Autor Tópico: Operação Prato - Liberação de Documentos  (Lida 8523 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Operação Prato - Liberação de Documentos
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2013, 01:04:02 »
Tomara que sim.

E então haverá mais um festival de sensacionalismo e crendice seguida de explicações e refutações que serão simplesmente ignoradas pelos 'crentes em OVNIs'.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2013, 02:08:31 »
Sim, mas com certeza estarão nos próximos DVDs vendidos pelo pessoal da Revista UFO. Falando sério...

Consideremos 2 possibilidades:

(1) O que está classificado como secreto é mais ou menos que já existe às pencas no Youtube como aquelas luzes que se movem de um lado para o outro feito vagalumes numa noite escura que podem ser qualquer coisa, inclusive os próprios vagalumes ou detalhamento de fatos conhecidos com envolvimento direto das Forças Armadas sem, no entanto, esclarecer nada sobre o que já não se sabe nada.

(2) O material arquivado é nitroglicerina pura, com evidências irrefutáveis sobre a origem e a intenção desses objetos voadores até então não identificados com fotos de seres extraterrestres, dados de autópsias, tecnologia alienígena, etc e tal. Nesse caso ainda pode ocorrer as seguintes situações:

(a) Essas informações nunca foram compartilhadas com outras nações.
(b) Essas informações já circulam secretamente numa comunidade de informações que envolve diversas nações.

Se (1) for divulgado, apenas mostra que o mistério continua. Fatos esclarecidos serão postos em dúvida e fatos duvidosos continuarão pendentes de informações "censuradas" pelas autoridades pelas conspirações de sempre.

Se (2)(a) for divulgado, será um atestado monumental de incompetência. Como um país pode manter em sigilo informações que deveriam ser de domínio planetário? Como as Forças Armadas de um país que não dispõe nem de verbas para combustível para seus aviões e navios poderia ter se dedicado ao estudo e pesquisa de tecnologia alienígena, por exemplo, e diante dessa impossibilidade ter engavetado tudo em sigilo?

Se (2)(b) for divulgado, essa iniciativa poderia ser uma traição dentro dessa comunidade de informações, principalmente porque pela lógica, as nações mais poderosas do mundo pertenceriam a essa mesma comunidade e todas negam a existência de evidências sobre a natureza dos OVNIs. Por que o Brasil faria isso sem considerar possíveis represálias?

Logo, não espere muita coisa, mesmo com a remota possibilidade de existir alguma coisa para esperar.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2013, 09:01:07 »
Resumiu bem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2013, 10:17:57 »
Sim, mas com certeza estarão nos próximos DVDs vendidos pelo pessoal da Revista UFO. Falando sério...

Consideremos 2 possibilidades:

(1) O que está classificado como secreto é mais ou menos que já existe às pencas no Youtube como aquelas luzes que se movem de um lado para o outro feito vagalumes numa noite escura que podem ser qualquer coisa, inclusive os próprios vagalumes ou detalhamento de fatos conhecidos com envolvimento direto das Forças Armadas sem, no entanto, esclarecer nada sobre o que já não se sabe nada.

(2) O material arquivado é nitroglicerina pura, com evidências irrefutáveis sobre a origem e a intenção desses objetos voadores até então não identificados com fotos de seres extraterrestres, dados de autópsias, tecnologia alienígena, etc e tal. Nesse caso ainda pode ocorrer as seguintes situações:

(a) Essas informações nunca foram compartilhadas com outras nações.
(b) Essas informações já circulam secretamente numa comunidade de informações que envolve diversas nações.

Se (1) for divulgado, apenas mostra que o mistério continua. Fatos esclarecidos serão postos em dúvida e fatos duvidosos continuarão pendentes de informações "censuradas" pelas autoridades pelas conspirações de sempre.

Se (2)(a) for divulgado, será um atestado monumental de incompetência. Como um país pode manter em sigilo informações que deveriam ser de domínio planetário? Como as Forças Armadas de um país que não dispõe nem de verbas para combustível para seus aviões e navios poderia ter se dedicado ao estudo e pesquisa de tecnologia alienígena, por exemplo, e diante dessa impossibilidade ter engavetado tudo em sigilo?

