O aprender a argumentar coerentemente não é, só por si, algo que devemos à Filosofia e que se aplica de uma forma geral a tudo aquilo que é objeto do pensamento humano?
E porque seria? quando o homo sapiens deixou de grunhir e passou a emitir sons cordatos, com significados distintos, ele o fez filosoficamente?
Nem tão pouco cientificamente. A ciência evolutiva pode deduzir a partir de evidências o porque disso ter acontecido, mas não é por exemplo a responsável por esta evolução.
A argumentação eficiente é um aprimoramento do código de linguagem
O que seria neste caso um "código de linguagem", estaria a ir além do que se chama de ortografia, gramática e semântica?
simplesmente, por estímulos e respostas a estímulos, o que parece remeter mais à Ciência que a qualquer outro modo equivocado de percepção da realidade.
Em que sentido isso remete a Ciência? No sentido de que algum campo da ciência desenvolveu uma teoria acerca da evolução do código de linguagem por dedução a partir de evidências coletadas? Se sim, isso não remete a ciência, ela não seria neste caso responsável pela evolução deste código de linguagem, mas somente responsável por estuda-lo.
Eu não diria que a filosofia é o ponta pé inicial da comunicação coerente, pois neste caso não sei o que o Pagão pretendeu dizer com "coerente", mas me parece de fato que a filosofia foi a primeira forma de conhecimento baseado numa investigação racional a ser apresentada na linguagem segundo uma lógica estabelecida. Isso como demonstrado pelo Pagão no artigo da Wikipédia é mais do que fazia a religião, a mitologia e conhecimento de senso comum, formas de conhecimento estas predominantes antes do surgimento da filosofia, sendo dado a esta por tanto o titulo de primeira forma de conhecimento racional, ordenado e sistematizado.