Autor Tópico: Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?  (Lida 26203 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Resposta #75 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:59:23 »
Se fosse algo "genético" teria que partir dos meus pais ou avós, correto? Nenhum deles tem estes dons. Se fosse algo genético, todos teriam que ter um dom (se não o mesmo dom), mas isto não acontece.

Ou talvez não tiveram os instrumentos/condições adequadas para revelar seus potenciais. Imagine se Mozart tivesse reencarnado no Xingú?

E se tivessem dons que falhamos em identificar e que por isso nunca se revelaram? Talvez o seu avô tivesse um dom para lapidar diamantes, ou de fabricar gaitas de fole, lembrança sdo ofício aprendido na suas vidas anteriores.

Grande parte do conhecimento artístico/musical se perde porque o cérebro é novo, é um outro cérebro conduzido por uma alma antiga, anterior a este.

Acho que almas antigas (muitas encarnações acumuladas) quando encarnam em um cérebro novo "desligam" como se fizessem uso de  um circuito de auto-proteção para não queimar os miolos das crianças. Alguns cérebros permitem um excesso de "tensão" e funcionam de forma turbinada durante algum tempo. Acho que vai chegar o dia em que os cientistas descobrirão um meio de fazer "overclock" de cérebros para que estes possam receber almas antigas em "full charge".

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:03:59 »
[...]
Porco não tem espírito, como os demais animais também não. Animais têm princípio espiritual - uma alma em formação...

Alguma evidência verificável?

Ou é só crença mesmo?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:09:46 »
Sim, isso demanda um número incontável de espíritos auxiliares (ditos Espíritos da Natureza - não-humanos) num verdadeiro processo administrativo. A Natureza é sábia, nada está ao deus-dará.

Temos uma tendência a visualizar esses espíritos auxiliares como um exército de trabalhadores envolvidos numa burocracia espiritual. Não acho que seja assim. Vejo esses trabalhadores como dispositivos quânticos atuando como circuitos digitais organizados em matrizes espirituais específicas que pulsam em uníssono com as cordas que tecem o universo, cuja vibração pode ser percebida como aquilo que os antigos denominavam de "música das esferas".
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:29:16 »
[...]
Se fosse algo "genético" teria que partir dos meus pais ou avós, correto? Nenhum deles tem estes dons. Se fosse algo genético, todos teriam que ter um dom (se não o mesmo dom), mas isto não acontece.
[...]

Você está desconsiderando o fato de que existem genes "adormecidos".
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2014, 08:55:16 por Geotecton »
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #79 Online: 23 de Janeiro de 2014, 01:09:17 »
Eu já tenho dúvidas se os dons não passam de potenciais comuns que podem ou não ser desenvolvidos pela maioria de nós.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 23 de Janeiro de 2014, 01:35:34 »
Eu já tenho dúvidas se os dons não passam de potenciais comuns que podem ou não ser desenvolvidos pela maioria de nós.

<a href="http://www.youtube.com/v/BZLC-2oTWag" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/BZLC-2oTWag</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/yAA92_u6XgM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/yAA92_u6XgM</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/zScLF9kZ10s" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/zScLF9kZ10s</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 23 de Janeiro de 2014, 08:07:11 »
Malcolm Gladwell é meio intermediário entre algo como Daniel Kahneman e Deepak Chopra, então não sei se é lá grande coisa mencionar, mas acho que faz sentido a noção geral das idéias de um dos livros, o que ficou famoso por ele postular algo como a "lei" das 10 000 horas de prática ou algo assim. Deve haver estudos mais sérios que meio que corroboram, ao mesmo tempo em que incluem as devidas ressalvas como que não é só "jogar tempo" em cima da coisa que a habilidade venha automaticamente, mas enfatizando também estudo metódico (que acho que já li que vai inclusive tipicamente poder levar até menos tempo, e ser mais eficiente).

INNATE TALENTS: REALITY OR MYTH?