Se (2)(b) for divulgado, essa iniciativa poderia ser uma traição dentro dessa comunidade de informações, principalmente porque pela lógica, as nações mais poderosas do mundo pertenceriam a essa mesma comunidade e todas negam a existência de evidências sobre a natureza dos OVNIs. Por que o Brasil faria isso sem considerar possíveis represálias?

Logo, não espere muita coisa, mesmo com a remota possibilidade de existir alguma coisa para esperar.

Ola Giga,

O que já existe na internet é devido ao acesso que foi dado aos ufólogos, se não me engano por volta de 2007, à parte do material/relatórios. Grande parte das fotos, relatórios e filmagens continuaram sendo confidenciais; então, ou esta liberação refere-se a estes materiais, ou então será mais um “migué”.

O fato é que algo de estranho aconteceu lá e teve efeito físico na população (tendo ocorrido 2 mortes de causa não identificada – acho que vagalumes não causariam este tipo de coisa ) , caso contrário, por que manter uma operação durante 4 meses no local e, após isso, classificar as informações e “evidências” do ocorrido como confidencial?

Fora isso, existem diferentes testemunhas das “coisas estranhas” que ocorreram no local: o responsável pela operação, que depois passou a sofrer de problemas de depressão e se suicidou (já tinha um histórico depressivo), outros militares que participaram da operação e a médica que fez o atendimento à população local.

Isso me lembra a divulgação de alguns relatórios da força aérea americana: tão “cara de pau”, que grande parte dos relatórios estavam censurados (com “tarja preta” em cima de parágrafos inteiros e frases), tornando impossível o entendimento do ocorrido

Não necessariamente algo tão incisivo assim, como tecnologia, fotos de ETs; mas talvez evidencias de que estes objetos luminosos tinham comportamentos que podem ser atribuídos a algum tipo de inteligência; isto não põe um ponto final na questão, mas torna a hipótese extraterrestre mais provável.

Abs
Felipe

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2013, 10:55:56 »
Sabe Felipe, é que o Giga é muito 8/80. Parece não haver meio termo para ele.
Giga, sabe o carinha poliglota, o tal galinha tonta, pra ti é apenas síndrome de Savantismo?  :wink:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2013, 11:12:06 »

Pode até ser, mas nesse caso eu concordo 100% com o Giga.  Esse assunto já foi bem explorado, não surgiram evidencias que suportassem uma hipotese extra-terrestre. E esse tipo de liberação já ocorreu antes, inclusive em outros países, e os resultados foram muito próximos da análise do Giga.

E a parcialidade do militar encarregado, Uyrangê Hollanda, que acredita na hipotese ET tambem foi patente nesse caso.

Sobre "liberação" de documentos secretos e sobre a operação Prato:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3682/ovnis-e-a-aeronutica-o-que-no-querem-que-voc-saiba

Mais um sobre a operação Prato e o famoso caso do ET de Varginha:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/2587/e-farsas-entrevista-ubirajara-rodrigues-autor
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2013, 13:16:32 »

Pode até ser, mas nesse caso eu concordo 100% com o Giga.  Esse assunto já foi bem explorado, não surgiram evidencias que suportassem uma hipotese extra-terrestre. E esse tipo de liberação já ocorreu antes, inclusive em outros países, e os resultados foram muito próximos da análise do Giga.

E a parcialidade do militar encarregado, Uyrangê Hollanda, que acredita na hipotese ET tambem foi patente nesse caso.

Sobre "liberação" de documentos secretos e sobre a operação Prato:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3682/ovnis-e-a-aeronutica-o-que-no-querem-que-voc-saiba

Mais um sobre a operação Prato e o famoso caso do ET de Varginha:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/2587/e-farsas-entrevista-ubirajara-rodrigues-autor

O problema é quando ocorre "lieração", como eu citei nos EUA, onde documentos aparecem claramente censurados. Quanto a operação prato, já houve uma primeira liberação, que foi o material da reportagem do fantástico e de diversos outros programas; desde a época da liberação, outras informações continuaram a ser confidenciais (filmagens, fotos e relatórios). Por isso, espero que sejam estas, as liberadas.

