Nos últimos 10 anos, o que produzimos de impactante através do emprego da filosofia? Obviamente descartando a possibilidade de tudo ser filosofia.
O que os filósofos produziram de impactante nos últimos 10 anos? Por evidência absolutamente anedótica, eu só vejo filósofos dando aula de história da filosofia.
A utilidade da filosofia não pode ser reduzida somente ao que foi produzido na última década, mas ao legado deixado por ela no todo de sua história1, que até hoje repercute em nossa vida atual. Seja na política, na religião, na ciência, muito do que é discutido e aplicado é uma herança direta da filosofia, ou mesmo filosofia em si.
Ah, mas é óbvio! Não propus que se reduza qualquer coisa.
A questão se faz importante pq um objeto não é sua história.
Veja, aquele datilógrafo clássico, que passava o dia empurrando aquela pecinha da máquina de escrever e fumando no departamento, já teve presença fundamental na sociedade e ainda hoje se deve muito à sua extinta existência. Mas, infelizmente,a figura romântica do datilógrafo bem como do seu instrumento fiel, a máquina de escrever, já foram úteis (de verdade/pragmaticamente), hoje não mais.
Tenho receio de que o mesmo tenha acontecido com a Filosofia, quando não a encaramos como sendo tudo, ou toda forma de pensar ou discutir. Me parece que hoje é gasto esforço estudando e descrevendo a história da filosofia, talvez através de ferramentas para a história, sociologia e etc., mas pouco se percebe da aplicação direta do filosofar formal (se é que existe).
Bom, a democracia é uma proposta de governo filosófica-política antiga, mas ainda é usada nos dias de hoje, logo ela não perdeu a sua utilidade prática nos dias atuais, apesar de ser uma ideia extremamente antiga. Ou seja, não é porque algo é antigo que ele necessariamente tenha perdido sua utilidade prática nos dias atuais.
Concordo absolutamente, não é pq algo é antigo que tenha perdido sua utilidade prática.
Mas tem coisa que passa a ser substancialmente menos útil e temos mil exemplos disso. Me parece que o mesmo acontece com a “filosofia formal”, e repito, se é que existe. Pq se estamos chamando o desenvolvimento de qualquer coisa, o debate de qualquer tema, ou qualquer raciocínio de filosofia, tudo q eu disse anteriormente aqui tem q ser deletado e esse tópico nem sentido faz, pq seria o mesmo que dar opção das pessoas dizerem que: “Tudo ou Qualquer atividade é completamente inútil”, o que não faz sentido mesmo entre os pombos mais peitudos que circulam por aqui.
De fato algumas coisas antes consideradas úteis para por exemplo explicarem a realidade, como a
Teoria Atomística de
Demócrito (ca. 460 a. C. – 370 a. C.), filósofo Grego pré-socrático, que dizia que existiam partículas indivisíveis, eternas e fundamentais, que unidas e arranjadas de determinada maneira, constituíam todas as formas e coisas da natureza. O fato dessas partículas fundamentais não poderem serem divididas em unidades ainda menores, justificam o nome de átomo, pelo fato da palavra significar indivisível. Isto porque se os átomos também fossem passíveis de desintegração e pudessem ser divididos em unidades ainda menores, a natureza acabaria por se diluir totalmente. Demócrito dizia ainda que os átomos eram unidades firmes e sólidas. E todos eles não podiam ser iguais, pois se todos os átomos fossem iguais não haveria explicação para o fato de eles se combinarem para formar por exemplo rochas ou mesmo seres.
A teoria era extremamente útil para explicar a realidade e a natureza naquela época, mas hoje, depois de avançado o conhecimento, formas mais sofisticadas e coerentes foram desenvolvidas. No entanto é impossível negar a influencia de Demócrito no desenvolvimento e na conceituação atual de átomo (isso por si só já demonstra utilidade em sua teoria). Neste caso a teoria também é útil para contextualizar a evolução histórica do conceito (o que também demonstra utilidade no campo da História).
Mas de fato conhecer a teoria atomista de Demócrito hoje em dia, e ela própria em si, não apresentam muita aplicabilidade e utilidade/vantagem prática e observável para lidar com os problemas diários e comuns atuais que se não para aqueles que trabalham com e/ou que se interessam por história.
Diferente da democracia, que continua a exercer forte influência na vida das pessoas atuais, com inúmeras vantagens práticas de caráter indiscutível para a maioria das pessoas, até mesmo aquelas que não se interessam por política.
