Autor Tópico: Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?  (Lida 26201 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Resposta #25 Online: 14 de Janeiro de 2014, 12:44:51 »
Nascer rico ou pobre é apenas escolha espiritual pré-reencarnativa da pessoa, onde ela se coloca de acordo com o que ela precisa aprender nessa vida.
Perfeito, Banzai! Eu não saberia exprimir melhor...

;)

Alerta! Spoiler adiante!

Metatron, o nosso colega Buckaroo Banzai está de gozação. Ele não crê em reencarnação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2014, 14:17:04 »
O Bukaroo devia mesmo usar emoticons... Falei que isso ia acontecer! :biglol: :biglol:

Acho que todo forista deveria ter o direito de defender uma posição contrária ao seu ponto de vista sem o uso de emoticons. Embora isso possa parecer troça, acho um exercício muito bom para aprender a ver o mundo dos outros sob o ponto de vista dos outros. Isso é muito comum nas rodadas de debates entre estudantes nos EUA que devem ser a favor ou contra um determinado tema, independentemente daquilo que pensam sobre o tema. No caso desse post, não se trata de tentar enganar ou ser intelectualmente desonesto embora pareça na maioria das vezes engraçado. O Metatron já conhece as figuras aqui do fórum e não é a primeira vez que isso acontece - já usei esse recurso em diversas discussões com ele sobre a teoria dos deuses astronaultas da qual ele também é adepto.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:12:01 »
O Bukaroo devia mesmo usar emoticons... Falei que isso ia acontecer! :biglol: :biglol:

Acho que todo forista deveria ter o direito de defender uma posição contrária ao seu ponto de vista sem o uso de emoticons. Embora isso possa parecer troça, acho um exercício muito bom para aprender a ver o mundo dos outros sob o ponto de vista dos outros. Isso é muito comum nas rodadas de debates entre estudantes nos EUA que devem ser a favor ou contra um determinado tema, independentemente daquilo que pensam sobre o tema. No caso desse post, não se trata de tentar enganar ou ser intelectualmente desonesto embora pareça na maioria das vezes engraçado. O Metatron já conhece as figuras aqui do fórum e não é a primeira vez que isso acontece - já usei esse recurso em diversas discussões com ele sobre a teoria dos deuses astronaultas da qual ele também é adepto.
Acho muito válido seu raciocínio e tenho você como uma referencia "séria" principalmente sobre esse tipo de assunto, mas acho que algum tipo de "sinalização" é sim importante para esse fórum, se quisermos que ele seja um ambiente mais favorável para os recém-chegados... só uma opinião.  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:31:06 »
Explicado por esse ângulo, também não vejo mal em bancar o advogado do diabo de vez em quando.
Ótimo argumento, Gigaview.  :ok:

Mas permanecem algumas questões: quem está chegando de fora passará a ver o colega troll (no bom sentido) como defensor de uma ideia contrária ao que ele de fato acredita. Mais adiante, ao conhecer melhor a pessoa, talvez possa se sentir ofendido por ter sido tapeado tanto tempo, às vistas de todos.
Por outro lado, há sem dúvida um enriquecimento do debate, que passará a compor com um autêntico contraditório, com ideias antagônicas em jogo e, assim, trazer à luz novos ângulos e questionamentos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:44:33 »
Acho que todo forista deveria ter o direito de defender uma posição contrária ao seu ponto de vista sem o uso de emoticons.

Não estava nem bem "defendendo", mas explicando.

Calha de ser suscetível a "lei de Poe" e/ou, seu corolário... você explica algo, e pode soar como paródia apesar de ser apenas a descrição crua da coisa, não floreada. Essa exposição pode soar para alguns como paródia, mas para alguém que já aceite aquilo, talvez nem veja tanta diferença assim.

Alguns espíritas vão negar alguns daqueles pontos (embora estejam em suas escrituras), mas quando não negar, geralmente vão expor a coisa tentando deixar mais palatável do que algo como "os judeus bem mereceram o genocídio", "o garoto arrastado pelo carro até a morte foi um centurião romano que fez o mesmo com sua biga".

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Janeiro de 2014, 16:39:42 »
Eu só acho que as "autoridades" que comandam o processo de reencarnacão deveriam corrigir o bug do esquecimento. Eu esqueco  todo o bem e o mal que fiz nas vidas passadas e no final não aprendo porra nenhuma.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:03:20 »
Eu só acho que as "autoridades" que comandam o processo de reencarnacão deveriam corrigir o bug do esquecimento. Eu esqueco  todo o bem e o mal que fiz nas vidas passadas e no final não aprendo porra nenhuma.

