Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201097 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #125 Online: 27 de Junho de 2006, 00:23:56 »
Lendo contradições, esses erros de cálculos, dos morcegos serem aves e insetos terem 4 patas eu creio que bíblia e ciência se mistram tanto quanto água e óleo!
Acho que água e óleo ainda conseguem se misturar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #126 Online: 09 de Julho de 2006, 12:31:59 »
Não percam tempo procurando contradições na biblia, nem absurdos, nem aberrações, fica até parecendo que acreditam no que lá está escrito, e pior os crentes nunca se convencerão. A própria bíblia é a prova cabal de que ela foi montada e escrita por homens com intenções nem um pouco divinas, por isso eu já desisti de tentar convencer os crentes, pois o pior cego é aquele que não quer ver! :grito:
Pensar é preciso, viver não.

DIG

• Visitante
« Resposta #127 Online: 09 de Julho de 2006, 17:08:16 »
Não percam tempo procurando contradições na biblia, nem absurdos, nem aberrações, fica até parecendo que acreditam no que lá está escrito, e pior os crentes nunca se convencerão. A própria bíblia é a prova cabal de que ela foi montada e escrita por homens com intenções nem um pouco divinas, por isso eu já desisti de tentar convencer os crentes, pois o pior cego é aquele que não quer ver! :grito:

Mas é legal, pô!Ainda + pra ouvir as desculpas teístas de contexto histórico, de "vocês interpretam de má fé", etcetc

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #128 Online: 09 de Julho de 2006, 18:34:14 »
A gente sabe que a Bíblia só tem mentira. Mas os religiosos não. ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 09 de Julho de 2006, 19:20:56 »
alguém saberia me mostrar (ou dizer se já foi postado nesse tópico) os trechos em que Adão e Eva são criados simultâneamente e mais tarde, diz-se que Adão veio primeiro, ficou sem ter o que fazer, e então YHVH arrancou-lhe uma costela e deu para ele remodelada?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 19 de Julho de 2006, 03:34:03 »
Gênesis, capítulo 1; versículos 26 e 27:

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis, capítulo 2; versículos 7 e 18 à 22:

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome.
20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;
22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 19 de Julho de 2006, 04:09:15 »
hum.... valeu, mas ainda não é o suficiente para sanar minha dúvida, estava iamginando que poderia ser um outro argumento fraco de contradição.

Imagine um livro dizendo em uma parte: "evoluiram diversas formas de vida na Terra, os peixes, as aves, os insetos, os mamíferos e o homem. Essas formas diversas, blablabla...". E em outro momento, detalha a evolução do homem, "a partir de um grupo de primatas, blablabla...". Aí por essa lógica da contradição, em um momento estaria sendo dito que evoluíram todas essas formas e o homem, de uma vez só, sendo um grupo bem distinto, e no outro contradizendo, ao dizer que veio dos primatas.

Ou, imaginem qualquer coisa que narra resumidamente um evento, e mais tarde, um pouco mais detalhadamente.

Assim imagino que esse "homem e mulher os criou", não significa necessariamente que foi de uma vez, um imediatamente seguido do outro, apenas que os fez, num tempo mais indeterminado, mas que pode significar sem problemas que foi criado como descrito no capítulo 2.

Me parece mais que contradição, má interpretação tendenciosa mesmo :?

Se quiser contradição, de qualquer forma, acho que ainda existem outras bem melhores, "não matarás", e "não deixarás uma bruxa viver", ou uma coisa acho que no sentido de "e quanto aos meus inimigos, tragam-nos diante de mim e cortem seus pescoços", ou algo do tipo, acho que Jesus mesmo, em Lucas.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #132 Online: 19 de Julho de 2006, 07:28:39 »
hum.... valeu, mas ainda não é o suficiente para sanar minha dúvida, estava iamginando que poderia ser um outro argumento fraco de contradição.

