Autor Tópico: O que é ou não cultura, arte, etc.  (Lida 3612 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:O que é ou não cultura, arte, etc.
« Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2014, 13:58:23 »
Ser considerado cultura não tem nada a ver com ser considerado bom ou ruim, útil ou inútil, se deve ser mantido e respeitado ou não. A guerra era parte da cultura de Esparta, o canibalismo era parte da cultura de diversas tribos brasileiras, classificar tais manifestações como um traço cultural não significa que devemos glorificar a guerra ou deixar que tribos matem pessoas para comer, significa apenas entender que tais traços eram parte importante da identidade de um grupo numa certa época. Música feita com tambores faz parte da cultura de tribos africanas, muito mais que Mozart, Jpop está inserido na cultura japonesa muito mais que Mozart. Isso quer dizer que tambores e Jpop são melhores, piores ou iguais a Mozart? Não, isso só quer dizer que ambos são uma manifestação cultural de um grupo. Assim como o funk carioca é para a favela.

A definição que usamos para cultura é a que o dicionário nos traz, é a mais aceita e usada. Novamente, você pode usar outra definicao e até inventar sua própria definição da palavra, mas isso só dificulta a comunicação e não serve para um debate, já que estaremos falando de coisas diferentes. Repito, se você disser que cachorro tem duas patas porque você só considera pata os membros do lado esquerdo, não pode debater e achar errado quem chama cachorro de quadrúpede, você inventou uma definição da palavra para diferente do usual.
:ok:

Assim como o funk carioca é para a favela.
E ao afirmar isso não está condicionando a apreciação da "arte" do funk apenas para "favelados"?

Acho que ele quis mais dizer que a origem cultural é a favela.
E também que é lá onde esta manifestação cultural da música; o funk, é mais apreciado e difundido.

Como aliás, aconteceu com o samba.
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2014, 14:00:16 »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 30 de Julho de 2014, 14:06:45 »
Assim como o funk carioca é para a favela.
E ao afirmar isso não está condicionando a apreciação da "arte" do funk apenas para "favelados"?

Não, eu disse que faz parte da cultura da favela, é onde ele surgiu, é onde ele faz parte da cultura do local. Nada impede que outras pessoas apreciem, hoje temos bailes funk em baladas nobres em São Paulo. Rap começou como parte da cultura negra americana, hoje temos rap como manifestações cultural em quase todas as periferias ocidentais, temos rappers franceses de origem argelina, temos rappers russos, rappers brasileiros. O rap deixou de ser apenas a manifestação cultural de negros americanos para se tornar manifestação cultural da periferia de grandes centros. O mesmo aconteceu com o jazz, o blues e até o rock. Só pra esclarecer, não estou dizendo que todos os citados tem a mesma qualidade ou relevância, só mostrando que as vezes as manifestações culturais de um grupo restrito rompem as barreiras de um certo grupo e são absorvidos por um grupo maior.

E quando eu escuto pessoas dizendo que música X ou Y não são música, que são lixo, etc, etc, etc, eu gosto de lembrar que rock foi tão criticado e combatido quando o funk é agora. Se dependesse dos nossos bisavós o rock teria sido proibido e sumido do mapa.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #28 Online: 30 de Julho de 2014, 14:15:36 »
O sentido de cultura que estou usando aqui é aquele mais cientifico (ciências sociais):

Quando o antropólogo e o sociólogo usam a palavra cultura, estão querendo dizer mais sobre a forma como determinadas pessoas ou grupos sociais agem, fazem, sentem, se comportam ou pensam a partir de determinados códigos ou lógicas simbólicas inconscientes, do que um suposto estado ou condição de erudição ou saber acadêmico. (SIQUEIRA, (2007), p.59)

Já a Brienne of Tarth parece estar se baseando em um dos sentidos de uso comum:

O senso comum acredita que somente aquelas pessoas que “estudam” muito, que frequentam museus, assistem a peças de teatro e ópera, vão a exposições, etc., possuem curso superior ou mesmo fizeram pós-graduação, têm ou são portadoras de cultura. (SIQUEIRA, (2007), p.59)

Ou seja, segundo esta definição, somente pessoas estudadas e familiarizadas com a produção intelectual elitizada da sociedade (música clássica, poesia, filosofia, ciências e etc.) seriam pessoas possuidoras de cultura. É dai por exemplo que vem a ideia de pessoa culta, ou seja, aquela pessoa instruída nessas produções intelectuais.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2014, 14:20:21 »
Não tenho nenhum problema em classificar músicas como lixo, pois há músicas que nem para isso servem.
Não é porque existiria uma flexibilidade nessa questão que eu aceitarei tudo que me é imposto como "arte" ou "cultura", só lamento.

Não se trata nem de arrogância, trata-se apenas de considerar que nem tudo que se apregoa de "bom" ou "cultural" deve ser considerado como tal. Não acredito na arte como algo que deva ser essencialmente "útil".

