Autor Tópico: Senador boliviano chega ao Brasil sem salvo-conduto.  (Lida 5773 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Senador boliviano chega ao Brasil sem salvo-conduto.
« Resposta #50 Online: 27 de Agosto de 2013, 23:07:48 »
A minha posição não é de que o cara é um herói, tão pouco é que ele seja um mané. Eu acho que com as informações que temos, que é basicamente o depoimento do Saboia, só podemos concluir, no momento, que ele fez o que achou melhor, na situação em que se encontrava, para garantir a integridade física do senador boliviano, colocando, inclusive, sua carreira em risco para isso.

Baseado nas informações que temos, eu acho, sim, ainda, leviano apontar o dedo pro cara e dizer que ele foi um irresponsável, chamando-o, inclusive, de "mané", quando essas mesmas informações apontam para o fato de ele realmente ter agido da melhor forma que achou possível, visando o bem-estar de um terceiro.

Sim, exagerei no mane. Mas não no irresponsável. Pra mim ainda ele colocou m risco a integridade do senador, muito mais do que permanecesse na embaixada. Outra coisa que soou bem estranha foi a comparação com um carcereiro e o Dói Cód, porque o exagero?

Uma metáfora e uma hipérbole com o sentido de conseguir a simpatia da Dilma.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 28 de Agosto de 2013, 06:41:54 »
A minha posição não é de que o cara é um herói, tão pouco é que ele seja um mané. Eu acho que com as informações que temos, que é basicamente o depoimento do Saboia, só podemos concluir, no momento, que ele fez o que achou melhor, na situação em que se encontrava, para garantir a integridade física do senador boliviano, colocando, inclusive, sua carreira em risco para isso.

Baseado nas informações que temos, eu acho, sim, ainda, leviano apontar o dedo pro cara e dizer que ele foi um irresponsável, chamando-o, inclusive, de "mané", quando essas mesmas informações apontam para o fato de ele realmente ter agido da melhor forma que achou possível, visando o bem-estar de um terceiro.

Ainda acho um herói.  Se fosse nos EUA já teria uma fila de estúdios para comprar a história.  :)

O cara foi foda, difícil ter essa coragem de colocar a carreira em risco para resolver a situação de um terceiro.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #52 Online: 28 de Agosto de 2013, 12:41:59 »
Se fossem fazer um filme, seria bem parecido com Argo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #53 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:10:46 »

Sim, exagerei no mane. Mas não no irresponsável. Pra mim ainda ele colocou m risco a integridade do senador, muito mais do que permanecesse na embaixada. Outra coisa que soou bem estranha foi a comparação com um carcereiro e o Dói Cód, porque o exagero?

Se foi isso, foi tão mal calculado quanto a fuga.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:13:15 »

Se foi isso, foi tão mal calculado quanto a fuga.

A fuga não foi tão mal calculada, afinal ele atingiu o objetivo dele, trouxe o senador boliviano para o Brasil. Vai sofrer as consequências agora, mas nada que ele já não soubesse.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:29:17 »
O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta-feira (28) que o Brasil "devolva" o senador Roger Pinto, que fugiu de La Paz para Brasília e está sendo investigado em seu país por corrupção, entre outros crimes.

"É importante devolver Roger Pinto à Justiça boliviana para que ele seja julgado como qualquer autoridade que está envolvida em casos de corrupção", disse Morales, segundo a agência de notícias Efe.

A fuga de Molina para o Brasil, que aconteceu no fim de semana, foi coordenada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que atuava como encarregado de negócios, espécie de embaixador interino na Bolívia.

QUEM É ROGER PINTO MOLINA

Região da Bolívia: eleito pela província de Pando, no norte do país
Partido: Convergência Nacional (oposição ao governo Evo Morales)
Acusações: Assassinato de camponeses em 2008; desacato ao presidente Evo; desacato à ministra da Transparência e Anticorrupção; dano ambiental; corrupção e desvios na Zona Franca de Cobija, entre outros
Defesa: O senador nega os desvios em Cobija e diz ser perseguido pelo governo de Evo Morales

A ação foi considerada pelo governo como "forte quebra de hierarquia" e causou a demissão de Patriota.

