Autor Tópico: Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?  (Lida 26202 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2014, 23:07:29 »
Não há punição, há resgate. A idéia errada de punição é resultado de milênios de opressão das religiões da subserviência.

A definicão não importa muito. Não é muito melhor eu saber o motivo de todo o meu azar e sofrimento do que ficar achando que tudo o que eu estou passando é uma tremenda injustica? Pois se eu souber o motivo, há muito menos chances de eu cometer os mesmos erros, se eu pensar que isso é uma injustica, há grandes chances de eu retribuir aos outros na mesma moeda que a vida "retribuiu" a mim.

Para o Espírito em provação, há ainda mais méritos em não se rebelar contra os "azares" da vida, mesmo desconhecendo os seus motivos.

Certo. Isso é o que diz a doutrina. A pergunta é: por quê? Qual a lógica ou, sei lá, filosofia por trás da ideia?

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #51 Online: 17 de Janeiro de 2014, 20:07:58 »
Para o Espírito em provação, há ainda mais méritos em não se rebelar contra os "azares" da vida, mesmo desconhecendo os seus motivos.

A Vida é uma escola, somos todos seus alunos - e as provas são o sofrimento bem suportado.

Faz sentido você aplicar uma prova em um aluno sem você ensinar nada pra ele, ou sem ele saber o conteúdo que tem que estudar? Ele vai resolver tudo só com a intuicão e o seu "nível intelectual superior"?

Não me consta que um rico seja melhor que um pobre, moralmente falando. Todos as grandes almas deste mundo ou foram pobres, ou abdicaram de sua riqueza para se tornarem pobres.

A riqueza é também uma grande provação ao Espírito, pois nela é mais fácil de se cair em tentações. Os piores crimes são cometidos neste meio, muitos de forma oculta!

Não me consta  também, mas a doutrina não diz que o motivo das diferencas sociais não são as vidas passadas? Quem tem sorte ou nasceu rico não é assim porque foi bom em suas vidas passadas e, portanto, evoluiu?E quem nasceu muito pobre, é azarado ou tem doencas genéticas não é assim porque "pecou" em suas vidas passadas?. Como você disse os ricos "espíritos bem evoluídos" são os que cometem os piores crimes, estranho, não?

Acho que alguma coisa já evoluímos sim, pois hoje não há mais duelos, nem fogueiras de inquisição, a mulher tem sua liberdade e domínio na sociedade moderna, não há mais a escravidão e tráfico de negros como no passado, etc.

A sociedade evoluiu bem pouco, é verdade, mas individualmente, muitos de nós partiram e não voltam mais para este mundo.

Mas temos tráfico de drogas, de pessoas, máfias... Tudo isso bem discreto(talvez o tráfico de drogas nem tanto). Saíram os antigos problemas, vieram novos. Houve evolucão sim, mas como você disse, bem pouco.

Se muitos de nós não voltaram a este mundo, deveria ter acontecido uma atrofia populacional, o inverso do que acontece realmente.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Janeiro de 2014, 22:02:06 »

Certo. Isso é o que diz a doutrina. A pergunta é: por quê? Qual a lógica ou, sei lá, filosofia por trás da ideia?

Sem muita inspiração para responder (leia 'nenhuma inspiração'), mas a "mecânica" por detrás da Vida é a evolução espiritual. Assim como o escultor fere a matéria e dela extrai a obra de arte, assim como se fere a pedra bruta e dela se extrai o belo diamante, assim também nós somos 'trabalhados' constantemente para o nosso aperfeiçoamento. Não sei se me explico bem, mas 'filosofia' por trás da ideia é mais ou menos isso aí...

A Vida é uma escola, somos todos seus alunos - e as provas são o sofrimento bem suportado.

Faz sentido você aplicar uma prova em um aluno sem você ensinar nada pra ele, ou sem ele saber o conteúdo que tem que estudar? Ele vai resolver tudo só com a intuicão e o seu "nível intelectual superior"?

Não, obviamente não faz sentido algum. No entanto, nós sabemos o conteúdo a estudar, pois o vivenciamos por vidas e vidas sucessivas. É ilusão pensar que nada sabemos, basta observar as crianças: algumas parecem que já nascem prontas para o mundo!

Não me consta que um rico seja melhor que um pobre, moralmente falando. Todos as grandes almas deste mundo ou foram pobres, ou abdicaram de sua riqueza para se tornarem pobres.

