Autor Tópico: O que é ou não cultura, arte, etc.  (Lida 3611 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
O que é ou não cultura, arte, etc.
« Online: 25 de Julho de 2014, 12:17:38 »
Uma tampa de lixo pintada de roxo não é uma obra de arte porque vários disseram que é; o funk carioca não é cultura porque comunidades inteiras adoram. :ok:
GNOSE

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:O que é ou não cultura, arte, etc.
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2014, 12:19:42 »
Defina arte. Defina cultura.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2014, 12:38:46 »
Cultura - Conjunto das manifestações intelectuais (artística, cientifica, filosófica, religiosa, moral, ética e etc.) e produções materiais resultante destas manifestações intelectuais, bem como as edificações civis, a tecnologia cientifica, e etc., que caracteriza uma sociedade.

Arte - Atividade humana ligada a manifestações intelectuais de ordem estética e comunicativa, bem como a música, a escultura, a pintura e etc.

Música - Forma de arte essencialmente fundamentada no princípio de combinar sons e ritmos seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

Como visto acima, a música pode em ultimo caso ser reduzida a arte, que por sua vez pode ser reduzida a cultura, o que por consequência torna o titulo Música, Arte e Cultura redundante.  :ok:

Abraços!

Uma tampa de lixo pintada de roxo não é uma obra de arte porque vários disseram que é; o funk carioca não é cultura porque comunidades inteiras adoram. :ok:
Na verdade é.

:ok:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 14:14:43 por Skeptikós »

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2014, 12:57:35 »
Acho que discutir o que é arte ou não não tem muita utilidade, porque a arte não tem mais uma "aura". Se algo é arte, isto não implica nada, a não ser que algumas pessoas são bobas o suficiente para pagarem por algo que elas mesmas não vêem valor se esse algo é "muito artístico".

Mas eu gosto da definição de cultura pop - algo com um "estilo" específico feito pra entreter, vender - que o funk se encaixa (e mangás, videogames, boa parte do cinema).

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2014, 13:54:00 »

Sorry, Snow. Não digo que você não sabe de nada, como seu xará de Game of Trones, mas acho que, infelizmente, meu conceito de arte e cutura é bastante limitado.

Detesto Picasso, prefiro Miró, apesar de concordar com a legítima posição de vanguarda do pintor de Guernica, e isso é apenas minha opinião, mas considerar certos tipos de manifestação sem nenhum contexto ou realidade como "artística" ou "cultural" é apenas uma maneira de se posar de "politicamente correto", e isso eu não sou, nem de longe.
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2014, 14:00:02 »

Sorry, Snow. Não digo que você não sabe de nada, como seu xará de Game of Trones, mas acho que, infelizmente, meu conceito de arte e cutura é bastante limitado.

Detesto Picasso, prefiro Miró, apesar de concordar com a legítima posição de vanguarda do pintor de Guernica, e isso é apenas minha opinião, mas considerar certos tipos de manifestação sem nenhum contexto ou realidade como "artística" ou "cultural" é apenas uma maneira de se posar de "politicamente correto", e isso eu não sou, nem de longe.

Não é questão de ser politicamente correto ou não, é questão de definir o que é arte e cultura antes de dizer o que é ou não arte e cultura. Precisamos saber o que você acha que é arte e cultura pra podermos ter um debate sobre esse assunto, senão cada um usa uma definição pessoal e cada um esta falando de uma coisa diferente, ai o debate não flui.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2014, 14:12:49 »

Não é questão de ser politicamente correto ou não, é questão de definir o que é arte e cultura antes de dizer o que é ou não arte e cultura. Precisamos saber o que você acha que é arte e cultura pra podermos ter um debate sobre esse assunto, senão cada um usa uma definição pessoal e cada um esta falando de uma coisa diferente, ai o debate não flui.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2014, 14:55:22 »
[citation needed]
Referências:

1. SIQUEIRA, Euler David. Antropologia: uma introdução: (2007).

2. SANTOS, Débora Ribeiro; NEVES, Flávia de Siqueira; MORAIS, José João; CABRAL, Felipe Luís. Dicionário Online de Português: (Visitado em: 25/07/2014).

