a lógica é que estes produtos naõ pagaram os impostos que os produtos produzidos no brasil pagam, gerando uma desvantagem competitiva pro produto nacional as custas de maior onus para a sociedade em geral (apesar de um beneficio individual do comprador).
como sou de direita discordo do principio, mas se é cobrado impostos e nas taxas que cobram passa a fazer sentido.
é o mesmo principio que faz os carros mexicanos produzidos no brasil serem mais baratos que os brasileiros, os produtos são exportados para lá sem incidencia de impostos.
Não faz o menor sentido, porque esta taxa a que o Jaf citou incide sobre produtos que já foram taxados. Ou seja, o cidadão já pagou 60% de imposto de importação sobre produto e frete, e ainda é roubado taxado em mais R$ 12 como "tarifa de entrega", sendo que ele próprio tem que buscar o produto nos correios. Safadeza total.
Estava falando da importação em si.
De certo, todas as empresas de courrier cobram taxas para fazer este desenbaraço que os correios fizeram de graça desde que começaram a existir.
E são pontos bem diferentes, a receita cobra um imposto os correios por um serviço (o desembaraço) existe uma discussão neste sentido que obriga qualquer encomenda que custe menos que 500 reais tenha o desembaraço feito de graça pela importadora.
porém TODAS as empresas cobram ou embutem este preço no custo do frete independente do valor o correio só adotou o padrão do mercado.
pessoalmente eu sou a favor da taxa, acho que qualquer empresa tem o direito de cobrar pelo serviço que faz. quem estiver insatisfeito que vá buscar sua encomenda em são paulo ou curitiba (os correios nem receberiam essa desgrama por lá se tivessem a escolha, mas não além de ter que fazer um serviço de cobrança GRATUITO pra receita federal ainda tem um custo logistico imenso por que as cargas vão para locais que a empresa não gostaria de levar ao importar).
Passe a usar muito e você vai ver... principalmente quando alguma coisa extraviar e você precisar reclamar.
eu atendo diariamente clientes que vivem de vender coisas pelos correios. todos consideram a empresa extremamente segura, mesmo os extravios são reembolsados, há uma demora irritante sem dúvida, mas só vi um caso de pessoa que não teve o valor reembolsado (erro do atendimento no setor de reclamações) e posteriormente ela ganhou uma indenização legal no juizado especial federal.
um problema de muitos usuários é o a falta de senso/ética nas reclamações e na forma de postagem, tem gente mandando relogio de 3 mil reais como carta registrada, que é uma forma de envio voltada para PAPEL, a pessoa coloca uma caixinha alega que é um livro e manda.
sinceramente, nestes casos, o cara tá se valendo de uma brecha na lei para tivar vantagem (cartas são isentas de impostos e devem ter valor unico pro pais todo) , então ele gasta 8 reais pra mandar algo pra manaus, quando deveria gastar 20.
o produto vai com um registro que não é passo-a-passo dada a natureza/necessidade do serviço o produto some (120 mil funcionários, a chance de cedo ou tarde tu esbarrar em algum safado ali no meio é bem grande) do que tu vai reclamar? tu naõ mandou um livro?
estou apenas a 3 anos na empresa, mas não vi nem 10 erros graves onde o cliente postou o serviço adequado a sua necessidade e teve algum problema.