A riqueza é também uma grande provação ao Espírito, pois nela é mais fácil de se cair em tentações. Os piores crimes são cometidos neste meio, muitos de forma oculta!

Não me consta  também, mas a doutrina não diz que o motivo das diferencas sociais não são as vidas passadas? Quem tem sorte ou nasceu rico não é assim porque foi bom em suas vidas passadas e, portanto, evoluiu?E quem nasceu muito pobre, é azarado ou tem doencas genéticas não é assim porque "pecou" em suas vidas passadas?. Como você disse os ricos "espíritos bem evoluídos" são os que cometem os piores crimes, estranho, não?

Pobreza e riqueza são duas formas de provação para o Espírito (foi o que eu disse)! Os extremos são perigosos, são dolorosos, são uma espécie de armadilha! O ideal é o caminho do meio...

Não é a condição financeira ou social que determina se o Espírito é evoluído ou não! São os seus atos de altruísmo, as suas virtudes, sua bondade e generosidade que o tornam superior! E o inverso também conta: atos de maldade, extremo esgoísmo, defeitos morais e etc. demonstram sua inferioridade moral!

Acho que alguma coisa já evoluímos sim, pois hoje não há mais duelos, nem fogueiras de inquisição, a mulher tem sua liberdade e domínio na sociedade moderna, não há mais a escravidão e tráfico de negros como no passado, etc.

A sociedade evoluiu bem pouco, é verdade, mas individualmente, muitos de nós partiram e não voltam mais para este mundo.

Mas temos tráfico de drogas, de pessoas, máfias... Tudo isso bem discreto(talvez o tráfico de drogas nem tanto). Saíram os antigos problemas, vieram novos. Houve evolucão sim, mas como você disse, bem pouco.

Se muitos de nós não voltaram a este mundo, deveria ter acontecido uma atrofia populacional, o inverso do que acontece realmente.

Não acontece esse esvaziamento porque Deus não cessa de criar! E para cá migram as almas problemáticas de outros mundos!

A Terra é o Inferno deste e de outros mundos...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Janeiro de 2014, 23:20:57 »
Todos esses questionamentos do usuário Entropia só fazem sentido se aceitamos o dogma da "perfeição" do processo de evolução espiritual. Mas assim como a evolução física por seleção natural, não é algo "perfeito", algo relativamente simples, como termodinâmica. Justamente o oposto: a evolução espiritual, assim como a física, são escaladas essencialmente improváveis contra o equilíbrio termodinâmico; os seres evoluem adquirindo pequenos aprimoramentos em seu sistema de manutenção de neguentropia, seja termodinâmica ou cármica.

Esse fato no entanto também mostra o erro da hipótese da Burocracia Cármica Inteligente. Um sistema inteligente por trás do fluxo cármico não cometeria esses erros, otimizaria esse processo. Mas é um fenômeno natural/sobrenatural não-teleológico. OU, se é teleológico, não parte de um ser cuja inteligência é análoga à inteligência humana/espiritual intra-universal, mas uma entidade atemporal, para a qual a especificidade desse processo não têm importância. Para ele, o universo é estático, e toda nossa evolução espiritual já ocorreu, está determinada -- conforme a teoria da Relatividade.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Janeiro de 2014, 20:05:33 »
Não, obviamente não faz sentido algum. No entanto, nós sabemos o conteúdo a estudar, pois o vivenciamos por vidas e vidas sucessivas. É ilusão pensar que nada sabemos, basta observar as crianças: algumas parecem que já nascem prontas para o mundo!

Você fala como se existisse algum tipo de memória espiritual, o que é algo ou que não existe ou é algo que contribui de forma quase insignificante, pois caso existisse, criancas saberiam como lidar com vários tipos de situacões adversas sem o auxílio dos pais ou de qualquer pessoa. O que é algo que, claramente, não existe.
O que está negritado é besteira

Pobreza e riqueza são duas formas de provação para o Espírito (foi o que eu disse)! Os extremos são perigosos, são dolorosos, são uma espécie de armadilha! O ideal é o caminho do meio...

Não é a condição financeira ou social que determina se o Espírito é evoluído ou não! São os seus atos de altruísmo, as suas virtudes, sua bondade e generosidade que o tornam superior! E o inverso também conta: atos de maldade, extremo esgoísmo, defeitos morais e etc. demonstram sua inferioridade moral!