Com relação ao caso de 1986, é só pegar a reportagem da época (youtube) que verá, pela declaração dos pilotos que, além do contato por radar, houve contato visual dos pilotos com os objetos luminosos.

Abs
Felipe

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2013, 13:20:02 »
Com relação ao caso de 1986, é só pegar a reportagem da época (youtube) que verá, pela declaração dos pilotos que, além do contato por radar, houve contato visual dos pilotos com os objetos luminosos.

E isso prova algo alem de que eles viram algo que não identificaram?  Relampagos esféricos, balões, brinquedos radiocontrolados, etc... muitas coisas já foram vistas por testemunhas e não identificadas na hora... Evidencia anedótica.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2013, 13:45:09 »

E isso prova algo alem de que eles viram algo que não identificaram?  Relampagos esféricos, balões, brinquedos radiocontrolados, etc... muitas coisas já foram vistas por testemunhas e não identificadas na hora... Evidencia anedótica.

Não estou falando qeu prova nada! Só que houve um objeto que :

1 - Foi detectado por radar;
2 - Houve contato visual;
3 - Foi perseguido pelos F-5, porém sem conseguirem aproximação (sempre se distanciávam a grandes velocidades).

Dado o exposta acima, aplique o seu ceticismo à lista da coisas que vc colocou acima  :)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2013, 13:58:20 »

Relampagos esféricos são compostos por gas ionizado, tambem é detectável por radar.   Tambem existe a possibilidade de "fantasmas" de radar, reflexões causadas por diversas causas que causam alarmes falsos. Os softwares de radar minimizam muito isso, mas ainda ocorrem.

No caso de relampago esférico e balões (que muitas vezes levam refletores de radar) isso tambem ocorreria

3 - Foi perseguido pelos F-5, porém sem conseguirem aproximação (sempre se distanciávam a grandes velocidades).
Se distanciavam ou não foram alcançados? De qualquer forma quase qualquer combinação dos fatores acima podem explicar isso de forma mais razoável... Navalha de Okhan...[/quote]

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2013, 16:59:05 »

Relampagos esféricos são compostos por gas ionizado, tambem é detectável por radar.   Tambem existe a possibilidade de "fantasmas" de radar, reflexões causadas por diversas causas que causam alarmes falsos. Os softwares de radar minimizam muito isso, mas ainda ocorrem.

No caso de relampago esférico e balões (que muitas vezes levam refletores de radar) isso tambem ocorreria

Se distanciavam ou não foram alcançados? De qualquer forma quase qualquer combinação dos fatores acima podem explicar isso de forma mais razoável... Navalha de Okhan...
[/quote]
Ola Contini,

Antes de afirmar “ceticamente” isto, analise as características dos raios esféricos e balões, ou das outras possíveis causas que vc falou (velocidade, tipo de movimentação, luminosidade, duração do fenômeno, etc), as características observadas no evento, e veja se realmente servem como explicação para o evento (somente após isso, será justificável o uso da navalha de occam).

Isto não prova que o que estava lá era uma nave extraterrestre, mas evidencia uma tendência cética de aceitar qualquer explicação (sem ceticismo com relação as mesmas), bastando para isso que sejam usados elementos conhecidos.

Um fato que influencia os “dois lados” : todos nós sofremos vieses, causados pelas nossas crenças (ou descrenças). Um deles chama-se “armadilha da confirmação”, onde procuramos nos ater somente no que vai de encontro com o que acreditamos(ou desacreditamos) e desconsiderar ou minimizar aquilo que é contrário.

Por este motivo é que não existe isenção nos julgamentos de “valor” que fazemos daquilo que chega até nós.

