Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28799 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #50 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:44:33 »
Mas não sei se é mimimi, Gaúcho. Imagina que você tenha uma filha e toda a cultura popular em que ela se encontre as mulheres estão lá para serem salvas, são passivas, só falam de homens... Você não se preocupa nem um pouquinho? Quero dizer, ao menos a ponto de conversar com ela?

Eu não tenho filhos, então qualquer coisa que eu falar vai ser respondida com "ah, mas você vai mudar de ideia quanto tiver filhos".

Mas para não deixar sua pergunta sem resposta, eu, atualmente, não me preocuparia nem um pouco com isso a ponto de ter uma conversa específica com a minha filha. Eu simplesmente não conheço absolutamente nenhuma mulher que teve um problema por crescer em um mundo onde as mulheres são, na maioria das vezes, em HQs e filmes, estereotipadas como frágeis, esperando para serem resgatadas, bobinhas, etc.

Se estereótipos de entretenimentos significassem qualquer coisa, todos homens teriam complexo de white knight e todas as mulheres teriam complexo de damsel in distress. Estereótipos existem dos dois lados, vocês que estão dizendo que os estereótipos masculinos são mais cool que os femininos. De repente, nem é a opinião das meninas. De repente o mundo enlouquece e existem meninas que gostam desse estereótipo mais feminino e delicado, sem precisar ser o herói fodão que salva o mundo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #51 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:53:07 »
Se estereótipos de entretenimentos significassem qualquer coisa, todos homens teriam complexo de white knight e todas as mulheres teriam complexo de damsel in distress. Estereótipos existem dos dois lados, vocês que estão dizendo que os estereótipos masculinos são mais cool que os femininos. De repente, nem é a opinião das meninas. De repente o mundo enlouquece e existem meninas que gostam desse estereótipo mais feminino e delicado, sem precisar ser o herói fodão que salva o mundo.

Para completar com um exemplo, muitos shoujo mangá são feitos para meninas que gostam dos estereótipos citados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Setembro de 2014, 17:36:20 »
https://br.mulher.yahoo.com/blogs/preliminares/como-seriam-os-super-herois-se-eles-fossem-desenhados-094619092.html

Adorei a sunga do Punisher! :ok:
Mas o Capitão Gay América...Fala sério!

Tem algumas coisas "nessa linha" que são dignas de alguma crítica, como poses que parecem mais algo tirado de um ensaio erótico e recontextualizado. Mas não é o caso do poster dos Vingadores, que se tivesse mulheres nas mesmas poses exatas dos homens, ainda seria passível de ser alvo de crítica por poses "sexualizadas".

Essas paródias não podem ser entendidas como equivalentes reais (ainda que talvez em alguns casos seja a intenção dos criadores), da mesma forma que photoshopar um monte de homens de maquiagem, vestido ou biquini nas capas de revistas como "Nova", não é evidência de que essas revistas em si sejam misoginistas nem nada. Homens e mulheres se vestem diferentemente, tem gestuais diferentes, etc.

Parece que parte das pessoas que protestam contra algumas dessas coisas tem ideais de que a sociedade deveria ser toda perfeitamente andrógina, que não se soubesse o sexo de uma pessoa sem uma inspeção literal.

A Anita Sarkesian promove inclusive como "mito" que os homens sejam naturalmente fisicamente mais fortes que mulheres.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #53 Online: 04 de Setembro de 2014, 17:45:33 »
Insignificantes?  Acho que essa senhora nunca ouviu falar da Ms. Pac-man, da Kitana, da Tyris Flare, da Yuri Sakazaki, da Sonya Blade, da Morrigan Aensland, Zelda, Jill Valentine, Lara Croft, ufaaa!
E ainda tem um monte que não citei, por pertencerem ao universo Comics, como a Fênix dos X-Men, entre outras.
E minha "ídola", a primeira mulher a salvar os colhudos em um filme, Ten. Ripley.
Um dos melhores games que eu já joguei foi com a Xena.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Setembro de 2014, 17:59:45 »
Oh my god, até isso é minimizado? Quer comparar a quantidade de personagens principais masculinos e femininos e como são retratados? Olha a roupa que vestem, as posições em que são desenhados, etc. É claro que existe um bias, não acho que seja nada demais, mas que existe uma diferença absurda, isso é fato.

