Geotecton,
Ninguém aqui está interessado em questões técnico-jurídicas, mas em compararmos o efetivo combate à corrupção nos dois períodos. Eu só trouxe essas questão sobre indicações por achar imprescindível para compreender como FHC se blindou judicialmente das acusações de corrupção. Dado o recorte constitucional da atuação da justiça e MP brasileiros, compete ao PGR, e só a ele, a iniciativa para processar o presidente, deputados, senadores e os ministros de Estado. E em caso de arquivamento, diferente dos casos de arquivamento das instâncias comuns, nem mesmo o STF pode "desarquivar" o caso. Apenas por isso eu trouxe essas questão "técnicas", pra explicar como FHC blindou-se.
E sobre essas questões. Os tucanos estão preocupados com estas questões ao perguntarem retoricamente se o Lula sabia do mensalão? Ou quando perguntam se não é estranho que a empresa do Lulinha tenha conseguido sei-la-o-que com a gamecorp? As mesmas perguntas, claro, podem ser direcionadas aos escândalos da era FHC, como o da reeleição. A diferença é que no caso do FHC, a pergunta foi feita uma vez, não foi repetida ad nauseam por n articulistas e analistas políticos nos grandes veículos da imprensa, e quando dada a resposta, pasmem,
acreditaram!!Vale a pena a transcrição:
-“O Senado votou [a reeleição] em junho [de 1997] e 80% aprovou. Que compra de voto? (…) Houve compra de votos? Provavelmente. Foi feita pelo governo federal? Não foi. Pelo PSDB: não foi. Por mim, muito menos”.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2007/12/352429-fhc-nega-participar-de-suposto-esquema-de-compra-de-votos-para-aprovar-a-reeleicao.shtml
E o tucano-médio o que diz?
-Ah tá senhor ex-presidente!! Então não houve!! O senhor não iria mentir sobre fato tão grave!! Por falar nisso, e o Lula hein, vai continuar dizendo que não sabia de nada?? E assim vai a imprensa, para uns, os holofotes e julgamentos midiáticos, para outros, a menção a "supostos" desvios e a oportunidade para defenderem-se. Infelizmente a cobertura jornalística quanto à corrupção só passou a ser efetiva no país de 2002 pra cá. A coisa é tão distorcida que diria até que o
escândalo da tapioca teve mais cobertura que a mencionada compra de votos na reeleição.
Na verdade, lamento profundamente os casos de corrupção do PT, e acho que é um problema que nós cidadãos e todos os governos, em nível estadual, municipal e federal, devem enfrentar, até pelas fragilidade de muitas de nossas instituições, e a própria cultura brasileira não-republicana, mas não sou tolo (ou desonesto), em querer moralizar a questão, acusando um ou outro partido de ser o mais corrupto, com fins claramente eleitoreiros. Esse discurso sobre a corrupção por parte da oposição só serve pra desqualificar a atuação política como um todo, e ainda fazer cortina de fumaça ao debate público e aos reais projetos políticos que cada partido possa ter. É o jeito mais cretino de se fazer política, e cada vez parece mais claro que é o último recurso de um partido que não vê chances de chegar ao poder. Não demora muito e a oposição irá incorporar toda a paranóia do Olavo de Carvalho sobre o PT, a fim de demonizar o partido. Pra mim é um erro grave.