Eu concordo. Acho que essa não é uma contradição e se usada como argumento só vai dar base para a outra parte alegar tendenciosidade e distorção.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 19 de Julho de 2006, 09:26:38 »

Podemos não convencer os crentes mas podemos convencer os "quase-céticos", aqueles que estão em cima do muro.Puxá-los para o lado incrédulo da força.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 19 de Julho de 2006, 11:34:50 »
A melhor de todas as contradições, sem dúvida é essa:

No II livro de Samuel em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte:

"A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá".

Agora no I livro das Crônicas capítulo 21:1:

"e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel".

O que era IAHVÉH (Deus) passou a ser Satanás...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #136 Online: 06 de Dezembro de 2006, 18:18:29 »
  Mussolim, Satanás no Antigo Testamento era um servo de Javé, como em Jó, mas sempre a procurar defeitos nas pessoas, como um advogado de acusação. Se juntarmos o Novo Testamento, esta justificação já não dá, porque entramos num mundo Zoroastro.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 06 de Dezembro de 2006, 18:46:50 »
Hahaha agora eu peço que estenda mais o que vc quis dizer hehe. (Pois algumas pessoas "reclamam" dos seus post, não é?)

Bem, pelo que eu sei não podemos nem chamá-lo de "Satanás", nessa "fase" em que ele era servo de Deus (Jeová). O melhor seria “Lúcifer”. Mas eu não entendi bem o que vc quis dizer... dá para explicar melhor?

O que vc quis dizer com "entrar no mundo Zoroastro"? A contradição não é válida, é isso?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #138 Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:30:21 »
  Lúcifer é apenas o nome dado a Vénus, que é mencionada em Isaías. Escrevi sobre o assunto em ../forum/topic=8545.0.html#msg144735 .

Satanás, nas Escrituras Hebraicas, pertencia à Assembleia de Deus que se colocava à direita das pessoas para anotar o seus erros. Depois, com a doutrina de Zaratrusta/Zoroastro, tornou-se popular a ideia da luta do Bem contra o Mal, e os judeus adoptaram-na.

Antes Javé competia contra os deuses estrangeiros (demónios), ou melhor, os deuses babilónicos, sendo Baal o mais conhecido. Depois Satanás representou todos esses deuses e tornou-se muito mais poderoso; tornou-se Dracon (o dragão) e o Belzebu (Bel/Ball Zebu: "O Senhor das Moscas"). O Todo-Poderoso que infligia os males, que entranhava espíritos maus, provocava pestes (até mesmo com hemorroidas e gonorreias brutais) passou a não ter nada haver com esses males e ganhou um Lex Luther, o rei do Mundo, com a sua Babilónia, a Grande (Roma).

Portanto, tendo em conta apenas o Antigo Testamento, pode-se justificar dizendo que Deus enviou Satanás (e já vi essa desculpa algures). Mas o Novo Testamento contradiz o Antigo.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 08 de Dezembro de 2006, 11:09:09 »
Cara, eu tinha falado algo semelhante em outro tópico. E só para deixar registrado hehe:

Foi o profeta Zaratustra, Erivelton…
Mas eu fiz um resuminho aí para vc, olha:

Zaratustra viveu na Ásia Central. Os acadêmicos têm situado a sua vida entre 1750 e 1000 a.C…  Aos trinta anos, enquanto participava num ritual pagão de purificação num rio, Zaratustra viu um ser de luz que se apresentou como sendo Vohu Manah ("Bom Pensamento") e que o conduziu até à presença de Ahura Mazda (Deus) e de outros cinco seres luminosos, os Amesha Spentas. Este foi o primeiro de uma série de encontros que manteve com Ahura Mazda, que lhe revelou a sua mensagem.
Após doze anos de pregação Zaratustra abandonou a sua região natal, por causa das oposições às suas doutrinas, e fixou-se na corte do rei Vishtaspa na Báctria (região que se encontra no atual Afeganistão). Este rei e sua esposa, a rainha Hutosa, converteram-se à doutrina de Zaratustra e o zoroastrismo foi declarado como religião oficial do reino. (Foi aqui o ponto de ascendência e o início do que viria a ser o monoteísmo) Como toda e boa religião também teve sua “Bíblia” chamada Avesta. Talvez esses momentos de “insanidades” venham de uma bebida, como de costume de sua religião, alucinógena chamada: O haoma.
Também como toda boa religião não poderia faltar um Deus bom e Deus mau, respectivamente Ahura Mazda (Também conhecido como Ormuzd) e Angra Mainyu (Nome de mais chamego Ahriman). Onde, no final (“Juízo Final”!?) Ahura Mazda vencerá definitivamente Ahriman. Também teve um intercessor chamado Mitra nessa história.
Mitra (Jesus), um deus redentor dos persas, foi o traço de união entre o cristianismo e o budismo. Mitra era o intermediário entre Ormuzd e o homem. Era chamado de Senhor e nasceu em uma gruta, no dia 25 de dezembro. Sua mãe também era virgem antes e depois do parto (Não me perguntem como isso aconteceu). Uma estrela teria surgido no Oriente, anunciando seu nascimento. Vieram os “magos” com presentes de incenso, ouro e mirra, e adoraram- o. Após a morte, a ressurreição em seguida. O Sumo Sacerdote gritava para os crentes que Mitra ressuscitara, indo para o céu para proteger a humanidade. (Percebam a semelhança com Jesus).
Em 549 a.C. Ciro II derrota Astíages, rei dos Medos, e funda o Império Persa, que unia sob o mesmo centro os Medos e os Persas. A dinastia à qual pertencia, os Aqueménidas, adoptará o zoroastrismo como religião oficial do império, mas será tolerante em relação às religiões dos povos que nele vivem (Nesse tempo até que eles eram “bonzinhos”, mas posteriormente não).
Agora levando para o ponto que eu queria:
O livro de Samuel foi escrito antes da influência persa no ano de 622 a.C. e, no II livro de Samuel em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte: "A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá".
Agora veja esta mesma passagem no I livro das Crônicas, que foi escrito no começo do ano 300 a.C, portanto, já sob a influência do Zoroastrismo persa, com o já conhecimento de Ahriman (Satanás). No capítulo 21:1 desse livro está escrito: "e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel".
O que era IAHVÉH (Deus) passou a ser Satanás… Isso é a prova de que a Bíblia não passa de cópias de outras religiões.
Quando perguntado ao Kardec, com relação a Satanás, ele disse:
“é evidentemente a personificação do mal sob uma forma alegórica”
E mais uma vez, outro conceito… quanto mais argumentos sensatos mais respostas desesperadas…

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #140 Online: 08 de Dezembro de 2006, 15:12:55 »
  Não tinha pensado neste ponto-de-vista: "O que era IAHVÉH (Deus) passou a ser Satanás". No Antigo Testamento é dito que o mal originava de Deus, e no Novo Testamento é dito que Ele não é origem do mal. Acho que o Satanás contemporâneo é mais uma parte do deus de Judá (a parte maléfica). Talvez Deus seja esquizofrénico. :-D

Na Wikipedia, sobre Zaratustra, encontrei: «A Regra de Ouro do Zoroastrianismo é: "Age como gostarias que agissem contigo."». Não faz lembrar nada?
  Sobre o "mundo Zoroastro", deixo a referência da Wikipedia (em Zoroastrismo):