Dilma cita caso
Nesta quarta-feira (28), durante a posse do novo chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a política externa do Brasil sustenta-se na relação harmônica com os "irmãos latino-americanos".

Sem citar diretamente a Bolívia, Dilma afirmou que o Brasil não pode "colocar a vida de qualquer cidadão em risco".

ENTENDA O CASO ENVOLVENDO O SENADOR BOLIVIANO ROGER PINTO

28.mai.2012 - Durante encontro com embaixador, o senador boliviano Roger Pinto, da oposição ao presidente Evo Morales, pede asilo político ao Brasil
8.jun.2012 - O governo brasileiro concede asilo e é criticado por Evo Morales dias depois
19.jul.2012 - Governo boliviano sobe o tom e acusa o embaixador brasileiro de fazer "pressão"
2.mar.2013 - Um acordo bilateral decide criar uma comissão para analisar o caso de Roger Pinto
17.mai.2013 - O advogado do senador pede que o Supremo Tribunal Federal pressione o Itamaraty
23.ago.2013 - Por volta das 15h, saem da embaixada brasileira em La Paz Roger Pinto, o diplomata brasileiro Eduardo Saboia e dois fuzileiros navais, em dois carros diplomáticos oficiais. Eles percorrem mais de 1.500 km por terra em uma viagem de mais de 22 horas
24.ago.2013 - Na tarde deste sábado, os carros chegam a Corumbá, no Mato Grosso do Sul e, à noite, pegam um jatinho de um empresário amigo do senador brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES) rumo a Brasília
25.ago.2013 - Roger Pinto, Ferraço e Saboia chegam a Brasília
26.ago.2013 - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixa o cargo

Já Patriota, em sua fala de despedida do Itamaraty, criticou a atitude do diplomata brasileiro Eduardo Saboia. "A atuação independente do servidor em La Paz [Saboia], em assunto de grande sensibilidade e sem instruções, representa conduta que não pode voltar a ocorrer", disse Patriota na cerimônia.

Decisão de refúgio será técnica
O ministro Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União, afirmou nesta quarta-feira (28) que a decisão pela concessão ou não de refúgio ao senador boliviano Roger Pinto Molina será técnica.

Segundo Adams, Molina tem um asilo diplomático provisório. Para ficar no Brasil, ele precisará obter um asilo territorial junto ao governo brasileiro. O Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) terá a responsabilidade de conceder o refúgio ao boliviano.

"O Conare é um órgão técnico, com representação de quatro ministérios e preside o Ministério da Justiça. Nessa condição, que analisa os elementos que preveem o refúgio, que estão previstos na lei, para depois decidir pela concessão ou não. Não é uma posição que vá ser específica do governo. É uma posição do conselho", afirmou Adams.

Caso o Conare conceda o status de refugiado, o boliviano não poderá mais ser extraditado.

Ministro critica Saboia
O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse nesta quarta que a retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina do país pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia feriu a soberania da Bolívia.

Segundo Carvalho, o episódio causou "enorme problema" e precisa ser resolvido com sabedoria e tranquilidade.

"Do ponto de vista da relação entre os dois países, foi uma atitude indevida,que nos causa efetivamente um enorme problema. Agora temos que ter a sabedoria e a tranquilidade de resolvê-lo observando todos os aspectos, sem precipitações", afirmou o ministro.

Segundo Carvalho, há um incômodo por parte do governo brasileiro em relação à situação. "Você não pode promover a retirada de ninguém de um país ferindo a sua soberania. Você tem todo o direito de pressionar, negociar, fazer discussões, mas não pode fazer isso. Há um incômodo realmente do governo brasileiro", acrescentou Carvalho.

Ele disse que espera um avanço nas informações para conhecer melhor a situação do parlamentar boliviano e saber se ele sofreu perseguição política no país. "Importa fazer justiça em todos os aspectos: no que envolve o diplomata, no que envolve o senador e, particularmente, na relação com um país com o qual temos uma relação muito fraterna."

