[...]
Vejamos, o primeiro quadradinho, check, a maior parte dos países tem alistamento militar obrigatório, alguns ainda mais intensos que o da alemanha nazi (Israel, Suiça). Um certo país libertário não tem isso (liechtenstein não tem nem forças armadas).
[...]
Liechtenstein?
É sério?
Ora, este "país" nada mais é do que um paraíso fiscal, um refúgio do dinheiro que provém desde um ilícito fiscal de sonegação
Ilícito porque? Você não pode tirar seu dinheiro de um país de risco com o Brasil e EUA e por em Liechtenstein para evitar os impostos abusivos? Não vejo nada de errado nisso. Se o país libertário acha que impostos altos é algo ruim e não veem distinção entre seres humanos baseadas em linhas imaginárias que delimitam onde eles moram, eles tem todo o direito de oferecer guardar o dinheiro/ facilitar a vida de investidores de outras pessoas cobrando menos imposto. Nada de incompatível com o libertarianismo. Paraísos fiscais não são um mal, e sim pequenas ilhas de sanidade.
Nada de errado com o cara que tirou seu dinheiro da USSR quando ela estava dizendo que ia tomar tudo, além do que "tirar" o dinheiro em si não é nem ilegal. Novamente, quero saber onde está o "ilícito".
E PRINCIPALMENTE: Os EUA acham que podem cobrar dinheiro no exterior de cidadãos que nem moram nos EUA e nem tem negócios nos EUA pelo simples fato de serem americanos. ESSA SONEGAÇÃO NÃO SÓ NÃO É IMORAL, MAS TAMBÉM É ADMIRÁVEL. E aqui não estou nem contando os países que se acham no direito de cobrar impostos em relação comerciais que ocorreram em OUTROS países e pagaram seus devidos impostos ao outro governo.
até a 'lavagem de dinheiro' de prostituição, tráfico e roubo de entes privados e estatais.
Explique melhor como funciona isso, e como os bancos de Liechtenstein "facilitam essas coisas". Porque eles deveriam permitir a invasão de privacidade de cidadões e clientes honestos porque algumas pessoas roubaram ou cometeram crimes? Demonstre também quanto do dinheiro desse país tem ligação com prostituiçao, pedofilia, etc.
Para mim o mais fácil é que esses países evitem esses roubos, crimes, e facilitem a sua investigação, ao invés de irem querer impor custos a Liechtenstein pela sua incompetência. E existem mecanismos legais de confiscar o dinheiro dos bancos desses países, como já vimos naquele caso em que a Suíça teve de deixar o dinheiro parado por mais de 10 anos e ninguém do governo brasileiro fez nada.
PS: não considero tráfico errado, as pessoas que participam querem apenas burlar regras idiotas que a impedem de vender o seu baseado. Tais regras são invasivas, portanto não é função de Liechtenstein punir quem comete esses crimes se eles lá não acham errado.
O mesmo pode ser dito de diversos outros países tidos como "libertários", como as Ilhas Jersey, Bermudas e Mônaco.
desconheço Monaco e Ilhas Jersey, mas nunca ouvi falar desses países como libertários.
Mesmo assim, o "libertário" Liechtenstein cobra até 18% sob a alcunha de "taxa" e 30% de impostos sobre o lucro de todas as empresas.
Libertário, pero no mucho.
Em Liechtenstein, está na constituição que se você e mais 300 moradores do seu distrito quiserem se separar do país, vocês podem fazer uma votação para tal. Além do mais, eles não tem uma forças armada para fazer que as pessoas tenham medo de fazer isso. Querer dizer que ele não é um país libertário é extremamente forçado.