O extremo da riqueza não é perigoso nem doloroso, você só faz besteira aqui se você quiser.

Eu não estou dizendo que ricos são melhores que pobres. A doutrina diz que quem foi virtuoso, bondoso e generoso em uma das suas encarnacỗes, na seguinte, irá já nascer com alguma vantagem em relacão a sua vida passada, seja com riqueza, com sorte, com estabilidade... Afinal, as diferencas sociais não são explicadas justamente pelas vidas passadas?

O que eu questiono é que, existem muitas pessoas ricas, sortudas e com situacões estáveis que cometem crimes. O que, segundo a doutrina, não deveria acontecer, já que as suas experiências passadas de bondade e virtude deveriam continuar com o espírito, como você mesmo disse, o espírito não involui. O que é algo que você parece estar se esquivando para não responder

Não acontece esse esvaziamento porque Deus não cessa de criar! E para cá migram as almas problemáticas de outros mundos!

Não há muito o que falar aqui. Comecar uma discussão sobre isso irá se tornar uma masturbacão mental desnecessária(pleonasmo).

Só posso falar por este planeta.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #55 Online: 18 de Janeiro de 2014, 23:44:14 »
"A reencarnação é a única explicação para entender o motivo porque algumas pessoas nascem em meio a pobreza ou em berços de ouro.Porque algumas crianças nascem cegas,aleijadas ou com deficiências mentais ? só a reencarnação explica tais situações !"

Como posso responder a um espírita que me faz esse questionamento?

Nesse ponto sou adepto do Eclesiastes, supostamente escrito por Salomão, que chega à incrível conclusão (ECL 9:11) que todos estamos sujeitos a essa grande entidade que domina a realidade: o acaso!

Sim, é um grande sorteio!

Quanto às crianças que nascem deficientes damos um nome específico a esse tipo de acaso: acidentes, com diversos graus de previsibilidade de acordo com a hereditariedade genética dos pais, a idade dos gametas, os métodos obstétricos utilizados para evitar desoxigenação do cérebro do nascituro, etc.

Quanto ao acaso de se nascer pobre ou nascer rico, é uma mera questão estatística. Há muito mais chances de se nascer pobre, pois há mais famílias pobres do que ricas e seus casais são mais prolíficos. O importante é ter a sorte de nascer pobre num país que tenha boa mobilidade social, bons sistemas educacionais e de saúde públicos, etc.

Quanto ao motivo de haverem pessoas pobres e pessoas ricas em nossa "tão avançada" civilização, recomendo esta leitura.

Parece também que o espiritismo quer propor algum tipo de cálculo moral/ético aplicável à vida humana (que talvez devesse ser aplicada também à outras formas de vida conscientes deste nosso mundo, como os golfinhos e chimpanzés, por exemplo, afinal, nascer bonobo deve ser um grande prêmio para os recém-encarnados).

Quanto ao nascer rico ou pobre, são ou doente, com ou sem caráter, esse cálculo moral se parece muito com o equilíbrio de pontos na construção de personagens do jogo GURPS.

(Também concordo com Salomão do Eclesiastes quando ele diz que tudo é vaidade, pois vai ser vaidosa assim lá no inferno essa humanidade para achar que só ela mereceria reencarnar e que todo cálculo moral da realidade neste mundo é relativo à humanidade e que Deus é à sua imagem e semelhante, etc.)
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 01:17:52 por Rafael Barretão »
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 19 de Janeiro de 2014, 01:07:37 »
O funcionamento da reencarnação é extremamente complexo porque envolve longas cadeias de causa-efeito interligadas e submetidas a um processo de justiça divina que ajusta o sistema de acordo com os graus de liberdade decorrentes do livre arbítrio das almas encarnadas. Além disso, o crescimento populacional do nosso planeta tem demandado cada vez mais almas de outros sistemas planetários para atender os novos ciclos de reencarnação que aqui se iniciam.  Em sua maioria, essas almas são provenientes de civilizações que se encontram em diferentes estágios de evolução, formadas de seres com características biológicas peculiares , não raro, totalmente diferentes do homo sapiens terrestre. Por exemplo, almas de seres amorfos, pastosos, que se alimentam de metano e reproduzem-se assexuadamente em altíssimas temperaturas podem estar sendo importadas para suprir o crescimento populacional do planeta com toda a carga cármica de suas vidas passadas. Por outro lado, para manter esse equilíbrio econômico do fluxo de almas de modo a garantir o resgate cármico, a justiça divina também deve estabelecer uma política de suprimento de almas  baseada numa política de desencarnação que promove guerras, doenças e catastrofes de todos os tipos nesses planetas.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 01:21:15 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #57 Online: 19 de Janeiro de 2014, 01:25:13 »
Em sua maioria, essas almas são provenientes de civilizações que se encontram em diferentes estágios de evolução, formadas de seres com características biológicas peculiares , não raro, totalmente diferentes do homo sapiens terrestre. Por exemplo, almas de seres amorfos, pastosos, que se alimentam de metano e reproduzem-se assexuadamente em altíssimas temperaturas podem estar sendo importadas para suprir o crescimento populacional do planeta com toda a carga cármica de suas vidas passadas.