O ministro destacou também que o Brasil não gostaria de ser vítima de situação semelhante e deve respeito a todos os países, de forma indistinta. "Não gostaríamos também de ser vítimas de uma situação semelhante. É muito fácil criticar a Bolívia e ter medo dos grandes. Não podemos ter esse comportamento. Todos os países merecem de nós o respeito a sua soberania." (Com Agência Brasil)

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/08/28/presidente-da-bolivia-pede-que-brasil-devolva-senador-refugiado-no-pais.htm

E aí? Será que o governo brasileiro devolve o homem?
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #56 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:56:39 »
Melhor ele zarpar pro Uruguai rápido. Ele não é da turminha do barulho que nem o Battisti, vai ser mandado embora num segundo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:00:18 »
Sei não. O caso foi muito noticiado,  o embaixador virou herói nacional e é época eleitoral.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Agosto de 2013, 12:25:35 »
Tem que ler Agamenon Mendes Pedreira, sobre esse ruidoso caso:
ASILO MUITO LOUCO
Postado por: Casseta data de publicação: agosto 29, 2013 em: Blog do Agamenon | comentário : 0

O que não faz um jornalista desempregado e no maior miserê para sobreviver… Mas desta vez fui longe demais. Diplomatas do Itamaraty, o ministério GLS, me convocaram para uma missão secreta: evacuar o senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil. Todo mundo sabe que evacuação é comigo mesmo. Há mais de um ano, diplomatas brasileiros mantinham o Pinto trancado e isolado num lugar secreto, escuro e úmido do corpo diplomático. É impressionante: tudo que se refere ao Itamaraty tem algum Pinto no meio. Por mais bem tratado que estivesse sendo o Pinto Molinho, quer dizer, o Pinto Molinos, o senador não aguentava mais viver trancado dentro da diplomacia brasileira. Cansado, escalavrado e combalido, resolveu pedir pra sair e fumar um cigarrinho.

É aí que eu, Agamenon Mendes Pedreira, entrei! No bom sentido, é claro, de dentro para fora das fronteiras. Genialmente, batizei essa arriscada operação de resgate como “Operação Salva Pinto”. Sigam-me o meu raciocínio: só havia um meio do Pinto passar pela fronteira sem ser segurado pela polícia local. Pensando nisso, abasteci o carro da embaixada brasileira com vários pacos de cocaína bolivariana da melhor qualidade, porque assim jamais seria incomodado pelas autoridades da fronteira. Ainda de madrugada, saímos da embaixada, na maior maciota: eu, o senador asilado e o diplomata brasileiro que estava disfarçado de drag-queen. Nem precisava mas ele preferiu ir assim. O senador Pinto foi escondido dentro do embaixador, quer dizer, pelo menos uma parte.

Depois de pedir salvo conduto para o Pinto por quase um ano, o embaixador brasileiro me confessou que há tempos queria sair do armário, quer dizer, da Bolívia e agora estava aliviado. Só agora? Bem, pra mim, o diplomata tinha cara de ser aliviado faz tempo. Foi aí que ele me confessou que, desde que era  garoto, sua a mãe fazia questão de vesti-lo de menina para que o filho seguisse a derriére, quer dizer, a carriére diplomática. Para garantir a nossa segurança, o encarregado de “negócios” (que “negócios” são estes?) fez questão de levar dois fuzileiros navais de sua reserva pessoal na missão. Agora me explica uma coisa: o que é que fuzileiros NAVAIS estavam fazendo na embaixada da Bolívia? A Bolívia não tem saída para o mar, mas tem entrada para diplomatas.

Quando descobriu a manobra, o presidente Evo Morales, o Chola, ficou injuriado e ligou para Dilma exigindo uma retratação. Preocupada com um possível conflito militar com o poderoso país andino, onde o Brasil seria certamente derrotado, Dilma, assustada, disse para Ovo Morales que o problema do Pinto tinha ficado para trás. Para trás do embaixador brasileiro. Com o rabo entre as pernas, a presidenta já marcou um encontro cara a cara com o refugiado boliviano mesmo porque a Dilma não vê um Pinto há muito tempo.