Estava vendo o tópico de arte, e não vi nenhuma obra que não fosse digna de ser considerada "arte"; onde estariam os pregadores da tampa de lixo pintada de roxo? ::)
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 30 de Julho de 2014, 14:30:37 »
Aí aí..... Eu estou falando grego?

Você pode classificar como quiser, como lixo, como merda, como vômito de verme, dizer que algo é arte e cultura não impede ninguém de achar algo um lixo. Você pode dizer que funk é cultura E é um lixo. Não são coisas auto excludentes.

mais uma vez pra ver se cola: Alguma coisa ser parte da cultura não está ligado à sua qualidade, mas a relação que essa coisa tem com o grupo social em que essa coisa está inserida.

AS PALAVRAS ARTE E CULTURA NÃO SÃO SELOS DE QUALIDADE.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Julho de 2014, 14:31:14 »
Estava vendo o tópico de arte, e não vi nenhuma obra que não fosse digna de ser considerada "arte"; onde estariam os pregadores da tampa de lixo pintada de roxo? ::)

A ideia é mostrar arte que nos agrada, ué.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Julho de 2014, 14:36:48 »
O ESCUDO DE MANDELA

Esta tampa de lata de lixo tem história. Era o escudo de Nelson Mandela, nos seus enfrentamentos com a polícia racista do apartheid. Eu a fotografei na casa onde Mandela viveu, em Johannesburg, no Soweto, antes de ser condenado à prisão perpétua por lutar pela igualdade racial. O Mundo perdeu um grande homem e líder, que deixa exemplos de vida pública a serem seguidos por todos.
fonte

Pronto. Até história já tem. Basta pintar. :)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2014, 14:44:11 »
Não tenho nenhum problema em classificar músicas como lixo, pois há músicas que nem para isso servem.
Não é porque existiria uma flexibilidade nessa questão que eu aceitarei tudo que me é imposto como "arte" ou "cultura", só lamento.

Não se trata nem de arrogância, trata-se apenas de considerar que nem tudo que se apregoa de "bom" ou "cultural" deve ser considerado como tal. Não acredito na arte como algo que deva ser essencialmente "útil".

Existe "arte popular" e "arte erudita".

E algumas coisas que sequer são classificáveis, como o funk, por exemplo.  :P
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2014, 14:44:53 »
Até um mictório pode ser considerado uma manifestação artística e cultural:

Marcel Duchamp, A fonte

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2014, 15:09:16 »

Bingo!

É isso que eu estou querendo, tentando, implorando, até para me fazer entender.
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Julho de 2014, 15:11:53 »
Até um mictório pode ser considerado uma manifestação artística e cultural:

Marcel Duchamp, A fonte

Se a intenção foi chocar ou sacanear o próprio conceito de arte, esta peça cumpriu o requisito para ser arte, veja só.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 30 de Julho de 2014, 15:26:17 »

Bingo!

Não, é exatamente o que você esta fazendo, usando essas palavras como selo de qualidade. O que você esta dizendo é que Mozart é bom, então é cultura e arte, funk é ruim então não é cultura nem arte. O que eu estou dizendo é que cultura e arte não são sinônimos de bom ou de qualidade superior, ou de qualquer outra palavra de qualificação. Algo ser cultura nnao diz nada sobre se a coisa é boa ou ruim!!!!!

PS:Só ela não esta entendendo o que eu quero dizer ou estou com dificuldade de de expressar?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Julho de 2014, 15:37:09 »
Caríssimo Barata,

Eu sei, eu sei, arte e cultura são terrenos pantanosos e excêntricos, onde mais depressa afundamos nas areias da aceitação pura e simples de "manifestações culturais" como arte do que calcamos nossos pareceres em supostas "convenções" do que pode ser considerado como arte.

O "selo de qualidade" não pode e nem deve ser utilizado para julgamentos de cunho pessoal; estou tentando me basear na valorização da manifestação enquanto arte justamente pela sua qualidade de ser considerada como tal. Não fosse assim, não teríamos nos conservatórios musicais e nas academias de arte parâmetros onde se baseiam os futuros artistas, abraçaríamos todas as criações como "arte" e consideraríamos todas válidas do ponto de vista educacional.

GNOSE

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Julho de 2014, 15:50:31 »

Bingo!

Não, é exatamente o que você esta fazendo, usando essas palavras como selo de qualidade. O que você esta dizendo é que Mozart é bom, então é cultura e arte, funk é ruim então não é cultura nem arte. O que eu estou dizendo é que cultura e arte não são sinônimos de bom ou de qualidade superior, ou de qualquer outra palavra de qualificação. Algo ser cultura nnao diz nada sobre se a coisa é boa ou ruim!!!!!