Não se lembra aqui, enquanto encarnado, mas se lembrará de todas as suas vidas no além e então vai perceber onde acertou e errou.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:55:43 »
Ah... que se dane... Vou entrar nessa também.  :oba:

Não é bem assim. Não existe "bug do esquecimento" da forma como foi colocado. Na verdade, ao nascer, a nova personalidade encarnada já vem com elementos forjados em vidas passadas, representados pela sua índole, suas aptidões ditas "naturais", seu caráter, seu pendor para o bem ou para o mal, conforme o aprendizado nas vidas passadas e também suas escolhas no mundo espiritual, poucos instantes antes de reencarnar aqui na Terra. Portanto, há sim um importante legado espiritual de que todo ser é portador, acumulando vida após vida mais e mais conhecimentos e experiências, conduzindo esse ser, cada vez mais à plenitude da perfeição e do conhecimento de Deus. O aparente esquecimento é requisito fundamental para que o irmão que volta a uma nova vida não se deixe influenciar por circunstâncias terrenas do que foi em vidas passadas e, dessa forma, comprometa de alguma forma o seu atual estágio de crescimento espiritual.

Pronto, falei.
 :lol:

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:16:05 »
Só há este mundo para a reecarnação? Vale dizer, temos que aprender o bem na marra neste mundo?

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:44:21 »
Só há este mundo para a reecarnação? Vale dizer, temos que aprender o bem na marra neste mundo?

Provavelmente não. Muitas pessoas dizem/disseram terem visto aliens ou terem sido raptadas por eles. Essas coisas, na verdade, eram sonhos que revelavam partes de suas vidas passadas encarnadas em outros planetas. Todas as visões relacionadas ao assunto podem ser explicadas satisfatoriamente desse jeito. É uma boa evidência

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:34:53 »

Não se lembra aqui, enquanto encarnado, mas se lembrará de todas as suas vidas no além e então vai perceber onde acertou e errou.

Será que não nos lembramos de forma inconsciente, no fundo de nossos corações? :hein:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #36 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:41:40 »

A resposta é não.  A escolha do nível de sofrimento adequado é estruturada em vários níveis,  de forma que em um primeiro nível se escolhe o mundo,  que pode ser mais ou menos evoluido, em em seguida,  da mesma forma se escolhe que regiao deste mundo e classe social e por ultimo o estado fisico da pessoa,  se deverá suportar alguma deficiência fisica, doenca, etc.  Logo ver-se como tudo é perfeitamente ordenado por deus, tudo visando a maisadequada evolução espiritual acada casa específico.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:46:24 »
Ah... que se dane... Vou entrar nessa também.  :oba:

Não é bem assim. Não existe "bug do esquecimento" da forma como foi colocado. Na verdade, ao nascer, a nova personalidade encarnada já vem com elementos forjados em vidas passadas, representados pela sua índole, suas aptidões ditas "naturais", seu caráter, seu pendor para o bem ou para o mal, conforme o aprendizado nas vidas passadas e também suas escolhas no mundo espiritual, poucos instantes antes de reencarnar aqui na Terra. Portanto, há sim um importante legado espiritual de que todo ser é portador, acumulando vida após vida mais e mais conhecimentos e experiências, conduzindo esse ser, cada vez mais à plenitude da perfeição e do conhecimento de Deus. O aparente esquecimento é requisito fundamental para que o irmão que volta a uma nova vida não se deixe influenciar por circunstâncias terrenas do que foi em vidas passadas e, dessa forma, comprometa de alguma forma o seu atual estágio de crescimento espiritual.

Pronto, falei.
 :lol:

Poderia citar fontes?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:50:41 »

Provavelmente não. Muitas pessoas dizem/disseram terem visto aliens ou terem sido raptadas por eles. Essas coisas, na verdade, eram sonhos que revelavam partes de suas vidas passadas encarnadas em outros planetas. Todas as visões relacionadas ao assunto podem ser explicadas satisfatoriamente desse jeito. É uma boa evidência

http://www.rogerebert.com/rogers-journal/the-quantum-theory-of-reincarnation

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Janeiro de 2014, 19:55:01 »

Será que não nos lembramos de forma inconsciente, no fundo de nossos corações? :hein:

Somente alguns casos que a natureza designa para ilustrar os livros sobre a reencarnação.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2014, 20:00:30 »
Poderia citar fontes?

Essa parte específica da questão eu, modestamente, deixo para o colega Gigaview, que é autoridade mais do que abalizada para as citações.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2014, 22:03:05 »
Nascer rico ou pobre é apenas escolha espiritual pré-reencarnativa da pessoa, onde ela se coloca de acordo com o que ela precisa aprender nessa vida.
Perfeito, Banzai! Eu não saberia exprimir melhor...