Os Gathas revelam também um pensamento dualista, sobretudo no plano ético, entendido como uma livre escolha entre o bem e o mal. Posteriormente, o dualismo torna-se cosmológico, entendido como uma batalha no mundo entre forças benignas e forças maléficas.
  Actualmente os zoroastrianos dividem-se entre o dualismo ético ou o dualismo cosmológico, existindo também outros que aceitam os dois conceitos. Alguns acreditam que Ahura Mazda tem um inimigo chamado Angra Mainyu (ou Ahriman), responsável pela doença, pelos desastres naturais, pela morte e por tudo quanto é negativo. Angra Mainyu não deve ser visto como um deus; ele é antes uma energia negativa que se opõe à energia positiva de Ahura Mazda, tentando destruir tudo o que de bom foi feito por ele (a energia positiva de Deus é chamada de Spenta Mainyu). No final Angra Mainyu será destruído e o bem triunfará. Outros zoroastrianos encaram o dualismo no plano interno de cada pessoa, como a escolha que cada um deve fazer entre o bem e o mal, entre uma mentalidade progressista e uma mentalidade retardatária.

Cumps.
Pedro Amaral Couto

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 12 de Dezembro de 2006, 03:27:51 »
hum… valeu, mas ainda não é o suficiente para sanar minha dúvida, estava iamginando que poderia ser um outro argumento fraco de contradição.

Imagine um livro dizendo em uma parte: "evoluiram diversas formas de vida na Terra, os peixes, as aves, os insetos, os mamíferos e o homem. Essas formas diversas, blablabla…". E em outro momento, detalha a evolução do homem, "a partir de um grupo de primatas, blablabla…". Aí por essa lógica da contradição, em um momento estaria sendo dito que evoluíram todas essas formas e o homem, de uma vez só, sendo um grupo bem distinto, e no outro contradizendo, ao dizer que veio dos primatas.

Ou, imaginem qualquer coisa que narra resumidamente um evento, e mais tarde, um pouco mais detalhadamente.

Assim imagino que esse "homem e mulher os criou", não significa necessariamente que foi de uma vez, um imediatamente seguido do outro, apenas que os fez, num tempo mais indeterminado, mas que pode significar sem problemas que foi criado como descrito no capítulo 2.
Sim, acho que em termos de contradição, a ordem de criação do homem e da mulher é fraca. No entanto, existe uma outra contradição mais interessante nessas duas passagens que diz respeito a ordem de criação dos outros animais.

Na primeira passagem já existem todos os animais e o homem é criado para dominar sobre ele.

Na segunda, o homem é criado primeiro, sendo que na tentativa de achar uma companheira para ele são criados todos os animais.

Ainda, no primeiro texto as plantas são criadas antes e no segundo são criadas depois.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #142 Online: 14 de Dezembro de 2006, 08:38:59 »
tem uma que não sai da minha cabeça: A bíblia diz em trocentos lugares que Deus sabe tudo que vai na nossa cabeça, até mesmo antes que pensemos! entçao algum crente me explica para quê que ele tortura o pobre do Abraão mandando ele cortar a cabeça do seu único filhinho, só para testar sua fé?!?!
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #143 Online: 01 de Janeiro de 2007, 21:39:27 »
So acrescentando uma famosa :
Deus fez o homem à sua imagem e semelhança.
que tal aquele deus que davinci pintou [ o da criação ] , e do outro lado um hitler ou coisa parecida ?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #144 Online: 01 de Janeiro de 2007, 22:00:56 »
 Judas enforca-se nos Evangelhos...
 e  nos Actos dos Apóstolos (nas primeiras páginas), enquanto estava com as moedas, tropeça, explodindo a abdómen quando caiu...

Ele lançou as moedas ao chão, roubou-as depois de terem sido usadas para comprar o Campo de Sangue, tropeçou, caindo numa corda para forca, morre estrangulado, a corda partiu-se e ele explodiu no chão?
Pedro Amaral Couto

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #145 Online: 01 de Janeiro de 2007, 22:21:54 »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #146 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:07:51 »
Citação de: Mussolini Xerequê
A melhor de todas as contradições, sem dúvida é essa:

No II livro de Samuel em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte:

"A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá".

Agora no I livro das Crônicas capítulo 21:1:

"e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel".

