Autor Tópico: Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?  (Lida 26200 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Online: 11 de Janeiro de 2014, 07:55:58 »
"A reencarnação é a única explicação para entender o motivo porque algumas pessoas nascem em meio a pobreza ou em berços de ouro.Porque algumas crianças nascem cegas,aleijadas ou com deficiências mentais ? só a reencarnação explica tais situações !"

Como posso responder a um espírita que me faz esse questionamento?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2014, 08:44:45 »
Não perca o seu tempo.

Simplesmente dê um sorriso 'leve' e não responda.

E se possível, se desloque para outro local.

Para as montanhas de preferência. E correndo.  :P
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2014, 09:02:53 »
Não é "a única explicação que existe" e sim "a única que ele consegue imaginar ou admitir".
Os calvinistas e presbiterianos têm outra: "Porque Deus quis assim e não nos cabe discutir".
Mas, é claro, pode haver uma ótima explicação (além de "ação do acaso"), só que nós não a descobrimos ainda.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2014, 09:06:23 »
"A reencarnação é a única explicação para entender o motivo porque algumas pessoas nascem em meio a pobreza ou em berços de ouro.Porque algumas crianças nascem cegas,aleijadas ou com deficiências mentais ?

Porque os seres humanos não são o centro do universo e a natureza está pouco se f****** para nós. Simples.
"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2014, 10:59:15 »
"A reencarnação é a única explicação para entender o motivo porque algumas pessoas nascem em meio a pobreza ou em berços de ouro.Porque algumas crianças nascem cegas,aleijadas ou com deficiências mentais ? só a reencarnação explica tais situações !"

Esse fulano espírita aí quer aplicar o conceito de justiça, de que todo mal há de ser punido e todo azar recompensado, num palco onde ele não existe, que é a natureza. O desejo por aplicar a justiça é de percepção e utilidade fundamentalmente humana (e outros mamíferos) e que provêm tanto da cultura como de nós mesmos.

Enfim, o que eu quero dizer é que perceber a justiça requer o entendimento do que ela significa, exigindo assim uma consciência, uma entidade capaz de distribuir os azares, as punições e os benefícios. Do contrário, sem nenhuma consciência pra regular o processo de reencarnação fazendo dela uma coisa justa, a coisa seria altamente aleatório. Assim, a única criatura consciente dessa questão seria deus, e se assim ele faz o mundo girar, ele é um tremendo dum filhodaputa que pune as pessoas com o intuito de melhorará-las e assim permití-las o paraíso. :P

Brincadeiras à parte, o problema é que o cara acredita numa figura fictícia, a tal da reencarnação. E como qualquer religião, ele vincula a justiça do mundo à essa entidade na qual ele acredita. Acho que não tem como você desacreditá-lo.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 16:38:45 por _tiago »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2014, 15:53:27 »

Esse fulano espírita aí quer aplicar o conceito de justiça, de que todo mal há de ser punido e todo azar recompensado, num palco onde ele não existe, que é a natureza. O desejo por aplicar a justiça é de percepção e utilidade fundamentalmente humana (e outros mamíferos) e que provêm tanto da cultura como de nós mesmos.

Enfim, o que eu quero dizer é que perceber a justiça requer o entendimento do que ela signifique, exigindo assim uma consciência, uma entidade capaz de distribuir os azares, as punições e os benefícios. Do contrário, sem nenhuma consciência pra regular o processo de reencarnação fazendo dela uma coisa justa, a coisa seria altamente aleatório. Assim, a única criatura consciente dessa questão seria deus, e se assim ele faz o mundo girar, ele é um tremendo dum filhodaputa que pune as pessoas com o intuito de melhorará-las e assim permití-las o paraíso. :P

Brincadeiras à parte, o problema é que o cara acredita numa figura fictícia, a tal da reencarnação. E como qualquer religião, ele vincula a justiça do mundo à essa entidade na qual ele acredita. Acho que não tem como você desacreditá-lo.

É isso aí... :ok:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2014, 16:32:28 »
Dona Helena, mãe de um amigo meu, um doce de senhora, muito católica, que também tem uma filha deficiente, respondeu na vassourada a um espírita que bateu na porta dela "oferecendo" ajuda. Foi a melhor resposta que eu já vi para esse tipo de questionamento. O homem não quis mais conversa.  :)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2014, 17:28:21 »

Enfim, o que eu quero dizer é que perceber a justiça requer o entendimento do que ela significa, exigindo assim uma consciência, uma entidade capaz de distribuir os azares, as punições e os benefícios. Do contrário, sem nenhuma consciência pra regular o processo de reencarnação fazendo dela uma coisa justa, a coisa seria altamente aleatório. Assim, a única criatura consciente dessa questão seria deus, e se assim ele faz o mundo girar, ele é um tremendo dum filhodaputa que pune as pessoas com o intuito de melhorará-las e assim permití-las o paraíso. :P

Também gostei da resposta, _tiago. Conceito de justiça é tipicamente humano. A natureza desconhece a justiça. Esse aqui merece isso, aquele acolá, merece aquilo. A natureza não sabe o que significa merecer. Isso é constructo humano.

Desde que o mundo é mundo, muitos maus, pilantras e vilões são felizes e prósperos, e muitos bons, probos e justos sofrem tristezas, reveses e pancadas violentas da vida. O contrário também. Portanto, não adianta fazer por merecer isso ou aquilo. A natureza ignora se alguém merece uma coisa ou outra. E nascem crianças de todo jeito, independente do caráter de seus pais ou delas mesmas, quando crescerem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2014, 18:22:55 »
O que leva alguém a pensar que se reencarnação não existisse, essas coisas também não existiriam, seria tudo igual? Não faz o menor sentido.