Uma garota contestando isso disse que colecionava montanhas de jogos com personagens principais femininos... só que se fosse "o contrário", não precisava ter essa especificidade, era praticamente só "colecionar jogos" e incidentalmente faria com que colecionasse jogos com personagens principais masculinos.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:14:54 »
Parece que parte das pessoas que protestam contra algumas dessas coisas tem ideais de que a sociedade deveria ser toda perfeitamente andrógina, que não se soubesse o sexo de uma pessoa sem uma inspeção literal.

A Anita Sarkesian promove inclusive como "mito" que os homens sejam naturalmente fisicamente mais fortes que mulheres.

Eu gosto de pensar em conceitos como "masculino" e "feminino" como conceitos psiquiátricos como "Id", "Superego", ficções úteis para se guiar, para se identificar ou pensar, e eu não acho que essa identificação dependa do seu órgão genital. Poderíamos separar duas coisas: sexo biológico e identidade de gênero.

Mesmo que mulheres sejam mais fracas fisicamente do que homens, tratar todas as mulheres que você encontra como mais fraca é babaquice, e é o tratamento individual que importa. Isto vale para qualquer estatística de diferença de gênero, e óbvio que isso é errado, mas muitas pessoas ainda cometem este erro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:22:40 »
... bem, eu não pretendi sugerir em momento algum que se devesse dar qualquer tipo de tratamento diferenciado em função disso. No que quer que força seja importante, idealmente se deve medir força, exceto talvez se houver muita pressa, então as chances são de ser melhor prividenciar homens para fazer o que quer que seja. Pode dar azar de estar se chamando um bando de nerds RPGistas e as mulheres serem fisioculturistas, de qualquer forma, mas deve ser uma minoria dos casos.

A minha colocação está mais no contexto de "imagem de super-heróis de ação".

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:30:33 »
... bem, eu não pretendi sugerir em momento algum que se devesse dar qualquer tipo de tratamento diferenciado em função disso. No que quer que força seja importante, idealmente se deve medir força, exceto talvez se houver muita pressa, então as chances são de ser melhor prividenciar homens para fazer o que quer que seja. Pode dar azar de estar se chamando um bando de nerds RPGistas e as mulheres serem fisioculturistas, de qualquer forma, mas deve ser uma minoria dos casos.

A minha colocação está mais no contexto de "imagem de super-heróis de ação".

Eu sei, e o exemplo torna a situação mais pitoresca. :P Mas quis ressaltar que estatísticas de diferença de gênero não são guias para o nosso comportamento.

O mesmo argumento valeria sobre ser policial e revistar negros primeiro em um ônibus, por exemplo: estatisticamente eles cometem mais crimes. Mas bom senso diz que uma atitude é válida, enquanto a outra não, certo? Uma é válida porque não feriria ninguém. Se estou tergiversando/viajando (olha a palavra bonita), sinta-se à vontade para ignorar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:36:27 »
Vai depender da diferença estatística em si, e das implicações dos tratamentos padronizados de acordo com as diferenças estatísticas. Pode ser válido e mais eficiente do que se ter uma flexibilidade absoluta e abordar cada caso individualmente sem pensar em qualquer tipo de padrão.

Não poderia dizer as coisas de forma mais vaga do que fiz, e isso é de propósito mesmo, não me vêem imediatamente bons exemplos, apesar de parecer uma lógica bastante razoável. Talvez, se alguém parece uma criança de 7 anos dirigindo, os policiais devem abordar porque é estatísticamente mais provavel que de fato seja, do que uma pessoa adulta que apenas parece ter 7 anos de idade. Etc.

Acho que ficou faltando citação da wikipédia nesse post.