O que era IAHVÉH (Deus) passou a ser Satanás…

Huahuahuahauahuahau....Essa eu não conhecia, vou conferir depois...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #147 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:33:05 »
 Já tinha falado sobre essa contradição no último post, mas agora deixo os trechos associados:

Actos 1:16-19 :
16    Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
17    Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
18    Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19    E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.

Mateus 27:3-10 :
3    Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
4    Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
5    E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
6    E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
7    E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
8    Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
9    Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
10    E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.

Um exercício simples de interpretação de texto, como nos testes de Português:
 Como morreu Judas? Quem comprou o Campo de Sangue? Por que foi chamado de Campo de Sangue?

Além disso, pesquisando na http://www.chamada.com.br/biblia por "trinta moedas prata", são mostrados dois versículos de Zacarias (para além de Mateus), mas não de Jeremias.

Zac 11:12 - "Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata."

Zac 11:13 - "O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor."
Pedro Amaral Couto

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #148 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:48:06 »
Eu não sei se já foi citada lá atrás, mas pra mim a "Top of mind" é a da genealogia de Jesus escrita em Mateus 1 e Lucas 3. Pra começo de conversa se traça a genealogia a partir de José, contradizendo o próprio mito de que Jesus nasceu do espirito de deus, mas o pior é que mesmo sendo, ambas, genealogias exclusivamente paternas, os nomes e nem o número de gerações vão coincidir. Tipo, numa José é filho de Jeafá e na outra é filho de Jacabias, você segue e os nomes vão ficando cada vez mas distantes...Aí o evangélico desesperado por uma justificativa mesmo que esfarrapada diz que um era nome e outro era sobrenome ou apelido ou erro do tradutor...mas aí você vai contar o número de gerações entre Adão e José (considerando somente homens) e os números não batem. Ou seja, teve homem enrabando homem aí...e o pior é que nasceu filhote e tudo :D

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #149 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:50:35 »
Achei um texto

ERROS BÍBLICOS

AS GENEALOGIAS DE JESUS
por Eloy D. Aurélio

Genealogia é o processo que consiste em traçar a linha genealógica dos antecessores de uma família ou de um indivíduo. Na Bíblia, os evangelistas apresentam duas genealogias de Cristo, uma no evangelho de S. Mateus e outra no evangelho de S. Lucas. Mateus apresenta a genealogia na ordem descendente e Lucas na ordem ascendente ou inversa.

Mateus relacionou a genealogia em 42 gerações (dividida em 3 grupos de 14), embora apresentasse 41 nomes (parece que a matemática não devia ser o seu forte), para o período decorrido entre Abraão e Jesus ao passo que Lucas apresenta 56 gerações decorridas entre o mesmo período. Embora Lucas estenda sua relação até Adão não examinaremos esta parte pois Mateus não faz referência a ela.

Realmente as duas linhas genealógicas diferem nos dois evangelistas em quase todos os nomes todavia o principal agravante não são apenas os nomes diferentes, elas são totalmente incompatíveis também: Mateus passa pela linha de Salomão enquanto Lucas passa por Natã, irmão de Salomão, criando uma linha paralela irreconciliável entre as duas relações.

É improvável que os nomes de qualquer das duas listas, que não contam com qualquer comprovação no Antigo Testamento, tenham sido simplesmente inventados pelos evangelistas ou pelas fontes de que lançaram mão. Porém, se tomarmos as listas a sério, a relação entre elas constitui um problema.

Desde o tempo da reforma uma nova concepção das duas genealogias tem ganho terreno. Segundo ela, a genealogia de Mateus, em José, acompanha a linha da descendência real direito ao trono de Davi; visto que Mateus escreveu principalmente para os judeus, e essa descendência só podia vir por José ao passo que Lucas dá a genealogia da Virgem Maria, visto que escrevia para todos; e esta só podia vir por Maria (??). Porém é muito estranho que, se a lista de Lucas tencionava traçar a genealogia de Jesus por meio de Maria, que isso não tivesse sido claramente expresso. Como um evangelista inspirado pode omitir uma observação de crucial importância?

