Quando o governo usa de sua autoridade para fazer mais propaganda eleitoral que a oposição,
Também é da democracia. Quem está no poder tem, naturalmente, mais visibilidade. Não sei se isso poderia ser considerado “mais propaganda eleitoral”.
e ainda fazendo declarações caluniosas contra seus adversários
Falar mal do adversário também faz parte. E, quanto a eventuais calúnias, as mentiras voam de lado a lado. É feio, mas é normal em democracias. Cabe a cada um se defender.
a democracia perde um pouco o valor.
Enquanto houver liberdade de expressão, a democracia não perde o valor. Democracia é uma coisa feia, o roto fala mal do esfarrapado, mas é assim mesmo.
A preocupação que muitos tem em cima da inviolabilidade urna eletrônica tira mais um pontinho, e por aí vai.
Isso também me preocupa, mas nós temos uma oposição ativa que não hesitaria em procurar cortes internacionais para sanar eventuais fraudes. O PT, na oposição, sempre aceitou os resultados. O PSDB e o PFL/DEM também. Nossas eleições têm, até prova em contrário, sido legítimas.
author=Lorentz link=topic=28321.50.html#msg793348 date=1401901386]
Votar em um candidato e eleger outros quando a quantidade de votos excede um número específico também complica a coisa.
Essa é uma característica do voto proporcional. Ele tem suas vantagens e suas desvantagens em relação ao voto distrital e ao distrital misto, mas é um modo legítimo e internacionalmente válido de se eleger representantes. Há uma campanha para mudá-lo, mas, por enquanto, somos minoritários. Pessoalmente, acho que o distrital misto é melhor, já assinei petição para alterar o modelo de votação, mas até agora essa questão não ganhou corações e mentes (é da democracia, né?). O voto proporcional, portanto, não é menos democrático – aliás, há quem o ache mais democrático.
Numa escala de 0 a 10, o Brasil definitivamente está acima da média (5), mas não é 10 não.
Também não daria 10, mas uns 8,5 eu daria sem problemas. O povo vota, as eleições são legítimas, há oposição real e atuante, as pessoas têm liberdade para expressar seus pontos de vista. Não somos Cuba, nem a Rússia, nem a Síria, nem os Emirados Árabes, nem o Cazaquistão etc.