:biglol:

http://www.casseta.com.br/blog/2013/08/29/asilo-muito-louco/

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Agosto de 2013, 12:36:38 »
Bateu uma curiosidade, alguém sabe porque esse senador pediu asilo ao Brasil?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Agosto de 2013, 14:14:57 »

O senador se diz vítima de perseguição política. Pesam várias acusações contra ele e já foi condenado. Será que a justiça boliviana é confiável?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #61 Online: 29 de Agosto de 2013, 14:18:20 »
A da Itália o Brasil achou que não era.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Agosto de 2013, 14:38:46 »

Da Itália, paisinho de bosta. Agora o jogo é sério, é da BOLÍVIA que estamos falando.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Agosto de 2013, 15:45:30 »

Então o governo não deveria ter dado asilo ao boliviano?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Agosto de 2013, 15:46:44 »

O senador se diz vítima de perseguição política. Pesam várias acusações contra ele e já foi condenado. Será que a justiça boliviana é confiável?

Mas quais acusações, o que pesa como perseguição política?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Agosto de 2013, 16:03:32 »

Mas quais acusações,

Pinto enfrenta uma série de processos na Justiça boliviana – cerca de 20, segundo a imprensa do país. Destes, quatro acusações são por corrupção, que, segundo o governo boliviano, impediriam o senador de deixar o país.

O governo Morales responsabiliza o senador por casos de corrupção e desvio de verbas federais como governador de Pando e diretor da Zona Franca de Cobija (2000), onde teria utilizado irregularmente recursos da Universidade Amazônica de Pando.

Em junho passado, o senador foi condenado a um ano de prisão por “abandono do dever” e “dano econômico ao Estado”, mas sua defesa alegou que a decisão era “política”, com o objetivo de impedir sua saída do país.

Ele foi condenado em primeira instância “por ter agido contra a Constituição e as leis, por prevaricação, e por causar prejuízos econômicos ao Estado de mais de 11 milhões de pesos bolivianos (US$ 1,6 milhão)”, de acordo com um relatório da Promotoria.

Durante seu mandato como diretor da Zona Franca-Cobija (Zofra-Cobija) em 2000, Pinto concedeu recursos de maneira irregular à Universidade Amazônica de Pando, indica o relatório.

Outros casos

Pinto também foi acusado por Morales de envolvimento no “massacre” em 2008 de indígenas ligados ao governo durante um conflito político em Pando. Segundo a advogada das vítimas do massacre, o senador participou de um esquema para inocentar o ex-prefeito de Porvenir, Leopoldo Fernandez pela morte de 11 agricultores.

Pinto ainda tem pendentes contra si outras quatro denúncias de crimes de corrupção e 10 processos por delitos comuns, segundo o jornal boliviano “Cambio”.

De acordo com o jornal, entre os processos instaurados contra ele estão duas acusações de irregularidades no adiantamento de fundos – uma delas correspondente à entrega de 30 milhões de bolivianos como fundos de adiantamentos sem fiscalização ou prestação de contas quando era prefeito em 2000.

O senador também responde a quatro acusações de desmatamento, quatro acusações de abandono de deveres, uma acusação de venda irregular de terras do Estado para particulares, incluindo estrangeiros, cinco acusações de desacato, uma acusação de conspiração e uma acusação conjunta de desacato e conspiração.

Ele ainda é investigado pela contratação sem licitação de empresas para a construção de quatro ancoradouros, e por abuso de influências para ganhar legitimidade em um caso de extorsão conhecido como Bingo Bahiti.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/saiba-quais-acusacoes-da-bolivia-contra-o-senador-roger-pinto.html

o que pesa como perseguição política?

