Você fala como se existisse algum tipo de memória espiritual, o que é algo ou que não existe ou é algo que contribui de forma quase insignificante, pois caso existisse, criancas saberiam como lidar com vários tipos de situacões adversas sem o auxílio dos pais ou de qualquer pessoa. O que é algo que, claramente, não existe.
O que está negritado é besteira
Eu me refiro a certas qualidades que as pessoas apresentam já na infância, como dons artísticos, gostos e tendências - entre outros. Eu mesmo, aos 7~8 anos de idade, fazia desenhos artísticos muito bons! Lembro de uma vez a professora me chamar à lousa e me pedir para desenhar algo. Desenhei um cachorro que, na minha opinião, não ficou lá aquelas coisas, mas a mulher foi chamar outras professoras para mostrar a grande "obra-de-arte", rsrs...
Sempre tive esta facilidade para desenho, de onde ela veio se em casa nem meu pai, nem minha mãe e nenhum parente próximo sabia desenhar?
Em outras palavras, nada nos difere mais do que os dons artísticos (ou a ausência destes). Como o demonstramos já na tenra infância, senão tendo-os adquirido em vidas passadas?
O extremo da riqueza não é perigoso nem doloroso, você só faz besteira aqui se você quiser.
Muitas vezes erramos sem o perceber. As facilidades geradas pela riqueza material nos levam a estes erros com muito mais facilidade do que através das limitações da pobreza.
Eu não estou dizendo que ricos são melhores que pobres. A doutrina diz que quem foi virtuoso, bondoso e generoso em uma das suas encarnacỗes, na seguinte, irá já nascer com alguma vantagem em relacão a sua vida passada, seja com riqueza, com sorte, com estabilidade... Afinal, as diferencas sociais não são explicadas justamente pelas vidas passadas?
O que eu questiono é que, existem muitas pessoas ricas, sortudas e com situacões estáveis que cometem crimes. O que, segundo a doutrina, não deveria acontecer, já que as suas experiências passadas de bondade e virtude deveriam continuar com o espírito, como você mesmo disse, o espírito não involui. O que é algo que você parece estar se esquivando para não responder
Pessoas podem se tornar ricas pelo próprio esforço, muitas o fazem sem muito escrúpulo, de forma desonesta. Mas, uma coisa é certa: colhemos o que semeamos - se não nesta, em outras vidas.
Eu não discordo que há pessoas que nascem realmente sob o bom signo, que todos os seus esforços parecem coroar-se em êxito, enquanto outras contam apenas os fracassos. Se eu acredito em um Deus, e se este Deus é realmente justo e bom, então somente a reencarnação pode explicar tamanhas diferenças, pois este deus justo não vai privilegiar uns em detrimento de outros.
Agora, se eu não acredito que existe um Deus - nada disto faz sentido. É tudo uma questão lotérica, um jogo de azar onde uns vão se dar bem, enquanto outros, melhor nem terem nascido...
Não acontece esse esvaziamento porque Deus não cessa de criar! E para cá migram as almas problemáticas de outros mundos!
Não há muito o que falar aqui. Comecar uma discussão sobre isso irá se tornar uma masturbacão mental desnecessária(pleonasmo).
Só posso falar por este planeta.
Como quiser, pois entendo o seu ponto de vista.
No entanto, para mim não é difícil imaginar outros mundos repletos de seres inteligentes - talvez parecidos conosco na aparência, talvez muito diferentes de nós - porém imersos num processo evolutivo (moral) igual ao nosso. A Família Humana não se limita apenas a este pequeno mundo.