monopólio esse que não se estende às encomendas, que me parece ser o grosso das reclamações sobre os correios.
Ou seja, a entrega de cartas pessoais e comerciais, cartões-postais, malotes, faturas de cartões de crédito, talões de cheques, carnês, cobranças de tributos continua a ser exclusividade da estatal. Por outro lado, as empresas privadas que já atuavam no segmento estão liberadas para entregar correspondências e encomendas em geral como jornais, revistas, catálogos de mala direta e produtos vendidos via e-commerce.http://exame.abril.com.br/economia/noticias/supremo-mantem-monopolio-correios-libera-outras-entregas-empresas-privadas-489922
Transporte? Acho que não. O monopólio é só das correspondências.
só de correspondências, malotes, boletos.CitarOu seja, a entrega de cartas pessoais e comerciais, cartões-postais, malotes, faturas de cartões de crédito, talões de cheques, carnês, cobranças de tributos continua a ser exclusividade da estatal. Por outro lado, as empresas privadas que já atuavam no segmento estão liberadas para entregar correspondências e encomendas em geral como jornais, revistas, catálogos de mala direta e produtos vendidos via e-commerce.http://exame.abril.com.br/economia/noticias/supremo-mantem-monopolio-correios-libera-outras-entregas-empresas-privadas-489922o transporte é inerente a qualquer desses serviços.
Pelo que eu pesquisei no Reclame aqui, a maioria das reclamações são de pacotes, que não são monopólio, não me lembro de ver nenhuma reclamação sobre cartas, malotes e boletos.
O grosso das reclamações está nas encomendas - compras via e-commerce. é até anacrônico dizer que a maioria das reclamações refere-se a um serviço cada vez menos usado - cartas.
Quanto às greves, são pontuais, e em geral são cessadas quando a categoria consegue a reposição da inflação do período.
E greve não é exclusividade do serviço público, é um direito dos trabalhadores coletivamente organizados.
Tem gente que ainda recebe boleto pelo correio? Não vejo um boleto desde que sai do Brasil. Correio só serve pra me trazer propaganda.
pontuais, não se estendem a todo o tempo em que é prestado o serviço.
além disso a evolução tecnológica vem tornando muitos desses serviços totalmente obsoletos.
Eu só recebo cartas das empresas que sou cliente, parabenizando-me pelo meu aniversário. Um troço que só considero um desperdício de papel.
boletos eu recebo via e-mail ou sms, quando não estão no débito automático.
Aconselho a você que faça o mesmo,
e simplesmente tal monopólio em nada afetará a sua vida particular.
Citação de: Barata Tenno em 16 de Julho de 2014, 15:10:08Tem gente que ainda recebe boleto pelo correio? Não vejo um boleto desde que sai do Brasil. Correio só serve pra me trazer propaganda. talvez as pessoas com baixa instrução, sem acesso a internet e que moram nos rincões do país. Não exatamente as que reclamam que os correios exercem um monopólio e que o o serviço seria melhor prestado pelo livre-mercado.
E não tolero nenhuma movimentação bancária que não seja feita por mim. Por isto descarto o débito automático.
Citação de: Barata Tenno em 16 de Julho de 2014, 15:10:08Tem gente que ainda recebe boleto pelo correio? Não vejo um boleto desde que sai do Brasil. Correio só serve pra me trazer propaganda. Sim, tem: Eu!
Citação de: Temma em 16 de Julho de 2014, 15:20:09Citação de: Barata Tenno em 16 de Julho de 2014, 15:10:08Tem gente que ainda recebe boleto pelo correio? Não vejo um boleto desde que sai do Brasil. Correio só serve pra me trazer propaganda. talvez as pessoas com baixa instrução, sem acesso a internet e que moram nos rincões do país. Não exatamente as que reclamam que os correios exercem um monopólio e que o o serviço seria melhor prestado pelo livre-mercado.Isso invalida as críticas que foram feitas até agora?
E você acha que não tem o que melhorar nos Correios?