Abstract

Talents that selectively facilitate the acquisition of high levels of skill are said to be present in some children but not others. The evidence for this includes biological correlates of specific abilities, certain rare abilities in autistic savants, and the seemingly spontaneous emergence of exceptional abilities in young children, but there is also contrary evidence indicating an absence of early precursors for high skill levels in young people. An analysis of positive and negative evidence and arguments suggests that differences in early experiences, preferences, opportunities, habits, training and practice are the real determinants of excellence.

http://cogprints.org/656/1/innate.htm

Acho que o Huxley postou uma compilação de coisas sobre o tema uma vez.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #82 Online: 23 de Janeiro de 2014, 13:42:17 »
Citação de: Gigaview
Certos cães, por exemplo, aprendem truques com muita facilidade. Pombos correio adivinham o caminho de volta para casa como se já tivessem o mapa todo registrado na memória. Como o salmão sabe o local certo para desovar? Esses e outros animais não estariam tendo lembranças de vidas passadas?

Não. Isso chama-se instinto. Em relação aos cães, a conclusão mais obvia fica no fator atenção.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #83 Online: 23 de Janeiro de 2014, 13:47:56 »

Estou sem áudio temporariamente, mas como são curtos, assisti os vídeos assim mesmo. Depois revejo com áudio, para entender. Deduzi, pelos títulos do que se trata. Assim, no escuro, parece bom de mais para ser verdade.

Pensei em circunstâncias quotidianas, acidentais. O meio, que não se restringe ao ambiente familiar, mesmo na primeira infância, influenciando no desenvolvimento ou não de nossas potencialidades e mesmo inclinações.   

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 23 de Janeiro de 2014, 14:06:12 »
A menina já estudava piano antes, mas ficou um tempão parada, e tinha perdido o gosto pela coisa, acho. Ele supostamente a fez esquecer disso, se bem me lembro.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #85 Online: 23 de Janeiro de 2014, 15:27:15 »
Ah, tá. Deduzi que ele teria aprimorado as habilidades dela com a técnica.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 23 de Janeiro de 2014, 21:27:32 »
Certos cães, por exemplo, aprendem truques com muita facilidade. Pombos correio adivinham o caminho de volta para casa como se já tivessem o mapa todo registrado na memória. Como o salmão sabe o local certo para desovar? Esses e outros animais não estariam tendo lembranças de vidas passadas?

Não. Isso chama-se instinto. Em relação aos cães, a conclusão mais obvia fica no fator atenção.

Inversão de polaridade.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2014, 23:06:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #87 Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:16:53 »
Não acredito em Acaso, nem em coincidências, nem em fatalidades. Eu acredito em Destino...

Como não há evidências científicas que comprovem a existência de espíritos, vamos então tentar compreender a mente dos espíritas, o que os leva a querer que seja verdade a doutrina de Alan Kardec.

Sou pela hipótese que os espíritas almejam, com a fé investida nisso tudo, algum privilégio em relação aos supostos espíritos e principalmente ao suposto Deus (o responsável por determinar todos os "destinos"). É como apostar sua vida (seus pensamentos e seus comportamentos) numa suposição desejável a fim de obter algum benefício se a suposição se revelar verdadeira.

Considero o ato de doutrinar outras pessoas a jogarem suas vidas fora devido a tais suposições como um grandissíssimo estelionato. Se Deus existisse ele não deixaria tais proselitistas impunes nas próximas encarnações.
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:48:04 »
Não acredito em Acaso, nem em coincidências, nem em fatalidades. Eu acredito em Destino...

Como não há evidências científicas que comprovem a existência de espíritos, vamos então tentar compreender a mente dos espíritas, o que os leva a querer que seja verdade a doutrina de Alan Kardec.

Sou pela hipótese que os espíritas almejam, com a fé investida nisso tudo, algum privilégio em relação aos supostos espíritos e principalmente ao suposto Deus (o responsável por determinar todos os "destinos"). É como apostar sua vida (seus pensamentos e seus comportamentos) numa suposição desejável a fim de obter algum benefício se a suposição se revelar verdadeira.

Considero o ato de doutrinar outras pessoas a jogarem suas vidas fora devido a tais suposições como um grandissíssimo estelionato. Se Deus existisse ele não deixaria tais proselitistas impunes nas próximas encarnações.