O senador acusa o presidente de perseguição política pelas denúncias feitas contra o governo Evo Morales e que por isso todos esses processos e condenações acima são fruto de mentira. Se é mentira ou não, não sei, só sei que depois que o corinthianos foram presos em Oruro, não confio mais na justiça boliviana.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Setembro de 2013, 08:26:55 »
Está em curso o processo de expulsão do senador.
Já começaram as coações e ameaças.
Mais um pouco e ele segue os passos dos pugilistas cubanos, embarcando num voo de "devolução", nas palavras do Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams. Mercadorias podem ser devolvidas, mas essa não é a melhor expressão para se usar com seres humanos.

Esse cara, que já morou num quarto por mais de 400 dias, está comendo o pão, aquele que o diabo amassou.

Itamaraty ameaçou expulsar senador boliviano do país, diz advogado
11/09/2013 17h11 - Atualizado em 11/09/2013 20h36

Roger Pinto Molina seria deportado se falasse na Câmara, disse defensor.
Itamaraty informou que recordou a Molina termos de convenção sobre asilo.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

O senador boliviano Roger Pinto Molina (à esq.) presta depoimento na 4ª Vara de Justiça, a pedido do diplomata Eduardo Saboia (à dir., de cinza) (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A defesa do senador boliviano Roger Pinto Molina afirmou em juízo nesta quarta-feira (11) que o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos, ameaçou expulsar o parlamentar do país caso ele comparecesse, no dia 3, à sessão da Comissão de Segurança da Câmara para prestar esclarecimentos sobre a operação que o trouxe ao Brasil.

Na ocasião, apesar de ter confirmado presença no colegiado, Molina decidiu não comparecer à audiência pública no Legislativo.

Segundo o advogado Fernando Tibúrcio, responsável pela defesa de Molina, o secretário que ocupa o segundo posto mais importante do Palácio do Itamaraty, teria dito que tinha recebido “instruções” para alertar o parlamentar do país vizinho de que ele seria deportado do Brasil no dia seguinte caso fosse à comissão da Câmara.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o embaixador Eduardo dos Santos somente recordou ao senador boliviano os termos da Convenção de Caracas, que disciplina a concessão de asilo diplomático.

Tibúrcio fez a acusação durante depoimento do senador da Bolívia ao titular da 4ª Vara da Justiça Federal, juiz Itagiba Catta Preta Neto. O depoimento foi pedido pela defesa do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, responsável pela fuga de Molina da embaixada do Brasil em La Paz, numa operação que não havia sido autorizada pelos governos dos dois países.

Devido ao episódio, Saboia enfrenta investigação por uma comissão de sindicância do Itamaraty que pode levar à abertura de um processo administrativo, com punições que vão desde advertência à demissão.

Saboia trabalhava como encarregado de negócios da Embaixada do Brasil em La Paz e admitiu ter organizado a fuga de Molina para o Brasil no fim de agosto, episódio que gerou uma crise diplomática entre os dois países e levou à demissão do então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
cronologia senador boliviano 27/08 (Foto: Editoria de Arte / G1)

'Instruções' para expulsão
No depoimento de uma hora e 35 minutos na 4ª Vara Federal, o advogado de Molina disse que recebeu uma ligação do secretário-geral do Itamaraty no dia do depoimento, por volta das 11h, três horas antes da sessão na Câmara que ouviria Molina, marcada para as 16h.

"Ele [o embaixador Eduardo Santos] me disse: 'Tenho instruções para dizer ao senhor que se o senador prestar depoimento no Congresso ele vai ser expulso amanhã'. Eu lhe disse: 'Se o senhor tem instruções, transmita a quem lhe deu essas instruções que nós não aceitamos ameaças', disse Tibúrcio.

Apesar de o advogado ter ressaltado ao diplomata que não aceitaria ameaças, o senador da Bolívia optou por desmarcar a audiência para evitar o risco de ser deportado.

Diante do juiz e da representante do Ministério Público, Fernando Tibúrcio contou que, após receber a ligação do embaixador, relatou o episódio ao cliente dele. Nas palavras do advogado, Molina se sentiu "intimidado" e resolveu desistir do depoimento aos parlamentares brasileiros.

