Cara, procure outro emprego, faça um concurso público, tente um negócio próprio (se tiver perfil de empreendedor).
Mas saia dessa de ficar sentindo pena de si mesmo e preocupado com o que os outros estão pensando. E também não entre nessa de que, por ser culto, ler muito, ser inteligente, você "merece" automaticamente alguma coisa. Para melhorar de vida, ter um salário bacana, um bom emprego, você tem que produzir algo, não basta ler 1.000 livros por ano ou falar 300 idiomas.
Pelo perfil que você descreve, de um cara inteligente, estudioso e com facilidade de aprendizado, sugiro que você faça um concurso público, tem vários bons todo ano.
Você se contradiz aí.

Hehehe...

Parcus, sei que a imagem dos funcionários públicos não é das melhores, eu também não tenho o funcionalismo público em alta conta (embora eu seja um
empregado público atualmente e na bica para ser um
parasita funcionário público.)

.
Mas, depois de vários anos sendo empregado público, cuja diferença para o funcionário público é apenas o fato do empregado público ser regido pela CLT, descobri que, apesar do serviço público ser ruim, você pode ser um bom funcionário público.
Já trabalho no meu emprego atual há 11 anos. Nunca faltei ao serviço, conto nos dedos quando cheguei atrasado, já participei de uma reestruturação onde eu trabalhava até 9, 10 horas da noite sem hora extra (cargo comissionado), atendo as pessoas com educação, me preocupo sinceramente em resolver os problemas de quem precisa dos meus serviços, se tenho serviço acumulado fico até mais tarde, sou honesto, etc.
Nem por isso, infelizmente, o serviço que a empresa onde trabalho poderia ser considerado bom, e isso é inclusive frustrante para mim... nem tudo depende de mim e de outros bons funcionários (os ruins, que são muitos, nem conto), e, mesmo que você faça o máximo, fica frequentemente preso na burocracia, má gestão, quem realmente trabalha fica sobrecarregado e muitas vezes não dá conta, etc.
Resumindo: não estou aqui dizendo que o serviço público é bom, mas ser um inútil que só bate ponto e não trabalha depende de cada um. Já trabalhei na iniciativa privada, e procuro trabalhar hoje tanto ou mais do que quando estava lá. Afinal, se critico os maus funcionários públicos, o mínimo que posso fazer é não me tornar um deles.
Aqui no fórum existe um certo preconceito contra os funcionários públicos (plenamente justificado, aliás). Mas, acreditem, amigos céticos, existem funcionários públicos que trabalham!!!!