Não há punição, há resgate. A idéia errada de punição é resultado de milênios de opressão das religiões da subserviência.
A definicão não importa muito. Não é muito melhor eu saber o motivo de todo o meu azar e sofrimento do que ficar achando que tudo o que eu estou passando é uma tremenda injustica? Pois se eu souber o motivo, há muito menos chances de eu cometer os mesmos erros, se eu pensar que isso é uma injustica, há grandes chances de eu retribuir aos outros na mesma moeda que a vida "retribuiu" a mim.
Para o Espírito em provação, há ainda mais méritos em não se rebelar contra os "azares" da vida, mesmo desconhecendo os seus motivos.
A Vida é uma escola, somos todos seus alunos - e as provas são o sofrimento bem suportado.
Novamente a ideia de punição: crime e castigo!
Se o Espírito evolui, ele não vai retroceder e cometer os mesmos crimes...
Tem certeza? Então por que existem tantos ricos, sortudos e pessoas bem sucedidas(que supostamente foram bons em vidas passadas e, portanto evoluíram) que cometem vários crimes?
Não me consta que um rico seja melhor que um pobre, moralmente falando. Todos as grandes almas deste mundo ou foram pobres, ou abdicaram de sua riqueza para se tornarem pobres.
A riqueza é também uma grande provação ao Espírito, pois nela é mais fácil de se cair em tentações. Os piores crimes são cometidos neste meio, muitos de forma oculta!
Pode acontecer de o Espírito demorar a aprender a lição e não retornar a cometer os mesmos crimes que estava acostumado a cometer, mas retroceder não me parece viável.
É como o aluno que avançou seus estudos ano após ano, não voltará aos anos letivos anteriores.
Ele pode até passar de ano, mas a melhora dele se mede pelo o que ele aprendeu, e não se ele passou de ano, se ele esquece tudo o que aprendeu no ano seguinte, então não melhorou nada.
Assim também é a evolução do Espírito: tem-se que "medir o que ele aprendeu", e a forma de fazê-lo está justamente no esquecimento do passado. Se cometer os mesmos crimes, não aprendeu a lição - se souber evitá-los, certamente evoluiu.
E você passa a entender de que esse processo de aprendizado leva à perfeicão, já que não há retrocessos. O que é algo totalmente fora da realidade. Já estamos no planeta a milhares de anos e arrisco não termos erradicado nem 1% do "mal" e do sofrimento no mundo com esse aprendizado.
Acho que alguma coisa já evoluímos sim, pois hoje não há mais duelos, nem fogueiras de inquisição, a mulher tem sua liberdade e domínio na sociedade moderna, não há mais a escravidão e tráfico de negros como no passado, etc.
A sociedade evoluiu bem pouco, é verdade, mas individualmente, muitos de nós partiram e não voltam mais para este mundo.