Verdade. Parece que muitas pessoas fazem uma versão espiritóide da aposta de Pascal.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:59:10 »

Instinto é uma palavra inventada para que os cientistas não percebam que estão lidando com coisas sobrenaturais. Algo parecido aconteceu com a parapsicologia, considerada a "pseudociência maldita" dos poderes ocultos da mente, que virou termo tabu na academia e  foi recentemente substituído por "psicologia anomalistica" para atender os cientistas que possuem uma reputação a zelar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 23 de Janeiro de 2014, 23:14:31 »
Há quem conteste a teoria dos instintos, em psicologia e etologia comparativas. Dizem que "instintos" são uma hipótese "preguiçosa"/"vagabunda"/"desleixada", meio "caixa preta" que responde qualquer coisa por definição, sem explicar realmente nada.

"Psicologia anomalística" é só sobre as crenças e a psicologia que envolve as crenças, não considerando/testando que os fenômenos "paranormais" sejam reais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 23 de Janeiro de 2014, 23:33:43 »
"Psicologia anomalística" é só sobre as crenças e a psicologia que envolve as crenças, não considerando/testando que os fenômenos "paranormais" sejam reais.

Exatamente essa impressão que querem passar, mas no silêncio da madrugada em seus laboratórios ainda se divertem com coisas do tipo Ganzfeld e micro-PK.

Offline Sandrine

• Nível 02
  • *
  • A existência não é um problema para ser resolvido.
« Resposta #93 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:16:37 »
Como alguns poucos (ou nenhum) daqui, eu acredito na existência da reencarnação, entretanto não acredito em Deus, bem como não acredito em punição ou ganhos. Tudo é uma questão de causa e efeito. O destino é algo completamente mutável e o amanhã depende exclusivamente de nossos atos.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #94 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 15:28:37 »
Realmente não há punição ou recompensa. O que há são consequências das escolhas e ações do individuo. Recordo-me de uma discussão, há alguns anos, onde defendia a inexistência do conceito castigo na doutrina espírita, onde claro, sugere-se a ideia de causa e efeito. Porém um colega espírita, no caso o Leafar, me passou um sabão mostrando que nos livros doutrinários a ideia de castigo estava em conformidade com a "justiça" de deus, citanto textos onde a palavra castigo estava impressa. Concluí nisto que a doutrina continua mal compreendida e que muitos ainda se apegam a letra que "mata".  :|     

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #95 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 15:48:09 »
Realmente não há punição ou recompensa. O que há são consequências das escolhas e ações do individuo. Recordo-me de uma discussão, há alguns anos, onde defendia a inexistência do conceito castigo na doutrina espírita, onde claro, sugere-se a ideia de causa e efeito. Porém um colega espírita, no caso o Leafar, me passou um sabão mostrando que nos livros doutrinários a ideia de castigo estava em conformidade com a "justiça" de deus, citanto textos onde a palavra castigo estava impressa. Concluí nisto que a doutrina continua mal compreendida e que muitos ainda se apegam a letra que "mata".  :|     

Ta mais pra "depende do freguês".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #96 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 16:24:10 »
Citação de: _Juca_

Normal isso, a não ser que seja problema porque......contigo aí _Juca_

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #97 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:07:46 »
Citação de: _Juca_

Normal isso, a não ser que seja problema porque......contigo aí _Juca_

O meu problema com o espiritismo você já conhece. Se não conhece, te digo, é das mais podres doutrinas cristãs que já apareceram.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #98 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:15:09 »
O bom é que o espiritismo não fede nem cheira. Eles ficam na deles e quem acredita, acredita. Sem encheções de saco ou tentativas de enfiar sua religião goela abaixo nas pessoas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #99 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:30:27 »
Tá _Juca_, sei deste seu "problema" com o espiritismo, porém, minha pergunta era sobre o que há de errado em haver divergências em assuntos como crenças, religiões, politica, futebol, teorias cientificas, etc. Sabe o lance que tu falou: Depende do freguês.  :?

Valeu Gaúcho, fico-lhe grato.  :) 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!