"O senador Roger Pinto não compareceu ao Congresso porque obviamente se sentiu intimidado pelos fatos que eu acabo de relatar", destacou o advogado ao final da oitiva no Judiciário.

Tibúrcio relatou ainda que, durante a conversa telefônica com o secretário-geral do Itamaraty, ele enfatizou que não era "amigo" dele para ser aconselhado. "O senhor está fazendo o papel do Estado ao me telefonar. O senhor não pode fazer isso", disse, reproduzindo o que teria dito a Eduardo Santos.

Depois da audiência desta quarta, a procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, que acompanhou o depoimento de Molina, anunciou que o Ministério Público Federal vai apurar a denúncia feita pela defesa do senador boliviano.

Suicídio
Molina disse que cogitou se suicidar durante os 455 dias em que ficou asilado na embaixada brasileira em La Paz, na Bolívia. Ele disse que deve a vida ao diplomata brasileiro Eduardo Saboia, responsável por sua fuga do país sul-americano.

“Sempre digo que não vou morrer em uma prisão boliviana. Ir para um presídio da Bolívia significa a morte. Mas durante o período em que fiquei na embaixada brasileira, me questionava: ‘Por que não me matar e acabar logo com isso?’”, relatou Molina ao titular da 4ª Vara da Justiça Federal, juiz Itagiba Catta Preta Neto.

Ao longo do depoimento de uma hora e 35 minutos, Molina relatou a origem de seus embates com o presidente boliviano e os motivos que o levaram a pedir asilo ao governo brasileiro.

Segundo ele, a decisão de procurar abrigo na embaixada se deu a pedido de familiares, que temiam que ele fosse assassinado por narcotraficantes. O parlamentar boliviano denunciou supostas ligações entre integrantes do governo Evo Morales com organizações criminosas.

Molina também disse na audiência judicial que durante sua estadia na chancelaria aliados do presidente da Bolívia tentaram invadir o prédio do consulado brasileiro para tentar prendê-lo. Presente ao depoimento, Saboia não quis confirmar este trecho do relato do boliviano.

Indagado pelo magistrado, o parlamentar da Bolívia afirmou que aceitou saiu da embaixada em direção ao Brasil “porque quis”. Segundo ele, sua saúde física e mental tinha se deteriorado após mais de um ano restrito a um cômodo de 16 metros quadrados.

“Não fazia exercício, já não podia me concentrar, havia perdido peso. Havia entrado em depressão, fruto desse processo. Reduziram minhas visitas a uma filha que tenho de cerca de um ano, um advogado e um ajudante que me levava frutas”, afirmou Molina.

Asilo e fuga
Condenado por corrupção e acusado por diversos crimes na Bolívia, o senador recebeu asilo político do governo brasileiro em 2012, mas permaneceu na embaixada durante 15 meses, sob receio de ser preso se deixasse o local. Depois que fugiu da embaixada em La Paz, ele perdeu o benefício diplomático.

Ao chegar ao Brasil, o opositor do governo Evo Morales solicitou ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, o status de refugiado político. O processo ainda está sob análise do comitê, que assegurou a ele apenas um refúgio político provisório.

Saboia disse que organizou a viagem de Molina para o Brasil porque "havia o risco iminente à vida e à dignidade do senador".

Molina foi trazido para o Brasil em um carro oficial sem autorização do governo boliviano. Na ocasião, Saboia substituía o embaixador Marcelo Biato, que estava de férias. A presidente Dilma Rousseff criticou a operação que permitiu a saída do senador da Bolívia. Após o episódio, o ex-ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, foi demitido do cargo.

O senador viajou 22 horas de La Paz a Corumbá (MS), onde na madrugada de domingo, pegou um jatinho junto com o senador  Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e desembarcou em Brasília.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/itamaraty-ameacou-senador-boliviano-de-expulsao-do-pais-diz-advogado.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Setembro de 2013, 08:38:05 »
Se não me engano o asilado político não pode fazer declarações políticas ( ou públicas?) entre outras coisas.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Setembro de 2013, 08:42:39 »
Se não me engano o asilado político não pode fazer declarações políticas ( ou públicas?) entre outras coisas.

