Esse livro só foi lançado na França ano passado?
O texto é antigo e muito provavelmente não se auto-atualiza feito os links de citações do fórum.
Coisa que preste em que sentido Buck, utilidade? Outra dúvida, talvez relacionada: o falseacionismo não seria só um conceito filosófico amplamente empregado pelas ciências? Se sim, já temos algo útil vindo da filosofia.
Sim, mas e fora isso? O quanto da filosofia é um monte de abobrinhas não fundamentalmente mais válidas do que aquelas masturbações mentais expostas no texto, e o quanto é proveitoso?
Filosofia = Pós-Modernismo? 
Teria algum exemplo bom de filosofia, além de filosofia da ciência, epistemologia, lógica, etc, que ainda assim contrastasse bastante do tipo de coisa exposta no texto?
Para mim "funciona". O pouco que li de filosofia mudou bastante minha forma de ver o mundo, além da ciência. Agora, para mim ouvir música, ler, etc, também funcionam no mesmo esquema. Aliás, não acho que boa parte da filosofia esteja longe da literatura - e nem sou eu que pensa isso, e sim o Rorty (mas ele pensa que é toda filosofia, hehe).
Parte da matemática não "serve" para nada - não vai alimentar ninguém -, também, mas eu diria que funciona. Músculos mentais desenvolvidos em matemática são uma boa pedida. Filosofia desenvolve músculos mentais como ninguém, também.
Não sei, acho que não é desprezível as chances de haver um desenvolvimento mais ou menos na mesma direção dos exemplos dados na resenha de Dawkins. Como se evita tal perda de tempo e neurônios? Considera tais coisas assim, ou acredita também terem seu valor?
Para a comunidade de físicos, minha área, eu diria que mais filosofia ajudaria sim. O debate sobre os fundamentos da MQ poderiam estar mais avançados se não fosse um positivismo meio bobinho (hoje em dia a situação está melhor, no entanto). E, não sei, será que é vergonhoso o fato de nenhum livro de Teoria Quântica de Campos lhe dizer como você deve interpretar a teoria?
Por que algum
deveria dizer? Alguma interpretação já foi comprovada como sendo correta?
A contribuição da filosofia para as sociedades é simplesmente fundamental. A civilização seria um caos sem toda a produção intelectual acerca da justiça, organização do Estado, moral, política, tradição e direitos.
Não é necessária muita defesa para o óbvio.
Seria mesmo? Se formos examinar a história mais detalhadamente vamos realmente notar o papel "civilizador" dos filósofos, colocando ordem onde antes era o caos, ou a filosofia surge justamente em função do ócio possível pelo desenvolvimento de tecnologias de ordenação social que surgiram de forma mais ou menos "espontânea", sem a necessidade de um filósofo para coordená-la e implementá-la? Os filósofos abordam esses temas "reais" em parte da literatura (fico curioso em saber qual é essa fração), mas não é exatamente evidente que suas conclusões ou reflexões tenham tido papel fundamental na evolução das normas da sociedade. Me parecem mais como "futuristas", que palpitam vagamente sobre novas tecnologias, não as inventam em seus detalhes, algumas vezes acertam, e muitas outras erram.
Tenho que concordar, a não ser que o Buckaroo considere a filosofia analítica, lógica, epistemologia, filosofia política e a ética outra coisa que não "filosofia".
Talvez a questão fosse melhor expressa de forma menos generalizadora. Algo análogo a uma linha divisória entre ciência e "não-ciência", mas entre filosofia e masturbação mental pomposa.
Eu tenho também preconceito contra a filosofia, mas apenas à filosofia "acadêmica" (cujo exemplo vemos nos cursos), onde rola muita masturbação mental inútil, confusão entre filosofia e poesia, politicagem, etc. Eu acredito que filosofia não é algo definido o suficiente para que possa haver um curso para tal. Qualquer formação pode conduzir à filosofia (a propósito, os melhores filósofos da história eram matemáticos).
Por aí. Se bem que talvez até a "confusão com politicagem" seja de vez em quando defensável (como pareceu defender o Price, sem citar nomes, que talvez pudessem incluir Rawls, JS Mill, Adam Smith).
[/quote]