A sua explicação inclui a necessidade de uma partícula que causa levitação. Não acho que tem necessariamente relação com o oxigênio, mas com com a pressão do ar, isso é, quanto maior a pressão, mais fácil seria para levitar. Tanto que sugere-se que em mundos de alta pressão atmosférica, voar seria bem mais fácil, poderiam existir seres gigantes voando, desde que a gravidade não fosse muito alta. Por exemplo, se tivéssemos um ser noutro mundo sem oxigênio tentando levitar respirando gás cloro, acho que também poderia, não? Isso é, não importa o gás que esteja respirando, desde que a pressão do ar seja suficiente, no ato de respirar, ao estar trazendo para si estas partículas, neste caso, a levitação. Mas ainda acho que tem como principal causa não o perispírito em si, mas a influência da consciência sobre a matéria e o espaço ao redor, que seria levemente distorcido, causando alteração nos vetores e isso diminuindo a influência gravitacional local. E o avião tem dificuldade para voar em altas altitudes não só porque falta oxigênio, mas nitrogênio também, ou melhor, pela baixa pressão do ar.