Geotecton,
eu não defendo a indicação do Toffoli, aliás, acho que é de longe uma das piores escolhas. Ainda assim, não se compara à nomeação do PGR. O STF é um órgão colegiado, e dessa forma a interferência de um ministro está limitada aos seus 1/11 de participação nas decisões, e eventualmente a um pedido de vistas. Repito, a indicação de um PGR vendido impede que se judicialize a questão, matando a questão em sua origem.
Toffoli era à época de sua nomeação Advogado Geral da União, assim como o Gilmar Mendes, que era o AGU do FHC. Gilmar Mendes possui mais predicados que Toffoli (na verdade qualquer um possui, lol), mas ao mesmo tempo possui laços fortes com políticos. Na questão da indicação por razões políticas, estão equiparados.
E a indicação do Toffoli não deve ser tomada como regra, pois é claramente um ponto fora da curva. É até cômico você mencionar um entre tantos indicados pelo PT ao STF. Lula indicou 8, inclusive o barbosa -, Dilma indicou 4. Lula indicou Peluso. Aliás, qualquer um que minimamente acompanha as decisões do Supremo, vai notar que a composição atual do supremo - a exceção do Toffoli - mesmo sendo indicações do Lula e da Dilma, não é nada subserviente ao PT. O mensalão é só um dos exemplos.