Espero que eu esteja criando um tópico dentro das regras do fórum. Não quero iniciar a minha participação como um infrator irresponsável. Peço, de antemão, desculpas aos moderadores, caso haja algum delito da minha parte. Saibam que, caso o tenha, não foi intencional.
Esse tópico, ao mesmo tempo que trará uma discussão à nossa mesa, servirá como um desabafo pra mim. Sem rodeios, vou direto ao ponto central da questão.
Ser intelectual (ou trilhar esse caminho), no Brasil, afasta as mulheres. Ao menos em cidades do interior. Mas a verdade é que esse afastamento ocorre de um modo geral. Lembro-me de quando eu era criança. Garoto estudioso, boa aparência (e isso nada tem a ver com o fato de eu ser branco ou algo que o valha) e comportado. Tímido. Lembro-me que a mãe das meninas que estudavam comigo viviam dizendo que as suas filhas casariam com um garoto igual a mim. Eu cresci. Sempre estudioso, aplicado e persistente. Sozinho eu aprendi espanhol, alemão, francês, inglês e italiano, embora seja fraco em algumas delas. Bem, mas aprendi o bastante para ler livros nessas línguas. Sofri bullying por gostar de estudar durante toda a minha adolescência, de forma que isso afetou diretamente o meu comportamento, tornando-me ainda mais tímido e retraído. Enfim, eu virei adulto. Graças ao que estudei, conheci escritores famosos e até filósofos. Consegui as minhas publicações e vivenciei experiências maravilhosas. Nos livros eu vi cenas lindas. Eu vi o jovem Werther dando a sua vida pela amada, assim como me apaixonei pela sutil estratégia de Antonio Gramsci, o maior cérebro do Partido Comunista Italiano.
Em suma, o que eu quero dizer é que eu tentei fortalecer a minha inteligência, numa tentativa de suprir a minha falta de beleza e as minhas dificuldades com as mulheres. Hoje, socialmente falando, sou um fracassado. Aquelas admirações que tive sumiram, dando espaço à fama de louco por toda a cidade. Esse foi o meu futuro.
Outro dia marquei de sair com uma garota. Quando ela me viu, fez uma cara estranha. Eu havia 'perdido' ali, mesmo. Mas resolvi seguir em frente, convidando-a para tomar um refrigerante. Ela topou. Tentei puxar assunto. Falei do curso de Letras que eu havia começado na USP. Dos amigos que fiz no círculo intelectual. E, em resposta à minha pergunta "o que você ouve", ela disse uma um gênero bobo desses quaisquer, que ignorei para que isso não me causasse má impressão dela. Foi o nosso primeiro encontro. Por fim, ela deu um beijo na minha bochecha e despediu-se antes do horário previsto. Em casa, encontrei um SMS dela dizendo que queria só a minha amizade. Nunca mais nos falamos.
A minha vida foi toda assim. Namorei uma garota que conheci pela internet. Durou um ano, mas não foi pra frente. Ela dizia que me admirava; que eu era inteligente etc. Quando as relações ficaram estreitas, ela separou-se de mim. Vale contar, não cheguei a conhece-la. Quando ela me abandonou, eu estava com as passagens compradas para ter o meu primeiro encontro com ela. Passei a fumar e a beber, levando uma vida de esbórnia solitária. Isso já faz seis meses, mas continuo derrubado.
Tudo me levou a crer que as mulheres, mesmo as leitoras, não gostam de homens intelectuais, se eles não têm algo 'físico' a complementar a inteligência. Ao menos não as meninas que têm entre 18 e 30 anos, hoje. Homens, se gostam de mulheres intelectuais? Creio que não. Mas isso não me importa agora. Vou às mulheres.
Eu não fiz uma faculdade, por não ter estrutura financeira para me manter em uma cidade do porte de São Paulo ou na capital do Rio. Passei em faculdades federais, também. Inclusive na cidade dessa namorada, onde eu ia pra morar. Mas deixei pra lá, mesmo sendo um curso muito concorrido.
Esse tópico, como eu disse, é uma mistura de desabafo e convite à discussão. Gostaria de fazer amigos aqui, sem querer causar uma má impressão.
E, sim, como devem imaginar, sou virgem de tudo. Muito solitário. Amigos que vejo de vez em nunca, e todos são velhinhos.
Deixo claro: esse não é um tópico misógino ou qualquer coisa assim. Muito pelo contrário. Adoro mulheres, embora seja totalmente frustrado e fracassado com elas.