 2013, 09:32:02 »
sem crise, demonstre como as empresas estatais por mim citadas estão sendo mal geridas
Não somente não demonstrarei das que você citou como não demonstrarei de qualquer outra, por dois motivos: 1 - Não questiono a qualidade da gestão, questiono os fatores que propiciam uma gestão de qualidade, que precedem em muito o seu questionamento, e 2 - Teóricos dos mais diversos tipos, geralmente neoliberais, quando atacaram e ruíram com boa parte do legado de Keynes, demonstraram como as falhas mercadológicas que envolvem qualquer estatal produtora de bens e serviços não socialmente fundamentalmente necessários para a sociedade fazem com que todas tendam à falência, sendo necessário que o poder público dê regalias para elas ou ainda lhes conceda monopólios, naturais ou naturalizados. Se quiser, depois postarei os estudos.

Assim sendo, não entrarei no mérito do questionamento sobre a qualidade da gestão, para mim o buraco que é mais embaixo é mais gostoso.

ao mesmo tempo que geram dividendos recordes para seus acionistas/proprietários, mesmo em uma época não tão propicia ao crescimento, como essa de crise financeira generalizada.
Você por acaso esqueceu-se que as empresas referidas são estatais, de como o governo se utiliza de estatais para benefício próprio e não do povo, de como as estatais podem ser invulnerabilizadas pelo Estado se ele assim desejar?

Se a sua memória estiver fraca, diga-me e eu detalhadarei estes pontos.

Não quero opinião pessoal, quero informação concreta de que as estatais são ineficientes atualmente.
Para que você quer estas informações, sendo que eu sequer impliquei que elas são ineficientes? Qual o problema aqui?

Até mesmo empresas privadas estão sujeitas a terem lucro sendo mal geridas, mas dificilmente uma estatal ou privada mal gerida vai apresentar lucros e ganhos produtivos a médio prazo
Por quê?

bem qual exatamente seja o caso das estatais mais importantes, faz muitos anos que ganham expressivo valor de mercado, justamente pelo seu desempenho benéfico.
Benéfico a quem? Detentores de ações e participantes diretos? A qual custo para a sociedade, que não recebe dividendos, honorários ou PLRs?
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #135 Online: 19 de Abril de 2013, 09:55:24 »
sem crise, demonstre como as empresas estatais por mim citadas estão sendo mal geridas
Não somente não demonstrarei das que você citou como não demonstrarei de qualquer outra, por dois motivos: 1 - Não questiono a qualidade da gestão, questiono os fatores que propiciam uma gestão de qualidade, que precedem em muito o seu questionamento, e 2 - Teóricos dos mais diversos tipos, geralmente neoliberais, quando atacaram e ruíram com boa parte do legado de Keynes, demonstraram como as falhas mercadológicas que envolvem qualquer estatal produtora de bens e serviços não socialmente fundamentalmente necessários para a sociedade fazem com que todas tendam à falência, sendo necessário que o poder público dê regalias para elas ou ainda lhes conceda monopólios, naturais ou naturalizados. Se quiser, depois postarei os estudos.

Assim sendo, não entrarei no mérito do questionamento sobre a qualidade da gestão, para mim o buraco que é mais embaixo é mais gostoso.

ao mesmo tempo que geram dividendos recordes para seus acionistas/proprietários, mesmo em uma época não tão propicia ao crescimento, como essa de crise financeira generalizada.
Você por acaso esqueceu-se que as empresas referidas são estatais, de como o governo se utiliza de estatais para benefício próprio e não do povo, de como as estatais podem ser invulnerabilizadas pelo Estado se ele assim desejar?

Se a sua memória estiver fraca, diga-me e eu detalhadarei estes pontos.

Não quero opinião pessoal, quero informação concreta de que as estatais são ineficientes atualmente.
Para que você quer estas informações, sendo que eu sequer impliquei que elas são ineficientes? Qual o problema aqui?

Até mesmo empresas privadas estão sujeitas a terem lucro sendo mal geridas, mas dificilmente uma estatal ou privada mal gerida vai apresentar lucros e ganhos produtivos a médio prazo
Por quê?

bem qual exatamente seja o caso das estatais mais importantes, faz muitos anos que ganham expressivo valor de mercado, justamente pelo seu desempenho benéfico.
Benéfico a quem? Detentores de ações e participantes diretos? A qual custo para a sociedade, que não recebe dividendos, honorários ou PLRs?