Isso seria mais um motivo pra perda de memória automática ao reencarnar, pois os conhecimentos obtidos em outros mundos poderiam ser simplesmente inúteis neste aqui. B-)

Por outro lado, para manter esse equilíbrio econômico do fluxo de almas de modo a garantir o resgate cármico, a justiça divina também deve estabelecer uma política de suprimento de almas  baseada numa política de desencarnação promovendo guerras, doenças e catastrofes de todos os tipos nesses planetas.

Lembrando também que, conforme exemplos de países da própria Terra, quanto mais avançado um povo, maior o controle de natalidade e a taxa de suicídios, o que ajuda também essa equação cósmica a fechar no fim das contas. B-)

Tao Te King, capítulo 41

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 19 de Janeiro de 2014, 01:35:06 »
Essa questão da memória também é interessante. Talvez exista uma incompatibilidade entre a alma e o cérebro, como se o sistema operacional do organismo não estivesse utilizando todo o seu potencial por falta de hardware. Pode ser uma evidência de que as almas não sejam "humanas" no sentido de terem vindo de outros sistemas estelares e de serem ainda muito novas para operar em plena funcionalidade na "máquina" humana. Talvez seja por isso que não nos lembramos e que apenas algumas pessoas se lembram principalmente na infância, provavelmente devido ao ajuste da alma a um cérebro em desenvolvimento.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Janeiro de 2014, 02:42:50 »
Essa questão da memória também é interessante. Talvez exista uma incompatibilidade entre a alma e o cérebro, como se o sistema operacional do organismo não estivesse utilizando todo o seu potencial por falta de hardware. Pode ser uma evidência de que as almas não sejam "humanas" no sentido de terem vindo de outros sistemas estelares e de serem ainda muito novas para operar em plena funcionalidade na "máquina" humana. Talvez seja por isso que não nos lembramos e que apenas algumas pessoas se lembram principalmente na infância, provavelmente devido ao ajuste da alma a um cérebro em desenvolvimento.

Ou talvez os hindus tenham razão e os cinco skandhas da alma (os cinco agregados de corpo, sensações, percepções, impulsos e consciência) expirem com a morte clínica, porém o karma acumulado pela alma se torne vijñana - o "germe da consciência" - numa nova vida.

A ciência espírita dos hindus seria então mais avançada que a dos kardecistas, visto ser ela milenar em sua coleta de evidências.

Outra dúvida sobre a "economia de almas" (psicoeconomia?): Seriam as almas (a) infinitas em número, (b) em quantidade determinada, (c) estão sendo criadas novas almas desde o início dos tempos e o número delas só faz crescer, ou (d) estão diminuindo em número?

a) Se forem infinitas e têm, portanto, todas a mesma idade, então por que há tamanha discrepância entre a evolução moral de umas para outras? Será que algumas avançam moralmente e depois desistem e regridem moralmente?

b) Se a quantidade delas é uma constante, o que acontecerá quando as formas de vida inteligentes superarem o número de almas, inclusive o número daquelas que supostamente ficam do lado de lá fazendo todo o serviço administrativo da reencarnação, será que começarão a nascer bebês sem alma e, portanto, sem consciência (talvez os tais "zumbis filosóficos")?

c) Se há uma fonte de almas, nem todas têm a mesma idade e isso explicaria as diferenças de evolução moral e o provimento de vagas administrativas no além, mas então, será que o crescimento da quantidade de almas têm a ver com a taxa de expansão do contínuo espaço-tempo e do universo?

d) Se as almas estiverem deixando nosso universo, talvez indo para outros universos conforme a matéria das galáxias se condensa nos buracos negros e as almas terminem de evoluir moralmente para o último dos mais avançados mundos disponíveis neste universo, então teremos o mesmo problema do item "b". Porém pode ser que tenhamos uma combinação do item "c" com este item "d" e haja almas vindas de outros universos menos evoluídos para este nosso enquanto as mais avançadas daqui migrem para universos mais avançados moralmente, num fluxo autorregulado conforme a necessidade e a possibilidade dos mundos. Ou não.