3. Wikipédia: (Visitado em: 25/07/2014).
Estudos fracos, estudos fracos...

Arte = Maldade, malícia
Cultura = Propagação de microrganismos ou cultivação de tecido vivo em um meio nutritivo preparado
Músico = Indivíduo espertalhão que sabe enganar o próximo; vigarista (fem: música)

Fontes: http://michaelis.uol.com.br/

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2014, 15:18:03 »
[citation needed]
Referências:

1. SIQUEIRA, Euler David. Antropologia: uma introdução: (2007).

2. SANTOS, Débora Ribeiro; NEVES, Flávia de Siqueira; MORAIS, José João; CABRAL, Felipe Luís. Dicionário Online de Português: (Visitado em: 25/07/2014).

3. Wikipédia: (Visitado em: 25/07/2014).
Estudos fracos, estudos fracos...

Arte = Maldade, malícia
Cultura = Propagação de microrganismos ou cultivação de tecido vivo em um meio nutritivo preparado
Músico = Indivíduo espertalhão que sabe enganar o próximo; vigarista (fem: música)

Fontes: http://michaelis.uol.com.br/
Também, mas estes são apenas outros sentidos (entre muitos) atribuídos a elas.  :ok:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2014, 14:59:53 »
Interessante como as discussões vão se fragmentando em novas pautas; assim como a humanidade, arte e cultura são elásticas e suscetíveis a mudanças; mas apesar de concordar parcialmente com essa obrigação de incluir, por semântica e linguística, manifestações atuais de "cultura e arte" como tais, observo apenas que a resposta cerebral às tais manifestações devem ser consideradas.

Assim como o Heavy Metal, a música de Mozart produz otimização do processamento neural (estou procurando as fontes dessa afirmação, vou postar em breve, mas sei que muitos conhecem esses estudos), mas isso não ocorre com dterminadas músicas. Por quê será?

A áreas do cérebro responsáveis pela percepção de "belo", muito embora pareçam limitadas, são decorrentes de evolução sistemática na apreciação do mais vantajoso para nossa adaptação, independente de cultura ou tradição. Existem parâmetros comuns.

Logo, não me batam porque eu disse que não dá para comparar, em termos de alcance, impacto e efetividade, Waleska Popozuda e Tim Maia, por exemplo.
GNOSE

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2014, 16:58:23 »
Assim como o Heavy Metal, a música de Mozart produz otimização do processamento neural (estou procurando as fontes dessa afirmação, vou postar em breve, mas sei que muitos conhecem esses estudos), mas isso não ocorre com determinadas músicas. Por quê será?

Uma possível teoria é que certas composições musicais emulam certos sons naturais,que quando ocorrem no meio natural,são um presságio positivo para a sobrevivência e reprodução do individuo . Um bom exemplo é o som de certos passáros,que mostram que uma certa região está segura de predadores e competidores . Obviamente,esta teoria é bem radical e provavelmente,só conseguiremos testa-lá com encefalogramas realmente portáteis,do tipo que pode ser levado para fora de um laboratório e que não sejam incomdos para os seus usuários,que sequer existem atualmente .

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2014, 17:47:57 »
Interessante como as discussões vão se fragmentando em novas pautas; assim como a humanidade, arte e cultura são elásticas e suscetíveis a mudanças; mas apesar de concordar parcialmente com essa obrigação de incluir, por semântica e linguística, manifestações atuais de "cultura e arte" como tais, observo apenas que a resposta cerebral às tais manifestações devem ser consideradas.

Assim como o Heavy Metal, a música de Mozart produz otimização do processamento neural (estou procurando as fontes dessa afirmação, vou postar em breve, mas sei que muitos conhecem esses estudos), mas isso não ocorre com dterminadas músicas. Por quê será?

A áreas do cérebro responsáveis pela percepção de "belo", muito embora pareçam limitadas, são decorrentes de evolução sistemática na apreciação do mais vantajoso para nossa adaptação, independente de cultura ou tradição. Existem parâmetros comuns.

Logo, não me batam porque eu disse que não dá para comparar, em termos de alcance, impacto e efetividade, Waleska Popozuda e Tim Maia, por exemplo.