É verdade.

Ele não pode aproveitar-se de sua condição de exilado para fazer política. Melhor ficar quietinho que ele ganha mais.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #69 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:00:31 »

A convenção de Caracas diz:

"ARTIGO VII

A liberdade de expressão de pensamento, que o direito interno reconhece a todos os habitantes de um Estado, não pode ser motivo de reclamação por outro Estado, baseada em conceitos que contra este ou seu governo expressem publicamente os asilados ou refugiado, salvo no caso de tais conceitos constituírem propaganda sistemática por meio da qual se incite ao emprego da força ou da violência contra o governo do Estado reclamante."

Dificilmente uma declaração ao congresso poderia ser considerada assim.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #70 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:24:44 »

É verdade.

Ele não pode aproveitar-se de sua condição de exilado para fazer política. Melhor ficar quietinho que ele ganha mais.

Sei. Igual ao presidente deposto de Honduras.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:41:27 »
Declaração dos Direitos Humanos

“Art. 22 - Direito de circulação e de residência
(...)
6. O estrangeiro que se encontre legalmente no território de um
estado-parte na presente Convenção só poderá dele ser expulso em
decorrência de decisão adotada em conformidade com a lei

LEI N. 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980*

(...)
Artigo 5º - Serão fixados em regulamento os requisitos para a obtenção dos vistos de entrada previstos nesta Lei.
(...)
Artigo 28 - O estrangeiro admitido no território nacional na condição de asilado político ficará sujeito, além dos deveres que lhe forem impostos pelo Direito Internacional, a cumprir as disposições da legislação vigente e as que o Governo brasileiro lhe fixar.

--------

Tirei desse dois links

http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/06/ASILO-POLITICO-NO-AMBITO-DO-DIREITO-INTERAMERICANO.pdf

http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/naclei6815.htm

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:44:43 »
Não entendi Juca, tanto o direito internacional quanto a legislação brasileira garantem liberdade de expressã, o Battisti nunca foi proibido de dar  entrevistas, você sinceramente acha que o governo tem razão ao impedi-lo de falar?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #73 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:48:51 »
Declaração dos Direitos Humanos

“Art. 22 - Direito de circulação e de residência
(...)
6. O estrangeiro que se encontre legalmente no território de um
estado-parte na presente Convenção só poderá dele ser expulso em
decorrência de decisão adotada em conformidade com a lei

LEI N. 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980*

(...)
Artigo 5º - Serão fixados em regulamento os requisitos para a obtenção dos vistos de entrada previstos nesta Lei.
(...)
Artigo 28 - O estrangeiro admitido no território nacional na condição de asilado político ficará sujeito, além dos deveres que lhe forem impostos pelo Direito Internacional, a cumprir as disposições da legislação vigente e as que o Governo brasileiro lhe fixar.

--------

Tirei desse dois links

http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/06/ASILO-POLITICO-NO-AMBITO-DO-DIREITO-INTERAMERICANO.pdf

http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/naclei6815.htm

"Fixar" é no papel, de maneira objetiva. Não através de ameaças por telefone.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:57:13 »
Não entendi Juca, tanto o direito internacional quanto a legislação brasileira garantem liberdade de expressã, o Battisti nunca foi proibido de dar  entrevistas, você sinceramente acha que o governo tem razão ao impedi-lo de falar?

Não sei Baratta, eu estou apenas relatando aquilo que eu sei. Nunca permitiram que asilados políticos dessem declarações políticas, o Battisti deu alguma? Se deu está errado. Muito provavelmente os parlamentares usariam as disputas ideológicas no inquérito contra o Senador, o que dependendo da resposta dele poderia ser considerada política pelo governo.

Outra coisa, a Dilma já concedeu asilo ao senador, não sei porque esse mimimi dizendo que o governo quer expulsá-lo. Se algum motivo ideológico fosse a motivação ela jamais teria dado o asilo e pedido salvo conduto para ele lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!