Ou será que o budistas têm razão e a consciência seja igual uma chama acesa que se apaga com a morte? É uma hipótese semelhante à dos skandhas hindus, já que os budistas também acreditam no samsara (ciclo de morte e renascimento, outro nome para reencarnação).

Ou será que os orgonomistas têm razão e as formas de vida têm sua própria economia de orgônio cósmico que lhes organiza contra a entropia, mas que se dissipa de volta às correntes cósmicas intergaláticas quando os organismos falecem?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 03:36:27 por Rafael Barretão »

Tao Te King, capítulo 41

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Janeiro de 2014, 09:35:55 »
[...]
Ou será que os orgonomistas têm razão e as formas de vida têm sua própria economia de orgônio cósmico que lhes organiza contra a entropia, mas que se dissipa de volta às correntes cósmicas intergaláticas quando os organismos falecem?

O que é "orgônio cósmico"?
Foto USGS

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Janeiro de 2014, 13:29:51 »
O que é "orgônio cósmico"?

Orgônio (em inglês "orgone") é uma explicação pseudocientífica levantada por Wilhelm Reich, dissidente da psicanálise de Freud, para tentar ressuscitar novamente a biogênese, o élan vital e o éter supraluminal de uma tacada só. Também pode ser entendido como o conceito ocidental que mais se aproximou do "chi" chinês e do "prana" indiano.

Tao Te King, capítulo 41

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:09:37 »
Você fala como se existisse algum tipo de memória espiritual, o que é algo ou que não existe ou é algo que contribui de forma quase insignificante, pois caso existisse, criancas saberiam como lidar com vários tipos de situacões adversas sem o auxílio dos pais ou de qualquer pessoa. O que é algo que, claramente, não existe.
O que está negritado é besteira

Eu me refiro a certas qualidades que as pessoas apresentam já na infância, como dons artísticos, gostos e tendências - entre outros. Eu mesmo, aos 7~8 anos de idade, fazia desenhos artísticos muito bons! Lembro de uma vez a professora me chamar à lousa e me pedir para desenhar algo. Desenhei um cachorro que, na minha opinião, não ficou lá aquelas coisas, mas a mulher foi chamar outras professoras para mostrar a grande "obra-de-arte", rsrs...

Sempre tive esta facilidade para desenho, de onde ela veio se em casa nem meu pai, nem minha mãe e nenhum parente próximo sabia desenhar?

Em outras palavras, nada nos difere mais do que os dons artísticos (ou a ausência destes). Como o demonstramos já na tenra infância, senão tendo-os adquirido em vidas passadas?

O extremo da riqueza não é perigoso nem doloroso, você só faz besteira aqui se você quiser.

Muitas vezes erramos sem o perceber. As facilidades geradas pela riqueza material nos levam a estes erros com muito mais facilidade do que através das limitações da pobreza.

Eu não estou dizendo que ricos são melhores que pobres. A doutrina diz que quem foi virtuoso, bondoso e generoso em uma das suas encarnacỗes, na seguinte, irá já nascer com alguma vantagem em relacão a sua vida passada, seja com riqueza, com sorte, com estabilidade... Afinal, as diferencas sociais não são explicadas justamente pelas vidas passadas?

O que eu questiono é que, existem muitas pessoas ricas, sortudas e com situacões estáveis que cometem crimes. O que, segundo a doutrina, não deveria acontecer, já que as suas experiências passadas de bondade e virtude deveriam continuar com o espírito, como você mesmo disse, o espírito não involui. O que é algo que você parece estar se esquivando para não responder

Pessoas podem se tornar ricas pelo próprio esforço, muitas o fazem sem muito escrúpulo, de forma desonesta. Mas, uma coisa é certa: colhemos o que semeamos - se não nesta, em outras vidas.

