Instalei o ubuntu e gostei muito, fiz portar o uTorrent rodando Wine e deu certo.
Pra que rodar programa de Torrent via wine se tem clientes muito bons nativos pro linux, como o rtorrent?
Cada tem seu gosto... 
Mas não curto rtorrent baseado em texto.
Uma sugestão: Deluge. Quase tão bom quanto o uTorrent, mas nativo no Linux, gráfico e se integra com o Gnome.
Ah, o Windows é de fácil manuseio, custa a dar problemas na minha máquina e satisfaz as minhas necessidades. Ao que me parece, é muito difícil operar no Linux, costuma aparecer erros freqüentes e para fazer coisas que são simples no Windows como jogar, é preciso instalar mods.
Bem, essa é uma visão de um Linux antigo. Algumas distribuições são de fácil manuseio também (particularmente, acho a usabilidade do Gnome bem maior que a de qualquer Windows, que enche o usuário de popups e perguntas de confirmação como se ele fosse uma porta). O Linux não tem erros freqüentes, aliás, ele é muito estável. Um dos motivos de sua estabilidade é o fato da politica de segurança dele: por padrão, você usa o sistema operacional como usuário, não como administrador do sistema (isso também existe no Windows, mas é mais fraco e praticamente impossível de ser seguido, já que, não é cultura nem dos programadores para Windows pensarem nisso, e acabam escrevendo programas que sempre precisam utilizar recursos de administrador). E quanto a multimídia, bem, é uma desvantagem real mesmo.
Segundo: em casa deixo o XP porque é mais fácil para a minha filha e esposa, e quando quebra é mais fácil, reinstala e pronto...
Eu vou convencer o bixo que mora aqui na república a usar o Linux para preferencialmente acessar a internet, já que ele usa meu computador. Não gosto de gente estranha usando Windows e Internet no meu pc...