Heuristic (/hjʉˈrɪstɨk/; Greek: "Εὑρίσκω", "find" or "discover") refers to experience-based techniques for problem solving, learning, and discovery that give a solution which is not guaranteed to be optimal. Where the exhaustive search is impractical, heuristic methods are used to speed up the process of finding a satisfactory solution via mental shortcuts to ease the cognitive load of making a decision. Examples of this method include using a rule of thumb, an educated guess, an intuitive judgment, stereotyping, or common sense.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:58:56 »
Gostei, Buckaroo.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #60 Online: 20 de Setembro de 2014, 03:37:15 »
Representar heroínas atraentes em poses sensuais agora é machismo e misoginia?  :susto:

Machismo em sentido pejorativo não seria a inferiorização da mulher em função de seu gênero, e a misoginia não seria o ódio generalizado pelo gênero feminino?

Então eu lhes pergunto, onde a representação de uma linda mulher sensual, como a heroína Mulher Maravilha, tão forte e importante para a equipe da liga da justiça quanto seus colegas homens, e ainda por cima com o diferencial de ser sensual, coisa que a maioria deles não o é, a tornando por isso ainda mais interessante do que eles, poderia significar uma atitude machista e misógina dos autores?

Na maioria das vezes que feministas e simpatizantes do movimento usam palavras como "machismo" e "misoginia" para criticarem aquilo de que eles não concordam, me parece se configurar como um uso indevido e arbitrário destas palavras, com o simples e único objetivo de se beneficiarem do teor extremamente negativo e pesado que estas palavras carregam, ao ponto de invalidar o posicionamento daquele que foi rotulado por elas, sem que qualquer fundamento que sustente o uso de tais termos seja apresentado.

É o mesmo que um Reductio ad Hitlerum, só que neste cado seria um Reductio ad machismo/misoginia

:no:
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 03:56:23 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:37:43 »
Curioso não terem publicado nada aqui sobre isso, não posso deixar o Skeptikós sozinho na "guerra contra as mulheres", ele não é "machista" o suficiente, este bunda mole.

Posto aqui para não abrir mais um tópico sobre o velho tema de sempre e porque há alguma conexão.

Matt Taylor é um dos pilares da missão Rosetta que pousou uma fucking sonda num fucking cometa alguns dias atrás. A essa hora devia estar batizando escolas e bibliotecas públicas, virando nome de medalhas destinadas a galardoar estudantes promissores em ciências exatas... mas... Matt Taylor é um monstro execrável e acabou se tornando alvo do bullying virtual dos defensores do bem e da ordem, da moral e dos bons costumes, da politicamente correto e principalmente (claro) do igualitarismo frankfurtiano.

O crime?

Bem, no dia em que a missão conseguiu seu objetivo e que ele deveria ter se tornado um dos grandes nomes da história da Ciência ele se meteu a besta de usar uma camisa dada de presente a ele por uma amiga designer que parece ser esposa de seu tatuador, sim, Taylor é um cientista um tanto excêntrico, usa umas tatuagens meio boladonas e umas camisas esquisitonas (e pousa sondas em cometas nas horas vagas).

Alguns feministas não gostaram da estampa feita pela amiga de Taylor e acharam que Taylor era muito machista de usar o presente recebido de aniversário (talvez até como forma de gratidão e de retribuir o carinho, é sempre bom ver a pessoa a  quem você deu um presente usando este numa situação especial): acharam que aquela camisa, de alguma forma amalucada que só um cérebro de azeitona feminista entende, fazia com que as meninas não gostem tanto de matemática, que a moça estampada era uma ofensa às mulheres cientistas e que o sorriso debochado de Matt ao dar a entrevista com aquela camisa mostrava o quão misóginas são as casas de ciências exatas.

Christina Hoff Sommers fala (impecavelmente como sempre) sobre o ocorrido (infelizmente apenas com legendas automáticas em inglês) no link abaixo:
<a href="https://www.youtube.com/v/WNbQ3QjWX3o" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/WNbQ3QjWX3o</a>
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 23:00:52 por Pai Donna de Irôko »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:49:16 »
Curioso não terem publicado nada aqui sobre isso, não posso deixar o Skeptikós sozinho na "guerra contra as mulheres", ele não é "machista" o suficiente, este bunda mole.

Posto aqui para não abrir mais um tópico sobre o velho tema de sempre e porque há alguma conexão.