Não existe obrigação nenhuma de se inserir nada, a diferença é como cada pessoa define uma palavra durante um debate, não adianta debater se cada pessoa uma definição diferente da mesma palavra, se você esta falando da banana fruta e eu do meu cunhado que é um banana, o assunto não rende pois estamos usando dois significados distintos para a mesma palavra.

Voce esta criando um novo significado a palavra cultura, é um direito seu, mas não espere que as pessoas concordem com você, eu continuarei usando a definição usual, que facilita a comunicação e é mais abrangente. O que voce esta fazendo é a mesma coisa que alguém dizer que o cachorro só tem duas patas porque só considera patas as da esquerda.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2014, 18:48:07 »
Por esta definição que o Skeptikós colocou - Cultura - Conjunto das manifestações intelectuais (artística, cientifica, filosófica, religiosa, moral, ética e etc.) e produções materiais resultante destas manifestações intelectuais, bem como as edificações civis, a tecnologia cientifica, e etc., que caracteriza uma sociedade.), o funk poderia ser considerado cultura. E, apesar de detestar funk, considero que é uma manifestação cultural sim.
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 22:18:50 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2014, 20:12:01 »
Arte é o resultado de uma ação com um propósito pré definido ainda que não explicitamente expresso.

Cultura é a reprodução da Arte de forma sistemática.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Julho de 2014, 21:16:25 »
Arte é o resultado de uma ação com um propósito pré definido ainda que não explicitamente expresso.

Esta é uma definição muito boa, Sérgio, gosto dela. O  caráter de dizer algo/querer causar um determinado sentimento parece chave em diferir do que pretende apenas entreter um público.

Mas pode parecer muito ampla, no entanto. Sei lá, cozinhar biscoitos pode parecer arte. Não me incomoda, no entanto!

Assim como o Heavy Metal, a música de Mozart produz otimização do processamento neural (estou procurando as fontes dessa afirmação, vou postar em breve, mas sei que muitos conhecem esses estudos), mas isso não ocorre com determinadas músicas. Por quê será?

Concordo! Parece que há mesmo um componente objetivo na coisa - Beethoven é popular há duzentos anos, enquanto Waleska e cia são esquecidos rapidinho. Mas isso às vezes pode ser uma qualidade da cultura pop, da cultura mais ralé - ela diz algo muito específico sobre um tempo, pode lidar com temas menores. Exemplos: Nirvana e Radiohead para jovens deprimidos da década de 90.

Waleska e cia devem dizer algo, mas não tenho paciência, admito. :P

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2014, 22:12:56 »

Esta é uma definição muito boa, Sérgio, gosto dela. O  caráter de dizer algo/querer causar um determinado sentimento parece chave em diferir do que pretende apenas entreter um público.

Mas pode parecer muito ampla, no entanto. Sei lá, cozinhar biscoitos pode parecer arte. Não me incomoda, no entanto!
A intenção foi essa mesmo. eu quis destacar exatamente que até um ato prosáico mas fruto de uma intenção prévia, como cozinhar, é uma atividade artística. Sua sensibilidade aguda só corrobora meu ponto de vista.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2014, 11:50:24 »
 ::)
Pedi para não me baterem e levo logo uma chinelada do Barata.

Não se trata apenas de opinião pessoal, mas se os senhores realmente insistem em comparar funk com Mozart, não tem mesmo como discutir nada.

Foi exatamente essa a discussão lançada pelo professor de uma escola pública de Brasília: "segundo a grande pensadora contemporânea Waleska Popozuda", que virou até meme na Net, mas eu pergunto: se apenas a definição deve ser considerada, mutilação sexual feminina é uma manifestação cultural, então deve ser respeitada. E isso não é um argumentum ad misericordiam, já que a elasticidade conferida ao termo "cultura" é vossa.

Cultura - Conjunto das manifestações intelectuais (artística, cientifica, filosófica, religiosa, moral, ética e etc.) e produções materiais resultante destas manifestações intelectuais, bem como as edificações civis, a tecnologia cientifica, e etc., que caracteriza uma sociedade.