Para quem se interessar, existe um EXCELENTE livro sobre o tema : “Processo Decisório” do Bazerman (aborda tanto o processo de julgamento e tomada de decisão, quanto o processo de negociação)

Abs
Felipe

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2013, 17:20:03 »
Ola Contini,

Antes de afirmar “ceticamente” isto, analise as características dos raios esféricos e balões, ou das outras possíveis causas que vc falou (velocidade, tipo de movimentação, luminosidade, duração do fenômeno, etc), as características observadas no evento, e veja se realmente servem como explicação para o evento (somente após isso, será justificável o uso da navalha de occam).

Isto não prova que o que estava lá era uma nave extraterrestre, mas evidencia uma tendência cética de aceitar qualquer explicação (sem ceticismo com relação as mesmas), bastando para isso que sejam usados elementos conhecidos.

Um fato que influencia os “dois lados” : todos nós sofremos vieses, causados pelas nossas crenças (ou descrenças). Um deles chama-se “armadilha da confirmação”, onde procuramos nos ater somente no que vai de encontro com o que acreditamos(ou desacreditamos) e desconsiderar ou minimizar aquilo que é contrário.

Por este motivo é que não existe isenção nos julgamentos de “valor” que fazemos daquilo que chega até nós.

Para quem se interessar, existe um EXCELENTE livro sobre o tema : “Processo Decisório” do Bazerman (aborda tanto o processo de julgamento e tomada de decisão, quanto o processo de negociação)

Abs
Felipe

Entre os diversos assuntos considerados mitológicos e/ou pseudociências o único que ainda não consegui aplicar todo o meu ceticismo são esses casos ufológicos.

Sempre que existe alguma confirmação sobre algum fenômeno "ufológico", exemplo desse caso que você citou e se não me engano ficou conhecido com a "Noite dos OVNIs", as explicações céticas nem sempre convencem. Eu entendo e até concordo em buscar as explicações mais plausíveis para a explicação de um fenômeno desse tipo, mas as vezes as explicações céticas são absurdas.

E nos casos da "Noite dos Ovnis" e da "Operação Prato", na minha opinião, são coisas mal explicadas. Houve até uma intervenção das forças armadas, com investigação e tudo, não se tratou de um lunático que viu alguma coisa.

Dizem que esta é uma conclusão da FAB sobre o ocorrido:

"Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados."

É uma citação que está na Wiki, não consegui confirmar se é realmente do relatório oficial da FAB.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2013, 17:22:33 »
Ah, sim, é claro que se houve alguma coisa o governo não vai liberar mesmo. Então sempre será divulgado que nada aconteceu, acontecendo ou não.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2013, 18:13:21 »
Penso que provavelmente as pessoas foram de alguma forma influenciadas, pois, a imprensa já estava noticiando sobre os "chupa-chupa" quando a Aeronáutica decidiu mandar mais de 60 pessoas para investigar e manter a ordem em Colares.

Pelos relatos fantásticos do Capitão Uyrangê Hollanda Lima ao pessoal da Revista UFO  :? e pelas milhares de páginas e horas de vídeo que os ufólogos acreditam que exista, seria uma verdadeira fábrica de dinheiro. Duvido que realmente existam filmagens que possam suportar os depoimentos do Capitão (já teriam sido vendidas ainda na década de 70  :P).
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2013, 18:21:29 »
Algumas vezes "céticos" acabam sendo meio crédulos no sentido de simplesmente querer ter explicações para tudo, mas isso não é "necessário" para se ser realmente cético nesse tipo de coisa. Pode-se simplesmente "não saber" a explicação. Se essas hipóteses céticas parecem "absurdas", isso não implica que as hipóteses tradicionais da ufologia, de naves extraterrestres, são minimamente menos absurdas e a única alternativa possível. Continuam sendo a pior explicação, junto com fadas serelepes cintilantes e fantasmas de pteranodontes, mesmo que as outras possam ser dadas como descartadas.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2013, 18:36:43 »
Penso que provavelmente as pessoas foram de alguma forma influenciadas, pois, a imprensa já estava noticiando sobre os "chupa-chupa" quando a Aeronáutica decidiu mandar mais de 60 pessoas para investigar e manter a ordem em Colares.