Eu não discordo que há pessoas que nascem realmente sob o bom signo, que todos os seus esforços parecem coroar-se em êxito, enquanto outras contam apenas os fracassos. Se eu acredito em um Deus, e se este Deus é realmente justo e bom, então somente a reencarnação pode explicar tamanhas diferenças, pois este deus justo não vai privilegiar uns em detrimento de outros.

Agora, se eu não acredito que existe um Deus - nada disto faz sentido. É tudo uma questão lotérica, um jogo de azar onde uns vão se dar bem, enquanto outros, melhor nem terem nascido...

Não há muito o que falar aqui. Comecar uma discussão sobre isso irá se tornar uma masturbacão mental desnecessária(pleonasmo).

Só posso falar por este planeta.

Como quiser, pois entendo o seu ponto de vista.

No entanto, para mim não é difícil imaginar outros mundos repletos de seres inteligentes - talvez parecidos conosco na aparência, talvez muito diferentes de nós - porém imersos num processo evolutivo (moral) igual ao nosso. A Família Humana não se limita apenas a este pequeno mundo.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:30:33 »
Em outras palavras, nada nos difere mais do que os dons artísticos (ou a ausência destes). Como o demonstramos já na tenra infância, senão tendo-os adquirido em vidas passadas?
Você quer dizer que os talentos e aptidões de uma pessoa são herança "espiritual"?

Agora, se eu não acredito que existe um Deus - nada disto faz sentido. É tudo uma questão lotérica, um jogo de azar onde uns vão se dar bem, enquanto outros, melhor nem terem nascido...
Não é só questão de sorte, também é sempre uma questão de mérito.

Tao Te King, capítulo 41

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #64 Online: 20 de Janeiro de 2014, 11:39:15 »
"A reencarnação é a única explicação para entender o motivo porque algumas pessoas nascem em meio a pobreza ou em berços de ouro.Porque algumas crianças nascem cegas,aleijadas ou com deficiências mentais ? só a reencarnação explica tais situações !"

Como posso responder a um espírita que me faz esse questionamento?

Porque uma ou duas pessoas ganham na mega sena , enquanto milhões não ganham?
Não existe nenhum "porque" sobrenatural para o que chamamos de sorte ou azar.
Diga simplesmente que é o acaso, e ilustre dando exemplos de outros seres vivos do reino animal ao vegetal.
Tem sementes que não germinam quando são plantadas (aborto da natureza?). Tem cães e gatos que tem donos e levam uma vida de luxo. Já outros, nascem e morrem nas ruas.

Podemos dar até mesmo exemplo de "pedras". Tem pedras que vivem escondidas e "protegidas" no meio de uma mata ou no subsolo. Já outras existem para serem "trituradas" pelos homens para servirem de calçadas.
Podemos usar a expressão "injustiça" nesses casos? Não... Apenas casualidades que acontecem pela inercia do sistema.
Nada mais que isso.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #65 Online: 20 de Janeiro de 2014, 12:43:03 »
 É por aí, Novag...
Espíritas tem resposta pra tudo ( ou pelo menos eles acham que tem), mas até agora todos se enrolam ao explicar os azares dos outros seres vivos na natureza....nunca conseguiram explicar se afinal os animais e plantas reencarnam - e com qual propósito. Já imaginaram quantos espíritos da administração demandaria um processo desses. Pois sendo os seres não inteligentes da criação, nã foi dado a essas criaturas o livre--arbìtrio, ficando nas mãos das autoridades seu destino quando encarnados. Vai ver que fazem sorteio das vagas....talvez até com humanos, pois sendo a prova de ser rico de igual dificuldade que a de ser pobre, a fila pra ser rico deve estar demorando anos luz pra andar... :biglol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #66 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:21:14 »
a fila pra ser rico deve estar demorando anos luz pra andar... :biglol:

[resposta espírita] mas o tempo lá passa de modo diferente daqui [resposta espírita]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:45:32 »
Na verdade a evolução espiritual é como a carnal: vai desde o reino mineral, passando pelo reino piscinal, pelo reino vegetal, pelo animal, pelo hominal, e então angelical.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:20:56 »
O único espírito que eu já testemunhei, e no qual acredito piamente por ser comprovado "cientificamente" é o espírito-de-porco!  E como tem desse tipo espectral na minha área!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #69 Online: 22 de Janeiro de 2014, 17:58:38 »

Eu me refiro a certas qualidades que as pessoas apresentam já na infância, como dons artísticos, gostos e tendências - entre outros. Eu mesmo, aos 7~8 anos de idade, fazia desenhos artísticos muito bons! Lembro de uma vez a professora me chamar à lousa e me pedir para desenhar algo. Desenhei um cachorro que, na minha opinião, não ficou lá aquelas coisas, mas a mulher foi chamar outras professoras para mostrar a grande "obra-de-arte", rsrs...

