Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28797 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Online: 04 de Setembro de 2014, 14:20:00 »
Nos tópicos onde discutimos o feminismo normalmente discutimos a existência de leis destinadas exclusivamente a mulheres. Trago pra cá outra discussão - a representação de mulheres na cultura pop. Acho que há duas questões:

1) A representação de mulheres em cultura popular reforçam estereótipos de gênero?

2) Isto importa - isto agrava o problema?

Começo com a notícia que dá título ao tópico, que a Anita Sarkeesian tem sido ameaçada.

Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games

Kevin Rawlinson, BBC news.

Mais de 2 mil pessoas assinaram uma carta aberta pedindo o fim da discriminação de gênero na indústria de videogames.
A documento, assinada por profissionais independentes e de grandes empresas de jogos, como Electronic Arts e Ubisoft, foi uma resposta às ameaças de morte feitas à crítica feminista Anita Sarkeesian depois que ela lançou uma série de vídeos sobre a misoginia (ódio às mulheres) nos jogos.

Sarkeesian denunciou as ameaças à polícia e diz que se viu forçada a deixar sua casa. Ela afirmou que as ameaças são "um tipo de terrorismo". A carta pede para que jogadores e demais envolvidos na indústria dos videogames denunciem "discursos de ódio e assédio".

Tomada de posição
Anuta Sarkeesian é a criadora do site Clique Feminist Frequency, em que discute a representação das mulheres em narrativas da cultura pop.

No dia 25 de agosto, ela divulgou o episódio mais recente de sua série sobre a maneira como mulheres são retratadas em videogames.
No vídeo, ela fala sobre a tendência de mostrar "personagens femininos geralmente insignificantes e com os quais não se pode jogar, cuja sexualidade ou vitimização é explorada de modo a dar um tempero provocativo ou picante aos universos dos games".
Dois dias após a publicação do vídeo, ela disse ter recebido "ameaças muito assustadoras" a ela e a sua família no Twitter, que a levaram a entrar em contato com a polícia.

A carta, que foi escrita pelo desenvolvedor de games Andreas Zecher, do estúdio independente Spaces of Play, incentiva pessoas que testemunhem ameaças em sites como Twitch, Facebook e Twitter - entre outros - a denunciá-las.
"Se você vir discurso de ódio e assédio, tome uma posição publicamente contra isso e transforme a comunidade dos jogos em um espaço mais agradável", diz o documento.

"Acreditamos que todos, não importa o gênero, a orientação sexual, a etnia, a religião ou se são portadores de deficiência, tem o direito de jogar, de criticar os jogos e de desenvolver jogos sem ser assediado ou ameaçado. É a diversidade da nossa comunidade que permite que os jogos prosperem."

'Não vou desistir'
Em seu Clique perfil de Twitter, Sarkeesian compartilha imagens dos insultos e ameaças que recebe. Algumas das imagens sugerem que o autor das ameaças sabe onde ela mora.
Ela disse que ficará hospedada com amigos porque não se sente segura em sua casa. "Eu não vou desistir, mas o assédio às mulheres no meio da tecnologia tem que acabar", escreveu.
Na rede social, ela também afirma que os policiais que a atenderam "não sabem lidar com ameaças reais feitas online". Oficiais teriam perguntado a ela: "Se você continua recebendo ameças por causa do seu trabalho, por que não para?".
A ativista já foi alvo de misoginia em outras ocasiões. Em 2012, um jogo em primeira pessoa chamado Espanque Anita Sarkeesian foi publicado online.
No início de 2014, ela ganhou o prêmio de embaixadora do evento anual Game Developers Choice. O prêmio é destinado a pessoas que "ajudaram a indústria de games a avançar e se tornar um lugar melhor, seja facilitando a melhora da comunidade de dentro ou atuando de fora da indústria como defensor dos videogames".

Os vídeos da Anita tem legenda um português, e um deles pode ser acessado clicando aqui. É bem Feminismo Para Iniciantes.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:36:10 »
Em seu Clique perfil de Twitter, Sarkeesian compartilha imagens dos insultos e ameaças que recebe. Algumas das imagens sugerem que o autor das ameaças sabe onde ela mora.

Entendo a insegurança que ela sente, mas isso não passa de ameaças vazias, e pior, vindas de nerds melequentos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:38:50 »
Em videogames, a representação de personagens transsexuais e gays pode ser pior ainda. É difícil pensar em um que não esteja lá para uma piada, especialmente personagens trans.

Assim como as HQs, os videogames atuais apelam apenas para o público masculino ao ter personagens femininos que garotas não gostariam de se identificar. Tanto em HQs como videogames 'mainstream', a porcentagem de mulheres consumidoras é pequena. As HQs invejam a indústria de mangás, que conseguem um equilíbrio de público feminino e masculino, mesmo fora do Japão.

Como os mangás conseguiram isto? Em parte não tendo medo de apelar para estereótipos de gênero! A principal separação de mangás é entre shounen e shoujo, mangá para garotos e mangá para garotas. Estes mangás já se apresentam como uma fantasia masculina ou feminina: é difícil criticá-los por um estereótipo se desde o início era este o objetivo. Não há nada "escondido".