Matt Taylor é um dos pilares da missão Rosetta que pousou uma fucking sonda num fucking cometa alguns dias atrás. A essa hora devia estar batizando escolas e bibliotecas públicas, virando nome de medalhas destinadas a galardoar estudantes promissores em ciências exatas... mas... Matt Taylor é um monstro execrável e acabou se tornando alvo do bullying virtual dos defensores do bem e da ordem, da moral e dos bons costumes, da politicamente correto e principalmente (claro) do igualitarismo frankfurtiano.

O crime?

Bem, no dia em que a missão conseguiu seu objetivo e que ele deveria ter se tornado um dos grandes nomes da história da Ciência ele se meteu a besta de usar uma camisa dada de presente a ele por uma amiga designer que parece ser esposa de seu tatuador, sim, Taylor é um cientista um tanto excêntrico, usa umas tatuagens meio boladonas e umas camisas esquisitonas (e pousa sondas em cometas nas horas vagas).

Alguns feministas não gostaram da estampa feita pela amiga de Taylor e acharam que Taylor era muito machista de usar o presente recebido de aniversário (talvez até como forma de gratidão e de retribuir o carinho, é sempre bom ver a pessoa a  quem você deu um presente usando este numa situação especial): acharam que aquela camisa, de alguma forma amalucada que só um cérebro de azeitona feminista entende, fazia com que as meninas não gostem tanto de matemática, que a moça estampada era uma ofensa às mulheres cientistas e que o sorriso debochado de Matt ao dar a entrevista com aquela camisa mostrava o quão misóginas são as casas de ciências exatas.

Christina Hoff Sommers fala (impecavelmente como sempre) sobre o ocorrido (infelizmente apenas com legendas automáticas em inglês) no link abaixo:

Já foi colocado este assunto em um outro tópico.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:51:55 »
Hmmm, malz então, eu não achei nada e cheguei a jogar "Matt Taylor site:clubecetico.org" mas não veio link sobre o assunto.

Ps.: foi no tópico sobre notícias bizarras? ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:52:47 »
Hmmm, malz então, eu não achei nada e cheguei a jogar "Matt Taylor site:clubecetico.org" mas não veio link sobre o assunto.

Eu não lembro, sinceramente.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:58:38 »

Eu não lembro, sinceramente.
Hmm, tem certeza de que não foi de outro site que você viu sobre isso não? Já joguei shirtgate, shirtstorm, rosetta... não veio nada sobre isso. Tem um tópico que em que se falou sobre a Rosetta mas não sobre o ataque de pelancas coletivo feminista contra a camiseta "machista".

Bom, seja como for :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 25 de Novembro de 2014, 22:59:17 »

Eu coloquei com um link da folha... tem a foto do cara

../forum/topic=28713.175.html#msg819363
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:02:38 »

:ok:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #68 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:11:18 »
:biglol: :biglol:

Também já passei por isso. Na minha opinião sistema de busca do fórum não é muito eficiente, ou então somos nós que não sabemos usa-lo.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:25:48 »
:biglol: :biglol:

Também já passei por isso. Na minha opinião sistema de busca do fórum não é muito eficiente, ou então somos nós que não sabemos usa-lo.

Eu acho pouco eficiente.
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #70 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:36:02 »
Então já somos três, talvez estejamos certos!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:45:10 »

Sim.

Mas este é um dos (se é que tem outros) pouquíssimos defeitos do fórum.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:50:12 »
Mas que drama: eu fiz a busca pelo Google (limitando para o clube cetico) e só não achei porque o post do Madiba carecia de termos chave como o nome da missão ou do cientista envolvido :P

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #73 Online: 26 de Novembro de 2014, 00:15:09 »

Sim.

Mas este é um dos (se é que tem outros) pouquíssimos defeitos do fórum.
Verdade, o fórum de maneira geral é muito bom!

Mas que drama: eu fiz a busca pelo Google (limitando para o clube cetico) e só não achei porque o post do Madiba carecia de termos chave como o nome da missão ou do cientista envolvido :P
Olha, mesmo quando o texto possui as palavras chaves que usei como busca ainda sim costuma não voltar resultados.  :hihi: :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 26 de Novembro de 2014, 03:48:59 »
Eu também prefiro ir direto ao google.

O sistema do fórum em si tem uma pequena vantagem quando quer procurar por uma mensagem de alguém especificamente, só.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!