Vou contribuir um pouquinho com o tópico, baseado nas experiências que eu já tive com mulheres. Não tem a ver com o tema central (intelectualidade), mas mesmo assim vou postar.
Parei pra pensar sobre os meus relacionamentos passados umas semanas atrás, após ter ficado com uma menina. Em resumo, a tal pediu pra amiga dela (namorada do meu amigo) conversar com o namorado pra apresentar um amigo. Ele então falou comigo e eu topei. Conheci ela no sábado e fui bastante simpático (ofereci pra carregar a mochila dela, abri a porta do carro, essas coisas normais). No mesmo dia a noite fomos nós quatro pra uma boatezinha, e lá eu comecei a me aproximar dela, fazendo carinho, dando beijos no pescoço. No começo ela gentilmente virava o rosto quando eu tentava beijá-la, mas era óbvio que estava apenas se fazendo de difícil. Mais tarde fiquei com ela, foi muito bom. Dormimos na casa do meu amigo e no dia seguinte eu fiquei com ela novamente, antes dela ir embora.
Eu tinha pego seu telefone no sábado, e durante a semana, diariamente, a gente trocava mensagens pelo Whatsapp. Ela respondia legal, a conversa fluía bem. Chegou no final de semana seguinte, perguntei se ela queria fazer alguma coisa, aí veio o primeiro alerta : disse que ia estar ocupada, que já tinha compromisso e tal. Eu disse que compreendia, e na semana seguinte continuamos conversando. No segundo final de semana após termos nos conhecido, mesma história : já tinha compromisso, não sabia se ia dar pra gente sair, ficou de me avisar. Como eu já tinha passado por experiências semelhantes, já abandonei, porque sabia que não ia rolar mais.
Conversando com meu amigo depois ele falou que a namorada contou pra ele que a menina tinha dito que não tava muito afim de namorar agora, porque tinha acabado um relacionamento há pouco tempo etc. Isso pra mim soa como desculpa, mas tudo bem.
Botando essa experiência em perspectiva e adicionando todas as outras que eu já tive, eu cheguei a seguinte conclusão : todas as garotas de quem eu corri atrás (não necessariamente de um jeito desesperado, mas meramente puxando papo, elogiando, como foi o caso dessa última menina), sempre deram em nada, enquanto as outras mulheres que eu de certa forma 'cagava', sempre correram atrás (inclusive minha atual namorada foi assim, ela que me pediu em namoro).
Quando eu falo em 'cagar', não quero dizer maltratar a mulher, ignorar, nada disso. Pra usar esse último caso como exemplo, eu deveria ter agido da seguinte maneira :
1) Não ter pedido o telefone dela, nenhuma forma de contato. Passado um tempo, se ela não me procurasse no Facebook, ou pedisse meu telefone pra amiga, eu poderia ter sugerido pra namorada do meu amigo pra convidar ela pra sair conosco novamente
ou,
2) Até ter pego o telefone, mas mandaria no máximo algumas mensagens no dia seguinte e depois sumiria. se ela não viesse atrás por conta própria, um tempo depois eu sugeriria da gente sair.
Concluí que eu ajo muito afobado, mesmo que não seja proposital (e eu ache que não esteja agindo assim), e isso acaba espantando as mulheres. Com essa menina foi assim, porque ela é loirinha, tem olho azul, gostosa pra caramba, aí eu cresci o olho, pensei 'melhor não deixar ela escapar', e acabei correndo muito atrás.
Prometi a mim mesmo que nunca mais vou repetir esse comportamento, não importa quão perfeita seja a garota, quanto tempo eu esteja na febre do rato. A receita de sucesso, pra mim, é sempre agir como se você não tivesse nem aí, deixar rolar, lembrando sempre que isso não significa tratar mal a garota, ignorar (ela te mandar mensagem e você não responder de propósito, ou ela se mostrar interessada em sair com você de novo e você recusar pra se fingir de difícil).
Fica aí a minha dica.