As duas genealogias são apresentadas abaixo em escala descendente para melhor entendimento.

Mateus 1.1-17
  1)    José
  2)    Jacó
  3)    Matã
  4)    Eleázar
  5)    Eliúde
  6)    Aquim
  7)    Sadoque
  8)    Azor
  9)    Eliaquim
10)    Abiúde
11)    Zorobabel
12)    Salatiel
13)    Jeconias
14)    Josias
15)    Amom
16)    Manassés
17)    Ezequias
18)    Acaz
19)    Jotão
20)    Uzias
21)    Jorão
22)    Josafá
23)    Asa
24)    Abias
25)    Roboão
26)    Salomão
27)    Rei Davi
28)    Jessé
29)    Obede
30)    Boaz
31)    Raabe
32)    Salmom
33)    Maassom
34)    Aminabab
35)    Arão
36)    Esrom
37)    Farés
38)    Judá
39)    Jacó
40)    Isaque
41)    Abraão

Lucas 3.23-38
  1)    José
  2)    Heli
  3)    Matã
  4)    Levi
  5)    Melqui
  6)    Janai
  7)    José
  8)    Matatias
  9)    Amós
10)    Naum
11)    Esli
12)    Nagaí
13)    Máate
14)    Matatias
15)    Semei
16)    José
17)    Jodá
18)    Joanã
19)    Resá
20)    Zorobabel
21)    Salatiel
22)    Neri
23)    Melqui
24)    Adi
25)    Cosã
26)    Elmadã
27)    Er
28)    Josué
29)    Eliézer
30)    Jorim
31)    Matã
32)    Levi
33)    Simeão
34)    Judá
35)    José
36)    Jonã
37)    Eliaquim
38)    Meleá
39)    Mená
40)    Matatá
41)    Natã
42)    Rei Davi
43)    Jessé
44)    Obede
45)    Boaz
46)    Salá
47)    Naassom
48)    Aminadabe
49)    Admim
50)    Arni
51)    Esrom
52)    Farés
53)    Judá
54)    Jacó
55)    Isaque
56)    Abraão

COMENTÁRIOS

É sabido que o povo Hebreu não traçava a linha genealógica de filhas, mas somente do filho varão e primogênito. Se a genealogia de Lucas é realmente a da Virgem Maria, então porque Lucas não enfatizou isso? Pelo contrário ele colocou o nome de José, sendo bem claro que ele se referia a José, propriamente dito.

"Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli…
        Lc 3-23

Este é mais um erro que os teólogos e defensores da integridade bíblica tentam encobrir ou maquiar através do malabarismo histórico/teológico, pois:

1) Todas as fontes consultadas por mim têm como teoria provável e agradável a idéia que a lista de Lucas refere-se a Maria, embora não exista meios históricos de se provar tal afirmação.

2) Todas as fontes consultadas por mim (inclusive a própria Bíblia) são ambíguas. As expressões: parece que…, é possível que…, é provável…, talvez que…, presumivelmente…, explicações possíveis… são a regra geral. Muito estranho se considerarmos que tais doutores das escrituras são inspirados pelo Espírito de Deus.

Concluindo podemos terminar este breve estudo com as próprias (e igualmente inspiradas) palavras do apóstolo S. Lucas:

"Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli…"

BIBLIOGRAFIA

Bíblia, João Ferreira de Almeida, edição revista e atualizada
    Bíblia Vida Nova - João Ferreira de Almeida
    Dicionário da Bíblia - John D. Davis
    O Novo Dicionário da Bíblia - J. D. Douglas
    O Novo Comentário da Bíblia - F. Davidson
    A Harmonia dos Evangelhos - S.L. Watson e W. E. Allen
    Manual Bíblico - H. H. Halley

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/genealogias.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!