Ola Joe,
Feliperj, uma das contribuições dos pesquisadores associados ao Instituto para Pesquisa Social foi mostrar como uma ética universal como a de Kant pode ser cruel. Sua crítica não procede. “
Assim como todos eram Marxistas, e uma oura “contribuição” foi exatamente o Marxismo Cultural, proposto para ser aplicado em países capitalistas, devido ao mico histórico da revolução pregada por Marx.
Então, sim, minha crítica não só procede, como estabeleço relações entre as proposições feitas por eles, por Gramsci e o que aconteceu (e está acontecendo) na sociedade americana e na nossa.
Não esqueça que antes de qualquer coisa, Horkheimer e Adorno são filósofos. A dialética do iluminismo é principalmente um comentário sobre a filosofia de Hegel, muito inspirado em pensadores como Marx (como filósofo!), Freud e Weber. “
São filósofos sim, e ambos Marxistas. E, se não me engano, uma das sementes do pensamento Socialista/Comunista de Marx está exatamente no Iluminismo.
Juca,
Sim li, e não faz a menor diferença para saber se há de fato uma revolução marxista em pleno curso vigente dentro dos movimentos sociais que defendem as minorias e os excluídos, ou você acha que há e quem quem participa dos movimentos negros, feministas, etc são revolucionários e que haja uma revolução "escondida" neles?
Já respondi diversas vezes a isso que vc está falando, que é quase um “espantalho”: não, não é todo mundo que participa dos movimentos dos “excluídos” que tem em mente fazer (ou estar participando) de uma revolução marxista de longo prazo. Mas a maior parte das lideranças e politicos envolvidos nesse processo está.
E entenda que essa revolução tem com ponto de partida o ataque à cultura/valores (por isso o nome marxismo cultural) e se dá pelos efeitos da atuação desses movimentos sociais na cultura, moral e sociedade; no arrebatamento de militantes engajados que é realizado por essas organizações e no aprofundamento do controle, por parte do estado (já comandado, faz tempo, pela esquerda, no caso brasileiro – centro e agora, extrma).
Além disso, a multiplicação de movimentos sociais dá, a esquerda radical, uma imensidade de idiotas úteis, de massa de manobra, para serem utilizados ao longo desse processo revolucionário, inclusive em um possível momento de “acirramento” da disputa (violência mesmo).
Geo,
Eu avalio que a imensa maioria dos participantes não conhece e ou não compartilha dos ideais socialistas, especialmente dos mais perniciosos. Mas o ponto principal não é este e sim se tais movimentos foram instrumentalizados pela ideologia socialista/comunista e usados contra diversos aspectos das democracias liberais do Ocidente.
Estou tentando dizer isso ao longo de todo a discussão. Mas o Juca, ou não está entendendo (e aí tem sim que ler a história da escola de Frankfurt e o que ela e Gramsci pregavam) ou não está querendo entender!
Mas é, ao mesmo tempo, objeto de contestação por alguns filósofos que alertam para o perigo dela ser destruída por causa desta mesma 'liberdade'.
Esse é o ponto principal! E é exatamente o ponto inicial do post "Mais Democracia"!!! Pois o ponto principal são as intenções que estão por trás do processo, não o processo em si.
Abs
Felipe