Essa é boa também, eu a chamo de...
A Amnésia de Saul A pergunta é: Saul já conhecia Davi antes da luta contra Golias?1 Samuel 16 mostra que sim, Saul conhecia a Davi muito bem:19 E
Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
20 Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
21
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.22 Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos
Porém, logo no capítulo seguinte, nos é mostrado que Davi era um desconhecido para Saul:55
Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.
56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.
57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.
58
E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita - 1 Samuel 17
Seria amnésia?
Obs: já vi defenderem essa contradição alegando que as passagens não necessariamente estariam em ondem cronológica, ou seja, os acontecimentos do capítulo 17 seriam anteriores aos do 16, porém, como podemos ver pelo contexto (e os crentes adoram falar em contexto), a inversão dos capítulos também não resolveria o problema.