Sempre tive esta facilidade para desenho, de onde ela veio se em casa nem meu pai, nem minha mãe e nenhum parente próximo sabia desenhar?

Tendências não evidenciam vidas passadas. Toda crianca vai precisar aprender muito pra se tornar um artista ou qualquer outra coisa. Por mais que eliminemos a genética como explicacão, você vai ter que explicar por que grande parte do conhecimento artístico/musical se perde durante a reencarnacão. Na verdade essas tendências evidenciam justamente a influência dos genes.

Pessoas podem se tornar ricas pelo próprio esforço, muitas o fazem sem muito escrúpulo, de forma desonesta. Mas, uma coisa é certa: colhemos o que semeamos - se não nesta, em outras vidas.

Eu não discordo que há pessoas que nascem realmente sob o bom signo, que todos os seus esforços parecem coroar-se em êxito, enquanto outras contam apenas os fracassos. Se eu acredito em um Deus, e se este Deus é realmente justo e bom, então somente a reencarnação pode explicar tamanhas diferenças, pois este deus justo não vai privilegiar uns em detrimento de outros.

O acaso está aí, não adianta negar. No mais, não tenho intencão de discutir crencas aqui.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #70 Online: 22 de Janeiro de 2014, 21:47:29 »
Você quer dizer que os talentos e aptidões de uma pessoa são herança "espiritual"?

Sim, lembranças de vidas passadas.

Não é só questão de sorte, também é sempre uma questão de mérito.

Sim, de força interior, sem dúvida! Mas há aqueles que, mesmo com mérito a favor, sofrem os reveses da vida e, da riqueza pulam para a miséria em questão de instantes, ou sofrem terríveis acidentes que lhes tiram a saúde, a sanidade ou a fortuna.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #71 Online: 22 de Janeiro de 2014, 22:13:26 »

Porque uma ou duas pessoas ganham na mega sena , enquanto milhões não ganham?
Não existe nenhum "porque" sobrenatural para o que chamamos de sorte ou azar.

Eu não acredito em "sorte ou azar", acredito em Destino, Provas e Expiações.

Diga simplesmente que é o acaso, e ilustre dando exemplos de outros seres vivos do reino animal ao vegetal.
Tem sementes que não germinam quando são plantadas (aborto da natureza?). Tem cães e gatos que tem donos e levam uma vida de luxo. Já outros, nascem e morrem nas ruas.

Podemos dar até mesmo exemplo de "pedras". Tem pedras que vivem escondidas e "protegidas" no meio de uma mata ou no subsolo. Já outras existem para serem "trituradas" pelos homens para servirem de calçadas.
Podemos usar a expressão "injustiça" nesses casos? Não... Apenas casualidades que acontecem pela inercia do sistema.
Nada mais que isso.

A diferença está em tendo o homem um alto grau de inteligência, que resulta em livre-arbítrio (poder de decisão entre o Bem e o Mal). Já os demais seres da Natureza não têm ainda bem definido este poder - não podem ser responsáveis por seus atos. Não sendo responsáveis por seus atos, não podem sofrer provas e expiações.

... nunca conseguiram explicar se afinal os animais e plantas reencarnam - e com qual propósito. Já imaginaram quantos espíritos da administração demandaria um processo desses. Pois sendo os seres não inteligentes da criação, nã foi dado a essas criaturas o livre--arbìtrio, ficando nas mãos das autoridades seu destino quando encarnados. Vai ver que fazem sorteio das vagas....

Muitos espíritas não concordam com a ideia da migração da alma pelos reinos inferiores da Criação. Eu creio piamente nesta ideia. A alma "nasce" no reino mineral e "caminha" pelos demais reinos até integrar o reino dos homens (hominal). E não para por aí, continua sua "viagem" para o reino dos anjos e além.

Sim, isso demanda um número incontável de espíritos auxiliares (ditos Espíritos da Natureza - não-humanos) num verdadeiro processo administrativo. A Natureza é sábia, nada está ao deus-dará.