Mas outra forma é que garotas sempre leram shounen (o inverso não é verdadeiro). Diversos escritores bem sucedidos de shounen são mulheres, como a criadora de Ranma, a Rumiko Takahashi.

Eu acho o exemplo de mangás interessante, por mostrar que se pode não reforçar estereótipos negativos de gênero ao mesmo tempo em que se é tipicamente feminino/masculino - e de preferência sem a exigência de um pênis ou uma vagina para apreciar um ou outro. Embora, diga-se de passagem, há péssimas representações femininas em mangás, como nos mangás escritos pelo Tsugumi Ohba (dos quais eu gosto, aliás).

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:39:02 »
Insignificantes?  Acho que essa senhora nunca ouviu falar da Ms. Pac-man, da Kitana, da Tyris Flare, da Yuri Sakazaki, da Sonya Blade, da Morrigan Aensland, Zelda, Jill Valentine, Lara Croft, ufaaa!
E ainda tem um monte que não citei, por pertencerem ao universo Comics, como a Fênix dos X-Men, entre outras.
E minha "ídola", a primeira mulher a salvar os colhudos em um filme, Ten. Ripley.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 14:47:00 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:46:50 »
Oh my god, até isso é minimizado? Quer comparar a quantidade de personagens principais masculinos e femininos e como são retratados? Olha a roupa que vestem, as posições em que são desenhados, etc. É claro que existe um bias, não acho que seja nada demais, mas que existe uma diferença absurda, isso é fato.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:48:45 »
Papel secundário? Acho que essa senhora nunca ouviu falar da Ms. Pac-man, da Katana, da Tyris Flare, da Yuri Sakazaki, da Sonya Blade, da Morrigan Aensland, Zelda, Jill Valentine, Lara Croft, ufaaa!
E ainda tem um monte que não citei, por pertencerem ao universo Comics, como a Fênix dos X-Men, entre outras.
E minha "ídola", a primeira mulher a salvar os colhudos em um filme, Ten. Ripley.

Não sabia que gostava dessas nerdices também.

Mas vamos combinar que:
Yuri Sakazaki era a damsel in distress do primeiro game.
Morrigan é uma succubus ultra sensualizada.
Zelda sempre foi uma princesa raptada (salvo raríssimas exceções)
Lara Croft foi feita pra fapear, e só ganhou personalidade anos, ou décadas depois.

Agora, eu respeito a Samus, que não tem nada dos pontos acima e que inclusive tem um pouco de Ripley (a série Metroid faz inúmeras referências a Alien).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:49:56 »
Oh my god, até isso é minimizado?

mimimizado?

Quer comparar a quantidade de personagens principais masculinos e femininos e como são retratados? Olha a roupa que vestem, as posições em que são desenhados, etc. É claro que existe um bias, não acho que seja nada demais, mas que existe uma diferença absurda, isso é fato.

Fato.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:50:37 »
Olha aí os nerds revelando o conhecimento. :P

Brienne, os exemplos seus que eu conheço: quando eu era criança, tinha posteres da Lara Croft semi-nua de vez enquando em revistas. A criação dela imagino foi para apelar para adolescentes (que era meu caso!). Ela me parece a "mulher gostosa foda". A Zelda está quase sempre sendo salva. :P

Mas pessoalmente não me é sempre ofensivo um personagem feminino ser criado só para agradar homens - mulheres sexuais, mulheres para serem salvas, etc. Entendo que videogames são na maior parte das vezes fantasia masculina. Mas há um limite, que eu não sei exatamente qual é - mas tem alguns personagens femininos que me irritam, de tão passivos/tô esperando ser salva/preciso de um homem.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2014, 14:54:38 »
Verdade, Joe. Mas dizer que TODAS as mulheres dos games são inferiorizadas peca pela generalização.
Mas veja que a maioria dos homens também é retratado de maneira fantasiosa, o Magneto, por exemplo, tem mais de 60 anos e nos quadrinhos tem "corpitcho" de 20...
E eu não vejo homens condenando essa visão...
E em "Predators", aquele medicozinho fdp era um covarde babaquinha que vivia se metendo em confusão e pedindo pra ser salvo. :hihi:
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:01:04 »
So comparar o uniforme de mulheres e homens em games e quadrinhos já dá pra perceber uma diferença absurda. Drake de uncharted estava sempre de calça e roupas apropriadas para o local e temperatura, Lara vivia de shotinho e mini blusa.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:10:25 »
A sexualidade masculina é mais centrada no sentido da visão, logo a maior parte das heroínas de games e quadrinhos está ou seminua ou com roupas colantes; como a maior parte dos apreciadores deste universo é homem, nada mais natural os desenhos refletirem suas preferências.
Até aí, para mim que aprecio HQ desde sempre, os homens e as mulheres sempre apareceram em trajes estimulantes da libido, com suas malhas coladas.  :biglol:
GNOSE

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:11:10 »
Oh my god, até isso é minimizado? Quer comparar a quantidade de personagens principais masculinos e femininos e como são retratados? Olha a roupa que vestem, as posições em que são desenhados, etc. É claro que existe um bias, não acho que seja nada demais, mas que existe uma diferença absurda, isso é fato.

