Desde que me cadastrei no fórum, ouve muitos debates que se seguiram e dos quais participei, onde percebi em alguns membros uma postura de certa forma extremamente cientificista, ou seja, muito deferente em relação a ciência enquanto bastante depreciativa contra os outros campos do conhecimento, como a filosofia por exemplo, ao ponto de muitos membros demonstrarem a sua opinião de total desprezo para com esta, no sentido de considera-la completamente inútil e desnecessária para o desenvolvimento da humanidade em todos os sentidos.
Eu como um profundo apreciador e entusiasta da filosofia fiquei um tanto surpreso como chocado em perceber tal postura num grupo onde o próprio nome; "Clube Cético", tem a sua origem num conceito referente a uma doutrina filosófica; O ceticismo.
Por isso me surgiu esta curiosidade, de saber se aquilo que venho ouvindo sobre filosofia por aqui é um pensamento dominante, ou apenas barulho, neste caso provocado por uma minoria militarista, digamos assim.
Depende do que você pretende. O problema é usar filosofia antiga, que tem pensamentos bonitos, tipo Zaratustra, mas muito pouco pertinentes à realidade, pra explicar o ser humano. Existem estudos que muito bem descrevem o humano. Daí, nestes casos, a filosofia faz uma interpretação existencial do observado, o que me parece interessante. Do tipo: foi observado que, diante de evidências contrárias a uma crença estabelecida, o sujeito tende a se agarrar com mais "força" a esta crença¹. É um tipo de observação que tem implicações filosóficas, vide Helio Schwartzman. É um filósofo, mas trata o humano de acordo com evidências científicas até o limite que elas alcançam. A partir de um momento, ainda que nem sempre, a coisa se transforma em filosofia ou literatura!
Eu, por exemplo, não poucas vezes concordo com um e outro. Gosto, por exemplo, do Existencialismo do Sartre, ainda que o conheça pouco. Mas, explicar a física através de Demócrito (ou Demóstenes?) é uma puta perda de tempo. Eu gostava dos hedonistas, um pouco dos estóicos... Dessa época quando pretendiam definir como deveria viver o homem. Sempre achei fantástico. Mas pô, como discutimos um dia desses: muitas conclusões de Freud sobre o ser humano estão simplesmente ultrapassadas. O exemplo clássico, a meu ver, é o Complexo de Édipo.
Outra: não me lembro da outra colocação, estou bêbado!

Eu volto!
¹
http://rationalwiki.org/wiki/Backfire_effect