Kim Dotcom prepara serviço de e-mail à prova de espionagem
Dono do Mega quer surfar na crescente onda de privacidade
12 de Julho de 2013 | 12:20h
Telepatia?
Acredito que apenas existiria a promessa de não fornecer dados diretamente para terceiros (como faz o Google ou Yahoo) ou não manter um cadastro com informações e preferências de cada usuário, como não mantém o DuckDuckGo. Mas, a informação poderia ainda ser de alguma forma interceptada. Privacidade talvez suficiente para o usuário comum (ainda não para empresas ou governos).
Acho que não é bem isso, não. O serviço de hospedagem/armazenagem de arquivos
Mega, atualmente mantido pelo ex-chefão do Megaupload, que chegou a ser preso em 2012, oferece um serviço meio que vacinado de implicações legais das quais o seu antecessor foi vítima. Ou seja, a política atual do Mega é de manter todos os arquivos criptografados com par de chaves, de forma que o usuário é o único que dispões dessas chaves e nem mesmo o serviço tem acesso. Dessa forma, o Mega "lava as mãos" para o conteúdo que é guardado em seus servidores. O usuário é o único responsável por esse conteúdo, eximindo completamente o servidor por ele não ter meios para saber o que vai dentro dos arquivos que guarda. Ao enviar arquivos para o servidor, o usuário recebe as chaves e tem a opção de fornecê-la ou não a quem desejar, estando claro aqui que se a chave não for fornecida, não se tem como abrir o arquivo.
Acredito que o serviço que ele se propõe a oferecer de mensagens eletrônicas (e-mail) possua as mesmas características, ou seja, o usuário terá todos os seus e-mails criptografados e somente ele possuirá a(s) chave(s), de forma que nem mesmo uma requisição judicial poderia obter o conteúdo das mensagens uma vez que o próprio mecanismo do sistema impede que se as conheça.
Já existem outros serviços de e-mails baseados em criptografia com o
Hushmail e outros, mas essas coisas não são muito difundidas. Mas cá pra nós, autoridades que tratam de assuntos sensíveis do governo que não usam criptografia, não sei se está para o lado da burrice ou da incompetência.
Tem um bom artigo de Marcelo Madureira, o mesmo da turma do Casseta, que diz assim:
Espionagem existe desde que o mundo é mundo. Portanto é muito ingênua esta indignação do nosso governo ao tomar conhecimento ( pelos jornais !!!) que é objeto da xeretagem americana. Parece que eles tem imagens da Dilma só de calcinha e sutiã. Ora , para se neutralizar a espionagem usa-se a contra espionagem. O problema é que para fazer tanto uma quanto a outra tem que ter um mínimo de competência. É de espantar a notícia de que de que a presidente da república não usa celular criptografado. Isso é primário. Informação sobre outros países é política de Estado. E é lógico que a informação estratégica não se compra na banca de jornal. Qualquer país que se presa tem que ter , no mínimo , uma rede de informações , pelo menos através de suas embaixadas , aquelas informações ditas “ de cocheira” , ou seja, as que realmente interessam. Embora acredite que nos tempos em que vivemos a idéia de Nação me parece meio anacrônica, sei que um Estado não tem amigos, tem interesses. Interesses que são , ao menos em teoria , do conjunto de toda a sociedade que representa. Portanto espionemos também a presidente da Argentina acordando sem maquilagem ( deve parecer o Coringa , inimigo do Batman ! ) , o Fidel Castro trocando a fralda geriátrica e descobrir afinal , o que o Evo Morales leva escondido no seu jatinho.
Tenho dito.
http://www.casseta.com.br/madureira/2013/07/12/abelhudos-e-abelhudas/
Não seria exatamente telepatia. Está mais para oportunismo, nesse caso, confundido com visão empresarial e mercado promissor chegando em ondas a serem "surfadas".