Só pode partir do princípio que reencarnação é a causa disso, de forma que nada mais é do que afirmação de um raciocínio circular (ou de uma mera definição arbitrária), mas anos-luz longe de ser qualquer "argumento" lógico.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2014, 18:41:12 »
Bom ponto.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:42:34 »
Para mim é óbvio que para se crer em reencarnação, é preciso antes crer em vida após a morte e vida antes da vida, mas, principalmente, acreditar que existe um deus a regular todas as coisas.

Para quem crê nestas coisas, a reencarnação deveria ser o que há de mais justo.

Agora, para quem acredita que a morte é o fim da consciência - morreu, acabou! - a reencarnação não faz o menor sentido.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:51:21 »
Não sei por que é necessário um deus para regular essas "coisas" todas, caso existissem, é claro.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2014, 22:04:29 »
Para mim são obviamente uma miríade de deuses, com um número ainda maior de semi-deuses assistentes.

A teoria monoteísta é como supor que empresas como a Coca-cola, o Google, ou a Volkswagen tivessem só um funcionário artesão. Ou ainda, todas elas, e todas outras, juntas, só um único funcionário-dono-chefe-faz-tudo. Ridículo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2014, 22:34:00 »
Estou supondo que se existissem essas coisas, elas seriam processos naturais regulados por sistemas naturais, sem a necessidade de um gerenciador sobrenatural.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2014, 23:04:25 »
Sim, poderia até ser "natural", e não precisar de nenhum gestor ou gestores. Esse "requerimento" é só inventado arbitrariamente, não tem a menor lógica. Exceto por "primeiro precisa crer em vida após a morte", mas isso é parte intrínseca da coisa, totalmente desnecessário se colocar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2014, 23:56:26 »
Para mim é óbvio que para se crer em reencarnação, é preciso antes crer em vida após a morte e vida antes da vida, mas, principalmente, acreditar que existe um deus a regular todas as coisas.

Para quem crê nestas coisas, a reencarnação deveria ser o que há de mais justo.

Agora, para quem acredita que a morte é o fim da consciência - morreu, acabou! - a reencarnação não faz o menor sentido.

A questão não é 'crer' neste algo e sim poder considerá-lo factível com o que se conhece da realidade.
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:18:31 »
De qual realidade você se refere? Realidade é exatamente aquilo que se crê. O que é realidade para uns, não o é para outros, e vice-versa.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:31:35 »
De qual realidade você se refere? Realidade é exatamente aquilo que se crê. O que é realidade para uns, não o é para outros, e vice-versa.

Da realidade mensurável. Científica, portanto, em sua essência.

Independentemente de crenças e wishful thinkings.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Janeiro de 2014, 08:06:33 »
Não sei por que é necessário um deus para regular essas "coisas" todas, caso existissem, é claro.
Não necessariamente...
http://hypescience.com/mecanica-quantica-explica-a-existencia-da-alma/

Aviso, hyperscience faz mal aos neuronios sadios, ler com moderação.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Janeiro de 2014, 15:11:45 »
Quer dizer que se você nasce em berço esplêndido, tem uma vida boa, não passa por muitos sofrimentos é porque o seu espírito já está bastante evoluído? Nas próximas vidas é daqui para melhor? Não é de surprender porque o espiritismo vingou bem mais nas classes mais altas do Brasil.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Janeiro de 2014, 17:17:47 »
Na verdade, o que acontece é que os pobres simplesmente fizeram com que outras pessoas fossem pobres nas vidas passadas, ou tivessem os sofrimentos associados com a pobreza. Mas os ricos não são necessariamente mais evoluídos, só os que levam vida boa e não sofrem, com problemas pessoais, ou não são assassinados, por exemplo.

Nas últimas décadas aconteceram uns casos bastante polêmicos de crimes hediondos em classes média e alta, como crianças mortas pelos próprios pais, e pais mortos pelos próprios filhos. Isso exemplifica que o nível evolutivo-espiritual não é perfeitamene correlacionado com classe, uma vez que essas mortes se deveram à pessoa ter feito algo muito similar na vida passada.

Nascer rico ou pobre é apenas escolha espiritual pré-reencarnativa da pessoa, onde ela se coloca de acordo com o que ela precisa aprender nessa vida.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:33:03 »

Da realidade mensurável. Científica, portanto, em sua essência.

Independentemente de crenças e wishful thinkings.

Mas esta é uma realidade muito flutuante, que depende muito de novas descobertas, ou da reavaliação de velhas teorias...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:35:33 »
Quer dizer que se você nasce em berço esplêndido, tem uma vida boa, não passa por muitos sofrimentos é porque o seu espírito já está bastante evoluído? Nas próximas vidas é daqui para melhor? Não é de surprender porque o espiritismo vingou bem mais nas classes mais altas do Brasil.

Eu não conheço vida sem sofrimento. Os problemas diferem, é claro, mas a dor moral é a mesma para ricos e pobres.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Janeiro de 2014, 22:37:02 »
Nascer rico ou pobre é apenas escolha espiritual pré-reencarnativa da pessoa, onde ela se coloca de acordo com o que ela precisa aprender nessa vida.
Perfeito, Banzai! Eu não saberia exprimir melhor...

;)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:43:38 »
O Bukaroo devia mesmo usar emoticons... Falei que isso ia acontecer! :biglol: :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!