Ele pode servir bem para comunicação entre programas, mas não acho que ele deva ser usado quando quem vai interagir com ele é um ser humano. Compare o código que você escreveria em 

 com o código que você escreveria em MathML:

x = \frac{-b \pm \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}<math mode="display" xmlns="http://www.w3.org/1998/Math/MathML">
  <mrow>
    <mi>x</mi>
    <mo>=</mo>
    <mfrac>
      <mrow>
        <mo form="prefix">−</mo>
        <mi>b</mi>
        <mo>±</mo>
        <msqrt>
          <msup>
            <mi>b</mi>
            <mn>2</mn>
          </msup>
          <mo>−</mo>
          <mn>4</mn>
          <mo>⁢</mo>
          <mi>a</mi>
          <mo>⁢</mo>
          <mi>c</mi>
        </msqrt>
      </mrow>
      <mrow>
        <mn>2</mn>
        <mo>⁢</mo>
        <mi>a</mi>
      </mrow>
    </mfrac>
  </mrow>
</math>
Ou para não fugir tanto do assunto, como se configura uma 
keybinding no PekWM (que usa uma linguagem C-like) e no Openbox:
KeyPress = "Mod4 1" { Actions = "GotoWorkspace 1" }<keybind key="W-F1">
      <action name="Desktop">
        <desktop>1</desktop>
      </action>
    </keybind>
XML é redundante e acaba não aprensentando vantagens significativas para o usuário.