Price, muito blablabla somente por questões de retórica e colocações conceituais. Nada de prático pra discussão da sua parte. Se não questiona o gerenciamento das estatais, não deveria colocar questão que beiram a semântica ou são pura teoria. Não estou aqui pra debater elementos gerenciais ou conceitos gerenciais, abra outro tópico e passe a discutir esses parâmetros.

A questão é, onde está a ineficiência estatal no caso das grandes empresas?
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 10:17:19 por _Juca_ »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #136 Online: 19 de Abril de 2013, 12:38:35 »
Não é somente a gestão que conta na análise econômica, muito pelo contrário, o que importa na análise econômica está muito acima de qualidade gerencial, está relacionado ao momento do mercado e os fatores propícios para determinadas ações gerenciais, que, obviamente, variam de acordo com os indicadores, e não o contrário. Se para você o que importa é somente a gestão, ok, sua visão é completamente afunilada, certamente por com ela não ser visível as condições extremamente favoráveis que as empresas estatais nacionais têm, mesmo em um cenário econômico turbulento.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #137 Online: 19 de Abril de 2013, 12:43:13 »
Faz um texto bíblico para dizer o que eu falei em 2 linhas e eu que sou muito filosófico. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #138 Online: 19 de Abril de 2013, 13:02:05 »
Se você se refere ao que você "resumiu", aquilo é somente uma opinião, que além de divergir razoavelmente do que eu escrevi está parcialmente errada.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 19 de Abril de 2013, 13:10:31 »
Se você se refere ao que você "resumiu", aquilo é somente uma opinião, que além de divergir razoavelmente do que eu escrevi está parcialmente errada.

Não me referia ao que você escreveu.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #140 Online: 19 de Abril de 2013, 13:52:09 »
Pois é, como não utilizou quotes, fica difícil saber que não está seguindo as ordens de resposta...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 19 de Abril de 2013, 14:02:29 »
Falha minha. Como teu texto não é "bíblico" e como em nenhum momento você se dirigiu a mim, muito menos me chamando de filósofo, achei que estaria claro.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #142 Online: 19 de Abril de 2013, 14:04:22 »
Outra pessoa poderia ter chamado de filósofo... Sem problemas.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 19 de Abril de 2013, 18:22:43 »

É, talvez. :P
As minhas evidências são todas anedóticas, não conferem muito de verdade no caso que não pra mim mesmo.

Mas por que diz que isso não vale pras grandes?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 19 de Abril de 2013, 18:27:37 »

Sim, Price, e eu já até me lamentei com o Agnóstico. :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #145 Online: 19 de Abril de 2013, 18:57:20 »

É, talvez. :P
As minhas evidências são todas anedóticas, não conferem muito de verdade no caso que não pra mim mesmo.

Mas por que diz que isso não vale pras grandes?

. Aqui a gente tem auditoria  externa duas vezes por ano, qque discrepância gera demissão automática dos responsáveis.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 19 de Abril de 2013, 19:11:54 »
Discrepâncias dolosas, culposas ou qualquer uma?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #147 Online: 19 de Abril de 2013, 19:36:00 »
Qualquer uma, culposa diz que o cara é incompetente, dolosa é bandido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 19 de Abril de 2013, 19:41:06 »
É uma empresa com profissionais que não cometem erros?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 19 de Abril de 2013, 19:58:22 »
não são erros, são inconformidades. Eu sou obrigado a informar se tenho parente de primeiro ou segundo grau que trabalham em governo. Além de não poder pisar no órgão em que o cara trabalha,  eu posso simplesmente ser proibido de ir em órgãos análogos/associados ou mesmo pisar em qualquer órgão,  dependendo da exposição e importância do meu relacionamento.

Não posso dizer o que políticos dizem "que culpa ela tem de ser minha sobrinha,  então ela não pode trabalhar?".  Não.

Têm auditorias internas e externas. Meu chefe não pode se desculpar ou alegar desconhecimento de meus atos errados se eles foram praticados por longos períodos ou mesmo curto,  se acharem razoável que ele devesse ter percebido. Rua nele.

Para lulistas e petistas isso soará como o fascismo.  Mas é assim.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!