Ele pode servir bem para comunicação entre programas, mas não acho que ele deva ser usado quando quem vai interagir com ele é um ser humano. Compare o código que você escreveria em

com o código que você escreveria em MathML:

x = \frac{-b \pm \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
<math mode="display" xmlns="http://www.w3.org/1998/Math/MathML">
<mrow>
<mi>x</mi>
<mo>=</mo>
<mfrac>
<mrow>
<mo form="prefix">−</mo>
<mi>b</mi>
<mo>±</mo>
<msqrt>
<msup>
<mi>b</mi>
<mn>2</mn>
</msup>
<mo>−</mo>
<mn>4</mn>
<mo>⁢</mo>
<mi>a</mi>
<mo>⁢</mo>
<mi>c</mi>
</msqrt>
</mrow>
<mrow>
<mn>2</mn>
<mo>⁢</mo>
<mi>a</mi>
</mrow>
</mfrac>
</mrow>
</math>
Ou para não fugir tanto do assunto, como se configura uma
keybinding no PekWM (que usa uma linguagem C-like) e no Openbox:
KeyPress = "Mod4 1" { Actions = "GotoWorkspace 1" }
<keybind key="W-F1">
<action name="Desktop">
<desktop>1</desktop>
</action>
</keybind>
XML é redundante e acaba não aprensentando vantagens significativas para o usuário.