Eu notei que a mulherada sumiu, algumas só aparecem vez ou outra.
"Mulherada"? Sempre achei que as regras do fórum estabelecessem o limite de uma mulher (ou forista com perfil que assim indicasse) que postasse ativamente por trimestre.
Excessivo rigor com os cartões parece-me uma hipótese válida...
Pois é, as excesso de regras também.
Eu tomei um cartão por dizer que o socialismo é uma merda, não faz o menor sentido. Se eu falasse que religião é uma merda, acha que teria tomado um cartão?
Não sei bem quanto a cartões apenas, mas acho que deveriam considerar mais uso de suspensões breves em vez de advertências e banimentos definitivos. Acho que talvez isso tenha até algum fundamento em psicologia, se for procurar.
Estranho isso de "socialismo é uma merda" dar cartão. Certeza que foi só por isso? Porque se for para comparar com o que já foi dito sobre islamismo, acho que a coisa é bem díspar. Se bem que isso de cartões depende de ofendidos se manifestarem/denunciarem, e certamente temos mais seguidores do socialismo do que do islamismo aqui.
A pessoa chega aqui com idéias pré estabelecidas e logo mandam ela procurar pelo histórico de refutações e debates acerca, fazendo com que o religioso/pombo/crente saia logo do debate, decretando um fim precoce do tópico.
Foi uma das coisas que eu quis dizer com "ambiente é relativamente hostil a novos participantes".
Eu não sei se isso é exatamente um comportamento "hostil". Eu acho que recomendações como as que fiz no tópico sobre criacionismo são praticamente o mínimo necessário para se ter qualquer espécie de discussão que valha minimamente a pena ter. Se não é apenas um exercício em reescrever material didático que já existe por aí, apenas para ser ignorado e ficar arquivado, acumulando poeira digital, como em tantas outras discussões anteriores.
Acho que a entonação talvez possa ser meio hostil de vez em quando. Como, além de fazer essa sugestão de pesquisar mais, fazer um monte de comentários mais sarcásticos, ou até ficar só nisso mesmo, só desqualificar o tema. Não sendo esse o caso, não há razão para resistência em pesquisar algo mais sobre o tema, focando numa questão em particular, mostrar alguma disposição real em tentar entender/questionar o assunto.