Arte - Atividade humana ligada a manifestações intelectuais de ordem estética e comunicativa, bem como a música, a escultura, a pintura e etc.

Música - Forma de arte essencialmente fundamentada no princípio de combinar sons e ritmos seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

[/quote]
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 12:01:37 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2014, 12:00:44 »
::)
Pedi para não me baterem e levo logo uma chinelada do Barata.

Não se trata apenas de opinião pessoal, mas se os senhores realmente insistem em comparar funk com Mozart, não tem mesmo como discutir nada.

O populesco Mozart era o funkeiro da época.  :harhar:

Mas mesmo o funk sendo uma música ruim, ainda é música, e portanto arte (ruim).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2014, 12:16:27 »
Não é que algo é arte que você precisa respeitar ou gostar.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2014, 12:50:52 »
Conceitos muito difíceis de definir.

Esse outro tópico também é bem dentro do assunto.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2014, 13:48:12 »
Ser considerado cultura não tem nada a ver com ser considerado bom ou ruim, útil ou inútil, se deve ser mantido e respeitado ou não. A guerra era parte da cultura de Esparta, o canibalismo era parte da cultura de diversas tribos brasileiras, classificar tais manifestações como um traço cultural não significa que devemos glorificar a guerra ou deixar que tribos matem pessoas para comer, significa apenas entender que tais traços eram parte importante da identidade de um grupo numa certa época. Música feita com tambores faz parte da cultura de tribos africanas, muito mais que Mozart, Jpop está inserido na cultura japonesa muito mais que Mozart. Isso quer dizer que tambores e Jpop são melhores, piores ou iguais a Mozart? Não, isso só quer dizer que ambos são uma manifestação cultural de um grupo. Assim como o funk carioca é para a favela.

A definição que usamos para cultura é a que o dicionário nos traz, é a mais aceita e usada. Novamente, você pode usar outra definicao e até inventar sua própria definição da palavra, mas isso só dificulta a comunicação e não serve para um debate, já que estaremos falando de coisas diferentes. Repito, se você disser que cachorro tem duas patas porque você só considera pata os membros do lado esquerdo, não pode debater e achar errado quem chama cachorro de quadrúpede, você inventou uma definição da palavra para diferente do usual.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2014, 13:50:38 »
Assim como o funk carioca é para a favela.
E ao afirmar isso não está condicionando a apreciação da "arte" do funk apenas para "favelados"?
GNOSE

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2014, 13:54:53 »
E ao afirmar isso não está condicionando a apreciação da "arte" do funk apenas para "favelados"?

Acho que ele quis mais dizer que a origem cultural é a favela.
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2014, 13:56:56 »
Ser considerado cultura não tem nada a ver com ser considerado bom ou ruim, útil ou inútil, se deve ser mantido e respeitado ou não. A guerra era parte da cultura de Esparta, o canibalismo era parte da cultura de diversas tribos brasileiras, classificar tais manifestações como um traço cultural não significa que devemos glorificar a guerra ou deixar que tribos matem pessoas para comer, significa apenas entender que tais traços eram parte importante da identidade de um grupo numa certa época. Música feita com tambores faz parte da cultura de tribos africanas, muito mais que Mozart, Jpop está inserido na cultura japonesa muito mais que Mozart. Isso quer dizer que tambores e Jpop são melhores, piores ou iguais a Mozart? Não, isso só quer dizer que ambos são uma manifestação cultural de um grupo. Assim como o funk carioca é para a favela.

A definição que usamos para cultura é a que o dicionário nos traz, é a mais aceita e usada. Novamente, você pode usar outra definicao e até inventar sua própria definição da palavra, mas isso só dificulta a comunicação e não serve para um debate, já que estaremos falando de coisas diferentes. Repito, se você disser que cachorro tem duas patas porque você só considera pata os membros do lado esquerdo, não pode debater e achar errado quem chama cachorro de quadrúpede, você inventou uma definição da palavra para diferente do usual.

Acho que ele quis mais dizer que a origem cultural é a favela.
E também que é lá onde esta manifestação cultural da música; o funk, é mais apreciado e difundido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!