Você pode suspender as rodas dianteiras do seu carro e ficar acelerando ele na garagem, sem entupir as ruas inutilmente.
prove que é direito do Estado proibir a circulação de alguns carros ou cale-se para sempre.
Tanto é direito que ele efetivamente proíbe...
Não é esse direito que estou falando. Não é o direito legal, mas o moral. Proibir-me de circular com meu carro pelas vias públicas a qualquer hora é um direito inalienável do cidadão. O Estado não deveria cerceá-lo nesse direito. Não há legitimidade nisso.
A rua é pública, foi paga com o seu dinheiro e de outros contribuintes, mas todos não entram na via ao mesmo tempo.
Rodízio de veículos é uma medida relacionada com o meio ambiente e não tem relação com haver um governo democrático ou não. Aliás, em várias democracias esse tipo de medidas e outras mais fortes são utilizadas para limitar a entrada de certos tipos de veículos nos centros urbanos.
Aaaahh, eu gastando o meu tempo...
Enfim, o que queria dizer é que o governo brasileiro tem sim uma rotatividade maior do que outros países do cone sul, não foi dominado por quase ditaduras mas nem por isso é um exemplo de democracia.