;)

Alerta! Spoiler adiante!

Metatron, o nosso colega Buckaroo Banzai está de gozação. Ele não crê em reencarnação.

Ih, Gabarito, conheço essa turminha de longa data! Muitos eu "enfrentei" no falecido forum STR. Já estou vacinado.

Eu simplesmente aproveitei uma vacilada do amigo e confirmei através dela o meu próprio pensamento.

8-)

O esquecimento é uma bênção, acredito mesmo que não conseguiríamos conviver em paz conosco mesmos se recordássemos de todos os crimes cometidos no passado distante.

E, como estamos constantemente sendo submetidos às provações destes mesmos crimes, não teria valor algum se recordássemos seus atos e suas consequências. O mérito está em não cometê-los novamente, ainda que sob as mesmas circunstâncias pelas quais foram cometidos.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #42 Online: 14 de Janeiro de 2014, 23:25:38 »
O esquecimento é uma bênção, acredito mesmo que não conseguiríamos conviver em paz conosco mesmos se recordássemos de todos os crimes cometidos no passado distante.

Claro, eu vou me sentir muito melhor sendo punido sem saber o porquê. Já que é um processo de evolucão, assim que eu me redimisse desses crimes eu poderia esquecê-los ou até aprender com eles, não seria nada perturbante.

E, como estamos constantemente sendo submetidos às provações destes mesmos crimes, não teria valor algum se recordássemos seus atos e suas consequências. O mérito está em não cometê-los novamente, ainda que sob as mesmas circunstâncias pelas quais foram cometidos.

Isso não é um processo de evolucão? Se eu não lembro dos crimes que cometi, eu posso cometê-los de novo e piorar a situacão. Eu tenho que saber por que eu estou sendo punido para evitar fazer isso de novo. No final, ninguém de fato evolui, já que todos tem chances de cometer o mesmo erro em várias vidas.

Eu fui bom em uma das minhas encarnacões, evoluí, na seguinte nasco rico, mas como eu não me lembro que tenho que continuar a ser bom, cometo vários crimes e na encarnacão seguinte nasco pobre e ainda tenho chance de cometer mais crimes, ou seja, não adiantou nada.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Janeiro de 2014, 22:22:16 »

Claro, eu vou me sentir muito melhor sendo punido sem saber o porquê. Já que é um processo de evolucão, assim que eu me redimisse desses crimes eu poderia esquecê-los ou até aprender com eles, não seria nada perturbante.

Não há punição, há resgate. A idéia errada de punição é resultado de milênios de opressão das religiões da subserviência.

Isso não é um processo de evolucão? Se eu não lembro dos crimes que cometi, eu posso cometê-los de novo e piorar a situacão. Eu tenho que saber por que eu estou sendo punido para evitar fazer isso de novo. No final, ninguém de fato evolui, já que todos tem chances de cometer o mesmo erro em várias vidas.

Novamente a ideia de punição: crime e castigo!

Se o Espírito evolui, ele não vai retroceder e cometer os mesmos crimes...

Eu fui bom em uma das minhas encarnacões, evoluí, na seguinte nasco rico, mas como eu não me lembro que tenho que continuar a ser bom, cometo vários crimes e na encarnacão seguinte nasco pobre e ainda tenho chance de cometer mais crimes, ou seja, não adiantou nada.

Pode acontecer de o Espírito demorar a aprender a lição e não retornar a cometer os mesmos crimes que estava acostumado a cometer, mas retroceder não me parece viável.

É como o aluno que avançou seus estudos ano após ano, não voltará aos anos letivos anteriores.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Janeiro de 2014, 23:36:06 »
Explicado por esse ângulo, também não vejo mal em bancar o advogado do diabo de vez em quando.
Ótimo argumento, Gigaview.  :ok:

Mas permanecem algumas questões: quem está chegando de fora passará a ver o colega troll (no bom sentido) como defensor de uma ideia contrária ao que ele de fato acredita. Mais adiante, ao conhecer melhor a pessoa, talvez possa se sentir ofendido por ter sido tapeado tanto tempo, às vistas de todos.
Veja pelo lado bom, pode ser uma oportunidade da pessoa aprender a não se dar tanta importância, mas rir de si mesma.  :)  Melindres não são vantajosos para ninguem.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 16 de Janeiro de 2014, 08:17:59 »
Veja pelo lado bom, pode ser uma oportunidade da pessoa aprender a não se dar tanta importância, mas rir de si mesma.  :)  Melindres não são vantajosos para ninguem.