Pelos relatos fantásticos do Capitão Uyrangê Hollanda Lima ao pessoal da Revista UFO  :? e pelas milhares de páginas e horas de vídeo que os ufólogos acreditam que exista, seria uma verdadeira fábrica de dinheiro. Duvido que realmente existam filmagens que possam suportar os depoimentos do Capitão (já teriam sido vendidas ainda na década de 70  :P).

Ola Andrewaim,

Não é só o Uyrangê (existem outros militares). Além da população local, temos a médica que atendia a cidade; houve a ocorrência de duas mortes. Eu acho que algo estranho (não necessariamente ET) aconteceu lá.

Abs
Felipe

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2013, 18:42:14 »
Tudo bem, mas, como disse o Geotecton, tomara que sim (que sejam liberados vídeos). Apesar de continuar pensando que a grande maioria das pessoas foram simplesmente influenciadas, ficamos no aguardo.
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2013, 18:51:11 »
Algumas vezes "céticos" acabam sendo meio crédulos no sentido de simplesmente querer ter explicações para tudo, mas isso não é "necessário" para se ser realmente cético nesse tipo de coisa. Pode-se simplesmente "não saber" a explicação. Se essas hipóteses céticas parecem "absurdas", isso não implica que as hipóteses tradicionais da ufologia, de naves extraterrestres, são minimamente menos absurdas e a única alternativa possível. Continuam sendo a pior explicação, junto com fadas serelepes cintilantes e fantasmas de pteranodontes, mesmo que as outras possam ser dadas como descartadas.

Ola Buckaroo,

Concordo que não significa que sejam ETs. Mas com o tempo (ou com a liberação de mais informações), esta explicação pode se tornar a mais provável.

"Continuam sendo a pior explicação, junto com fadas serelepes cintilantes e fantasmas de pteranodontes,"

Por que continuam (e se entendi bem, na sua opinião e da maioria aqui, a não ser que se assine um acordo na casa branca, e apareçam ETs e Obama aperando as mãos, nunca será a melhor explicação ou a mais provável) a ser a pior explicação?

O que permite a equiparação de uma explicação ET, com fantasmas e fadas ?

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2013, 19:09:13 »
Qualquer explicação, como uma civilização de dinossauros evoluídos em humanóides que migrou para outro planeta e/ou para o centro da Terra, teoricamente "pode" se tornar a mais provável, dado que as evidências de fato surjam/existam

Continuam a ser a pior explicação por todos os problemas "clássicos" da hipótese, distância, tempo, objetivos, etc. Não sendo fenômenos naturais (um só ou fenômenos diversos), é ainda muitíssimo mais provável a hipótese de tecnologia mais avançada 100% terrestre. Seja tecnologia fortemente análoga a "discos voadores" ou apenas a algo que criasse tal aparência.

A equiparação de ETs e fadas ou fantasmas se dá pelo simples fato de que não foi ainda possível excluir a possibilidade das fadas e fantasmas serem ETs ou tecnologia extraterrestre de milhões de anos atrás. "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica", Arthur C. Clarke. Estando eles presentes conosco desde bilhões ou milhões de anos atrás, talvez desde nossa origem (possivelmente são nossos criadores), eles já podem ser ditos "terrenos", e sua presença anterior aqui por si só já os tornaria explicação mais provável do que visitantes. Ainda que, eles talvez possam viajar de formas que façam a distância irrelevante. Mas ainda assim, o mesmo é possivelmente o caso com fantasmas, e logo poderiam ser fantasmas extraterrestres. Talvez nem faça sentido tal distinção para eles.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2013, 19:16:55 »
Qualquer explicação teoricamente "pode" se tornar a mais provável, dado que as evidências de fato surjam/existam

Continuam a ser a pior explicação por todos os problemas "clássicos" da hipótese, distância, tempo, objetivos, etc. Não sendo fenômenos naturais (um só ou fenômenos diversos), é ainda muitíssimo mais provável a hipótese de tecnologia mais avançada 100% terrestre. Seja tecnologia fortemente análoga a "discos voadores" ou apenas a algo que criasse tal aparência.