Mas se você deseja algo de útil e impactante para a vida das pessoas, e que vem sendo sendo discutido e produzido nos últimos dez anos em filosofia, filosofia politica contemporânea é uma boa área para você procurar exemplos2 disso.
1 Cf. A. C. Ewing, O que é Filosofia e por que vale a pena estudá-la, Utilização da Filosofia
2 Cf. Bolsa Família e a tripla perspectiva sobre justiça social como redistribuição
Me desculpe, mas ainda não vi o que os filósofos super recentes fizeram que marcou, enquanto "produção filosófica impactante", de valor inquestionável. Talvez seja pq não se sente o valor dessas produções assim de imediato, como se sente o de uma ponte ou d eum braço eletrônico, e se leve mais tempo para maturidade, me desculpe a ignorância.
O liberalismo igualitário proposto pelo filósofo político John Rawls em suas obras do final do século passado são o principal modelo de funcionamento dos sistema políticos-sociais da maioria dos governos atuais. O seu modelo ainda repercute nos trabalhos mais recentes que vem sendo realizados na área de filosofia política conteporânea. Talvez tal modelo político tenha feito tanto sucesso devido a suas inúmeras contribuições sociais.
Bom... Bem pinçado!
De toda forma, me parece que a filosofia, enquanto atividade mesmo, hoje quase que só se inicia e termina em si mesmo. Tendo pouco a extrapolar para o dia de semana.
Sim, a filosofia de hoje, para a maioria das pessoas de forma geral, e mesmo especificamente para a maioria dos profissionais da área da filosofia, praticamente se limita apenas ao ambiente acadêmico, como no trabalho maioritário dos filósofos atuais como simplesmente interpretes dos grandes filósofos do passado. Como professores de cursos de escola e universidade, apresentando a disciplina de uma forma rígida, com o objetivo que a informação seja decorada, sem estimular muito o debate. Os alunos (de maneira forçada, e geralmente os poucos que tem contato com filosofia de forma mais clara hoje em dia) apenas repetem os textos decorados em resposta as questões levantadas pelo professor nos exercícios. Ou seja, praticamente não existe mais a inclusão de todos, o debate, a reflexão ou a criatividade no estudo e no entender da filosofia.
Mas mesmo que a maioria das pessoas não se interessem ou não sejam trazidas para a filosofia, mesmo que o debate filosófico em busca do melhor saber e das melhores soluções para os problemas sociais que todos enfrentam seja estimulado, mesmo que a maioria dos profissionais da filosofia atualmente não contribuam com criações próprias e reflexões aprofundadas sobre temas atuais e importantes. Uma pequena parte de filósofos veem fazendo isso
1, e isso já é suficiente para manter o espirito da filosofia vivo.
Gostei da pluralidade de links.
Enquanto eu estou filosofando aqui, com um monte de coisa que só me parece. Não é justo isso.
Hehe, desta vez eu especifiquei o assunto principal que eu desejava passar e que estava nos links, desta forma o raciocínio não precisa ser quebrado enquanto você tenta encontrar a passagem do link relativa ao tema em questão. o link fica apenas como uma referência para um maior aprofundamento no assunto, se assim for de seu desejo.
Abraços!
Notas:
1 O
Michael Sandel, filósofo político americano e professor de Harvard é um exemplo destes profissionais da área da filosofia que ainda contribuem de forma ativa e impactante para a sociedade de forma geral. A sua influência nos Estados Unidos e no mundo de forma geral pode ser percebida na popularidade que seus cursos e palestras (muitos deles onlines e ao vivo com participantes de várias partes do mundo) sobre filosofia política, moral e ética conseguem entre estudantes universitários, e grupos sociais de forma geral. Sua estratégia nestes cursos é estimular o debate e reflexão dos participantes, o que é um ingrediente importante para fazer as pessoas pensarem por conta própria e serem mais criativa em relação a filosofia. Um exemplo deste modelo é o curso
Justice - Qual a coisa certa a a fazer?, para alunos de Harvard, e que pode ser encontrado online e com legendas traduzidas para o português no
youtube. A maioria das questões abordadas por ele são extremamente práticas e úteis por estarem relacionadas a decisões que temos que tomar todos os dias, ou em muitos momentos de nossas vidas, e que trazem consequências que interferem drasticamente no curso de nossas vidas.