De acordo.  :ok:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 16 de Janeiro de 2014, 09:50:01 »

Acho muito válido seu raciocínio e tenho você como uma referencia "séria" principalmente sobre esse tipo de assunto, mas acho que algum tipo de "sinalização" é sim importante para esse fórum, se quisermos que ele seja um ambiente mais favorável para os recém-chegados... só uma opinião.  :ok:

Se não houver clara sinalização de que a resposta é uma troça os novatos poderão ficar realmente confusos, e no caso dos que estiverem querendo obter conhecimento sério sobre o assunto, mas ainda não tem uma boa base, eles poderão ficar ainda mais enganados. 

.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #47 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:43:35 »
Não há punição, há resgate. A idéia errada de punição é resultado de milênios de opressão das religiões da subserviência.

A definicão não importa muito. Não é muito melhor eu saber o motivo de todo o meu azar e sofrimento do que ficar achando que tudo o que eu estou passando é uma tremenda injustica? Pois se eu souber o motivo, há muito menos chances de eu cometer os mesmos erros, se eu pensar que isso é uma injustica, há grandes chances de eu retribuir aos outros na mesma moeda que a vida "retribuiu" a mim.

Tem certeza? Então por que existem tantos ricos, sortudos e pessoas bem sucedidas(que supostamente foram bons em vidas passadas e, portanto evoluíram) que cometem vários crimes?

Pode acontecer de o Espírito demorar a aprender a lição e não retornar a cometer os mesmos crimes que estava acostumado a cometer, mas retroceder não me parece viável.

É como o aluno que avançou seus estudos ano após ano, não voltará aos anos letivos anteriores.

Ele pode até passar de ano, mas a melhora dele se mede pelo o que ele aprendeu, e não se ele passou de ano, se ele esquece tudo o que aprendeu no ano seguinte, então não melhorou nada.

E você passa a entender de que esse processo de aprendizado leva à perfeicão, já que não há retrocessos. O que é algo totalmente fora da realidade. Já estamos no planeta a milhares de anos e arrisco não termos erradicado nem 1% do "mal" e do sofrimento no mundo com esse aprendizado.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:48:58 »

A definicão não importa muito. Não é muito melhor eu saber o motivo de todo o meu azar e sofrimento do que ficar achando que tudo o que eu estou passando é uma tremenda injustica? Pois se eu souber o motivo, há muito menos chances de eu cometer os mesmos erros, se eu pensar que isso é uma injustica, há grandes chances de eu retribuir aos outros na mesma moeda que a vida "retribuiu" a mim.

Deus é quem sabe o que é melhor para você. Pare de reclamar e faça por onde na próxima encarnação nascer na Suécia.  :P

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #49 Online: 16 de Janeiro de 2014, 21:17:36 »

Para o Espírito em provação, há ainda mais méritos em não se rebelar contra os "azares" da vida, mesmo desconhecendo os seus motivos.

A Vida é uma escola, somos todos seus alunos - e as provas são o sofrimento bem suportado.

Tem certeza? Então por que existem tantos ricos, sortudos e pessoas bem sucedidas(que supostamente foram bons em vidas passadas e, portanto evoluíram) que cometem vários crimes?

Não me consta que um rico seja melhor que um pobre, moralmente falando. Todos as grandes almas deste mundo ou foram pobres, ou abdicaram de sua riqueza para se tornarem pobres.

A riqueza é também uma grande provação ao Espírito, pois nela é mais fácil de se cair em tentações. Os piores crimes são cometidos neste meio, muitos de forma oculta!

Ele pode até passar de ano, mas a melhora dele se mede pelo o que ele aprendeu, e não se ele passou de ano, se ele esquece tudo o que aprendeu no ano seguinte, então não melhorou nada.

Assim também é a evolução do Espírito: tem-se que "medir o que ele aprendeu", e a forma de fazê-lo está justamente no esquecimento do passado. Se cometer os mesmos crimes, não aprendeu a lição - se souber evitá-los, certamente evoluiu.

E você passa a entender de que esse processo de aprendizado leva à perfeicão, já que não há retrocessos. O que é algo totalmente fora da realidade. Já estamos no planeta a milhares de anos e arrisco não termos erradicado nem 1% do "mal" e do sofrimento no mundo com esse aprendizado.

Acho que alguma coisa já evoluímos sim, pois hoje não há mais duelos, nem fogueiras de inquisição, a mulher tem sua liberdade e domínio na sociedade moderna, não há mais a escravidão e tráfico de negros como no passado, etc.

A sociedade evoluiu bem pouco, é verdade, mas individualmente, muitos de nós partiram e não voltam mais para este mundo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!