Assim como o funk carioca é para a favela.
E ao afirmar isso não está condicionando a apreciação da "arte" do funk apenas para "favelados"?
Não, eu disse que faz parte da cultura da favela, é onde ele surgiu, é onde ele faz parte da cultura do local. Nada impede que outras pessoas apreciem, hoje temos bailes funk em baladas nobres em São Paulo. Rap começou como parte da cultura negra americana, hoje temos rap como manifestações cultural em quase todas as periferias ocidentais, temos rappers franceses de origem argelina, temos rappers russos, rappers brasileiros. O rap deixou de ser apenas a manifestação cultural de negros americanos para se tornar manifestação cultural da periferia de grandes centros. O mesmo aconteceu com o jazz, o blues e até o rock. Só pra esclarecer, não estou dizendo que todos os citados tem a mesma qualidade ou relevância, só mostrando que as vezes as manifestações culturais de um grupo restrito rompem as barreiras de um certo grupo e são absorvidos por um grupo maior.
E quando eu escuto pessoas dizendo que música X ou Y não são música, que são lixo, etc, etc, etc, eu gosto de lembrar que rock foi tão criticado e combatido quando o funk é agora. Se dependesse dos nossos bisavós o rock teria sido proibido e sumido do mapa.