As motivações/objetivos podem ser os mesmos que nos levaram a lua e possivelmente nos levarão a Marte (e daqui a 1000 anos, talvez a uma outra Terra), nos levam a explorar as fossas abissais, a sua fauna; quanto aos outros problemas, só são problemas quando levamos em consideração a nossa tecnologia como referência, o que não faz sentido. Com relação a tecnologia terrestre, ok.

A equiparação de ETs e fadas ou fantasmas se dá pelo simples fato de que não foi ainda possível excluir a possibilidade das fadas e fantasmas serem ETs ou tecnologia extraterrestre de milhões de anos atrás. "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica", Arthur C. Clarke. Estando eles presentes conosco desde bilhões ou milhões de anos atrás, talvez desde nossa origem (possivelmente são nossos criadores), eles já podem ser ditos "terrenos", e sua presença anterior aqui por si só já os tornaria explicação mais provável do que visitantes. Ainda que, eles talvez possam viajar de formas que façam a distância irrelevante. Mas ainda assim, o mesmo é possivelmente o caso com fantasmas, e logo poderiam ser fantasmas extraterrestres. Talvez nem faça sentido tal distinção para eles.

O que tinha entendido era que vc considerável tão absurdo a exsitência de Ets, quanto a exsitência de fadas, fantasmas e do MEV.

Abs
Felipe

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2013, 19:32:22 »
Qualquer explicação, como uma civilização de dinossauros evoluídos em humanóides que migrou para outro planeta e/ou para o centro da Terra, teoricamente "pode" se tornar a mais provável, dado que as evidências de fato surjam/existam

Eu concordo com você.

Acontece que determinados "acontecimentos" pertencem a determinadas "categorias". Por exemplo: uma carta psicografada pertence ao campo do espiritismo e não ao ufológico; animais que tiveram sangue drenado do corpo pertencem à criptozoologia e não a manifestações de espíritos que se materializam; brincadeira do copo pertencem ao campo do espiritismo e não ao ufológico, sendo, nesse caso, uma explicação ainda mais absurda do que espíritos movendo o copo: os copos são movidos por extraterrestres a uma distância de vários anos luz por meio de avançadíssima tecnologia.

Veja que até mesmo para esses casos sobrenaturais existem os casos mais prováveis. É claro que se no início das histórias sobre OVNIs fosse contada a história de que esses objetos fossem carruagens controladas por fadas, talvez essa fosse a hipótese de hoje.

E nos casos das Noites dos OVNIs e da Operação Prato, ao que parece, existem indícios que ocorreu alguma coisa fora do normal que ninguém soube explicar. Dentro do conhecimento atual, que vai desde as coisas cientificamente prováveis até as teorias conspiracionistas, pode ser alguma tecnologia que ninguém conhece e que foi desenvolvida por humanos ou de fato eram manifestações extraterrestres.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2013, 20:58:09 »
Operação prato - todo mundo realiza diariamente, normalmente por volta do meio dia. Um prato, dois pratos, três pratos,... a depender da fome e da qualidade da comida.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Maio de 2013, 00:22:49 »
Esses ETs andam pegando pesado ultimamente.

Uns até insistem em fantasias ridículas para nos impressionar:

« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 01:03:59 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Maio de 2013, 09:40:09 »

Isso não é ceticismo, se é essa a sua leitura, voce está equivocado! Não existe tendencia em aceitar qualquer explicação no ceticismo.  E explicando, navalha de okhan é uma ferramenta que se usa para identificar uma hipotese mais provável entre um "universo" de hipoteses.

Relampagos esféricos, balões, etc são fenômenos comprovados. Esses mesmos fenômenos já foram confundidos em muitas outras ocasiões com ovnis.
Objetos artificiais de civilizações extra-terrestres, intra-terrestres, interdimensionais ou inter-temporais não são "fenômenos" que possuam qualquer tipo de evidencia de sua existencia.

Portanto, entre atribuir um avistamento de ovni a: 1)fenômenos naturais / artificiais com existencia comprovada, 2)Naves espaciais de outros mundos/dimensões, eu uso meu ceticismo e escolho a primeira hipotese.  Isso é navalha de Okhan...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!