PS:Só ela não esta entendendo o que eu quero dizer ou estou com dificuldade de de expressar?
]
Não só isso, como os conceitos de bom e ruim tem a ver com gosto pessoal.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #40 Online: 30 de Julho de 2014, 16:12:21 »
Caríssimo Barata,

Eu sei, eu sei, arte e cultura são terrenos pantanosos e excêntricos, onde mais depressa afundamos nas areias da aceitação pura e simples de "manifestações culturais" como arte do que calcamos nossos pareceres em supostas "convenções" do que pode ser considerado como arte.

O "selo de qualidade" não pode e nem deve ser utilizado para julgamentos de cunho pessoal; estou tentando me basear na valorização da manifestação enquanto arte justamente pela sua qualidade de ser considerada como tal. Não fosse assim, não teríamos nos conservatórios musicais e nas academias de arte parâmetros onde se baseiam os futuros artistas, abraçaríamos todas as criações como "arte" e consideraríamos todas válidas do ponto de vista educacional.
Esse parâmetros já são cultura da "Arte".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 30 de Julho de 2014, 16:12:52 »
Caríssimo Barata,

Você sabe que existem outras palavras que definem a qualidade de algo além de arte e cultura (que não definem qualidade) né? Sabe que definir algo como arte não significa que imediatamente essa coisa tem o mesmo valor que outra né?

Alguém dizer que funk é arte não quer dizer que o funk vai ser obrigatoriamente colocado no teatro municipal pra dividir o palco com Beethoven. Um desenho pintado por uma criança de 5 anos é arte, isso não significa que ele deve ser exposto no Louvre junto com a Monalisa. 

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 30 de Julho de 2014, 16:15:39 »
::)
Pedi para não me baterem e levo logo uma chinelada do Barata.

Quaquáquá, na Rússia é a(o) Barata que dá a chinelada em você.

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Julho de 2014, 16:27:20 »
Há um link do Tvtropes(que é tipo uma wikipedia voltada para conteudo cultural) que define melhor esta discussão do tópico,ao abordar o "The Lowest Common Denominator"(O menor denominador comum):

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/LowestCommonDenominator

O menor denominador comum neste caso,são obras de arte que visam se tornar popular com o maior número possível de pessoas,mesmo que isto signifique que o conteudo final seja "culturalmente pobre",que é um lindo eufemismo para lixo . O melhor exemplo é a música pop em geral,com letras simples,refrões repetitivos e ocasionalmente,com mulheres gostosas . Mas isto vale tambem para reality shows,programas de auditório,memes,etc .

Este termo é mais interessante de ser usado,porque ao invés de colocar uma dicotomia para obras de artes(é ou não é),coloca uma "escala" na onde pode-se comparar duas obras de arte de maneira mais objetiva,sem classificar uma como algo diferente de arte e sem precisar se basear em critérios subjetivos pouco claros .
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 16:30:56 por Reginaldo brasileiro »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Julho de 2014, 16:33:47 »
Muito bom, interessante mesmo o artigo.

Concordo que afirmar que "se gosta de realitys, é um idiota", é meio o que os foristas estão defendendo.
Não é porque uma cultura é popular que deverá ser descartada como arte por isso, e nem aceita pelo mesmo motivo.
Apenas a época, a ética e a ótica, mutatis mutandis, podem determinar se um mictório poderá ser chamado de "obra de arte".
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 30 de Julho de 2014, 16:58:49 »
Muito bom, interessante mesmo o artigo.

Concordo que afirmar que "se gosta de realitys, é um idiota", é meio o que os foristas estão defendendo.
Não é porque uma cultura é popular que deverá ser descartada como arte por isso, e nem aceita pelo mesmo motivo.
Apenas a época, a ética e a ótica, mutatis mutandis, podem determinar se um mictório poderá ser chamado de "obra de arte".

Who the fuck esta defendendo isso?!!!

Não é possível, eu devo ter batido a cabeça e comecei a escrever em letras gregas arcaicas sem perceber......

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Julho de 2014, 17:03:39 »
Podemos considerar como arte meros produtos que se utilizam de conceitos de arte? Se eu pinto um quadro de maneira "industrial" para vender, ou componho músicas só pra encher linguiça no CD, isso é arte? Independente de sua qualidade.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Julho de 2014, 17:15:52 »
Podemos considerar como arte meros produtos que se utilizam de conceitos de arte? Se eu pinto um quadro de maneira "industrial" para vender, ou componho músicas só pra encher linguiça no CD, isso é arte? Independente de sua qualidade.

De acordo com o critério postado pelo Sérgio, não. Não há nenhum propósito pré-definido do artista ao espectador quando ele presencia o objeto de arte - o propósito já foi alcançado antes, o de vender/encher linguiça. :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 30 de Julho de 2014, 17:20:40 »

De acordo com o critério postado pelo Sérgio, não. Não há nenhum propósito pré-definido do artista ao espectador quando ele presencia o objeto de arte - o propósito já foi alcançado antes, o de vender/encher linguiça. :P

É ai que muita gente separa arte de artesanato.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #49 Online: 30 de Julho de 2014, 17:25:39 »

É ai que muita gente separa arte de artesanato.
Por quê diz isso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!