A questão é essa, se é algo demais ou não. Como hoje em dia a cultura pop é onipresente na vidas das pessoas (todo mundo assiste séries, filmes, novelas, joga videogame...), encontrar estereótipos continuamente pode influenciar na formação de personalidade de uma menina?

Eu não tenho opinião formada. No caso dos videogames, acho que é óbvio que nenhuma menina pensou que mulheres tão aí para esperar um homem salvá-las ao jogar Mario. :P A falta de realismo não nos deixa fazer a ponte. E em videogames atuais 'realistas', eles não são feitos para crianças mesmo.

Agora, eu respeito a Samus, que não tem nada dos pontos acima e que inclusive tem um pouco de Ripley (a série Metroid faz inúmeras referências a Alien).

A Samus é um ótimo exemplo mesmo (e Super Metroid é o melhor jogo de todos os tempos! hehe). Eu tenho que um dia desses assistir Alien.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:14:39 »
A sexualidade masculina é mais centrada no sentido da visão, logo a maior parte das heroínas de games e quadrinhos está ou seminua ou com roupas colantes; como a maior parte dos apreciadores deste universo é homem, nada mais natural os desenhos refletirem suas preferências.
Até aí, para mim que aprecio HQ desde sempre, os homens e as mulheres sempre apareceram em trajes estimulantes da libido, com suas malhas coladas.  :biglol:

Você acha uma cueca por cima da calça algo sensual? :biglol:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:17:19 »
Joe, diálogo, diálogo e mais diálogo.
Eu joguei Duke Nukem muito tempo, adorava matar aqueles javalis mutantes, e nunca senti vontade de fuzilar gente em cinema. Os pais devem estar presentes nessas horas, mostrando as diferenças entre a vida real e a virtual.
Minha filha mais nova tem 10 anos; quando começou a usar computador, fiz um login para ela, com as restrições dos pais cabíveis, e fui atualizando com o passar do tempo; em jogos online, onde pedófilos espreitam para seduzir crianças, ela é orientada a não fornecer informações pessoais como onde estuda, nome real, onde mora. Parace o fim do mundo explicar para uma criança de 7 anos (foi quando ela começou a jogar online) o que é pedofilia, mas eu prefiro assim do que chorar por ela depois.
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:19:13 »
Você acha uma cueca por cima da calça algo sensual? :biglol:

Eu e a Lois Lane, a Mary Jane, a Gwendoline, a filha do Ras Al Ghul, enfim, tem um timaço aí... :histeria:
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:24:44 »
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:29:52 »
http://www.nbcsandiego.com/entertainment/the-scene/Comic-Con-Women-Costume-Harassment-San-Diego-GeeksforConsent-261666021.html

Isso acontece até em convenções de ceticismo, onde as mulheres não são assim, uma Brastemp. Então não se trata deste grupo de pessoas em específico ou da comic-con.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:31:39 »
Mas nem todo cosplay é sensual, né Samurai?

http://www.deviantart.com/morelikethis/collections/358878096?view_mode=2#skins

Estamos vendo o mesmo site? Porque esse que você postou tem 99% das mulheres de saia curta, decotes, maiôs, biquinis. Até uma armadura medieval tem um decote, deve ser porque nenhum inimigo mira no peito....

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:31:50 »
Kauaka...Nova discussão (SQN): a mulher seminua não pode reclamar de assédio, já que está se expondo, ou o homem deve se controlar e lembrar que lugar se sentir tesão é entre 4 paredes?
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:32:32 »
http://www.nbcsandiego.com/entertainment/the-scene/Comic-Con-Women-Costume-Harassment-San-Diego-GeeksforConsent-261666021.html

Isso acontece até em convenções de ceticismo, onde as mulheres não são assim, uma Brastemp. Então não se trata deste grupo de pessoas em específico ou da comic-con.

hahahahahaha, mancada chamar as céticas de feias Lorentz. :lol:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:33:50 »
Estamos vendo o mesmo site? Porque esse que você postou tem 99% das mulheres de saia curta, decotes, maiôs, biquinis. Até uma armadura medieval tem um decote, deve ser porque nenhum inimigo mira no peito....

99% eu não diria, mas é como a boa (bota boa nisso) Sonja dizia: "os homens se distraem com facilidade: enquanto eles estão olhando para meu corpo, minha espada já está em suas gargantas..."

Já pensaram que isso pode ser uma estratégia de luta?  :biglol:
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:38:40 »

99% eu não diria, mas é como a boa (bota boa nisso) Sonja dizia: "os homens se distraem com facilidade: enquanto eles estão olhando para meu corpo, minha espada já está em suas gargantas..."

Já pensaram que isso pode ser uma estratégia de luta?  :biglol:

Hahahahaha, claro, pode ver como os exércitos atuais usam isso nas soldados mulheres.

Oh, wait..... They don't.....

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:41:48 »
O tópico não é sobre games?  :o
GNOSE

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:43:45 »
O tópico não é sobre games?  :o

Games, HQ, exércitos reais, não há diferença  :hihi:.

"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!