Leiam o livro "A Viagem de uma Alma", de Peter Richelieu (não é espírita, não é psicografado), se quiserem se inteirar mais deste fascinante assunto.

... pois sendo a prova de ser rico de igual dificuldade que a de ser pobre, a fila pra ser rico deve estar demorando anos luz pra andar...

Não, a provação da riqueza é pior do que a provação da pobreza, por incrível que pareça. As tentações e as permissividades advindas da fortuna são incontáveis, o que impulsionam e facilitam a queda moral da alma.

[resposta espírita] mas o tempo lá passa de modo diferente daqui [resposta espírita]

Sim, o tempo para a alma errante (desencarnada) é diferente do contado aqui, pois lá não estão sujeitos à carne.

Na verdade a evolução espiritual é como a carnal: vai desde o reino mineral, passando pelo reino piscinal, pelo reino vegetal, pelo animal, pelo hominal, e então angelical.

:oba: Você está me surpreendendo, Banzai! Mais um pouco e estarei aprendendo contigo os mistérios do além-túmulo!  :wink:

O único espírito que eu já testemunhei, e no qual acredito piamente por ser comprovado "cientificamente" é o espírito-de-porco!  E como tem desse tipo espectral na minha área!

Porco não tem espírito, como os demais animais também não. Animais têm princípio espiritual - uma alma em formação...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #72 Online: 22 de Janeiro de 2014, 22:27:53 »

Tendências não evidenciam vidas passadas. Toda crianca vai precisar aprender muito pra se tornar um artista ou qualquer outra coisa. Por mais que eliminemos a genética como explicacão, você vai ter que explicar por que grande parte do conhecimento artístico/musical se perde durante a reencarnacão. Na verdade essas tendências evidenciam justamente a influência dos genes.

Na minha família somos em seis irmãos, três de cada sexo. O mais velho tem dons artesanais, eu de desenho, o outro daria um bom escritor se não tivesse dificuldades com a língua pátria (no entanto, ao dormir solta frases inteiras em alemão, rsrs). Já a ala feminina, nenhuma tem assim grandes aptidões artísticas. Já os meus pais então, nem se fala.

Se fosse algo "genético" teria que partir dos meus pais ou avós, correto? Nenhum deles tem estes dons. Se fosse algo genético, todos teriam que ter um dom (se não o mesmo dom), mas isto não acontece.

Grande parte do conhecimento artístico/musical se perde porque o cérebro é novo, é um outro cérebro conduzido por uma alma antiga, anterior a este.

O acaso está aí, não adianta negar. No mais, não tenho intencão de discutir crencas aqui.

Não acredito em Acaso, nem em coincidências, nem em fatalidades. Eu acredito em Destino...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:23:30 »
Citação de: Contini em 20 de Janeiro de 2014, 19:20:56

Porco não tem espírito, como os demais animais também não. Animais têm princípio espiritual - uma alma em formação...

Certos cães, por exemplo, aprendem truques com muita facilidade. Pombos correio adivinham o caminho de volta para casa como se já tivessem o mapa todo registrado na memória. Como o salmão sabe o local certo para desovar? Esses e outros animais não estariam tendo lembranças de vidas passadas?

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #74 Online: 22 de Janeiro de 2014, 23:52:57 »
Na minha família somos em seis irmãos, três de cada sexo. O mais velho tem dons artesanais, eu de desenho, o outro daria um bom escritor se não tivesse dificuldades com a língua pátria (no entanto, ao dormir solta frases inteiras em alemão, rsrs). Já a ala feminina, nenhuma tem assim grandes aptidões artísticas. Já os meus pais então, nem se fala.

Se fosse algo "genético" teria que partir dos meus pais ou avós, correto? Nenhum deles tem estes dons. Se fosse algo genético, todos teriam que ter um dom (se não o mesmo dom), mas isto não acontece.

Vamos aceitar essa sua evidência anedótica. Seus avós ou pais tem os genes, mas eles(os genes) não se expressam . Ponto.

Grande parte do conhecimento artístico/musical se perde porque o cérebro é novo, é um outro cérebro conduzido por uma alma antiga, anterior a este
Tiro no pé

Não acredito em Acaso, nem em coincidências, nem em fatalidades. Eu acredito em Destino...

A menos que estejamos falando de animais, objetos e do resto da natureza, correto?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!